Contratação de estagiários e aprendizes durante a pandemia – CIEE

Assinatura eletrônica de contratos e processo seletivo online reduz tempo e gasto de PMEs

Enquanto os empreendedores buscam se reinventar durante a pandemia causada pela Covid-19, jovens e adolescentes almejam uma oportunidade no mundo do trabalho. Atento ao cenário, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE otimizou processos internos, estabeleceu a assinatura eletrônica de contratos e estabeleceu processos seletivos online. De acordo com a instituição, essas mudanças representam até 60% da redução de tempo de preenchimento de vagas e evitam deslocamentos de candidatos durante o período de pandemia. 

Ainda com o intuito de promover a contratação de jovens e adolescentes – faixa etária que mais sofre com a falta de oportunidades – a instituição filantrópica lançou a campanha “Traga sua Vaga para o CIEE”. A iniciativa desenha soluções para PMEs de acordo com o tamanho e necessidade de cada empreendedor https://portal.ciee.org.br/empresas/traga-sua-vaga-para-o-ciee.

Segundo Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE, a entidade usa sua expertise para equalizar a balança entre busca por oportunidade e oxigenação das equipes. “Neste cenário difícil, estamos auxiliando a adaptação dos empreendedores ao novo normal, e, ao mesmo tempo, capacitando e inserindo jovens no mundo do trabalho.” conta.

Coppola ainda reforça que as contratações via CIEE também são revertidas em ações sociais da instituição, como os Espaços de Cidadania e Oficinas de Cri@tividade. Iniciativas que, em parceria com a rede socioassistencial dos municípios, atendem jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. “Cada vaga preenchida tem impacto na vida não só do candidato que foi contratado, mas também de milhares de jovens assistidos pelos programas do CIEE”, explica.

CIEE 57 anos – Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 57 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.