Aumentar o número de vasos em alguns ambientes traz cor e alegria para o lar
Nas grandes cidades, o verde foi tomado pelo cinza dos edifícios. Por isso, incluir as plantas na decoração das casas e apartamentos, seja criando o seu próprio jardim ou até mesmo uma pequena horta, nas janelas, sacadas, paredes ou em um canto que está vago, pode ser o detalhe que faltava para proporcionar bem-estar aos moradores da casa.
Além de embelezar os ambientes, as plantas trazem benefícios para a rotina das famílias, como a purificação do ar, menor variação da temperatura dos ambientes e absorver a radiação solar, reduzindo o desconforto luminoso do sol. Elas ainda proporcionam harmonia e, ao necessitar de alguns cuidados especiais, uma terapia natural para o dia a dia.
“Para escolher o tipo perfeito, deve-se respeitar as características do ambiente juntamente com os gostos pessoais dos moradores. Também é importante entender as necessidades de luz e de umidade da espécie escolhida para encaixar no espaço correto”, conta Bruno Garcia de Athayde, arquiteto da Simonetto Móveis Planejados.
Deixar a criatividade fluir é um ponto fundamental para usar mais verde na decoração. Existem diversos formatos e tamanhos de vasos, variedades de plantas para todas as preferências e muitas opções para combinar. Confira alguns projetos Simonetto para se inspirar.
O projeto elaborado pelo arquiteto Gabriel Fernandes remete a um ambiente clean e aconchegante, no qual os tons das plantas complementam a sensação de tranquilidade que o cômodo oferece.
As plantas também podem oferecer um toque de modernidade, como neste projeto da arquiteta Luana Freire. A profissional ornou a paleta dos vasos com a oferecida nos demais móveis do espaço.
Os vasos também podem ser usados como detalhes discretos na decoração. Nesta adega elaborada pela revenda Simonetto União da Vitória apresenta o verde como um toque de charme para o local.