Atividades são adaptadas para realização em casa e sem equipamentos

A queda da temperatura no outono é uma desculpa dada pelas pessoas para deixarem de lado as atividades físicas nessa época do ano. Entretanto, no período em que o isolamento social já reduz o movimento do corpo, é fundamental que todos sejam incentivados a permanecer ativos. Exercícios físicos são fundamentais para auxiliar na imunidade e manter a saúde em dia.

A rede lançou a campanha “Em Casa do Seu Jeito”, durante a pandemia da covid-19, e vem oferecendo diariamente aulas em seus canais nas redes sociais, em seus apps e no site, com dicas de exercícios fáceis de serem realizados em casa, sem a necessidade de contato físico ou uso de equipamentos.

Nesta semana, o time da SELFIT Academias preparou dicas para quem nunca treinou, mas está animado para começar a se mexer durante a quarentena, sem precisar de equipamentos ou acessórios. O treino com quatro atividades, não levará mais do que 30 minutos e permitirá que o público saia revigorado.

O primeiro exercício serve para fortalecer as panturrilhas e é muito simples, apenas com a elevação da ponta dos pés. “Apoie as duas mãos na parede, de um passo para trás, esticando as pernas, e faça a flexão e extensão do tornozelo, movimentando o calcanhar para cima, ficando na ponta dos pés e voltando ao normal. Faça três séries entre 15 a 20 repetições”, explica o instrutor da SELFIT, Carlos Eduardo da Silva.

Em seguida, é a vez de trabalhar a parte de cima das pernas, além de um pouco de coordenação motora. A atividade irá trabalhar a parte posterior da coxa e os glúteos. Aqui, o instrutor pede que o aluno fique de pé, com os pés unidos, braços abertos como o Cristo Redentor e a coluna reta. “Você fará movimentos com o tronco para frente e ao mesmo tempo levantará uma das pernas para trás, quase como um avião. Lembre-se de flexionar bem o joelho da perna que ficará apoiada no chão. Faça três séries com cada perna de 10 a 12 movimentos”, ensina.

Na terceira etapa, um pouco de exercício aeróbio com uma corrida estacionária. O aluno irá simular os movimentos de uma corrida, porém sem sair do lugar. É uma atividade ótima para quem quer perder peso. A recomendação é que sejam feitas três séries de um minuto cada.

Finalize o treino com o abdominal. Exercício que fortalece a musculatura da lombar e do abdômen. Comece com três séries de 15 movimentos, conforme o tempo é possível aumentar a série e a quantidade de vezes que fará a movimentação.

“O abdominal todos conhecem. Mas para não ficar dúvida, deite-se com a barriga para cima, estique as pernas para o alto, apontando o calcanhar para cima. Faça um pêndulo com as pernas de forma sutil, sem tirar a lombar do chão. Conforme for ganhando resistência, aumente o balanceamento do pêndulo, respeitando a estabilidade da coluna”, completa Carlos Eduardo.


As ferramentas digitais da rede são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população, não apenas por alunos. A SELFIT conta ainda com outros dois aplicativos exclusivos para alunos da rede, um para orientação nutricional (App Self Sem Culpa) e outro para treinos, o App SELFIT.  

Se precisar de consertos em bicicletas ergométricas chame a Fitness Sul clique aqui