Ambulatório de oncologia pediátrica do Hospital do Cancêr de Franca é reformado com apoio do Instituto Ronald McDonald

O novo ambulatório será inaugurado na próxima quinta-feira (05)

Projeto foi realizado a partir de recursos adquiridos com a campanha McDia Feliz

No próximo dia 5 de março, quinta-feira, a diretoria do Grupo Santa Casa de Franca representada pelo presidente Tony Graciano juntamente com o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, irão inaugurar o projeto de revitalização da Ala de Quimioterapia Infantojuvenil do hospital. O investimento na readequação do espaço – no valor de R$32.181,77 – foi arrecadado por meio da campanha McDia Feliz, em 2018.

“Temos muito orgulho e satisfação da nossa parceria com o Hospital do Câncer de Franca. O hospital trabalha para que as crianças e adolescentes da região tenham a oportunidade de serem tratadas com qualidade, em um ambiente acolhedor e humanizado. Queremos proporcionar aos pacientes atendidos conforto e bem-estar, assegurando a tranquilidade durante o tratamento em quimioterapia, estimulando as crianças e jovens a aderirem ao processo, com respostas e resultados clínicos mais positivos”, celebra Francisco Neves, Superintendente do Instituto Ronald McDonald.

De acordo com dados divulgados pelo Inca em 2020, estima-se que são 2.110 novos casos de câncer em crianças e adolescentes, em São Paulo, por ano. Dessa estimativa, o Hospital do Câncer de Franca, referência no tratamento oncológico, já atendeu 15 crianças com câncer apenas os primeiros meses de 2020. Pensando nisso, o Instituto Ronald McDonald, que atua há mais de 20 anos nas necessidades antes, durante e depois do tratamento de crianças e adolescentes com câncer; investiu no projeto de reforma e ampliação do ambulatório de oncologia pediátrica, com o objetivo de contribuir com a melhoria no padrão de qualidade e eficiência da instituição.

O projeto tem como objetivo disponibilizar um ambiente saudável, alegre e descontraído, no qual as crianças e adolescentes em tratamento possam se sentir confortáveis, quebrando o estigma de ambiente hospitalar. Com a aquisição de 8 poltronas para quimioterapia, mobiliário hospitalar (mesa para refeição, mesa auxiliar, escada, carrinho para curativo, suporte de soro, maca para transporte), televisão, itens decorativos e mão de obra especializada, o espaço foi projetado para melhorar o conforto das crianças e oferecer um tratamento acolhedor e humanizado. “Nosso principal objetivo é estimular a continuidade do tratamento das 81 crianças e adolescentes no local”, completa Francisco Neves.

Só no ano de 2019, o Instituto Ronald McDonald identificou e destinou recursos para a realização de 60 projetos em 16 estados do Brasil, em mais de 40 municípios. “Apoiados projetos que proponham a ampliação e/ou o aperfeiçoamento da capacidade instalada e da atuação de equipe multidisciplinar de serviços assistenciais formalmente habilitados pelo Ministério da Saúde (SUS) a oferecer diagnóstico e tratamento oncopediátrico. Nesta linha são apoiados projetos de construção e reforma de unidades médicas, compra de equipamentos, entre outros.”, declara Francisco Neves.

Desde sua fundação, em 8 de abril de 1999, o Instituto Ronald McDonald age nas principais necessidades no antes, durante e após o tratamento, através do desenvolvimento e da coordenação de programas como Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald. A instituição tem como missão promover a saúde e qualidade de vidas de crianças e adolescentes com câncer e seus familiares no país.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) atua há 20 anos para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil e aumentar as chances de cura da doença aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacita profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infanto-juvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.