Senac SP oferece cursos de saúde on-line e gratuitos

Instituição disponibiliza educação virtual para capacitação dos profissionais que precisam de atualização, principalmente por conta da pandemia

A pandemia tornou evidente o déficit das profissões de saúde no Brasil. Hospitais passaram a buscar profissionais, ampliando o quadro de funcionários, enfermarias foram transformadas em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), foram construídos hospitais de campanha e houve a necessidade de elaborar protocolos e investir em atualização profissional com rapidez.

Para atender a estas necessidades do mercado, o Senac São Paulo disponibiliza cinco novos cursos gratuitos na área da saúde, sendo eles: Assistência de Enfermagem na Síndrome da Angústia Respiratória AgudaAssistência de Enfermagem ao Paciente CríticoEletrocardiograma: realização e interpretação de traçadosMedidas de Biossegurança e Precauções de Isolamento na Assistência à Saúde e Promoção e Incentivo e Manejo do Aleitamento Materno. Não há necessidade de pré-requisitos para fazê-los.

“A ideia de criar os cursos surgiu a partir da necessidade de atualizar os profissionais da área que já estão com as jornadas ampliadas, trabalhando à exaustão, e precisam de informações precisas sobre o atual momento. As temáticas foram pensadas, considerando aspectos como paramentação, higiene, manejo com foco no paciente crítico, além das práticas de aleitamento materno – necessidade que é perene”, afirma Anderson Adão Rodrigues, docente da área de enfermagem do Senac São Paulo.

Formação em saúde, tendência de expansão

Segundo Anderson, a marca formativa será um diferencial para o ingresso nas melhores instituições. “Houve uma mudança drástica no mercado que está extremamente aquecido e recém-formados, por exemplo, estão com muitas chances de se colocarem com facilidade. Porém, a boa formação que contempla capacidade crítica, reflexiva, demonstração de interesse, mostrar-se atuante no cotidiano garantirá posições de destaque”, acrescenta o docente.

Sobre uma profissão que representa uma tendência, o docente acredita na enfermagem que, de acordo com ele, tem adquirido mais respeito e sido atrelada para além da parte vocacional, de carinho ao paciente, mas também à ciência e à gestão. Os cursos Técnico em Enfermagem do Senac São Paulo, por exemplo, devem ser mais procurados no segundo semestre.

Em se tratando do novo normal e a consequente retomada, muitas questões surgem. A dica é fazer os cursos rápidos on-line gratuitos e preparar-se para um segundo semestre com formações adaptadas. “Criamos novas capacitações, como Assistência Multidisciplinar na Terapia Intravenosa, Cuidados Paliativos: abordagem multiprofissional e Assistência Multiprofissional em Oncologia . A nossa preocupação é assegurar o conteúdo de qualidade, mesmo neste cenário”, finaliza o docente.

Serviço:

Cursos de saúde on-line e gratuitos do Senac São Paulo

Inscrições e mais informações: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/covid19/cursos-2/

Aulas gratuitas de música

40 mil pessoas de todo o Brasil começaram a aprender música e tocar um instrumento desde o início da quarentena, em uma única escola online

EM&T – Escola de Música e Tecnologia, que lançou a plataforma de ensino online há 4 anos, lança versão gratuita de seus cursos durante a quarentena para que as pessoas possam realizar o sonho de tocar um instrumento em casa e se surpreende com o resultado

A escola existe há 23 anos e a plataforma de cursos online foi implantada 4 anos atrás para levar o ensino da música para todo o território nacional. Mas há pouco mais de 2 meses, quando teve início a quarentena, devido à pandemia do Covid 19, a EM&T online lançou o FREE PASS, ou seja, uma modalidade gratuita para estudar diversos instrumentos, canto e cursos profissionalizantes para que as pessoas, mesmo confinadas em suas casas, pudessem incluir o estudo da música em suas atividades. São mais de 250 aulas, distribuídas em 20 cursos, com professores de carreira renomada – a maioria deles músicos de bandas famosas – com aulas tanto para iniciantes, quanto para quem já está em nível avançado, como guitarra, baixo, violão, bateria, teclado, canto, produção musical e outros. O resultado foi a inscrição de mais de 40 mil alunos de todo o país.

Segundo Mônica Lima, fundadora da EM&T, essa iniciativa foi importante porque muitas pessoas têm o sonho de aprender a tocar um instrumento, mas devido ao isolamento social, dificilmente seria um momento em que estudar música fizesse parte dos planos de quem está em casa, principalmente agora, quando os recursos financeiros estão reduzidos. “Com o Free Pass, os alunos poderão experimentar nossa qualidade de ensino online, em diversas localidades do Brasil e até no exterior, sem precisarem investir”, explica Mônica, que contabiliza atualmente a entrada de 1.000 novos alunos por semana. Para Fernando Quesada, diretor e criador da EM&T online, os números são impressionantes e com este lançamento, a escola online já ganha uma boa participação de mercado. “Não imaginávamos que a adesão seria tão grande, principalmente porque estamos vendo que não é um público de curiosos ou apenas de pessoas que buscam uma distração. A maioria quer estudar de verdade e já está avançando bastante nas aulas de cada curso. Estamos felizes por estarmos contribuindo para que as pessoas se sintam mais realizadas nesta quarentena”, completa.

E quem se matriculou no ensino a distância Free Pass, não imaginava que aprenderia música de forma tão profissional e didática. Maria Alves Freitas tem 21 anos e está fazendo aulas de violão e canto na EM&T online – Free Pass há um mês. Ela conta que procurou cursos de professores e tutoriais no Youtube e até pesquisou alguns cursos independentes online, mas ficava frustrada ao ver que as propostas de ensino iniciais, além de serem muito básicas, na verdade eram apenas propagandas para que as pessoas pagassem o curso integral. “Nada do que eu via estava me ajudando a aprender de verdade. Quando fiz minha inscrição na EM&T online – Free Pass, logo de cara me deparei com professores conhecidos, de bandas com carreiras musicais renomadas e não tinha nenhuma pegadinha para eu ter que pagar alguma coisa. Aí, tive a certeza de que iria aprender do jeito certo, além de ser uma terapia nesse tempo de quarentena”, conta a estudante.

Já Gilberto Montanari, que tem 32 anos e é guitarrista profissional, encontrou na EM&T online – Free Pass uma maneira de progredir em suas técnicas, através dos cursos avançados e outros diferenciados, que ele nunca tinha visto numa plataforma online de ensino. “Fiquei impressionado, em primeiro lugar, com a qualidade das vídeo aulas, tanto das gravações, quanto em relação aos conteúdos. São aulas muito bem montadas, com riqueza de detalhes e muita informação. Comecei fazendo o curso de Produção Musical e depois vi que tem muita coisa que ainda posso aprender. Na EM&T online – Free Pass, vi diversas aulas com diferentes vertentes e olhares da guitarra. Lá eu posso me aprimorar em diversos estilos, pois há professores com sacadas diferentes no Jazz, Rock, Blues e outros. Quem para de estudar, enferruja”, explicou o guitarrista.

Recomendações para quem deseja se matricular num curso a distância, de acordo com a ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância

Segundo Lana Paula Crivelaro, Diretora da ABED, Professora e Gestora de EaD, é preciso prestar atenção em algumas recomendações ao optar por um ensino a distância:

– Escolher um curso a distância baseado no preço ou simplesmente no título do curso, pode ser um grande equívoco, pois muitas vezes a expectativa do aluno fica a desejar. Analise o conteúdo.

– Analise e garanta que o curso não depende apenas da conectividade composta por longas aulas gravadas ou muitos períodos de interação ao vivo.

– Conseguir explorar as propostas metodológicas sem depender da interação simultânea, pode ser uma maneira segura para decidir pela contratação de um curso EaD, pois o formato totalmente ao vivo ou o modelo de longas aulas expositivas gravadas, passam a ser questionados por especialistas da Educação a Distância, tanto por tornarem-se reproduções equivocadas de aulas presenciais, quanto pelas incertezas em relação à conectividade.

– Buscar um aprendizado embasado em motivação, autonomia, criatividade, interação, gamificação e processos reflexivos, assim como pesquisar se há um modelo metodológico inovador, é o mais recomendado para garantir um bom aprendizado à distância.

– Ter organização para manter uma rotina no curso, ter auto-organização no cumprimento de prazos e programar-se para ter disponibilidade de tempo para estudar, são recomendações essenciais. Dificilmente se terá sucesso no curso à distância, se não houver planejamento para estudar nesta modalidade que, de certa forma, exige muita autonomia e disciplina do aluno.

Alguns dados do Mercado de Ensino a distância (último censo da ABED de 2018):

O número de alunos de todas as modalidades de Educação a Distância, passou de 7.773.828, em 2017, para 9.374.647, em 2018, ou seja, teve um crescimento de 17%.

O número de matrículas aumentou significativamente de 2017 para 2018. Foram mais de 1.500.000 novos alunos que se engajaram em cursos à distância em 2018. Em 2018, a modalidade de ensino somou 9.374.647.

Situação dos negócios em EAD/ Índice de matrículas em cursos:

Totalmente à distância: aumentou 46,7%

Semipresenciais: aumentou 34,5%

A EM&T – Escola de Música e Tecnologia

Inaugurada em 1997, A EM&T nasceu do sonho do guitarrista Wander Taffo (Radio Táxi, Secos e Molhados, Joelho de Porco, Rita Lee) de promover o ensino da música no Brasil. Inicialmente, a escola fornecia apenas o curso de guitarra. Mas, ao conseguir mais de 300 alunos em apenas 3 meses, começou a ampliar sua estrutura e passou a fornecer também aulas de Baixo, Violão, Bateria, Teclado e Canto. Mais de 20 mil alunos já passaram pela instituição, que é reconhecida como uma das melhores escolas de música da América Latina, com 5 certificados internacionais de qualidade.

A escola já teve como alunos e professores nomes como Kiko Loureiro, Faiska, Rafael Bittencourt, Edu Ardanuy, Eloy Casagrande, Junior Carelli, entre outros. Já recebeu artistas nacionais e internacionais, que ofereceram workshops e masterclasses aos alunos, como os guitarristas Paul Gilbert, Andy Timmons, Steve Vai, Guthrie Govan, Joe Satriani, Scott Henderson; os baixistas Bryan Beller, Billy Sheehan; os bateristas Dave Weckl, Steve Gadd, Simon Phillips, além de muitos outros músicos consagrados da cena internacional. Brasileiros como Zizi Possi, Pepeu Gomes, Herbert Viana e Frejat também já realizaram aulas especiais e/ou apresentações na EM&T.

No ano passado, visando ampliar ainda mais sua ocupação no mercado da música e trazer inovações tecnológicas atuais, a EM&T realizou uma parceria com a americana Scholl Of Rock, a maior franquia de escola de música do mundo.

A ABED

A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) é uma sociedade científica sem fins lucrativos, religioso ou político partidário, não tem caráter sindical ou classista ou governamental. A entidade tem sua diretoria eleita direta e periodicamente, em eleições livres e democráticas, e possui a missão voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância no Brasil. Criada em 1995, por um grupo de educadores especialistas em educação mediada por tecnologias, com o objetivo de mostrar que educação a distância é viável sob diversos pontos de vistas – acadêmico, pedagógico, econômico e legal. Atualmente, a associação conta com mais de 17 mil membros, entre professores, pesquisadores, profissionais das áreas de educação e corporativa e instituições de ensino.

EM&T ON LINE – MODALIDADE FREE PASS (Gratuita)

http://www.emt.com.br/online

20 Cursos disponíveis: Guitarra, Baixo, Violão, Bateria, Teclado, Canto, Produção Musical entre outros, nos níveis básico, intermediário e avançado, além de vídeo aulas especiais de técnicas e estilos.

Cursos online ajudam incrementar a carreira durante o isolamento social

Segundo Fernando Souza, especialista em marketing digital, otimização de conteúdo, técnicas de SEO, Google Analytics e Google Ads lideram o ranking de pedidos dos internautas
Nesse período de quarentena, muitas pessoas estão aproveitando melhor o tempo e incrementando a carreira com palestras, lives e cursos online. Mais dinâmicos, rápidos e com ampla possibilidade de geração de networking, em nível mundial, as aulas ofertadas têm uma ampla variedade de temas e ajudam a minimizar o isolamento social gerado pela quarentena.

Fernando Souzaque é professor, palestrante e especialista em comunicação e mídias sociais, já ministrou mais de mil treinamentos, atendendo cerca de 15 mil alunos. “Nos últimos três meses foram mais de 150 alunos plugados em nossos cursos, em busca de conhecimento, sendo que os cursos de otimização de conteúdo e técnicas de SEO, bem como o de Google Analytics e Google Ads lideraram o ranking de pedidos, dado o grande foco das empresas em gerar resultados nos canais online”, informa o especialista.

Calendário dos próximos cursos
Tema:SEO e otimização de conteúdo

Objetivo: aprender as principais técnicas de SEO e otimização de conteúdo digital, conhecer os processos que envolvem um projeto de SEO e conhecer os pontos de intersecção e diferenças entre SEO e links patrocinados.

Programa: Conceitos fundamentais do SEO e como o Google classifica os conteúdos; Conteúdo versus Tecnologia e características técnicas para entendimento essencial; Origem de tráfego e pesquisa de palavras-chave relevantes CMS; Gerenciadores de Conteúdo e WordPress: como eles podem ajudar; Densidade de palavras-chave e conteúdo estruturante Yoast; plug-ins e ferramentas para o dia a dia; cases e boas práticas.

Data: 09 e 10 de julho, das 19h às 23h
Carga horária: 8h
Valor: a partir de R$ 390,00 (1º lote)
Inscrição: https://www.sympla.com.br/seo-e-conteudo-digital—noturno__864213

Tema:Google Fundamentals – Conceitos Básicos das Ferramentas de Marketing do Google

Objetivo: iniciar a atuação com Google Marketing, com interesse em compreender as funcionalidades das ferramentas, potencializando a indexação e melhorando o posicionamento pago de projetos e clientes.

Programa: Conceito dos anúncios no Google Ads; O que é e como funcionam os leilões de cliques; Entendimentos fundamentais sobre Search e Display; Passo a passo para criação de campanhas; Conceito de WebMetrics e a importância do Google Analytics para Empresas; Como criar e configurar uma conta no Google Analytics; Conhecendo as métricas e principais indicadores; Como cruzar os dados de Google Analytics e Google Ads.

Data: 13 e 14 de julho, das 18h30 às 22h
Carga horária: 7h
Valor: a partir de R$ 330,00 (1º lote)
Inscrição: https://www.sympla.com.br/google-fundamentals—conceitos-basicos-das-ferramentas-de-marketing-do-google__869405

Principais mudanças no mercado da construção civil, como se reinventar em meio à crise

Durante a pandemia da covid-19 a arquiteta e influenciadora digital Rafa Brasileiro, do Bora na Obra, promove um curso gratuito online aprofundado para ajudar profissionais da construção a se atualizarem com base em práticas de projeto e execução, validadas no dia a dia de quem está conseguindo se manter com portas abertas e crescendo, desde à última crise sofrida pelo setor em 2015.

A pandemia do novo coronavírus atingiu a cheio o mundo corporativo e praticamente todos os profissionais de áreas distintas tiveram de se reinventar para sobreviver ao lockdown e o encerramento das atividades. O setor ligado à construção civil também sentiu grande queda com a paralisação de empreendimentos e, por isso, profissionais ligados às profissões de Engenharia Civil e Arquitetura, tiveram que se atualizar e buscar novas alternativas para manter as empresas funcionando e a qualidade de serviços que antes era feito apenas presencialmente.

A arquiteta e influenciadora digital Rafa Brasileiro explica que a crise trouxe a necessidade urgente de se reinventar para o setor da construção civil: “Quando o ano começou já existia um novo mercado de arquitetura e construção, onde clientes estão cada vez mais exigentes e informados e profissionais que sofriam com o nivelamento por preço já estavam enfrentando dificuldades para sobreviver. Como se não bastasse, em março o mundo parou e muitos profissionais viram seus escritórios de arquitetura e construtoras se tornando obsoletas, contratos sendo interrompidos. Além disso, arquitetos e engenheiros já eram vistos por muitos clientes como inacessíveis e até mesmo desnecessários por quem contrata serviços de projeto e obra. Por isso, este é o momento de se reinventar para não apenas sobreviver, mas crescer neste novo mercado.”

O novo normal

Rafa Brasileiro também aponta que mesmo após o fim da pandemia, tanto o mercado como os hábitos dos clientes já não serão os mesmos: “É preciso entender que já estamos vivendo um novo normal e que nada será exatamente como antes. E mesmo quando o contato presencial voltar, os seus clientes já estarão acostumados com outro tipo de atendimento. Pode ser que o profissional não esteja preparado para essa revolução e isso significa perder clientes e oportunidades de trabalho. Existe uma minoria (em torno de 5% dos profissionais) que entendeu bem mais cedo como entregar um serviço que é valorizado mesmo quando feito à distância. Isso porque essa mesma minoria ultrapassou os problemas comuns de quem atua com projetos e obras e que hoje se destaca por trabalhar de uma forma diferente e profissional.”

Saída para a crise

De modo a colaborar com a atualização destes profissionais e o crescimento mesmo em meio à crise, a Bora na Obra, empresa criada e liderada pelo casal Rafa e Alex Brasileiro, está promovendo um curso de formação voltado para os novos tempos: “Mas existe uma saída pra se reinventar no meio disso tudo e, inclusive, crescer. O curso de formação é feito especialmente para arquitetos e engenheiros que precisam aumentar o faturamento com projetos e obras sem perder a lucratividade. O mundo mudou, está mais conectado que nunca, e para ter sucesso como profissional no mercado de Projetos e Obras é preciso dominar a técnica e aprender a vender o valor de seus serviços de um jeito completamente novo.”

Sobre o curso

6 a 9 de julho às 20h (Horário de Brasília).

Programação

– Aula 1: Projeto Executivos Infalíveis;
– Aula 2: Orçamentos Precisos;
– Aula 3: Planejamentos Realistas;
– Aula 4: Precificação justa de todos os serviços extras que vão garantir seu faturamento com lucro

Inscrições em: https://boranaobra.com.br/formacao

Associação Comercial de Santo André promove live sobre capacitação profissional

Como parte das atividades da Academia de Negócios e Inovação, a ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André realizará nesta quinta-feira (18 de junho), a sua 4ª live, com o tema Capacitação profissional como modelo de transformação. 

Para debater o tema, o presidente da ACISA Pedro Cia Junior receberá dois renomados profissionais da área da educação. Um deles é Eduardo Becker, mestre em Economia pela Unesp e bacharel pela USP. Atualmente é diretor dos cursos de graduação da Escola Superior de Administração e Gestão Strong e professor da rede FGV-Management desde 2013.

Sua experiência profissional inclui o cargo de economista do Ministério Público do Estado de São Paulo e mais de 10 anos de docência em cursos de Administração, Economia e Contabilidade. A outra especialista é Leila A. Perez Sanchez, socióloga, administradora, especialista em Gestão de Pessoas e Atendimento ao Cliente.

Atua há 35 anos no segmento empresarial e há 30 no campo acadêmico, nas áreas de Negócios, Marketing, Recursos Humanos, Liderança, Criatividade e Inovação na Gestão de Pessoas. A live será a partir das 18 horas pelo canal YouTube/ACISASA e durante 60 minutos, além de abordar o tema, os especialistas também esclarecerão as dúvidas dos internautas.

Com mais de 4 mil associados e considerada como uma das associações comerciais mais antigas do Estado de São Paulo e 82 anos de fundação, a ACISA está localizada na avenida XV de Novembro, 442 – Centro – Santo André, com estacionamento no local. 

Rede de ensino alerta vestibulandos sobre mudanças na avaliação da Unicamp e Enem

A pandemia também está afetando o calendário e formato de provas de alguns processos seletivos e o Colégio Singular e Cursinho Singular Anglo Vestibulares, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, alertam os estudantes para ficarem atentos às novidades. 

Na última quinta-feira (11), o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira anunciou que fará uma enquete para escolha de nova data do exame. Entre os dias 20 e 30 de junho, os inscritos no Enem, de forma voluntária, contribuirão para a escolha do período de aplicação das provas.

Serão três opções de datas para votar, distribuídas entre os meses de dezembro deste ano, janeiro ou maio de 2021, considerando o adiamento das provas em 30, 60 ou 180 dias das datas previstas em edital. Já a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), organizadora do vestibular da Unicamp, anunciou novas datas para a primeira fase do vestibular 2021 e redução do número de questões de 90 para 72, sendo: 12 de Língua Portuguesa e Literatura; 12 de Matemática; e oito de cada uma das disciplinas de Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

O tempo máximo será de quatro horas, ao invés de cinco, e o exame será realizado em dois dias diferentes para evitar aglomerações.  Os candidatos aos cursos de Ciências Humanas, Artes, Ciências Tecnológicas e Ciências Exatas farão a prova no mesmo dia – um sábado. Já os candidatos das áreas biológicas e de saúde prestarão o exame no dia seguinte.

A primeira fase será aplicada em janeiro de 2021, ainda sem data exata e a segunda fase deverá ocorrer em dois dias de fevereiro.  Com essas mudanças, o vestibulando passa a contar com mais tempo para se preparar, entretanto não pode perder o foco.

Segundo o coordenador de Vestibulares do Singular  Cláudio Ferreira, neste período é importante manter uma rotina de estudos e agir como se fosse para a escola. “Acordar cedo, vestir-se adequadamente, tomar o café da manhã no horário normal e focar nas atividades seguindo os conteúdos programáticos que seriam trabalhados em sala de aula. Um bom aliado nesse processo é criar e seguir rigorosamente um cronograma de estudos”, sugere.

Fotógrafa Roberta Montagnini ensina segredos da fotografia durante a quarentena

Com mais de 40 prêmios internacionais a fotógrafa Roberta Montagnini é uma referência em fine art e agora ensina na internet os segredos da edição de imagens, equipamentos e até mesmo de como fazer da fotografia uma profissão rentável.

Com a quarentena, muitas pessoas passaram a usar a internet para ocuparem o tempo livre de forma útil, se reinventarem e aprenderem novas coisas, até mesmo investir em novas fontes de renda.

Pensando em meios de ajudar tanto iniciantes como pessoas que já tem alguma experiência no ramo, a fotógrafa brasileira premiada internacionalmente Roberta Montagnini está lançando na internet conteúdo e vídeos gratuitos onde ensina os segredos da profissão: “a maioria dos vídeos são em inglês, para atingir um público de várias nacionalidades e também pelo fato de eu viver fora do Brasil e trabalhar na maior parte das vezes com pessoas que não falam português. Contudo, estou agora gravando estes vídeos também em português e já tenho recebido muitos feedbacks positivos sobre a iniciativa.

Os vídeos abordam assuntos desde a parte técnica de edição de imagens até a questão mais focada nos negócios: “no meu canal do YouTube eu pretendo ajudar as pessoas não apenas a aperfeiçoarem-se na arte, como também a se tornarem empreendedores e entender de fotografia na parte de negócios. Então abordo desde como fazer a fotografia ser algo rentável, tabela de preços, os primeiros passos de como começar nessa carreira, funções da câmera e como escolher as configurações certas de acordo com o ambiente.”

Criar oportunidades durante a pandemia

Em conjunto com outras fotógrafas, Roberta tem feito parte do desafio “Pass the camera” que divulga o trabalho e o perfil nas redes sociais de cada uma delas. “o objetivo é criar oportunidades em meio à pandemia para que as pessoas conheçam o trabalho de cada uma dessas profissionais, e sigam partilhando o vídeo de divulgação, o que neste momento é mais importante do que nunca.”

As aulas online de Roberta Montagnini podem ser acessadas no link do YouTube e o desafio Pass The Camera no Facebook.

Colégio Termomecanica abre 40 novas vagas gratuitas para o Curso Técnico em Mecânica

Esta edição do Vestibulinho vai considerar histórico escolar dos candidatos

O Colégio Termomecanica (CTM) abre 40 vagas para o Curso Técnico em Mecânica, que forma profissionais para atuar nos setores de projetos, automobilístico, metalmecânico, siderúrgico e na fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais. Totalmente gratuito, o curso terá início no segundo semestre de 2020 e as inscrições vão até o dia 21 de junho, no site da Vunesp . Em alinhamento com ações de prevenção para evitar o contágio pelo novo coronavírus, excepcionalmente esse semestre não terá prova presencial, e será adotada a análise do histórico escolar do Ensino Médio como método de avaliação. Para mais informações, é necessário consultar o edital.

Em linha com as principais demandas do mercado de trabalho, a grade curricular foi elaborada para atender especificamente as necessidades da indústria e, para isso, conta com a colaboração de empresários, gestores e especialistas das áreas de recursos humanos. “Oferecemos uma formação robusta que permite ao estudante adquirir conhecimento técnico e autonomia para a resolução de problemas. Para isso, mantemos estreita relação com as empresas, capacitando, assim, profissionais condizentes com as configurações industriais atuais”, explica o professor Átila Gomes, coordenador do curso.

O Curso Técnico em Mecânica do CTM promove a formação de um profissional ágil, capacitado para desenvolver e analisar projetos, utilizando ferramentas de viabilidade econômica e financeira, já a partir do primeiro semestre letivo. “Atualmente, 45% das aulas são práticas e, nas teóricas, temos implementado desafios que mesclam conhecimento teórico com a realização de projetos”, acrescenta Gomes.

Todos os alunos do Curso Técnico contam com o apoio do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), que desenvolve uma série de ações em prol da inserção do seu aluno no mercado de trabalho. O NAC garante ao estudante uma consultoria especializada em recursos humanos, de forma individualizada e gratuita. Uma das suas atividades é acompanhar e supervisionar os estágios dos alunos do Colégio, ocasião em que reúne professores e gestores de empresas anualmente, para compartilhar as melhores práticas em gestão de talentos e discutir o futuro do trabalho.

O coordenador do curso revela que de 2016 a 2019, foi registrada uma evolução de 34% na empregabilidade dos alunos. “Um levantamento realizado junto aos alunos que se formaram em dezembro de 2019 mostrou que 88,50% estavam empregados. Quando essa turma ingressou em 2018 o percentual era de 52,4%.

Destinado aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e não tenham curso de nível superior completo (faculdade), o Curso Técnico em Mecânica tem duração de três semestres letivos, com aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, das 18h25 às 22h40 e, excepcionalmente, aos sábados, das 7h45 às 11h20, conforme calendário escolar vigente, para apoio pedagógico e recuperação. Além disso, para a conclusão do curso e obtenção de diploma, o aluno deverá realizar 200 horas de prática profissional na área do curso.

Sobre o Vestibulinho

Metade das vagas oferecidas são destinadas a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para esta modalidade é necessário se inscrever para as ‘vagas sociais’ e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. Também é possível solicitar a isenção de taxa de inscrição para o processo seletivo, que poderá ser concedida mediante análise de documentação descrita no edital. A solicitação deve ser feita diretamente no site da Vunesp, até o dia 10 de junho de 2020.

Serviço

Inscrições: até o dia 21 de junho de 2020

Isenção de taxa de inscrição: até às 23h59 do dia 10 de junho de 2020

Divulgação dos locais de prova: 01 de julho de 2020, a partir das 10h, no site www.vunesp.com.br

Divulgação dos resultados: 22 de julho de 2020, a partir das 10h, na portaria do Colégio Termomecanica e no site www.vunesp.com.br

Taxa de inscrição: R﹩ 40

Início das aulas: 03 de agosto de 2020 (confirmação no ato da matrícula)

Edital e inscrições: http://www.colegiotermomecanica.com.br ou http://www.vunesp.com.br

Sobre o Colégio Termomecanica (CTM)

O Colégio Termomecanica (CTM) é uma escola de ensino infantil, fundamental, médio e técnico totalmente gratuitos, localizada na região do ABCD, da Grande São Paulo. Ocupa a posição de melhor instituição de ensino privada do município de São Bernardo do Campo, de acordo com o desempenho dos seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e é a terceira melhor colocada na região.

LGPD e a Covid-19: Os riscos do adiamento da lei para os negócios brasileiros

Especialista defende que novo prazo para aplicação da lei pode trazer dificuldades para empresas que fazem negócios com companhias de outros países e favorecer as que não estão cuidando dos dados de clientes

O Senado aprovou o projeto de Lei 1.179/20, que sugeriu o adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) por conta dos avanços da Covid-19, cancelando a aplicação das multas e demais sanções administrativas. O novo prazo de vigência ocorre no dia 3 de maio de 2021, com aplicação de sanções a partir de agosto de 2021 – um ano após o plano inicialmente aprovado pelo Governo Federal. 

Contudo, essa PL segue agora para nova sanção (ou veto) presidencial, após a sessão remota ocorrida em 19/05/2020, onde o Senado rejeitou o projeto de Lei 1.179/20. Pode-se dizer que atualmente está em vigor a MP 959/2020 que prevê o adiamento da LGPD para 03/05/2021, mas depende de aprovação do Congresso Nacional para conversão em lei e pode sofrer alterações até eventual aprovação.

Esse adiamento certamente foi muito comemorado por empresas que não tinham feito qualquer adaptação à LGPD e fariam em cima da hora. Porém, acredito que ao postergar a vigência estamos retrocedendo em todos os âmbitos, seja no tocante a área de TI, saúde, economia e educação. Prorrogar a Lei significa deixar para depois uma obrigação das empresas entenderem que os dados pessoais de seus bancos de dados, na verdade, não podem ser compartilhados a terceiros sem consentimento.  

Trazendo ainda mais para o âmbito do mercado de segurança da informação, atualmente há uma intensificação nos fluxos de dados pessoais com o trabalho remoto. Muitos colaboradores estão trabalhando sem as proteções de segurança necessárias, como antivírus e firewall, o que facilita a invasão nos sistemas, o aumento das fraudes eletrônicas, e consequentemente, o vazamento de dados sensíveis das empresas e pessoais.
 

Entre os principais argumentos utilizados para o adiamento foi o fato de que as empresas não teriam orçamento para iniciar ou continuar a adaptação a Lei devido a pandemia. No entanto, como a proliferação do coronavírus ainda está acontecendo sem qualquer perspectiva concreta de queda, é difícil imaginar que os orçamentos retomem a sua integralidade entre agosto de 2020 e maio de 2021. Além disso, as empresas realmente preocupadas em se adequar – mesmo que menos da metade delas – já investiram todos os esforços e valores nesse processo e já estão praticamente 100% preparadas para o novo formato de trabalho.

Com a decisão, o Brasil continuará com um baixo nível de proteção de dados em comparação ao padrão internacional. Isso significa que as empresas nacionais terão mais dificuldades em manter e desenvolver relacionamento com fornecedores de outros países em meio a pandemia, além de diminuir o nível de competitividade e credibilidade dos negócios com companhias internacionais.

A partir de agora, a expectativa é de que esse período de prorrogação da vigência da LGPD traga a possibilidade para que as empresas que ainda engatinhavam no processo de adequação busquem por soluções visando se adequar o mais rápido possível à norma. Já as companhias que estavam mais avançadas na jornada devem persistir nos seus projetos com ainda mais empenho, analisando as melhores práticas e ferramentas disponibilizadas pelo mercado. No final, o objetivo é fazer com que a privacidade de dados seja encarada com a importância e seriedade que o tema exige.

Por Carla Prado Manso, DPO e Advogada da Compugraf

Dica PortalJE – Curso online sobre a LGPD CLIQUE QUI E SAIBA COMO PROCEDER

Campanha do Sebrae ajuda microempreendedores a se reinventarem na crise

Mobilização “MEI. Reinvente. Repense. Recrie” oferece consultorias, conteúdos e materiais gratuitos

A recém-lançada campanha “MEI. Reinvente. Repense. Recrie” já traz frutos de sucesso, com casos de microempreendedores que transformaram a forma de gerar renda usando informações disponibilizadas pelo Sebrae. A página lançada com conteúdo específico para os MEI acumula 250 mil acessos em todo o país, desde seu lançamento, no dia 18 de maio.

Os microempreendedores individuais podem conferir diversos cursos on-line gratuitos, lives, palestras, oficinas, consultorias especializadas, divulgação de cases de sucesso na crise, textos, cartilhas e e-books com dicas de temas voltados para mercado, finanças e legislação, crédito, marketing e vendas e materiais para segmentos específicos. Por meio do portal é possível receber notificações sobre novidades por meio do WhatsApp e acessar os principais canais de contato do Sebrae em cada estado para tirar dúvidas, receber orientações e realizar consultorias especializadas. A página pode ser acessada no link.

Diversos paranaenses têm aproveitado a campanha do MEI para se capacitar e profissionalizar o negócio ou até mesmo para mudar completamente a sua área de atuação e atender a uma nova oportunidade no mercado.

Esse é o caso do microempreendedor individual Reginaldo Aparecido Leme, de Londrina. Ele teve que interromper, no dia 15 de março, suas corridas como motorista de aplicativo e em pequenas excursões para atrativos turísticos da região, como parques aquáticos e santuários. Com o novo cenário ele decidiu se lançar em um novo empreendimento e vender verduras.

Leme delimitou uma área para realizar as entregas, devolveu o carro locado que utilizava em suas viagens e decidiu financiar um veículo utilitário para trabalhar no novo negócio. “Antes de começar, eu liguei para o Sebrae para validar a ideia e fui incentivado a seguir em frente”, conta. Além da Ceasa, buscou bons fornecedores de hortaliças, frutas e legumes locais para oferecer uma maior variedade de produtos aos clientes. “Hoje, com a demanda crescente, distribuo os alimentos no período da manhã e da tarde e vendo para lanchonetes e restaurantes”, afirma.

O empresário divulgou o negócio no tradicional “boca a boca” e, contente com os resultados, já planeja criar uma linha fixa de produtos e um sistema de delivery para fidelizar a clientela. Para expandir seus negócios, ele diz que voltará ao Sebrae para buscar consultorias que o ajudem a analisar os custos e a precificação do serviço. “Quero fazer tudo com os pés no chão. Tenho a preocupação em fazer bem feito. Trato o alimento com muito amor e carinho”, pondera, ressaltando que pretende manter o novo negócio com as excursões após o fim da pandemia.

Já no litoral do estado, mais especificamente na Ilha do Mel, Maria Cristina Scheidt é a dona de uma pousada que paralisou os serviços há mais de 60 dias e que tem procurado transformar sua atuação para amenizar os efeitos da crise. Para manter a proximidade com os clientes, decidiu criar páginas nas redes sociais com informações sobre seu negócio. Ela avalia que a iniciativa pode ajudar a conseguir novos clientes.

“Trabalho nesse ramo há 30 anos, nunca vivi uma crise como essa. Nunca tivemos que fechar a pousada por tanto tempo. Mas há males que vem para o bem. Eu cresci com isso, iniciei nossa atuação nas redes sociais e espero que ajude na divulgação da nossa pousada”, afirma Maria Cristina.

A microempresária revela que é uma espectadora cativa das lives com convidados oferecidas pelo Sebrae, além de já ter feito cursos e consultorias. Ela afirma que pretende utilizar o conhecimento adquirido para impulsionar seus negócios ao final da pandemia.

“O Sebrae sempre foi nosso parceiro. Agora que estamos sem funcionar, isso ficou ainda mais claro. Sempre que posso assisto as transmissões ao vivo. Fiz um curso de gestão financeira, já realizei consultorias e agora quero pegar dicas de como atuar nas redes sociais para chamar atenção dos clientes para a nossa ilha. Espero que a situação seja normalizada logo e possamos voltar a receber as pessoas”, declara.

Para a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, os empresários devem entender que o mercado e a forma de consumir produtos e serviços mudou. Segundo ela, é importante que o empreendedor conheça as novas oportunidades que estão surgindo e atenda a essas demandas.

“É muito importante que eu olhe para o que eu faço, entenda o que o cliente precisa e utilize a criatividade para pensar em novas possibilidades. Além disso, esse é o momento de pensar na adaptação dos serviços para oferecer mais segurança para o cliente e comunicar isso de forma clara. E dentro desse cenário, para que o empresário possa inovar, é preciso que ele se capacite e consuma conteúdos de qualidade para seus negócios”, destaca ela.