Aumento de juros é uma decisão equivocada, avalia CNI

Apesar da pressão inflacionária de curto prazo ter sido mais forte e persistente do que o esperado, essa situação é temporária. A indústria apresentou queda de 3,4% nos meses de fevereiro e março

Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera equivocada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central do Brasil, por um novo aumento na taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual.

Nos primeiros meses do ano, a atividade econômica, que vinha mostrando uma gradativa recuperação, sofreu novo impacto negativo em razão da segunda onda do covid-19 e da necessidade de novas medidas de distanciamento social. Entre fevereiro e março, por exemplo, a indústria apresentou queda de 3,4%.

“O setor produtivo ainda sofre com os efeitos negativos ocasionados pela pandemia. Nesse momento, as medidas deveriam ser para estimular o crédito para consumidores e para empresas, no entanto, esse segundo aumento da Selic, de forma bastante expressiva, aumenta o custo do financiamento e não contribui para a retomada da economia”, avalia o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.   

A CNI entende que o Banco Central mantém o diagnóstico de que, apesar da pressão inflacionária de curto prazo ter se revelado mais forte e persistente do que o esperado, os choques atuais são temporários. No Relatório Trimestral de Inflação de março, a instituição estima quedas adicionais nas projeções do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para 2021 e 2022, em um cenário de agravamento da crise sanitária. 

Governo adianta 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS

Primeira parcela será paga junto aos benefícios do mês de maio

Foi publicada nesta quarta-feira (5/5), no Diário Oficial da União (DOU), o Decreto nº 10.695, que antecipa o pagamento do abono anual devido aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o secretário de Previdência, Narlon Nogueira, “a medida é muito relevante pois permite injetar na economia cerca de R$ 52,7 bilhões, favorecendo o processo de recuperação econômica, e, ao mesmo tempo, antecipar a renda aos beneficiários da Previdência Social neste momento de enfrentamento da pandemia”. A medida não tem impacto orçamentário, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano.

O pagamento ocorrerá em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do benefício devido no mês de maio de 2021, será paga juntamente com os benefícios dessa competência – de 25 de maio a 8 de junho. A segunda parcela será paga junto com os benefícios da competência do mês de junho de 2021 – de 24 de junho a 7 de julho. Em geral, o pagamento ocorre nas competências agosto e novembro.

Aposentados e pensionistas, em maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do que os 50%. Nesse caso, a antecipação é calculada de acordo com o tempo de duração do benefício.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os segurados que recebem benefícios assistenciais. Por isso, o número de benefícios com o 13º salário é menor do que o número total de benefícios pagos pelo INSS.

Calendário

Quem ganha até um salário-mínimo terá o pagamento liberado no período de 25 de maio a 8 de junho, de acordo com o último número do benefício, desconsiderando o dígito. Já os segurados com benefícios de valores acima do mínimo, receberão de 1º a 8 de junho. A segunda parcela do abono anual será liberada junto com a folha de junho– paga de 24 de junho a 7 de julho.

Veja o gráfico para pagamento abaixo:

BENEFÍCIOS ATÉ 1 SALÁRIO-MÍNIMO
FINAL DO BENEFÍCIO1ª PARCELA2ª PARCELA
125/0524/06
226/0525/06
327/0528/06
428/0529/06
531/0530/06
601/0601/07
702/0602/07
804/0605/07
907/0606/07
008/0607/07
BENEFÍCIOS ACIMA DE 1 SALÁRIO-MÍNIMO
FINAL DO BENEFÍCIO1ª PARCELA2ª PARCELA
1 e 601/0601/07
2 e 702/0602/07
3 e 804/0605/07
4 e 907/0606/07
5 e 008/0607/07

Aposentadoria da pessoa com deficiência: benefícios e requisitos

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – de 2010, quase 24% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Nesse sentido, tendo em vista a relevância do assunto, no dia 08 de maio de 2013, por meio da Lei Complementar 142, entrou em vigor o benefício de Aposentadoria da pessoa com deficiência.

A partir de então, tornou-se possível que o segurado que comprovasse deficiência pudesse se aposentar por idade ou por tempo de contribuição antes do prazo outrora estipulado em lei para tais modalidades de aposentadoria. Para fazer jus aos benefícios da aposentadoria destinada à pessoa com deficiência, deverá o segurado ser avaliado por um médico perito que analisará o grau de deficiência, no caso da aposentadoria por tempo de contribuição, e a data em que a limitação começou a se manifestar.

Assim, quanto maior a gravidade da deficiência, menor a contribuição que o segurado deve verter para o sistema previdenciário. Na aposentadoria por idade, basta comprovar, além da carência de 180 contribuições, exigidas para as duas espécies de benefício, os 15 anos como pessoa com deficiência. 

Frisa-se que a análise a respeito da deficiência é respaldada no conceito trazido pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que foi internalizada por meio da lei complementar 142 de 2013, que conceitua deficiência, em seu artigo 2º, da seguinte forma: “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Observa-se, assim, que a referida lei analisa a deficiência por meio de uma intersecção entre as condições fisiológicas apresentadas pelo indivíduo, em conjunto com meio ambiente, tendo em vista a incapacidade de a sociedade ajustar-se à diversidade.

Sob tal conceituação, a deficiência não seria entendida como algo inerente à pessoa, mas como decorrência da influência cultural, que obstrui a participação plena e efetiva da pessoa com deficiência na sociedade e em igualdade de condições com as demais pessoas. Sob tal consideração, junto à perícia médica, haverá também uma análise social por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos e assistentes sociais, que examinará a interação social da pessoa em sociedade. 

Para tanto, o segurado será avaliado tanto pela perícia médica que considerará os aspectos funcionais físicos da deficiência, tais como impedimentos nas funções e estruturas do corpo, quanto pela avaliação social, que considerará as atividades desempenhadas pela pessoa no ambiente de trabalho, na casa e no convívio social que, conjuntamente, avaliarão as limitações do desempenho de tais atividades e como isso restringe a participação do indivíduo em sociedade. 

Um privilégio dessa modalidade de aposentadoria é o fato de que o fator previdenciário – baseado no tempo de contribuição, idade do trabalhador e expectativa de vida do brasileiro, que costuma diminuir a renda da aposentadoria do segurado que requerer o benefício “precocemente” – só é aplicável caso ofereça vantagem na renda do benefício. O referido benefício visa compensar as dificuldades apresentadas por essas pessoas na sociedade, configurando-se como instrumento de ajustes de prejuízos, por isso a possibilidade de se aposentar mais cedo. 

Investir em franquia é um bom negócio

Áreas de alimentação e marketing digital permanecem em crescimento

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias faturou R$ 168 bilhões entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020 – 12 meses. E neste momento, mesmo durante a pandemia elas ainda são uma boa aposta. O investimento em franquias sempre foi vantajoso pois é possível iniciar o negócio com todo o apoio de treinamentos e força da marca, além de todo o conhecimento que pode ser compartilhado para assegurar o sucesso.

“Nesse momento de pandemia a franquia ainda é uma ótima opção, mas precisa ser selecionada com cautela. É necessário ver o mercado nesse momento de crise, por exemplo, se for algo essencial, como alimentação se puder trabalhar com entregas a domicilio; franquias de produtos farmacêuticos e outras necessidades; franquia de marketing digital, pois hoje é o momento para entrar nessa meio e todas as empresas estão se movendo para o digital e muitas não sabem como”, explica Caio Cunha, presidente da WSI Master Brasil, maior empresa de franquias de marketing digital do mundo. 

De acordo com Vicente Di Cunto, co-fundador da rede de franquias de massas artesanais Pastifício Primo, as lojas não tiveram impacto em termos de faturamento significativo, principalmente durante as fases de fechamento. “Nesse último final de semana em que foi decretado fase vermelha no Estado de São Paulo, por exemplo, faturamos mais de 10% acima em comparação aos anteriores. Até o final da pandemia, cerca de 50% dos restaurantes vão fechar as portas, então quando a demanda voltar, quem estiver presente, com qualidade e preço, vai ter um mercado muito mais promissor pra crescer e expandir”, afirma.

“A franquia é um investimento em um negocio já testado e aprovado no mercado. Afinal, quando uma empresa se torna franquia, é porque ela já tem uma certa presença e aceitação dos consumidores. A vantagem de se atuar assim é que o investimento em publicidade é centralizado pela franqueadora, maximizando o conhecimento da marca, não obstante o franqueado tenha a responsabilidade jurídica pelos atos da sua franquia”, esclarece o advogado, especialista em Política Econômica Internacional e Negociação de Contratos, Inovação e Internacionalização de Empresas, Emanuel Pessoa. 

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Parceria do Governo Federal com Banco do Brasil e Sebrae levará internet para mil municípios

Ação é parte do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações para democratizar o acesso à banda larga no país.

Uma parceria vai unir o Governo Federal, o Banco do Brasil e o Sebrae para levar internet a mil municípios. A conexão de mais brasileiros é resultado de um protocolo de intenções assinado pelas instituições com o Ministério das Comunicações (MCom) na quarta-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do titular do MCom, Fábio Faria, do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, e do presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Os novos pontos serão implementados por meio do programa Wi-Fi Brasil do MCom. Com mais de 13 mil pontos de internet via satélite já instalados, a iniciativa leva banda larga gratuita e de alta velocidade a mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o país.

Segundo o secretário de telecomunicações substituto, José Afonso Cosmo Júnior, o programa Wi-Fi Brasil é a forma mais imediata de levar conexão à internet a comunidades não atendidas com essa tecnologia. Conectar os brasileiros é um dos objetivos primordiais do MCom, pois isso faz muita diferença na vida das pessoas, na forma com que se relacionam, fazem negócios, se educam ou se divertem.

Por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), operado pela Telebras, é possível conectar comunidades em todo o território nacional. A novidade fica por conta do novo marco que regulamenta o programa Wi-Fi Brasil, consolidado com a publicação da Portaria MCom nº 2.460, no último dia 26 de abril, que permite o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas para a instalação de novos pontos de conexão de internet via satélite, de qualidade, para populações em estado de vulnerabilidade social.

Nesse contexto, Banco do Brasil e Sebrae serão os primeiros parceiros do MCom para expansão do programa Wi-Fi Brasil.

O Banco do Brasil levará conectividade, democratizando o acesso à internet a 500 municípios, especialmente em praças públicas e centros urbanos. O piloto já começou em 55 cidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

“A partir da inclusão digital, fomentaremos a inclusão financeira, com real poder transformador na vida das pessoas dessas cidades, ao oferecer um banco na palma da mão”, diz Fausto Ribeiro, presidente do BB. De acordo com o gestor, o “Valoriza Wi-Fi” amplia o relacionamento e a experiência dos clientes, com o apoio de correspondentes bancários que serão pontos de internet ilimitada, gratuita e de alta velocidade. “O acesso aos benefícios digitais ajuda na modernização do município, fomenta a educação, impulsiona o empreendedorismo e a economia local, e ainda fortalece o papel do BB no apoio ao desenvolvimento regional”, considera.

O foco do Sebrae será a implantação da tecnologia em outras 500 cidades, principalmente nas escolas que ainda não possuem internet banda larga. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que o projeto vai fortalecer o ambiente de negócios nesses municípios, além de viabilizar o acesso aos diversos conteúdos sobre educação empreendedora produzidos pela instituição.

“A participação do Sebrae nessa iniciativa revela nosso compromisso com o desenvolvimento da Cultura Empreendedora no país. Sabemos que através da conectividade com a internet, a vida das pessoas de forma geral é beneficiada. Facilitaremos a comunicação nos municípios, gerando um ambiente mais propício para o crescimento dos pequenos negócios e estimulando a educação empreendedora nas escolas para milhares de crianças e jovens”, afirma.

O Wi-Fi Brasil já atende mais de 9.700 escolas, mais de 600 unidades de saúde e 500 comunidades indígenas. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a localidades do país com nenhuma ou pouca conexão.

1ª pesquisa pra governador do RJ coloca Paes na liderança colado com Garotinho

A primeira pesquisa de intenção de votos para o governo do estado do Rio de Janeiro em 2021 põe (DEM) na liderança, seguido de Anthony Garotinho (sem partido) e Marcelo Freixo (PSOL). Realizada pelo Instituto Prefab Future (empresa LabPop Group), que estreou nas eleições em 2020 com sondagens qualitativas e quantitativas em todo o estado, a pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 50 cidades, tem 95% de intervalo de confiança e 2% de margem de erro. As entrevistas foram feitas de 24 de abril a 3 de maio em formato híbrido – em algumas cidades com lockdown ou medidas restritivas mais severas, as coletas aconteceram por telefone. Na maioria delas, em campo.

Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados ao eleitor, Eduardo Paes lidera com 16,1%, seguido de Anthony Garotinho (12,6%) e Marcelo Freixo (10,1%). O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (2,2%) e o ex-prefeito de Maricá Washington Quaquá (1,6%) vêm em seguida. O governador Cláudio Castro fecha o segundo bloco em sexto lugar, com 1,5%.

Como é provável que tanto Eduardo Paes quanto Garotinho não sejam candidatos a governador – Garotinho deve concorrer a deputado federal e Paes provavelmente seguirá prefeito do Rio – a liderança da pesquisa, em cenário mais cristalizado, terá um portão aberto a um novo nome. Incluindo aí o próprio governador Claudio Castro, que tem a máquina administrativa na mão”, analisa o consultor de marketing político Mario Marques, diretor da Prefab Future Pesquisas, autor do livro “Voto do futuro – o novo marketing político e as lições pós-Bolsonaro” e de “Pesquisas qualitativas – pega a direção”, este com o cientista político João Nonato.

A Prefab decidiu pôr também na cartela de candidatos alguns prefeitos reeleitos que tiveram mais de 80% dos votos nas últimas eleições. Entre os destaques, oriundos da Baixada Fluminense, o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda (0,4%), um pouco à frente dos prefeitos de Belford Roxo, Waguinho (0,3%), e do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (0,3%) – este também pode se apresentar como candidato ao senado. Da pequena Miguel Pereira (centro-sul), o prefeito André Português também pontuou, com 0,2%, seguido do prefeito de Resende (sudoeste), Diogo Balieiro Diniz (0,1%). Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, e o deputado federal Paulo Ganime (NOVO) não pontuaram.

Quisemos apresentar ao eleitor alguns nomes que foram muito bem votados nas últimas eleições municipais para oxigenar as possibilidades e os números mostram que alguns são líderes de destaque regionais, com influência em municípios vizinhos, e que podem entrar na disputa, tendo como cartão de visita a aprovação alta em seus municípios. Isso remete, historicamente, por exemplo, à ascensão de Garotinho no passado recente, que foi de prefeito de Campos a governador do Rio”, analisa Mario Marques.

Veja os números na tabela abaixo.

ESTIMULADA

Dos candidatos abaixo a governador do estado do Rio de Janeiro, em quem você votaria se as eleições fossem hoje?

  1. Eduardo Paes (DEM) – 16,1%
  2. Anthony Garotinho (Sem partido) – 12,6%
  3. Marcelo Freixo (PSOL) – 10,1%
  4. Rodrigo Neves (PDT) – 2,2%
  5. Washington Quaquá (PT) – 1,6%
  6. Cláudio Castro (PSC) – 1,5%
  7. Jorge Miranda (PL) – 0,4%
  8. Waguinho (MDB) – 0,3%
  9. Washington Reis (MDB) – 0,3%
  10. André Português (PSC) – 0,2%
  11. Diogo Balieiro Diniz (DEM) – 0,1%

Felipe Santa Cruz (Sem Partido) e Paulo Ganime (Novo) não pontuaram
Brancos e Nulos – 32%
Não sabe/Não opinou – 22,6%

A Prefab Future também avaliou a gestão dos governos Claudio Castro e Bolsonaro e também de suas atuações na pandemia. Veja os números.

AVALIAÇÃO GOVERNO CLÁUDIO CASTRO

Como você avalia a gestão do governo Cláudio Castro?

Ótimo/bom – 5%
Regular – 28,7%
Ruim/Péssimo – 40,3%
Não sabe – 26%

AVALIAÇÃO GOVERNO BOLSONARO

Como você avalia o governo Bolsonaro?
Ótimo/Bom – 24%
Regular – 19,4%
Ruim/Péssimo – 44%
Não sabe – 12,6%

AVALIAÇÃO GESTÃO DA PANDEMIA GOVERNO CLÁUDIO CASTRO

Como você avalia a gestão do governador Claudio Castro em relação à pandemia da Covid-19?
Ótimo/Bom – 3%
Regular – 28,5%
Ruim/Péssimo – 36%
Não sabe – 32,5

AVALIAÇÃO GESTÃO DA PANDEMIA GOVERNO BOLSONARO

Como você avalia a gestão do presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia da Covid-19?
Ótimo/Bom – 21,3%
Regular – 13%
Ruim/Péssimo – 52%
Não sabe – 13,7%

Para Mario Marques, a avaliação do presidente Jair Bolsonaro é menor do que a média nacional devido ao caos da pandemia no Rio.

Há uma percepção maior da população fluminense de que Bolsonaro é culpado pela explosão da pandemia, mas a falta do auxílio emergencial e questões econômicas também refletem em seus números mais baixos”.

Diretor de pesquisas quantitativas da Prefab Future, Henrique Serra diz que falta conhecimento ao governo Claudio Castro.

Há um desconhecimento do trabalho de Claudio Castro e falta uma marca em suas ações. Mais de um quarto dos entrevistados assumiram que não sabem opinar sobre sua gestão”, avalia Serra. “A falta de conhecimento também polui a avaliação negativa, tornando a dificuldade de percepção de ações efetivas em inação”.

Sobre a gestão da pandemia, Serra considera que a população entende que o governo do estado, institucionalmente, é responsável por supostos desvios na pasta da saúde:

De alguma forma essa mancha recente também atinge o governador, que acaba de assumir, e o coloca dentro de uma gestão mal avaliada”.

Cresce o número de imobiliárias digitais no país

O mundo vem passando por transformações em todos os sentidos. A pandemia de Covid-19 fez com que o cotidiano adquirisse um novo processo de funcionamento. Toda essa imprevisibilidade dos acontecimentos atingiu diretamente a economia de  diversos setores e acelerou um processo que já vinha ganhando força, a digitalização.

O mercado imobiliário é um dos campos que vem sentindo o impacto dessas mudanças. O mundo moderno está cada vez mais inserido em modelos de negócios digitais. Com a competitividade cada vez mais crescente, é preciso se adaptar a esses processos para garantir a disputa pelo lugar de mercado. Em todo ramo de negócio, a tecnologia deve ser encarada como uma aliada rumo ao crescimento. Seu uso melhora o desempenho, a eficácia e o ritmo de produção, refletindo nos processos internos, no aumento de clientes e na receita.

Entre os maiores problemas enfrentados por imobiliárias e inquilinos, estão as burocracias  dos contratos de aluguel e as divergências durante todo o curso da contratação. As pessoas estão em busca de meios mais simples e ágeis. As imobiliárias digitais surgiram então como uma resposta às mudanças nos hábitos de consumo do mercado imobiliário. Em contrapartida ao sistema tradicional, na imobiliária digital, o cliente pode encontrar o imóvel que melhor atende sua necessidade de forma mais livre e prática, realizar vistorias sem transtornos e ainda ficar livre de fiadores.

Com a diminuição das burocracias na contratação e a otimização do tempo, a locação digital se mostra então uma excelente saída para o aumento da agilidade de contratos fechados e da lucratividade  para locadores e inquilinos. E os corretores também saem ganhando neste modelo. A interação com o cliente é muito maior, tanto na facilidade de oferta de novas propostas, quanto na resolução de pendências dos consumidores.

Eduardo Luíz, CEO da EPAR Tecnologia e Gestão,   uma das maiores empresas de gestão de contratos imobiliários do país, comenta: “A implementação da imobiliária digital é um diferencial para a conquista de novos públicos. Ela promove uma dinâmica mais rápida e eficiente de negócios. O mercado está avançando muito rápido, a maneira de consumir os produtos e serviços também. É momento de revisar as práticas de intermediação de compra e venda de imóveis. Todo o processo ainda é bastante físico, com estruturas de atendimento presencial e que precisam ser aprimoradas no ambiente virtual. As formas de apresentação dos produtos também estão em transformação, exigindo novos recursos tecnológicos”, conclui.

Campanha solidária “Doe Sangue, Doe Vida” retorna ao Continental Shopping

Agendamento online garante distanciamento e segurança para doadores

O Continental Shopping, em parceria com o Banco de Sangue Paulista, o Rotary Clube de São Paulo – Parque Continental e Rotary Clube de São Paulo – Jaguaré e a ONG Amorsedoa, promove mais uma edição da campanha “Doe Sangue, Doe Vida”.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue, principalmente com a baixa nos estoques dos hemocentros durante esse período de pandemia.

Os moradores da região e frequentadores do empreendimento podem realizar a boa ação nos dias 13 e 14 de maio. 

Para garantir a segurança de todos, os interessados precisam agendar um horário para a doação, pelo Site www.continentalshopping.com.br . Os atendimentos acontecem a cada 30 minutos, com no máximo nove pessoas por horário, medida para evitar a aglomeração.

A coleta acontece das 9h às 15h30, no piso Boulevard e tem como meta arrecadar 100 bolsas de sangue que serão destinadas para o Banco de Sangue Paulista. Para ser um doador, o interessado deve apresentar documento oficial com foto, passar por uma breve entrevista de triagem, ter entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha acontecido até os 60 anos). Menores de idade a partir de 16 anos com termo de autorização assinado pelos pais também podem contribuir, o termo está disponível em www.bancodesanguepaulista.com.br/doacao-de-sangue

É necessário estar dentro dos requisitos abaixo:

  • O peso deve ser superior a 50 kg para homens e 55 kg para mulheres;
  • Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
  • Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias, não estar grávida, não estar amamentando,

já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;

  • Não ter tido Hepatite após os 10 anos de idade;
  • Não ter histórico de contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
  • Não ter histórico de malária ou se esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
  • Não ter realizado Endoscopia / Colonoscopia nos últimos 6 meses;
  • Não ter ou ter tido Sífilis;
  • Não ter tatuagens e/ou piercings recentes (menos de 1 ano);
  • Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Estar alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas após a última refeição;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação;
  • Não ter mais de 3 parceiros sexuais nos últimos 12 meses;
  • Não ter fumado na última hora que antecede a doação;
  • Não possuir comportamento de risco para HIV tais como: não usar preservativos em relações sexuais com parceiros novos ou ocasionais, ter mais de 3 parceiros sexuais nos últimos 12 meses ou ser usuário de drogas ilícitas.

Serviço

Campanha Doe Sangue, Doe Vida – Continental Shopping

Data: 14 e 15 de janeiro 

Horário: das 9h às 15h30

Local: Piso Boulevard 

SITE para agendamento: www.continentalshopping.com.br

Endereço: Avenida Leão Machado, 100 – Jaguaré – São Paulo – SP

Mais informações: (11) 4040-4981 – www.continentalshopping.com.br 

Mackenzie lança plataforma que integra empresas e alunos

Espaço agrega áreas de Carreiras, Mentoring e Árvore de Oportunidades. O lançamento acontece em evento on-line no dia 5 de maio (quarta-feira), com palestra sobre Mitos e Verdades sobre Carreira

Na próxima quarta-feira, dia 5 de maio, às 17h, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) lança a plataforma Mackenzie Carreiras (http://www.carreiras.mackenzie.br), um espaço para conectar alunos e empresas parceiras, com informações sobre vagas, conteúdos úteis aos estudantes e ferramentas que auxiliam na questão documental de estágios.

O projeto é idealizado em um esforço conjunto da CDD – Coordenadoria de Desenvolvimento Discente (CDD) e com o Mackenzie Soluções, e terá o pontapé inicial com transmissão da TV Mackenzie e no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KjD1ulW9wB8), com palestra do presidente da Enactus Brasil, Joana Rudiger, que falará dos Mitos e Verdades sobre Carreira.

De acordo com Rafael Fonseca Santos, coordenador da CDD, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) da UPM, o objetivo da plataforma é fomentar e ajudar os alunos nos projetos de carreira e de vida, centralizando os esforços das unidades acadêmicas da Universidade em seus diversos campi em uma só ferramenta, além de oferecer um espaço às empresas conveniadas ao Mackenzie, que atualmente contabilizam cerca de 15 mil.

O projeto conta com três frentes de atuação, a Gestão dos Estágios, junto às empresas parceiras/conveniadas, garante uma área específica no site para divulgar vagas só para mackenzistas ou de forma geral. Além disso, toda a burocracia e documentação de estágio será feita de forma automatizada pelo Mackenzie Carreiras, facilitando os processos entre as partes – Universidade, empresa, aluno e agente de integração, como CIEE, NUBE, etc., quando houver.

Já a Árvore de Oportunidades oferece aos alunos conteúdos sobre o mundo profissional, como dicas de que forma montar seu currículo; como se comportar em uma entrevista de emprego; planejamento de carreira; informações sobre Iniciação Científica, Monitoria dentro da própria UPM e outros. “Os conteúdos da Árvore estão sempre crescendo, como galhos se ramificando, e estarão disponíveis aos estudantes para acessarem quando quiserem”, completa Santos.

A terceira frente abarca o Mentoring e terá início no segundo semestre de 2021. A mentoria será feita ao aluno por um professor com vasta experiência de mercado. O docente acompanhará um grupo de dez alunos ao longo de um semestre, com horários de atendimento e atividades específicas voltadas ao desenvolvimento da carreira. “Começaremos com grupos pequenos, que vão passar por processo seletivo para esta etapa e, aos poucos, ampliaremos a base com essa importante ferramenta aos estudantes”, adiciona o coordenador da CDD.

Segundo ele, a plataforma reúne esforços de diferentes áreas. Além da CDD, a área de Alumni da UPM também atuará futuramente no projeto e o Mackenzie Soluções, área de negócios do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), também colabora no intermédio com as empresas parceiras.

Outra contribuição importante vem dos docentes que são Tutores de Desenvolvimento de Carreira e atuam dentro das unidades acadêmicas da UPM. “Eles são o braço direito; vão auxiliar o aluno no desenvolvimento da carreira, acompanhando os estudantes, realizando eventos, orientando, etc. Para que a área de estágio não seja administrativa apenas, mas sim pensante. Para que o estágio seja, cada vez mais, parte do desenvolvimento do aluno”, explica Santos.

A plataforma Mackenzie Carreiras será sempre atualizada, de forma a garantir uma experiência positiva aos alunos, desburocratizando processos, facilitando os recrutamentos e garantindo o protagonismo do aluno quando se trata de sua própria carreira. “A ideia é melhorar a empregabilidade e o preparo do aluno para o mercado de trabalho. Além disso, vagas de estágio que hoje são pulverizadas passam a estar congregadas na plataforma, facilitando as buscas e o oferecimento de oportunidades”, finaliza.

Serviço
Lançamento do Mackenzie Carreiras com palestra de Joana Rudiger sobre Mitos e Verdades sobre Carreira
Data: 05 de maio
Horário: às 17h
Transmissão: YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KjD1ulW9wB8) da TV Mackenzie
Site do Mackenzie Carreiras: www.carreiras.mackenzie.br

10 orientações para negociar dívidas em tempos de pandemia

A pandemia impactou as movimentações financeiras da maior parte das empresas, teve reflexo na economia em geral e fez com que muitos consumidores se endividarem ou não tenham como liquidar as dívidas já existentes.

Com isso, o percentual de famílias endividadas no Brasil chegou 67,3% do total em março deste ano, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sendo esta a segunda maior porcentagem da série histórica.

“A situação realmente é preocupante, mas também se apresenta como uma oportunidade, pois, onde se tem muitas pessoas devendo se tem também muitas empresas também querendo receber. Isso faz com que o momento seja bom para negociação”, explica Afonso Morais, sócio da Morais Advogados Associados (http://www.moraisadvogados.com.br/).

Veja, a seguir, algumas dicas que Afonso Morais preparou para ajudar a negociar com os credores em tempos de crise:

• Organize as finanças para visualizar o valor das suas despesas, pelo menos, pelos próximos três meses, incluindo todas as dívidas já existentes.

• De acordo com o que você tem de reserva financeira disponível e com as previsões de entradas no caixa, saberá quanto de dinheiro pode destinar para o pagamento das despesas já existentes

• Procure todos os credores e proponha uma renegociação, em primeiro lugar solicite um aumento de prazo para pagamento, aumentando o prazo de pagamento e diminuindo o valor mensal das parcelas, colocando na mesa o valor que você tem disponível para parcelar.

• Com atual situação da pandemia, com a redução dos negócios, emprego e da atividade econômica, os credores estão mais flexíveis em renegociar a dilação de prazos de pagamento, sem aumentar a parcela.

• O importante é saber quanto você pode pagar para fazer com que a negociação atinja esse patamar. Caso contrário, você pode não conseguir honrar o novo acordo.

• Nas negociações, é possível utilizar alguns argumentos jurídicos, tais como: Teoria da imprevisão, caso fortuito e força maior, modificação de cláusulas contratuais, pode ser interessante procurar uma consultoria jurídica para as melhores formas de concluir um acordo.

• Priorize o pagamento das dívidas relacionadas a serviços essenciais ou aquelas que tenham uma taxa de juros mais alta. Essas devem ser liquidadas primeiro.

• Reveja os contratos assinados com seus credores: em muitos casos já existem cláusulas que preveem medidas especiais em casos extraordinários, como é o que estamos vivenciando agora. Se o documento contemplar algo nesse sentido, você pode utilizar essa cláusula para recorrer ao credor.

• Reveja seus gastos e seu custo de vida. Isso pode ajudar a evitar que se contraia dívidas maiores com os fornecedores já existentes.

• Identifique as despesas que podem ser cortadas nesse período para que você tenha mais recursos para liquidá-las.

“Em momentos como este, apenas o que é essencial deve permanecer, para que se atravesse a situação de forma mais fortalecida e para que se posso recuperar a adimplência o mais breve possível”, finaliza Afonso Morais.