Na hora de comprar um veículo, a maioria das pessoas avalia o estilo, o conforto e a dirigibilidade no trânsito urbano, além do preço, que costuma ser decisivo. Mas, depois do “encanto inicial”, muitas vezes descobrem os problemas. O modelo pode ser fraco, com pouca potência do motor, só funcionar bem em alta rotação ou gastar muito.
Para escapar desses problemas, é interessante conhecer um pouco mais sobre os conceitos de potência e torque, além de saber como avaliar a eficiência de um motor a partir da sua capacidade volumétrica, que é a popular “cilindrada ou litragem”. Gostou do assunto? Siga em frente, você vai curtir!
Desvende as fichas técnicas
Apesar das fábricas sempre destacarem a potência, o torque é muito importante. De uma forma bem simples, podemos dizer que é a “força” do motor. Imagine empurrar o seu carro numa subida. Precisaria de várias pessoas para ajudar, não é mesmo? É por isso que um veículo deve ter bastante torque.
Já a potência é a capacidade do motor de realizar uma quantidade de trabalho num certo tempo. Complicou? A gente simplifica! Se pegarmos um motor atual com 20 kgf.m de torque e multiplicarmos pelo limite da sua rotação útil, que é 5.500 rpm, teremos 110 kW de potência máxima, ou cerca de 150 cv.
Como as fábricas costumam usar várias medidas, é importante conhecer as principais:
- Cavalo-vapor (cv): é a unidade padrão para a potência, equivale a 0,73 kW;
- Horse-power (hp): costuma ser usado como sinônimo, mas equivale a 1,01 cv;
- Quilowatt (kW): atualmente está muito em uso, é igual a 1,36 cv ou 1,34 hp;
- Quilograma-força metro (kgf.m): é o mais usado para o torque, equivale a 9,8 N.m;
- Newton metro (N.m): muitas marcas estão adotando, para deixar o torque “maior”;
- Rotações por minuto (rpm): sempre acompanha os valores de potência e torque;
- Centímetro cúbico (cm3 ou cc): é a medida básica de volume, equivale a 0,001 litro.
Fique atento com a rotação
Se você usa o veículo como uma ferramenta de trabalho ou um meio de transporte, confira sempre as rotações por minuto indicadas junto com os dados de potência e torque. Prefira os modelos com os menores números de rpm. São melhores de dirigir, mais econômicos e silenciosos nas viagens.
Mas, ao contrário, se você deseja realizar aquele sonho de ter um esportivo, que dê prazer ao dirigir, o motor “fale alto” e o câmbio preciso seja um convite para esticar as marchas até a faixa vermelha, o que deve importar é o valor da potência máxima, nem que tenha que ir além das 7.000 rpm!
Preste atenção na eficiência
Como você sabe, todo motor tem uma quantidade de cilindros. Dentro deles cabe um volume de ar e combustível, que depois explode e gera o movimento. Então, é certo que o número e o tamanho dos cilindros influem nos valores de potência e torque. Mas a tecnologia aplicada faz muita diferença.
Para dar alguns exemplos reais, veja os dados desses modelos antigos:
- Fiat Uno Mille: 994 cc, 48 cv a 5.700 rpm e 7,4 kgf.m a 3.000 rpm (potência específica de 48 cv/litro);
- Volkswagen Fusca: 1.584 cc, 58 cv a 4.300 rpm e 12 kgf.m a 2.800 rpm (potência específica de 36 cv/litro);
- Chevrolet Monza: 1.988 cc, 110 cv a 5.600 rpm e 17,3 kgf.m a 3.000 rpm (potência específica de 55 cv/litro);
- Ford Landau: 4.950 cc, 199 cv a 4.600 rpm e 39,8 kgf.m a 2.400 rpm (potência específica de 40 cv/litro).
Agora, compare os valores com propulsores atuais de tamanho parecido:
- Volkswagen Polo: 999 cc, 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgf.m a 2.000 rpm (potência específica de 128 cv/litro);
- Caoa Chery Tiggo 8: 1.598 cc, 187 cv a 5.500 rpm e 28 kgf.m a 2.000 rpm (potência específica de 117 cv/litro);
- Audi Q5: 1.984 cc, 252 cv a 6.000 rpm e 37,7 kgf.m a 4.500 rpm (potência específica de 127 cv/litro);
- Range Rover Sport SVR: 4.999 cc, 575 cv a 6.000 rpm e 71,4 kgf.m a 3.500 rpm (potência específica de 115 cv/litro).
Como você notou, alguns motores modernos geram quase três vezes mais potência e torque com a mesma “cilindrada”. Além disso, são mais leves, duráveis e econômicos! Para chegar nesse nível de eficiência, usam materiais e processos melhores, tem turbo ou compressor, injeção direta e muita eletrônica.
Analise a fundo e compre bem
Agora que você conhece um pouco mais sobre os dados de potência e torque, na próxima compra de um veículo, vale a pena investir um tempo para estudar as fichas técnicas e comparar as vantagens de cada versão. Ao tomar uma decisão mais racional, a possibilidade de errar é muito menor.
Fonte: https://blog.nakata.com.br/