Convênio direciona R﹩ 25 milhões em créditos do Banco do Povo para a capital paulista, atendimento a empreendedores será realizado pela Ade Sampa
O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes e o governador João Doria assinam nesta quinta-feira, 8 de julho, um convênio entre a Ade Sampa, agência de apoio a empreendedores vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e o Banco do Povo, programa estadual de microcrédito.
A agência municipal vai atender empreendedores na divulgação de uma linha de crédito com recursos de R﹩ 25 milhões exclusivos para a capital, direcionada para micro e pequenas empresas que estão em busca da retomada econômica. Metade do valor será alocado em operações da linha Empreenda Mulher, voltada às empreendedoras.
Para a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, “o empreendedorismo é um forte aliado da retomada econômica. Mais da metade dos empregos criados no nosso estado são gerados por micro e pequenos empreendedores. Por isso, potencializamos o programa Empreenda Rápido, em parceria com o Sebrae, e reforçamos os investimentos, realizando o maior aporte da história do Banco do Povo. Acelerar a vacinação, apoiar os empreendedores, investir na ciência e combater às desigualdades escancaradas pela pandemia são passos fundamentais para uma retomada econômica sustentável e inclusiva”.
A Ade Sampa realiza por telefone, whatsapp e e-mail a oferta das linhas de microcrédito do Banco do Povo, apresentando aos empreendedores paulistanos as condições e processos para a efetivação da solicitação de crédito. Já o Banco do Povo é responsável pela análise de crédito e liberação dos recursos ao empreendedor.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, considera essencial disponibilizar linhas de crédito facilitadas para os pequenos empreendedores nesse momento. “O foco da cidade de São Paulo neste momento está na retomada econômica e o microcrédito é uma ferramenta fundamental para resgatar a geração de renda e empregos de forma sustentada”, explica.
As linhas de crédito atualmente ofertadas são:
• Empreenda Rápido para informais – até R﹩ 15 mil, taxa de juros de 0,8% ao mês, com prazo até 24 meses e carência até 90 dias.
• Empreenda Rápido para MEIs, MEs, EPPs e produtor rural com CNPJ, que não possuam restrições no CNPJ e dívida no CADIN – até R﹩ 21 mil, taxas de juros de 0,35% a 0,55% ao mês, com prazo até 36 meses e carência até 90 dias.
• Empreenda Mulher – mesmas condições de valores e juros da linha Empreenda Rápido, mas com prazos mais vantajosos, até 36 meses para informais e até 48 meses para MEIs, MEs, EPPs e produtoras rurais com CNPJ, e carência de 90 a 150 dias.
• Linhas emergenciais para setores vulneráveis – somente para formais (bares e restaurantes, academias e setor de beleza, artesanato, cultura e economia criativa, entre outros) – até R﹩ 10 mil, juros variam de 0% a 0,35% ao mês, com prazo até 36 meses e carência até 180 dias.
Para ter acesso às linhas de crédito é necessário ter realizado um dos cursos do programa Empreenda Rápido, que oferece qualificação técnica e empreendedora em parceria com o Sebrae e o Centro Paula Souza.
No primeiro semestre de 2021, a agência foi responsável pelo atendimento que originou 210 empréstimos realizados pelo Banco do Povo, somando um total de R﹩ 3,4 milhões desembolsados, um ticket médio de R﹩ 16.319, o que representou 85% das operações do Banco do Povo no município de São Paulo no período.
“Estas mulheres chegam desanimadas e não acreditam no seu potencial, por conta de tantas experiências ruins que viveram” conta Paula.
Para gerenciar estas mulheres e levar o projeto para o Brasil todo, Paula Olaf acredita que a melhor forma de animar a equipe é contagiar as mulheres com sua alegria e entusiasmo! Desta forma ela não deixa as mulheres se vitimizarem diante as dificuldades. “Empoderar Mulheres é Gerar Renda para elas Transformarem Suas Vidas” Paula acredita que não adianta apenas dizer que as mulheres têm que ser empoderadas, dizendo que elas são capazes de sustentar seus filhos e serem donas de suas vidas! É preciso ajudá-las a terem uma fonte de renda. “Se elas não têm uma fonte de renda, como vão pagar o aluguel e sustentar seus filhos sozinhas? Empoderar uma mulher é dar a ela condições de ser dona da sua própria vida e de suas escolhas”.
“Oferecemos treinamento e qualificação para as mulheres no projeto, mas este é um trabalho que vai muito além de ensinar como realizar uma tarefa, ao longo dos dias e meses, me envolvi na vida particular dessas mulheres, tive de fazer isso para entender como elas vivem, e quais são os obstáculos que precisam superar para conseguir trabalhar, como tempo, as conquistas delas passaram a ser as minhas conquistas também.” “Eu preciso o tempo todo livrá-las dos conceitos ruins que elas formaram, de que não são capazes de fazer algo, sempre que elas vencem essa ideia, alcançam o sucesso!”
Sobre o projeto Pink sua Venda O projeto é uma iniciativa da empresária Paula Olaf, que gera trabalho home office preferencialmente para mulheres que não conseguem recolocação profissional. O projeto Pink Sua Venda atua fortemente para concessionárias. As mulheres realizam ligações de agendamento de clientes para Concessionárias de veículos convidando para irem até a loja ou oficina de manutenção!
Com a pandemia, também incluíram o serviço de monitoramento de agenda para evitar aglomerações na loja. Para fazer esses serviços é preciso apenas um telefone, um computador e um plano de conexão, por isso o home office é viável. O projeto oferece treinamentos e mentorias sobre vendas, mídias sociais, Linkedin, pacote office, CRM, entre outros. Temos alguns tutoriais gravados para ajudar as meninas tirarem suas dúvidas durante a execução no início do projeto. Antes de cada novo serviço, a equipe é treinada para todas façam o mesmo processo e assim entreguem a mesma qualidade de uma equipe que trabalha junta fisicamente.
Estas mulheres não conseguem recolocação porque não tem com quem deixar os filhos, são aposentadas, têm problemas de saúde ou familiares doentes, e nem todas as empresas aceitam o formato home office, ideal para elas. As mulheres são preparadas antes de serem alocadas em nossos projetos. Nossos treinamentos são online e totalmente gratuitos para mulheres. Fornecemos treinamento de vendas, atendimento de telemarketing, pré-vendas e qualificação de leads e marketing digital. Nossos treinamentos são online e totalmente gratuitos para mulheres.
Negócio certeiro O modelo de negócio tem se provado certeiro! Em 2 anos e meio de projeto foram impactadas positivamente mais de 300 famílias. Em 2020, o crescimento foi exponencial e o projeto já conta com mulheres em 20 estados Brasileiros. Somos mais de 1.000 mulheres na Pink e mais de 700 mulheres com nossa certificação de vendas. Nossos treinamentos são online e totalmente gratuitos para mulheres. Nossos números Em apenas 2 anos e meio de projeto, a Pink sua Venda conseguiu alguns recordes como 14.500 pesquisas em 3 meses, 9.800 contatos atualizados em 4 semanas, 30.000 ligações de prospecção para concessionárias em 4 dias e 1.000 conexões do LinkedIn por mês, participação de 160 mulheres em uma live sobre vendas e mais de 100 comentários em um post do Linkedin em menos de 2 horas. E mais de 1.000 mulheres atuando no projeto.
O projeto que alia tecnologia a flexibilidade de trabalho, trouxe muito mais do que dinheiro para essas mulheres, as incluiu novamente como uma parte importante na economia e trouxe a condição para o real empoderamento feminino. Cerca de 20% a 30% das mulheres já conseguem emprego fixo logo após nossos treinamentos e tudo em home office. Elas atuam com monitoramento de mídias sociais, pré-vendas e vendas por telefone para clientes de concessionárias de carros.
Depoimento Depoimento Michele Maria De Oliveira Barduco Santos é a nossa coordenadora financeira e tem uma história de superação linda. Esse foi um dos primeiros depoimentos que recebemos, onde ela estava na equipe fazia 2 meses, atualmente essa parceria tem aproximadamente 3 anos.
Michele Barduco e Paula Olaf “Quando entrei na Pink eu estava com um filho pequeno e sem perspectiva de trabalho. Me sentia desmotivada e até com quadro de depressão. Minha alto-estima estava lá embaixo! Conheci mulheres maravilhosas com histórias parecidas com a minha e me identifiquei com o projeto. Me senti na obrigação de ajudar mais e mais mulheres, e hoje sou coordenadora de equipe e do financeiro. Só tenho a agradecer a Paula Olaf por esse impacto na minha vida
Profissional apaixonada por vendas e por desenvolver pessoas. 15 anos atuando na área comercial e sempre evolvida em novas estratégias e novos negócios. Com forte capacidade de estabelecer conexões com pessoas diferentes, de áreas e segmentos diferentes, tornou-se uma profissional dinâmica e empenhada em ajudar os profissionais a sua volta. Sua determinação vai além de sua visão empreendedora, esta determinação é por realmente transformar a vida das mulheres e empodera-las.
É necessário considerar que, muito além do presente risco de passarmos por dificuldades na geração de energia, já se esgotou a capacidade de geração hidrelétrica. Por isso, é preciso ampliar as fontes renováveis na matriz energética nacional para se evitar o colapso em futuro não muito distante
Luiz Gonzaga, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), pondera que, independentemente do que se pensa sobre a medida provisória que o governo está preparando para adotar ações compulsórias voltadas ao enfrentamento da presente crise hídrica, “é preciso analisar o problema de modo mais amplo: o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) da União prevê que, em 2029, será necessária oferta de 380 milhões TEP (milhões de toneladas equivalentes de petróleo), representando crescimento de 2,9% ao ano, para movimentar a economia nacional”.
Assim, o problema atual, que pode agravar muito a crise econômica provocada pela Covid-19, “é apenas a ponta de um iceberg”, alerta Gonzaga, acentuando que o próprio plano do governo enfatiza a necessidade de expansão das fontes renováveis, que podem chegar à participação de 48% do total da matriz energética. Iniciativa nesse sentido é a Frente Brasil de Recuperação Energética de Resíduos (FBRER), criada em 2020 pela Abetre, juntamente com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). “Já estamos trabalhando para explorar todo esse potencial energético alternativo”, ressalta Gonzaga.
O dirigente cita dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2018/2019”, publicado pela ABRELPE: foram geradas cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, cujo volume tem potencial de produzir 14.500 GWh/ano de energia elétrica por processos de tratamento térmico. Esse total representa cerca de 3% do consumo nacional, ou o suficiente para abastecer todo o Estado de Pernambuco ou Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas juntos. Considerando a necessidade de avanços no sistema de destinação de resíduos por parte dos municípios, além dos métodos de tratamento térmico, o Brasil também comporta processos de tratamento biológico, pelos quais há um potencial adicional de geração de energia elétrica de 1.400 GWh/ano.
Há estudos conceituados que constataram que cerca de 50% do total de resíduos sólidos urbanos gerados no País correspondem à fração orgânica, o que representa enorme potencial para o aproveitamento energético, por meio do biogás. Contudo, pouco mais da metade desse material é destinado para aterros sanitários, onde poderia haver o aproveitamento energético. Quase 80% do biogás produzido hoje no Brasil são oriundos de resíduos de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.
Para aperfeiçoar a recuperação energética, será necessário erradicar mais de três mil lixões, que acarretam graves danos ambientais, e substituí-los por aterros sanitários regionais. Esses novos empreendimentos podem ser construídos de modo a atender dois ou mais municípios próximos, com ganho de produtividade e escala, proporcionando inúmeros benefícios ao meio ambiente. “Avanço para a desmobilização dos lixões são o Programa LIXÃO ZERO do MMA e o renovado Marco do Saneamento, sancionado em 2020, e que trouxe a participação da iniciativa privada nas licitações dos serviços de coleta, tratamento e destinação dos resíduos sólidos e a sua cobrança, o que é coerente, pois são uma utilidade nos mesmos moldes da luz, água, telefonia e internet”, pondera Luiz Gonzaga.
Além de contribuir para o incremento da oferta energética, a geração de energia a partir dos resíduos sólidos beneficia todo o sistema de destinação praticado no País, que ainda é bastante deficitário. Atualmente, o Brasil conta com um grande percentual (40%) de resíduos coletados com destinação em unidades inadequadas, e poucas iniciativas para recuperação dos materiais (reciclagem não supera 4%).
Ganhos ambientais
Com investimentos que podem chegar a R$ 15 bilhões a partir da implantação de diferentes tecnologias, o processo de recuperação energética de resíduos proporcionará, também, a redução da geração de chorume nas unidades de disposição final; redução da geração de gases de efeito estufa, mitigando a emissão de 90 mil toneladas/ano de CO2 equivalente na atmosfera para cada mil toneladas de lixo tratadas, comparável com a emissão de cinco mil carros; e aumento da reciclagem de materiais contidos nos resíduos sólidos urbanos, a partir da melhor seleção ou separação, com a consequente preservação dos recursos naturais.
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Faça hoje mesmo a inscrição e realize o sonho de ser um mackenzista
Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), voltado para as vagas remanescentes dos cursos de graduação no campus Campinas. As inscrições podem ser feitas até 26 de julho.
O processo seletivo será realizado por meio de prova on-line, no dia 31 de julho, por conta das medidas sanitárias em virtude da pandemia de covid-19. O resultado será divulgado no dia 05 de agosto. As informações estão disponíveis no edital.
Os cursos com vagas disponíveis são: Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Para saber mais sobre o processo, é importante ler o edital.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Avanço não foi mais alto em função da queda de 10% do no emprego público federal em 3 meses
O total de pessoas empregadas na saúde brasileira cresceu 2,9% em três meses. É o que aponta o “Relatório de Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde”, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Com isso, o segmento atinge a marca de 4,5 milhões de pessoas empregadas, considerando setor público e privado com empregos diretos e indiretos. No mesmo período, o emprego na economia como um todo subiu em 1,8%.
Os números ressaltam o impacto positivo que a cadeia da saúde tem sobre o mercado de trabalho brasileiro. Para José Cechin, superintendente executivo do IESS, a pandemia do novo Coronavírus reforçou essa importância e a tendência deve se manter nos próximos anos. “No mesmo intervalo de tempo, entre janeiro e abril, o emprego total no país aumentou 1,8%. Os números reforçam a participação intensa do segmento no mercado nacional. Vale lembrar, por exemplo, que abril registrou o menor saldo positivo mensal em 2021, com 120 mil vagas de empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)”, reflete o especialista.
Do total de 4,5 milhões de empregados na cadeia da saúde em abril desse ano, 3,6 milhões estavam no setor privado com carteira assinada, o que representa 78%, e 990 mil, ou 22%, eram empregos do setor público, considerando todas suas modalidades (estatutários, CLT, cargos comissionados, entre outros).
Novamente, a saúde suplementar puxa a alta do segmento. As regiões onde a cadeia da saúde mais cresceu foram Norte e Sul, com taxas de 6,1% e 3,1% em 3 meses, respectivamente. Na região Norte, o crescimento foi alavancado pelo setor público e, na região Sul, pelo setor privado. “Em três meses, o segmento privado teve alta de 3,7%. O resultado geral só não foi melhor porque o emprego público avançou apenas 0,3%”, reforça Cechin.
No acumulado do ano, a saúde privada teve saldo positivo de aproximadamente 148 mil vagas, o que demonstra a resiliência mesmo com o avanço da crise econômica e sanitária nos primeiros meses do ano. O resultado do setor privado foi puxado pelo bom desempenho do subsetor de Prestadores, que avançaram em 113,6 mil novos postos, Fornecedores, com saldo de 30,2 mil vagas, enquanto as Operadoras registraram alta de 4 mil empregos formais.
Emprego Público Nos entes da Federação, o baixo crescimento foi puxado pela forte queda no emprego Federal, que caiu 10,1% em três meses. O número total do setor público não foi negativo em função da criação de empregos na esfera estadual, com avanço de 2,2%, e municipal, que registrou alta de 0,8% no mesmo período.
“Mesmo com a lenta e gradual retomada do mercado de trabalho formal brasileiro, o avanço da cadeia de saúde repercute na economia como um todo, influencia a renda das famílias, sua capacidade de consumo e segurança”, aponta José Cechin.
Não existe no Brasil uma base de dados que disponibiliza o total de pessoas empregadas no serviço público municipal na área de saúde. Por isso, o IESS está levantando informações do emprego na saúde nos sites de cada prefeitura. Até o momento o Instituto conseguiu dados de 292 municípios, cuja população representa 55,8% da população nacional.
As vagas são destinadas para estudantes de baixa renda nestas localidades
As unidades de Brasília (Asa Sul) e do Rio de Janeiro (Botafogo e Barra da Tijuca) da Escola Eleva recebem inscrições, já abertas, para seu programa de bolsas de ensino focado em estudantes de baixa renda. É necessário acessar o portal da instituição de ensino ou do Instituto Janelas Abertas , organização sem fins lucrativos responsável pela gestão de todo processo, para verificar os editais e formulários de candidatura.
O prazo para inscrição em território fluminense é 27 de agosto e as oportunidades serão destinadas para alunos de baixa renda que estejam matriculados no 9º ano em 2021 para entrarem no 10º ano do ensino fundamental (1º ano do ensino fundamental) em 2022. Na capital do país, buscam-se alunos que estejam matriculados no Infantil 5 e no 7º ano em 2021 para entrarem no 1º ano e no 8º ano, respectivamente, em 2022. O tempo imite para inscrição é 18 de julho.
O processo é composto pela entrega de documentação que comprove a renda familiar, histórico escolar e cartas de apresentação e recomendação da família e do candidato; provas e dinâmicas presenciais com candidato e responsáveis; entrevista individual; e prova de inglês. Os selecionados recebem suporte na mensalidade escolar, uniforme, alimentação, material didático, além de acompanhamento psicossocial e pedagógico para os alunos e seus familiares com atendimentos em grupos e individuais.
“Desejamos contribuir com a formação de jovens, que compartilhem o nosso sonho de transformar o Brasil com cidadania, entusiasmo e excelência, promovendo inclusões e a cidadania global, além de respeito às individualidades e compromisso com a diversidade”, analisa Júlia Rodrigues, Coordenadora do Instituto Janelas Abertas.
Três critérios são essenciais para selecionar esses jovens: necessidade financeira, excelência e famílias que valorizem a educação. “Entendemos que excelência tem relação direta com as competências em todas as áreas de conhecimento como habilidade acadêmica, nas artes e nos esportes. Acreditamos em uma relação de três partes: escola, família e aluno. Por isso, analisamos o engajamento tanto da família quanto do candidato frente à oportunidade oferecida. Buscamos famílias participativas e comprometidas, que acreditem que uma educação de alta qualidade pode transformar suas vidas”, avalia Julia.
O Instituto Janelas Abertas é uma organização sem fins lucrativos, resultado de uma estrutura inovadora na educação básica privada no país: um fundo filantrópico destinado para bolsas escolares. Além disso, a fim de potencializar o impacto do Programa, há um matchfunding estabelecido com a Escola Eleva: a cada real doado para a associação, a Escola Eleva doa mais um real.
Atualmente, o Janelas Abertas apoia 81 alunos, contemplados com bolsas parciais e integrais, nas unidades do Rio de Janeiro e de Brasília da Escola Eleva. Mais de 40% destes estudantes são oriundos da rede pública e 59% se declaram pretos ou pardos. A renda média das famílias com bolsa integral hoje é de 1 salário mínimo per capita.
O Instituto estabeleceu uma rede de boas práticas para programas de bolsas com escolas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O Janelas Abertas ainda mantém parcerias com mais de 40 ONGs, como a rede Parceiros da Educação e o Instituto Reação, do judoca Flávio Canto.
Nos últimos dois anos, o Instituto aprovou 100% dos alunos formandos em universidades de ponta no eixo Rio-SP, como UERJ, UFRJ, USP, FGV e PUC-Rio e contou também com aprovações em renomadas universidades internacionais, como UAmherst, Rice University e Duke University, localizadas nos Estados Unidos.
Senai SP : São aproximadamente 87 turmas em todo estado de São Paulo, nas áreas de Alimentos, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Redes de Computadores, entre outras
O SENAI-SP está com uma oportunidade que pode mudar a vida de muitos jovens e adultos: acaba de abrir processo seletivo para aproximadamente 3840 vagas gratuitas para cursos técnicos semipresenciais nas mais diversas áreas tecnológicas demandadas pela indústria, como Alimentos, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização e Segurança do Trabalho.
Há oportunidades em 60 escolas do estado de São Paulo. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e possuem duração de um ano e meio a dois anos, sendo 80% online e 20% presencial, adotando todos os protocolos de segurança sanitária. Para a etapa presencial, poderá ser escolhido o período da manhã, tarde e noite, em dias da semana ou aos sábados, de acordo com a disponibilidade da unidade escolar.
Para se inscrever, é preciso ter concluído a 1ª série do Ensino Médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-la até a data de início das aulas.
Os candidatos terão até 28 de junho para realizar a inscrição. Ressalta-se que, por conta das restrições de segurança da pandemia Covid-19, os processos seletivos para o segundo semestre de 2021 do SENAI-SP continuam sendo realizados por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do Histórico ou Boletim Escolar. Não haverá taxa de inscrição nesse processo seletivo.
A divulgação do resultado estará disponível no site do SENAI-SP e nas escolas, a partir das 14h, do dia 22 de julho de 2021.
Os períodos de matrículas serão:
1ª chamada
– Classificados: dias 22, 23 e 26/07/2021
2ª chamada
– Suplentes: dia 27/07/2021
3ª chamada
– Suplentes: dia 28/07/2021
Os cursos estão previstos para começarem no dia 29 de julho de 2021.
Para mais informações, acesse: www.sp.senai.br -> Cursos Senai -> Processo Seletivo -> Técnico Semipresencial ou bit.ly/ tecnicosemipresencial .
• No 1º trimestre, receita apresentou queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado
• Estudo aponta que há segmentos que continuam crescendo, como Casa e Construção, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Limpeza e Conservação e Serviços e Outros Negócios
• Unidades home based passaram a representar mais de 10% dos pontos comerciais
• Redes iniciam o ano com maior ritmo de expansão
A Pesquisa de Desempenho do setor de franquias no primeiro trimestre deste ano realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising revela que o setor continua buscando alternativas para minimizar os impactos da pandemia e voltar a crescer em 2021. De janeiro a março, comparado a igual período de 2020, o faturamento recuou 4%, passando de R﹩ 41,537 bilhões para R﹩ 39,881 bilhões. Analisando o intervalo de 12 meses – período integralmente impactado pela pandemia -, o setor registrou uma queda de 11,4% em sua receita. Os dados indicam que os reflexos econômicos e sociais permanecem na medida em que a pandemia ainda atinge fortemente o País, impondo restrições à circulação de pessoas e ao funcionamento dos shoppings e do comércio não essencial. O ambiente instável, a queda dos índices de confiança do empresariado e dos consumidores e a vacinação em ritmo insuficiente também são fatores que concorreram para este resultado.
Para André Friedheim, presidente da ABF, “assim como os demais setores da economia, o franchising continua sentindo os impactos da pandemia, porém, estruturado e resistente como é, luta bravamente para amenizar as perdas. É preciso que a vacinação em massa da população acelere para que não sejam necessárias novas medidas restritivas que dificultem o funcionamento dos negócios. Além disso, é preciso também que sejam mantidas e ampliadas as políticas de crédito às empresas em geral, mas especialmente às micro e pequenas, que são as que mais geram emprego e renda no País, além das políticas sociais, como a concessão do Auxílio Emergencial, as reformas estruturais entre outras ações que estimulem a economia e promovam o crescimento sustentável do Brasil”.
A ABF também não mediu esforços nos últimos 12 meses para minimizar os impactos da pandemia sobre o setor: firmou dois convênios com a CAIXA para linhas de crédito e condições especiais em produtos; auxiliou redes e seus franqueados no acesso ao PRONAMPE; contratou parecer jurídico referente a não aplicabilidade do IGP-M no reajuste dos aluguéis; combateu aumentos súbitos de impostos; digitalizou a quase totalidade de suas atividades; adaptou sua agenda de capacitação para temas urgentes relativos à pandemia, além de manter intensa articulação em várias esferas do poder público no sentido de promover um melhor ambiente de negócios no Brasil e buscar mecanismos de mitigação das políticas de distanciamento social.
Expansão ganha mais ritmo
De acordo com a pesquisa, as redes de franquia continuaram expandindo, mesmo com o cenário não tão favorável. No primeiro trimestre de 2021, foram abertas 3,3% mais unidades – contra 2,3% no mesmo período do ano passado – e fechadas 1,4%, resultando num saldo positivo de 1,9%. No 1º TRI de 2020, o saldo havia sido de 1,0%. Já os repasses se mantiveram praticamente estáveis, passando de 0,6% das operações em 2020 para 0,5% em 2021.
“Atribuímos este quadro ao maior otimismo dos empreendedores e redes no último trimestre de 2020 – o que se traduziu em inaugurações no primeiro trimestre – e a falta de perspectivas no mercado de trabalho, o que leva muitos profissionais a empreender. O juro básico da economia em níveis historicamente baixos também é fator muito importante, que leva investidores a buscarem taxas de retorno mais interessantes na economia real”, explica André Friedheim.
O Portal do Franchising, principal canal digital de franquias no Brasil, registrou dados interessantes em relação a este movimento. Mais jovens entre 18 e 24 anos estão se interessando pelo setor, tanto que o volume de buscas por parte desta faixa saltou de 10,2% para 21,3%, ou seja, mais que dobraram as buscas desse público entre janeiro de 2019 a março de 2020, e deste mesmo mês e ano a maio de 2021. Por outro lado, potenciais investidores mais maduros, com mais de 65 anos, também realizaram mais buscas por franquias no Portal, passando de 3,1% para 4,7% em igual período, com uma variação de 52,5%. Outro dado importante é que cresceu o número de cadastros de empreendedores interessados em franquias com investimento entre R﹩ 100 e R﹩ 200 mil, que agora representam cerca de 16% dos cadastrados.
Segmentos mantêm crescimento
Alguns segmentos permanecem em alta na pandemia, é o que indica a pesquisa. No trimestre, Casa e Construção continuou crescendo muito acima da média. O segmento registrou uma alta de 36,5%, beneficiado por fatores como a maior demanda por reparos, manutenções e reformas, com a permanência das famílias em casa e o aumento do trabalho em home office e aulas a distância. A seguir destacaram-se Saúde, Beleza e Bem-Estar (+12,7%) e Limpeza e Conservação (+6,6%), favorecidos, por exemplo, por suas operações realizarem atividades consideradas essenciais, pela maior procura do público por procedimentos estéticos e de sanitização de ambientes, respectivamente. Serviços e Outros Negócios (+6,1) também experimentou aumento de movimentação, alavancado pelas áreas de meios de pagamento e serviços digitais. Impactados pelas medidas restritivas, os segmentos de Hotelaria e Turismo e Entretenimento e Lazer continuam sendo os mais atingidos.
Cresce Home Based
Apesar do cenário ainda desafiador, o setor de franquias tem evidenciado seus pontos fortes. A diversidade de modelos de negócios possibilita que as franquias se adaptem à realidade econômica do país. Nesse sentido, o estudo da ABF apontou um crescimento expressivo das unidades Home Based (enxutas, que dispensam ponto comercial), subindo sua participação de 7,1% para 10,3%. A localização das unidades de franquias em espaços não tradicionais é uma tendência em alta também indicada na pesquisa. O item “Outros”, que reúne pontos dentro de empresas, prédios corporativos e residenciais, e postos de combustíveis, por exemplo, tiveram um crescimento de 3,1% para 8,2% no período analisado.
“Vínhamos acompanhando este movimento há algum tempo, mas agora nossos números o evidenciaram com mais força. De fato, as franquias home based são opção de renda com menor investimento inicial e que não são tão atingidas pelas políticas de distanciamento social. Depois desta experiencia concentrada, este nicho tem tudo para continuar crescendo, embalado também nos serviços digitais ainda mais variados e amplos que apareceram durante a pandemia”, afirma o presidente da ABF.
Estratégias para contornar os efeitos da pandemia
Muitas redes implantaram estratégias e colocaram em prática diversas ações para contornar os efeitos da pandemia. O levantamento da ABF indicou que as mais adotadas foram: Unidades operando apenas com entregas e Orientações e treinamentos sobre a Covid-19 (94%); Entrega de serviços online (92%); E-commerce e vendas online (88%) e Formação de comitê de crise (85%). “A quase totalidade das redes está agindo, mostrando o dinamismo do setor e sua rápida capacidade de reação e adaptação à realidade. Notamos também que ações de implantação imediata como Suspensão de Royalties e Fundo de Marketing não são mais relevantes após um ano de pandemia, o que dá espaço para ações estruturadas como desenvolvimento de produtos, novos canais de comercialização e inovação. Vamos sair desta crise ainda mais maduros, com redes fortificadas e mais digitais”, conclui Friedheim.
Metodologia
A Pesquisa de Desempenho do Franchising referente ao 1º trimestre de 2021 envolveu uma base amostral com redes respondentes que representam cerca de 29,2% das unidades e 32,0% do faturamento. Abrangendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franchising são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino. Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.
Segmento se beneficia do momento pois muitos aproveitam a quarentena para realizar procedimentos mais invasivos
A Pesquisa de Desempenho do setor de franquias no primeiro trimestre deste ano realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising revela que o setor continua buscando alternativas para minimizar os impactos da pandemia e voltar a crescer em 2021. De janeiro a março, comparado a igual período de 2020, o faturamento recuou 4%, passando de R$ 41,537 bilhões para R$ 39,881 bilhões. Analisando o intervalo de 12 meses – período integralmente impactado pela pandemia -, o setor registrou uma queda de 11,4% em sua receita.
Mas mesmo com todas as dificuldades, o estudo aponta que um dos segmentos que mais chamou a atenção foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estar por apresentar um bom desempenho no faturamento. Segundo a entidade, o segmento registrou desempenho positivo de crescimento de 12,7% e de 3,6% em número de unidades no 1º tri de 2021.
O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi beneficiado pelo fato de haver uma demanda ainda reprimida, pela decisão de parte dos pacientes em aproveitar a quarentena para realizar procedimentos mais invasivos, a acentuação do desejo de bem-estar mesmo em um contexto tão delicado e o redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais restritas nesse período.
“As franquias de Saúde e Beleza demonstraram grande resiliência e agilidade. As marcas se digitalizaram, criaram produtos e pacotes e, acima de tudo, mantiveram o relacionamento com franqueados e os consumidores. É importante destacar também o crescimento de serviços essenciais por meio do franchising, como odontologia, oftalmologia, clínica geral e cuidados com idosos que tiveram mais uma vez seu valor e potenciais reconhecidos mesmo com o mercado passando por tantas transformações”, afirma Thais Ramos, coordenadora do Comitê de Saúde e Beleza da ABF.
Confira abaixo redes que mesmo com restrições da pandemia, inovaram e conseguiram expandir suas operações.
Mesmo com a pandemia, a Oral Sin é líder no segmento de implantes dentários no Brasil, bateu recordes de performance e cresceu 26%, com mais de 350 unidades comercializadas. O crescimento desse nesse período se deve principalmente ao suporte da franqueadora. A Oral Sin aproveitou o momento para buscar novas ferramentas on line e atender melhor seus parceiros e os clientes. A rede intensificou o uso de Chatbout, através da plataforma Cloudia onde o robô complementa esse atendimento nas situações em que não é possível oferecer o atendimento humano, como fora de horário comercial e nos fins de semana.
Alem disso houve um trabalho de tele orientação com o cliente e futuro paciente, com o esclarecimento de dúvidas sobre saúde bucal, sobre as idas as clínicas, cuidados pré e pos cirúrgicos. Foram feitas cartilhas, vídeos ilustrativos para esclarecer a população sobre os cuidados. Foram feitos inúmeras lives com dentistas explicando a importância da mastigação entre outros assuntos relacionados a saúde bucal.
A rede Royal Face, pioneira em harmonização facial, está investindo forte com o diferencial o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, democratizando o acesso de todos com um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado com o Carnê da Beleza.
A Royal Face já realizou mais de 155 mil procedimentos, beneficiando mais de 100 mil clientes. Atualmente, a marca está presente em 15 estados com 100 unidades inauguradas e com outras 130 em fase de implantação, com operações em todas as regiões do Brasil.
O crescimento nesse período se deve principalmente ao suporte da franqueadora. A Royal Face aproveitou o momento para buscar novas ferramentas on line e atender melhor seus parceiros e os clientes. Triplicaram a quantidade de conteúdo da plataforma EAD e ofereceram todo o suporte aos franqueados ajudando-os na melhora dos resultados. “Acompanhamos diariamente os resultados das nossas franquias, ajudando-os a traçar planos de ação para que saiam vencedores da pandemia. Entendemos que o atual momento deve ser visto como uma oportunidade aos nossos interessados para realizar um investimento em um negócio de sucesso como a Royal Face”, destacou Mauri Torres, diretor de expansão da marca.
Inter promove programa inédito de aceleração de carreira para contratação de novos talentos em UX e UI
Nova trilha do Programa Órbi Academy Techboost irá oferecer 3 mil vagas para profissionais de UX e UI acelerarem a carreira com oportunidades de contratação
O Inter, plataforma digital de serviços financeiros e não financeiros presente em 99% das cidades do país, o Órbi Conecta e a Digital Innovation One, estão lançando a Aceleração Global Designer para profissionais das áreas de experiência e interface do usuário que possuem mais de 2 anos no mercado de trabalho.
A iniciativa acontece dentro do ÓrbiAcademy Techboost, que é um dos maiores programas brasileiros de formação de desenvolvedores e irá distribuir mais de 130 mil bolsas de estudo em linguagens de programação até 2022, impactando toda a comunidade tech brasileira. Em parceria com o Inter, o programa inaugura novas carreiras a serem aceleradas: UX e UI.
Esse dois segmentos estão em evidência e vêm crescendo muito no mercado tecnológico nos últimos anos, já aparecendo entre as 15 profissões em ascensão no ano de 2021, segundo recente pesquisa divulgada pelo LinkedIn.
Os profissionais dessas áreas são os responsáveis pelo desenvolvimento da experiência do usuário em multiplataformas, como aplicações mobile e websites. Por meio de ferramentas, metodologias ágeis e técnica de Design Thinking, eles se tornam especialistas em identificar as necessidades do usuário e propor soluções criativas focadas em usabilidade e navegabilidade.
Neste programa inédito serão 3 mil vagas para esses profissionais evoluírem seu conhecimento técnico em uma imersão em tecnologia com grandes experts do Inter. Além disso, os interessados poderão fazer network com o time da empresa, e também estarão diante de uma comunidade tech vibrante, em contato com cenários reais em UX e UI do dia a dia do Inter. Os melhores talentos que finalizarem o programa ainda terão a oportunidade de contratação.
É necessário que os candidatos residam ou tenham disponibilidade de mudança para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba ou Recife. Todo o programa será realizado na plataforma da Digital Innovation One, o maior ecossistema da América Latina em educação gratuita em tecnologia com mais de 400 mil devs presentes.
Os profissionais que possuírem mais de 2 anos de experiência e se interessarem em acelerar a carreira devem se inscrever no programa pelo link. Na inscrição, os participantes terão um desafio classificatório online para validar o conhecimento e experiências exigidas pelo programa. Além disso, o time do Inter vai apresentar todos os detalhes do programa e da cultura da empresa em uma live, que será realizada em 8 de junho, às 20h.
Esta é uma iniciativa inédita do ÓrbiAcademy Techboost, que pela primeira vez vai oferecer vagas e oportunidades de contratação no programa Aceleração Global Designer, para profissionais que já atuam no mercado.
“Acreditamos que a educação é uma das ferramentas mais eficazes para sanar dois cenários caóticos em que estamos inseridos: por um lado, o número crescente de vagas abertas no mercado de tecnologia que não são preenchidas, por outro, o número, infelizmente em ascensão, de pessoas desempregadas no país”, explica a CEO do Órbi Conecta, Anna Martins. “Ao final desta Aceleração, esperamos que mais brasileiros sejam despertados para a carreira de UX Designer e muitos dos que já começaram encontrem no Inter o ambiente fértil para seu crescimento e desenvolvimento”.
A Aceleração Global Designer #1 também é inédita para o Inter, que até o momento só havia participado de iniciativas por meio de bootcamps. Em fevereiro, a empresa lançou 10 mil bolsas para desenvolvedores e outras 20 mil serão lançadas até o fim do ano em mais dois bootcamps.
“Nosso objetivo é simplificar a vida dos clientes do Inter e oferecer a eles a melhor experiência possível, especialmente em nosso aplicativo. Investir na formação das pessoas que trabalham com experiência e interface do usuário, acelerando suas carreiras, é seguir firme em busca do nosso maior propósito”, afirma o CEO do Inter, João Vitor Menin.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas por meio deste link até o dia 11/06. A data das sessões será no dia 12/06.