Como a exposição afeta o comportamento humano?
Camila Pitanga revela que fotos suas foram usadas indevidamente em revista masculina. Mesmo após já ter feito trabalhos similares, a atriz negou participar dessa vez, e planeja entrar na justiça para receber justiça no caso.
“O comportamento humano pode parecer extremamente imprevisível ou inesperado, principalmente quando não somos próximos de alguém para ter parâmetros sobre como esse indivíduo age”, comenta Leandro Cunha, especialista em inteligência emocional.
Ao estudar mais a fundo a inteligência emocional, é possível perceber os padrões ou explicar as razões pelas quais agimos de maneira diferente em algumas situações, ou até por que escolhemos algo diferente do que foi determinado previamente em uma ocasião similar.
“Pode parecer estranho para algumas pessoas que a atriz tenha negado e queira receber indenização da revista, mas a decisão de fazer um trabalho assim é muito pessoal”, explica o especialista. “Depende muito da situação emocional da pessoa, mas quais acha que são as consequências e como será afetado por elas”.
Se há um novo relacionamento, um momento delicado para a família ou qualquer situação que possa ser abalada por causa de um novo emprego, qualquer que seja, é comum que a pessoa o evite.
Ser exposto é algo desagradável para qualquer um, em pequena ou grande escala, quando não é essa a sua vontade. Já ter se exposto de forma similar anteriormente não interfere no sentimento de exposição.
É difícil sair de nossa área de conforto, e mais ainda, ser tirado dela sem escolher isso. “Não há nada mais justo que a atriz busque por seus direitos, independente do motivo pelo qual não aceitou”, finaliza Leandro.
Leandro Cunha