Pães doces recheados de sabor para quem quer manter a forma

Lowçucar sugere receitas zero açúcares para deixar seu fim de semana ainda mais gostoso
Quem resiste a um pão doce quentinho com direito a recheio ou cobertura? Para você que não dispensa esse prazer, as nutricionistas da Lowçucar elaboraram versões zero açúcares de quatro pães tradicionais. As sugestões são fáceis de preparar e ideais para o lanche da tarde. Confira:
CROISSANT ROMEU E JULIETA (ZERO AÇÚCAR)

INGREDIENTES:
Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (450g)
3 colheres (sopa) de margarina culinária (60g)
1 colher (café) de sal (2g)
3 ovos (150g)
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado (18g)
1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
1 colher (sopa) de Adoçante Stevia Plus Lowçucar (8g)
3 colheres (sopa) cheias de margarina gelada (para folhar) (60g)
¼ xícara (chá) de leite desnatado em temperatura ambiente (50g)
Recheio:
200g de goiabada diet cortada em pedaços
200g de muçarela cortada em pedaços

MODO DE PREPARO:
Em um recipiente, dissolva o fermento no leite, acrescente o adoçante e mexa bem. Em seguida adicione os ovos, a margarina culinária, o leite em pó, o sal e coloque a farinha aos poucos até dar ponto. Sove bem a massa e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos. Após este descanso, coloque a massa em uma mesa enfarinhada e abra com auxílio de um rolo. Divida a margarina para folhar em três partes e espalhe uma parte desta margarina no centro da massa, faça dobras de três e repita esse processo mais duas vezes. Montagem: Abra a massa deixando com 1 cm de espessura, corte em triângulos, recheie com um pedaço de queijo, outro de goiabada e feche como um croissant. Coloque em uma forma e deixe crescer por 30 minutos. Em seguida pincele com as gemas e leve para assar em forno à 180ºC por aproximadamente 35 minutos.

CATARINA ZERO AÇÚCAR

INGREDIENTES:
Massa:
1¼ xícara (chá) de leite desnatado (250 ml)
50g de fermento biológico fresco
5 gemas (75g) para pincelar
¾ xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar (80g)
3 colheres (sopa) de margarina culinária (60g)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480g)
Recheio:
1 xícara (chá) de margarina culinária (150g)
1 xícara (chá) de coco ralado sem adição de açúcar (70g)
¼ colher (sopa) de Adoçante Culinária Lowçucar (25g)
Calda:
1 xícara (chá) de água (200 ml)
½ xícara (chá) de Frutose Lowçucar (70g)
½ xícara (chá) de coco ralado para polvilhar (35g)

MODO DE PREPARO:
Massa: Em um recipiente misture o fermento, o leite e o adoçante. Adicione o restante dos ingredientes e sove bem a massa. Cubra e deixe descansar por 20 minutos. Recheio: Misture bem todos os ingredientes até obter um creme e reserve. Calda: Em uma panela coloque todos os ingredientes, leve ao fogo até ferver mantenha a fervura por aproximadamente 5 minutos e reserve. Montagem: Divida a massa em duas partes iguais. Reserve uma massa. Com auxílio de um rolo abra a massa em formato retangular. Recheie e corte as laterais em 15 tiras, entrelace as pontas da massa, corte diagonal de 6 cm de largura e deixe crescer até dobrar de tamanho. Pincele com a gema e reserve. Faça este mesmo procedimento com a outra massa reservada. Coloque na forma untada e leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 35 minutos. Retire do fogo, regue com a calda e polvilhe com o coco ralado.

FATIAS HUNGARAS

INGREDIENTES:
Massa:
1¼ xícara (chá) de leite desnatado (250 ml)
50g de fermento biológico fresco
5 gemas (75g)
¾ xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar (80g)
3 colheres (sopa) de margarina culinária (60g)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480g)
Recheio:
170g de margarina culinária
100g de coco ralado sem adição de açúcar
¼ xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar (26g)
Calda:
½ xícara (chá) de Frutose Lowçucar (70g)
½ xícara (chá) de água (100 ml)
½ xícara (chá) de coco ralado sem adição de açúcar (35g) (opcional)

MODO DE PREPARO:
Massa: Em um recipiente, adicione o fermento, o leite, o adoçante e misture bem. Adicione o restante dos ingredientes e sove bem a massa. Cubra e deixe descansar por 20 minutos. Recheio: Misture todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. Montagem: Abra a massa com auxílio de um rolo. Aplique o recheio em toda superfície e enrole como se fosse um rocambole. Corte em fatias na medida de 3 cm de largura. Coloque em uma forma untada, pincele com as gemas, deixe crescer até dobrar de volume e leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 35 minutos. Calda: Em uma panela pequena leve ao fogo a frutose, a água e deixe ferver por 10 minutos. Em seguida regue as fatias com a calda ainda quente. Se preferir polvilhe com coco ralado.

ROSCA DOCE LIGHT

INGREDIENTES:
Massa:
1¼ de leite desnatado (250 ml)
50g de fermento biológico fresco
3 gemas (45g)
¼ xícara (chá) de Açúcar Light Magro (42g)
3 colheres (sopa) de margarina culinária (60g)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480g)
Recheio:
1 xícara (chá) de margarina culinária (150g)
1 xícara (chá) de coco ralado (70g)
1½ colher (sopa) de Açúcar Light Magro (18g)
Calda:
1 xícara (chá) de água (200 ml)
1 colher (sopa) rasa de Açúcar Light Magro (12g)
½ xícara (chá) de coco ralado para polvilhar (35g)

MODO DE PREPARO:
Massa: Em um recipiente, adicione o fermento, o leite, o açúcar e misture bem. Adicione o restante dos ingredientes e sove bem a massa. Cubra e deixe descansar por 20 minutos. Recheio: Misture bem todos os ingredientes até ficar um creme e reserve. Calda: Em uma panela coloque todos os ingredientes, leve ao fogo até ferver e mantenha a fervura por 5 minutos. Desligue o fogo e reserve. Montagem: Abra a massa com auxílio de um rolo. Aplique o recheio em toda superfície e faça formato de rosca. Coloque em uma forma untada, pincele com as gemas e leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 35 minutos. Assim que retirar do forno, regue com a calda e polvilhe coco ralado.

SOBRE A LIGHTSWEET

Sediada em Marialva (PR), a Lightsweet foi fundada há mais de 25 anos pelo pesquisador Amaury Couto, agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com o título de inventor do ‘Processo de Fracionamento das Folhas da Stevia Rebaudiana’ Bert’ Bertoni.

Hoje, a empresa é reconhecida por desenvolver produtos diet, light e zero açúcares tornando-se líder na produção destes alimentos e referência em qualidade de vida e responsabilidade social.

Detentora das marcas Lowçucar e Magro, a Lightsweet tem um mix com 150 itens e está presente nas principais redes varejistas e atacadistas de todo País atendendo a demanda de consumidores finais e profissionais que atuam no Food Service.

Seu portfólio é composto por uma variedade de produtos que inclui achocolatados, cappuccino, chás, refrescos, wafers, misturas para bolo, doce de leite, pó para leite condensado, gelatinas, mousses, pudins e manjar, além de adoçantes líquidos, em sachês e latas.

Atualmente, a indústria possui aproximadamente 250 colaboradores e seus produtos são exportados para o Paraguai, Uruguai, Bolívia, República Dominicana e Panamá.

www.lightsweet.com.br
SAC 0800 642 8182

Leroy Merlin realiza maratona de projetos para economizar água

A Leroy Merlin realizou, no último fim de semana, seu primeiro hackathon de makers – maratona de criação com competidores adeptos ao ‘Faça Você Mesmo’ – em um novo espaço na loja Interlagos, o Bricolab. Criado pela rede como um incentivo a democratização da tecnologia e da bricolagem, o espaço de co-working é equipado com ferramentas e maquinários exclusivos da rede e de parceiros como a Fundação Arduino, Cliever, RoboCore.

A Fundação Arduino cedeu para o Bricolab suas placas UNO WiFi, que disponibilizam conectividade para diversos locais e conectam à internet através de pontos de acesso locais, além de outras ferramentas para bricolagem. Já a Cliever disponibilizou uma impressora 3D para os makers utilizarem em suas criações, enquanto a RoboCore  ofereceu equipamento eletrônico próprio.  O espaço conta ainda com o apoio da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

O desafio desse hackathon era a criação de um protótipo que ajudasse na economia de água. Quatro grupos de makers trabalharam durante os dois dias no Bricolab, desenvolvendo diferentes projetos que solucionassem o problema do gasto elevado de água. “Ficamos muito surpresos e satisfeitos com os projetos criados pelos times. Os participantes trabalharam em equipe durante os dois dias, compartilhando conhecimento e aproveitando o espaço que a Leroy Merlin criou para desenvolver ideias muito promissoras para a conscientização do desperdício de água e para evita-lo de forma prática no dia a dia”, afirma Gaetan Belbeoch, gerente de operações/Internet.

O grupo Vovuínos, que teve seu projeto selecionado como vencedor, fugiu de soluções que puramente evitassem o desperdício de água. Segundo pesquisa da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), os maiores gastos de água em casa estão concentrados na máquina de lavar, no tanque e na torneira. Por isso o grupo desenvolveu um sistema batizado de ‘Lavuíno’ que ajuda no reuso da máquina de lavar roupas, economizando até 50% de água em cada ciclo.

Os outros grupos focaram em formas diferentes de conscientizar e evitar o desperdício. O segundo grupo desenvolveu um sistema denominado Tann que possibilita parar o fluxo de água com um toque na torneira, além de regular o fluxo. O terceiro grupo criou o sistema eletrônico Gout para ser colocado na caixa d’água, informando a quantidade do recurso que está sendo usado. Já o quarto grupo produziu o aplicativo Seapp, uma rede social sustentável que contabiliza o consumo de cada um, disponibiliza um sistema integrado de medição, comparando o consumo entre amigos, estabelecendo metas e um sistema de pontuação para aqueles que conseguirem reduzir o consumo de água.

Participaram do júri membros da Leroy Merlin, ABINC e da RoboCore.

Campanha pela economia de água promove a redução de 35% no consumo dos participantes e economiza em 3 meses o suficiente para 5 anos.

 
Em apenas 3 meses, os participantes da ação Disputa de Casas pouparam 500 mil litros de água; as residências que mais economizaram foram premiadas.
Visando o uso consciente de água e a reeducação de longo prazo, a LG, com apoio da Sabesp, realizou a primeira Disputa de Casas São Paulo. A campanha teve como objetivo estimular novos hábitos de consumo de água na população, por meio de um denso trabalho de reeducação, premiando ao final os participantes que economizaram mais água.

Mais de 2.000 mil residências se inscreveram na campanha e passaram por um processo que incluiu palestras, visitas quinzenais dos promotores, acompanhamento telefônico de seus respectivos consumos e também receberam materiais com dicas de economia, que mostram como pequenas mudanças em suas rotinas podem ajudar a poupar muita água e dinheiro ao longo do ano.

A campanha foi idealizada pela agência Sagarana Comunicação, que tem como proposta gerar conscientização na sociedade por meio da publicidade informacional e educativa.

Após o trabalho de reeducação, o consumo dos participantes foi comparado ao mesmo período do ano anterior e as 50 famílias que mais economizaram foram premiadas com uma  máquina moderna Lava e Seca LG Smart Care, que sozinha é capaz de economizar até 45% de água em comparação com as máquinas comuns. Os participantes receberam de surpresa, no início da campanha, as máquinas que, juntamente com as dicas de economia, foram indispensáveis para o alcance dos resultados.

A campanha mostrou também como o uso inteligente da água, aliado a novas tecnologias, podem economizar não só água, mas também dinheiro. Segundo a Sabesp, há pesquisas que apontam que ao criar uma nova rotina sustentável no consumo de água e aliar essa nova conduta à utilização de novas tecnologias, é possível poupar até 80% de água ao mês.

80% dos participantes baixaram seu consumo e a média de economia hídrica passa dos 35% ao mês. Em apenas 3 meses, foram economizados 500 mil litros de água, ou 50 caminhões pipa, o suficiente para suprir as necessidades dos mesmos participantes por quase 5 anos.

Já a economia financeira média dos participantes chegou a R$50,00 reais mensais ou R$600,00 reais ao longo de um ano. ”Isso comprova que o investimento em tecnologias economizadoras podem se pagar num curtíssimo espaço de tempo, ajudando o planeta mas também o bolso da população diz Kati Dias, Gerente Geral de Home Appliance da LG Electronics do Brasil.

Apesar do ineditismo da ação em São Paulo, uma outra etapa já havia sido realizada em São Roque em 2013, e segundo o a Sabesp mesmo após 3 anos de implantação do programa, as famílias continuam com seu consumo 20% abaixo do histórico.

A 2ª etapa da campanha deve abrir novas inscrições em agosto de 2016, expandindo o número de inscritos e selecionados. As incrições poderão ser feitas através do www.disputadecasas.com.br

 

SOBRE A LG ELECTRONICS NO BRASIL

Operando no Brasil desde 1996, a LG Electronics comercializa no País um extenso line-up de produtos, com mais de 350 itens, entre TVs, Áudio e vídeo, equipamentos de informática, Smartphones, Condicionadores de Ar, Linha Branca e Soluções Corporativas. A companhia, que fabrica nas plantas de Manaus e Taubaté a maioria dos produtos vendidos no Brasil, já é considerada a segunda maior operação da LG, atrás apenas dos Estados Unidos. Com cerca de 6 mil funcionários, a subsidiária brasileira conta com um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, assistência técnica e call center próprios, além de uma loja própria em Recife e diversas lojas especializadas em celulares e smartphones em diferentes estados.

 

SOBRE A SAGARANA

A Sagarana Comunicação é uma agência especializada em projetos de comunicação de Interesse Público: um conceito novo no mercado brasileiro, que tem como proposta gerar conscientização na sociedade por meio da publicidade informativa. Para isso, a agência traduz e transmite as informações necessárias para gerar determinada atitude de forma didática, impactante e transformadora.

Fundada em 2008, o portfólio de clientes da agência que já se utilizam da comunicação de interesse público inclui Sabesp, Ecolab, Alpargatas, LG, Colégio e Universidade Metodista e a Organização Internacional do Trabalho, entre outros.

saiba mais em www.sagaranacomunicacao.com.br

Conar reitera punição à Bombril por esponja de aço se anunciar como “100% ecológica”

 

Pedido foi feito pela PROTESTE após constatar que produto não fez a alteração na embalagem determinada há três anos

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) acatou pedido da PROTESTE Associação de consumidores e decidiu, no último dia 11 de abril, que a Bombril deve retirar da embalagem de sua esponja de aço o termo “100% ecológico”, por falta de comprovação do apelo sustentável. Foi sugerida a substituição por 100% biodegradável.

O produto é degradável, mas há outros impactos ambientais gerados durante a produção de sua embalagem, o que não justifica apregoar ser “Bombril eco”. A medida reforça decisão do conselho de três anos atrás, após denúncia anterior da PROTESTE, e que não foi cumprida pela empresa. Também há outras esponjas com a mesma composição sem que se anunciem como “ecológicas”.

Nova avaliação feita pela PROTESTE em março passado, constatou que algumas empresas ainda tentam seduzir seus clientes com falsos apelos ecológicos. Foram detectados 12 produtos suspeitos de utilizar ações de marketing que enganam consumidores quanto às práticas ambientais da empresa ou quanto aos seus benefícios ambientais.

Foram pedidas providências ao Conar por propaganda enganosa para que obrigue as empresas a alterarem as informações das embalagens dos produtos.

O Conar instaurou processo ético em seis dos casos envolvendo a Fiat Lux, que informa usar  madeira 100% reflorestada; o lava-louças Ypê, cuja rotulagem diz conter tensoativo biodegradável; o Bombril Eco, que se diz produto 100% ecológico; o saco de lixo Embalixo, que alega ser de material reciclado; guardanapos de papel Carrefour, que informa ser 100% de fibras naturais; além do fósforo Paraná, que se diz ecológico. Ainda não foi marcada a data de julgamento dos casos.

No Greenwashing, a principal forma de convencer o consumidor é chamando a atenção para informações irrelevantes. São artifícios que se aproveitam do aumento da demanda  por produtos ligados à sustentabilidade do planeta, em decorrência do agravamento dos problemas ambientais.

No caso do fósforo Paraná, é declarado como diferencial não ter enxofre em sua composição, quando outros fósforos no mercado também não têm (ex: Fósforos Fiat Lux). Alega utilizar madeira reflorestada sem apresentar selo de certificadora ambiental, como o FSC ou Cerflor. Utiliza o termo “Ecológico” em destaque.

A esponja de aço Bombril deveria ter removido o termo “100% ecológico” de sua embalagem, segundo decisão do Conar ainda em 2013, após denúncia da PROTESTE, pois o produto  é degradável, mas há outros  impactos ambientais  gerados durante a produção . Também há outras esponjas com a mesma composição sem que se anunciem como “ecológicas”.

A embalagem do fósforo Fiat Lux informa sermadeira 100% reflorestada”, mas não tem o selo de certificadora ambiental como o FSC ou Cerflor.

Na rotulagem dos guardanapos de papel Carrefour, há um símbolo verde com uma folha informando: “100% fibras naturais”. Isso é comum a este tipo de produto e não cabe ser usado como diferencial para a escolha do consumidor. E as “fibras naturais” se referem às fibras celulósicas, que apesar de naturais, não representam nenhum tipo de benefício ao meio ambiente. Afinal, a produção de papel pode causar desmatamento, gasto de água e energia, além de poder emitir gases poluentes.

Os sacos de lixo Embalixo para pia e banheiro e o de 10 quilos declaram ser feitos de material reciclado, mas não informam a porcentagem relativa à quantidade de material reciclado na composição, conforme exige a norma ISO 14021:1999. No caso do Embalixo de 10 quilos, aparece o termo “Reciclado” junto a seu nome, além de ter um desenho de um grande Ciclo de Mobius (símbolo utilizado para indicar materiais recicláveis ou reciclados).

O lava-louças Ypê líquido da marca Ypê chama atenção para o fato de conter tensoativo biodegradável, como se fosse um diferencial do ponto de vista ambiental. Ao comparar o produto com equivalentes de outras marcas, como a Limpol e a BioBrilho, foi observado que ambas também têm tensoativo biodegradável em sua composição, mas declaram isso sem destaque, na frente do rótulo em letras pequenas e no verso junto à composição do produto, respectivamente.

O limpa carpetes e tapetes Bombril da linha Ecobril utiliza um símbolo referente a um sistema de gerenciamento ambiental em sua embalagem. Segundo a ISO 14021:1999, isto não deve ser feito, pois pode induzir o consumidor a erro. Ele pode pensar que se trata de um símbolo referente aos aspectos ambientais do produto em si, ou a um selo ambiental de um certificador.

O saco de lixo Carrefour de 10 quilos declara ser composto por material reciclado, mas não informa a porcentagem relativa à quantidade de material reciclado na composição, conforme exige a norma ISO 14021:1999. A borracha Maped informa ser livre de PVC com um símbolo de referência ambiental (folha), como se fosse um diferencial. Ao comparar com um produto equivalente de outra marca, no caso a Faber-Castell, foi verificado que o mesmo também é isento de PVC e diferente da Maped, não chama a atenção para este fato, estando apenas descrito em sua composição.

O papel Higiênico Cotton informa na embalagem utilizar celulose de reflorestamento sem apresentar nenhum selo de certificadora reconhecida. Diferente da marca Neve, que em sua embalagem de papel higiênico faz a mesma declaração, mas apresenta o selo e o número de seu correspondente certificado do FSC.

O papel higiênico Personal apresenta um símbolo com o termo “Ajuda a preservar o meio ambiente” sem fornecer nenhuma outra informação que justifique este fato. Ao compararmos este produto com o da marca Neve, vemos uma clara diferença, uma vez que o Neve ilustra em sua embalagem alguns dos processos que envolvem a produção de seu papel higiênico e como faz para de fato preservar a natureza.

O sabão glicerinado BioBrilho, fabricado pelo GR Grupo, tem na frente de sua embalagem um símbolo verde com os dizeres “A GR preserva o planeta”, sem mais informações. Apesar de no verso da embalagem constar em letras pequenas “Conheça nosso projeto de responsabilidade ambiental acessando o site”, segundo a ISO 14021:1999, as auto-declarações ambientais devem não somente ser acompanhadas de explicações, como devem estar razoavelmente próximas indicando que devem ser lidas juntas.

Cuba de vidro é tendência em banheiros e lavabos

As cubas de vidro estão em alta na decoração de banheiros e lavabos. Isso porque oferecem mais versatilidade ao ambiente pelas formas contemporâneas e pelo design arrojado, que foge completamente do estilo comum, marcado por tonalidades claras, brancas ou neutras.

Outro diferencial é o design sofisticado da peça, que pode ser facilmente integrada em projetos modernos, que exigem versatilidade e leveza na composição. O vidro, por sua vez, facilita a harmonização com revestimentos, pastilhas e louças de diversos modelos, estilos, formas e cores.

– Cuba para banheiro de vidro, xadrez, 42cm, importada, por R$ 189,90 na Telhanorte.

– Cuba para banheiro de vidro, Ornament, importada, por R$ 199,00 na Telhanorte.

 

Como acabar com entupimentos nas tubulações

Evite despejar óleo e gordura na pia. Esses materiais são campeões das causas de entupimento de canos e tubulações. Cabelos, fios dentais, papel higiênico também provocam obstruções.

 

Gordura nas tubulações

Óleo e gordura são responsáveis por 40% dos casos de entupimentos de tubulações, segundo dados da Osaka Controle de Pragas e Desentupimento. “A gordura jogada no ralo da pia vai se acumulando no encanamento e se solidifica na parede dos canos obstruindo toda a rede gradativamente. Muitas vezes chegam a causar grandes entupimentos até no esgoto de rua”, explica Francisco Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico da desentupidora.

Outros grandes vilões dos entupimentos são cabelos, absorventes, papel higiênico, fio dental, preservativos e até cotonetes, que caem nos ralos dos banheiros em vez de serem descartados corretamente no lixo. Quem já teve canos e ralos entupidos em casas ou apartamentos sabe como é difícil conviver com os maus odores e com os problemas de inundação que causam, com proliferação de bactérias e transmissão de doenças.

De acordo com Francisco Theodoro, os fatores mais comuns dos entupimentos ocorrem por mau uso das instalações hidráulicas, por descuido ou pelo excesso de resíduos despejados ao longo dos anos. Por isso, o especialista recomenda atenção para o uso inadequado das instalações. “Despejar material sólido, como alimentos e pequenos objetos nos ralos facilitam a obstrução”, revela.  Também pode acontecer casos de subdimensionamento do sistema hidráulico, excesso de curvas no encanamento e falta de caixas de gordura.

Para desentupir o encanamento, há quem opte por soluções caseiras, como arames, detergentes, refrigerantes e produtos químicos comprados em supermercados, o que Theodoro desaconselha. “Para cada tipo de entupimento há uma solução apropriada. Muitas vezes, as saídas caseiras causam um dano maior que a própria obstrução. Mesmo que o problema pareça pequeno, a melhor forma de se livrar definitivamente de um entupimento é chamar uma empresa especializada. O atendimento para a vistoria é gratuito, para que se tenha noção do tamanho do problema e qual a metodologia a ser empregada. Somente depois do orçamento aprovado é que o síndico, morador ou proprietário irá contratar o serviço, que pode ser simples ou complexo”, indica.

As desentupidoras trabalham 24 horas/dia para atender as emergências, contam com profissionais treinados e especializados para realizar serviços de desobstrução de tubulações de pequeno, médio e grande porte, rede de esgotos e águas pluviais, em condomínios, empresas e residências. Além disso, zelam pela saúde dos cidadãos, pelo bom funcionamento do saneamento básico, coletando e transportando adequadamente os detritos para locais apropriados.

“Em moradias, o mais comum é o desentupimento de pias, tanques e vasos sanitários. Em empresas, além desses locais rotineiros, ainda cuidamos das obstruções de encanamentos para o escoamento de processos industriais. Dependendo do ponto onde se encontra o entupimento, a equipe pode necessitar de equipamentos especiais para sanar o problema”, conta Theodoro.

Entre as técnicas mais utilizadas pelo serviço profissional estão: esgotamentos a vácuo; por cabos; aplicação de CO2 e hidrojateamento. Os esgotamentos a vácuo consistem na utilização de caminhões com tanques cilíndricos para sucção dos resíduos, transporte e destinação adequada. Os desentupimentos por cabos utilizam maquinas elétricas que introduzem cabos de aço espirais e giratórios nas tubulações, fazendo a trituração e raspagem nas paredes das tubulações. A aplicação de CO2 emite jatos de ar comprimido sob pressão dentro canos, mas somente em casos especiais. O hidrojateamento requer a utilização de caminhão com tanque de água e bomba de alta pressão para jatear o líquido no interior das tubulações, metodologia utilizada em desentupimentos mais complexos e longas tubulações.

SERVIÇO:

Osaka Controle de Pragas e Desentupimento

www.osaka.com.br

Mais informações: (11) 5668-4000 / 0800-109600

 

Outono é a temporada de prevenir-se contra infestação de cupins

O aparecimento de cupins nesta época do ano é mais comum do que se imagina. Primavera e outono são as estações preferidas para o acasalamento de cupins. Especialista explica o que fazer para deter o avanço das infestações.

​​Existem mais de duas mil espécies de cupins em todo o mundo. No Brasil, estão catalogados cerca de 290 tipos diferentes. Os mais comuns nas regiões habitadas são os cupins de solo ou subterrâneos e os de madeira seca.  

Prevenir-se contra o ataque de cupins é uma precaução que requer atenção durante todo o ano, mas a chegada do outono sinaliza que os cuidados precisam ser ainda mais redobrados. É principalmente nesta época, e também na primavera, que os cupins reprodutores deixam a colônia para formar novos cupinzeiros.

“O aumento desenfreado das áreas urbanas fez com que algumas espécies de cupim, como o de solo ou subterrâneo (Coptotermes gestroi) e o de madeira (Cryptotermes brevis), se adaptassem e passassem a viver nas cidades. Como a sua multiplicação é muito rápida e sua fonte de alimentação é a celulose, esses insetos acabam causando enormes prejuízos à população”, avalia Francisco Antonio Theodoro Neto, especialista da Osaka Controle de Pragas e Desentupimento.

Existem mais de duas mil espécies de cupins em todo o mundo. No Brasil, estão catalogados cerca de 290 tipos diferentes. Os mais comuns nas regiões habitadas são os cupins de solo ou subterrâneos e os de madeira seca. O primeiro tipo se instala no solo ou nos vãos estruturais dos imóveis e o segundo forma sua colônia no interior de móveis ou na madeira de sustentação das construções.

Os maiores danos, já conhecidos dos paulistanos, são as quedas de árvores nas vias, a perda de móveis e a infestação de edificações causando problemas estéticos e estruturais. “O primeiro sinal de alarme é aquele pozinho formado de grãos duros, amarronzados, que aparecem pelo chão”, revela Theodoro. “Mas, se forem cupins subterrâneos, muitas vezes, uma grande infestação pode já estar em curso, pois essa espécie forma ninhos em qualquer ponto da estrutura de um imóvel, incluindo paredes, alicerces e canalizações, e pode se locomover por microtúneis em toda a construção. É muito comum o desabamento de telhados causados por cupins”, completa o supervisor técnico da Osaka.

Apesar de não comer concreto, tijolos ou blocos, os cupins escavam túneis nesses materiais para chegar à madeira. Lá, somente o interior é danificado pelo inseto, que deixa uma casca na superfície de tacos, portas, rodapés, fundos de armário. Os ninhos são construídos em locais escuros e úmidos e podem ficar a uma distância de até 200 metros dos ataques.

Esses podem acontecer até em andares mais altos dos edifícios e infestar toda a estrutura do condomínio. ”Por isso recomendamos que, além de tratar o apartamento infestado, o síndico deve fazer uma inspeção periódica em todas as áreas do prédio, para evitar surpresas desagradáveis aos condôminos”, aconselha Francisco Theodoro.

Como a infestação por cupins ocorre de dentro para fora, em madeiras e espaços vazios, para avaliar a extensão da área danificada e qual é a melhor forma de combate, a solução é procurar os serviços de profissionais e empresas habilitadas para a descupinização e a prevenção de novas infestações. O preço varia de acordo com o tamanho da área a ser tratada, do grau de infestação e do nível de dificuldade de acesso aos locais para tratamento.

O trabalho preventivo deve começar até mesmo antes da construção: empresas especializadas podem fazer o tratamento do solo com pesticidas e barreiras químicas. Mas, o cuidado deve ser também durante reformas, mudanças, aquisição do imóvel e no aparecimento de sinais da presença dos cupins.

Vale a pena lembrar que, além do dano material, os resíduos liberados pela mastigação dos cupins podem causar reações alérgicas e problemas respiratórios, como asmas e bronquites.

SERVIÇO:

Osaka Controle de Pragas e Desentupimento

www.osaka.com.br

Mais informações: (11) 5668-4000 / 0800-109600

Suporte universal para detergente evita desperdício e poupa espaço na cozinha

O ditado que diz que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau” tem lá as suas exceções. Um exemplo é o caso de Luiz Alberto Petacci, metalúrgico afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), que desenvolveu um “suporte universal para detergente”, que economiza o agente de limpeza e pode ser afixado à parede sem interferir com o design do ambiente.

“Como trabalho no ramo do inox, pensei em fazer meu próprio dosador e iria pregá-lo na parede, com isso liberaria espaço na pia. Depois de eu ter organizado todos os materiais, vi que precisava de uma válvula para adaptar à minha engenhoca. Tendo em vista isso, fui atrás de comprar a tal válvula e me surpreendi com a dificuldade de encontrá-la e depois com o seu preço. Fiquei decidido a fazer um dosador sem válvula e fazendo testes cheguei ao meu ‘suporte universal para detergente’”, conta Luiz Alberto.  

O “suporte universal para detergente”, além de não ocupar espaço sobre a pia, permite que o consumidor usufrua a totalidade do produto de limpeza, evitando desperdícios. Caberá ao consumidor, apenas remover o bico do produto e encaixá-lo no suporte. O invento possui um inédito sistema de despejo de conteúdo, através de válvula direcional interna e bocal giratório, que libera que o sabão líquido gradualmente, de acordo com a necessidade. O inventor destaca que o suporte pode ser confeccionado em inox ou plástico, e ser afixado em paredes, azulejos e outras superfícies lisas.

Luiz Alberto já registrou a patente do “suporte universal para detergente” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e está em busca de investidores para dar início às fases de produção e comercialização, seja por meio de venda ou licenciamento da patente, ou formação de sociedade.

MORUMBI CONTINUA SENDO OBJETO DE DESEJO DO PAULISTANO

Marques Construtora lançará dois empreendimentos em 2016 na região

 Há anos o Morumbi vem se destacando como uma das mais importantes e procuradas regiões para se viver em São Paulo. Tornou-se o objeto de desejo de milhares de famílias e uma realidade para muitas delas graças aos investimentos do setor imobiliário que, cada vez mais, tem apostado em empreendimentos de qualidade com preços extremamente competitivos.

Vários aspectos fizeram do Morumbi o que ele é hoje. A começar pela localização e infraestrutura. São Paulo tem hoje um novo polo empresarial estabelecido ao longo da Avenida Chucri Zaidan e que está recebendo os mais modernos empreendimentos corporativos da cidade com um enorme potencial de crescimento para os próximos anos.  O Morumbi está exatamente na mesma direção só que do outro lado do Rio Pinheiros.

A boa notícia quanto aos acessos é que as autoridades estão implementando as novas pontes Laguna e Itapaiúna, próximo ao Panambi, e que serão alternativas para as pontes do Morumbi e João Dias. A previsão para entrega das obras é o primeiro trimestre de 2016. Outra importante via de acesso é a avenida Hebe Camargo. Além disso, estão ocorrendo investimentos significativos no transporte público com a extensão da linha lilás do metrô e a implementação da nova linha ouro.

Com relação aos serviços, a região dispõe de excelentes shoppings centers, os melhores hospitais, as melhores escolas, academias, parques e um amplo comércio de rua. Os melhores serviços de São Paulo também estão presentes no bairro.

Em termos de segurança, diferente do que a maioria das pessoas imagina, o Morumbi possui um índice de criminalidade abaixo de outros bairros de muito prestígio na zona oeste, por exemplo. De acordo com números absolutos de 2015 divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Morumbi está apenas na 32ª colocação no ‘ranking’ de bairros com mais furtos. Em casos de roubos, estamos em 40º lugar.

A região do Morumbi oferece imóveis com o melhor custo benefício da cidade de São Paulo, com a prática de preços até 40% mais baratos que em outras regiões próximas, como Brooklin e Chácara Santo Antônio, por exemplo.

De acordo com o novo Plano Diretor e por estarem em região de remanso, as áreas para novos empreendimentos deve ficar restrita para lançamentos, ocasionando uma redução na oferta de imóveis para os próximos anos. A discrepância em relação ao preço dos demais bairros somada aos investimentos em infraestrutura e ao novo plano diretor, levam a acreditar em um alto potencial de valorização dos imóveis num futuro próximo.

Além disso tudo, o Morumbi oferece ótima qualidade de vida, com ruas tranquilas, largas, arborizadas e clima de cidade de interior que caracterizam o bairro.

Por todas essas razões, a Marques Construtora tem concentrado grande parte de suas operações na região do Morumbi ofertando ao mercado as melhores opções de empreendimentos com elevado índice de satisfação de seus clientes (98%).

A empresa faz três ou quatro lançamentos por ano o que permite a dedicação de um olhar criterioso e personalizado a cada projeto. “Nos debruçamos sobre as plantas e buscamos soluções individualizadas, considerando todos os detalhes que envolvem um empreendimento, desde os projetos até a finalização e entrega da obra, sempre em dia”, afirma Vitor Marques.

Para 2016, a Marques Construtora prevê dois novos empreendimentos na região do Morumbi e outros dois em Osasco e em Alphaville, o que deverá ampliar a atuação da empresa no mercado da Grande São Paulo.

Marques Construtora

Desde a década de 70, a Marques Construtora conquistou seu reconhecimento no mercado por entregar produtos confiáveis, oferecer atendimento criterioso e acumular clientes satisfeitos. Sua história é marcada pela rigorosa obediência ao prazo  de entrega das obras, sem sequer contar com o prazo de carência, refletindo o seu objetivo. A missão é superar as expectativas de seus clientes por meio da qualidade técnica e o comprometimento de seus profissionais, sejam aqueles dedicados ao projeto, construção ou vendas. Para a Marques, transparência é a palavra de ordem: o cliente pode acompanhar todo o processo de construção em razão do envio mensal do cronograma das obras, além de fotos atualizadas nas mídias sociais.

 

 

Umidade no ar -Prejudicial a saúde e objetos

Você sabia o que causa bolor e mofo em um ambiente ? Você sabe como combater esse problema? Se a umidade relativa de um ambiente estiver alta (próxima de 100%), existe o risco da formação de bolor e mofo  e ainda aquelas  bactérias que se propagam. Quando não há ventilação apropriada no local, esse problema se agrava e muito.

Para estes casos o uso de um desumidificador ajuda a controlar  essa  umidade ambiental, evitando assim, a corrosão, ferrugem, paredes úmidas.

Ele conserva  quadros, peles, roupas, documentos, aparelhos de som e fotográficos,, móveis, e uma infinidade de objetos, protegendo-os contra a umidade causadora de mofo e ainda protege sua saúde.

Os desumidificadores como o nome já diz, tira a umidade excessiva do ar, deixando-o adequado   entre 40% e 60% através de um processo de condensação por resfriamento. O uso dos desumidificadores  é considerado adequado.

Agora, temos uma outra dica muito legal para acabar com mofo e bolor, que recebemos de uma leitora do Portal e que também ajuda muito na conservação de guarda roupas por exemplo e com custo baixo.

Para acessar essa dica e outras que virão, muito legais, acesse : o canal do Youtube – Yvete Queiroz

Veja o vídeo :

Para acessar essa dica e outras que virão, muito legais, acesse : o canal do Youtube – Yvete Queiroz