Profissionais de saúde que combatem Covid-19 possuem direito à aposentadoria especial

O Brasil ultrapassou a marca de 37 mil mortes na pandemia da Covid-19 e atualmente é o terceiro país do mundo com o maior número de óbitos decorrentes da doença, com índice abaixo apenas ao dos Estados Unidos e do Reino Unido. Ao mesmo tempo, diversas regiões do país planejam a retomada do comércio com medidas de prevenção à disseminação da doença, enquanto os profissionais de saúde seguem na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Especialistas lembram que esses profissionais são os trabalhadores que mais correm risco de saúde durante a crise sanitária e que, por conta disso da exposição a agente biológico, possuem direito à chamada aposentadoria especial. Entretanto, para se aposentar nesta modalidade, é necessário que o trabalhador conheça bem as suas regras e saiba o que mudou no ano passado com a reforma da Previdência.

O benefício da aposentadoria especial é garantido a todo trabalhador que mantém contato no exercício de sua função com agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos de forma contínua e ininterrupta e em níveis acima dos permitidos por lei. A comprovação é feita a partir da apresentação pelo trabalhador do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), formulário fornecido pela empresa que detalha o agente nocivo ao qual o funcionário esteve exposto, assim como o tempo de exposição.

“A aposentadoria especial é sem dúvida foi o benefício mais prejudicado com a reforma da Previdência. Por isso, os profissionais devem analisar com cuidado as mudanças. O mais importante é ter o máximo de informação possível”, recomenda Ruslan Stuchi, sócio do escritório Stuchi Advogados.

Trabalhadores que consigam comprovar o tempo insalubre até a data de 12 de novembro de 2019, antes da entrada em vigor da reforma, têm direito à aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de trabalho a depender de sua atividade. É necessário que o período tenha sido cumprido de forma total antes desta data. No caso dos profissionais de saúde, a regra antiga exige apenas o tempo mínimo de 25 anos.

Agora, com a aprovação da reforma da Previdência, os trabalhadores tem que comprovar uma idade mínima, além do tempo de contribuição, para ter acesso ao benefício. São exigidos 55 anos de idade, quando se trata de atividade especial de 15 anos de contribuição; 58 anos de idade para atividade especial de 20 anos de contribuição; e 60 anos de idade, quando a aposentadoria corresponder ao tempo de contribuição de 25 anos, a exemplo dos profissionais de saúde. Ainda foi proibida a chamada conversão do tempo especial em comum, técnica utilizada para aumentar o tempo de contribuição necessário para alcançar o direito à aposentadoria comum.

A reforma previu regras de transição para segurados que até a data de 12 de novembro ainda não haviam preenchido os requisitos para a aposentadoria especial. O critério consiste na somatória da idade mínima com o tempo mínimo de serviço especial, de modo que são exigidos 66 pontos para 15 anos de atividade especial; 76 pontos para 20 anos de atividade especial; e 86 pontos para 25 anos de atividade especial.

João Badari, advogado especialista em Direito Previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, ainda lembra que a reforma alterou o cálculo do benefício, que correspondia à média dos 80% maiores salários de contribuição a partir de julho de 1994. Após a entrada em vigor da reforma, deixaram de ser desconsiderados os 20% menores salários de contribuição e o cálculo passou de 100% da média para 60% mais 2% a cada ano contribuído após 15 anos de contribuição, no caso das mulheres, e depois de 20 anos, no caso dos homens. “Se você vai se aposentar com 25 anos de tempo especial, o benefício que era de 100% agora será de 80% para mulheres e 70% para homens. Homens precisarão de 40 anos e, mulheres, de 35 anos de serviço para obterem o benefício integral de 100%”, orienta.

Entre os profissionais que têm direito a aposentadoria especial estão: édicos, dentistas, enfermeiros, podólogos, metalúrgicos, fundidores, forneiros, soldadores, alimentadores de caldeira, bombeiros, guardas, seguranças, vigias ou vigilantes, frentistas de posto de gasolina, aeronautas, aeroviários, telefonistas, telegrafistas, motoristas, cobradores de ônibus, tratoristas, operadores de máquinas de raio-X, entre outros.

As novas regras da aposentadoria especial possuem validade para trabalhadores do setor privado e para os servidores públicos federais. A crise sanitária fez com que fosse paralisada na Câmara dos Deputados a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019. A PEC amplia os novos critérios para servidores dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Outra previsão da proposta é retomar o cálculo com base na média dos 80% maiores salários a partir de julho de 1994 e instituir uma transição mais lenta. “Esse percentual passaria para 90% a partir de 1º de janeiro de 2022 e para 100% a partir de 1º de janeiro de 2025”, afirma Erick Magalhães, advogado previdenciário e sócio do escritório Magalhães & Moreno Advogados.

Julgamento

Os profissionais de saúde e os demais trabalhadores, conforme os especialistas, ainda devem ficar atentos a possível nova mudança nas regras da aposentadoria especial. Isto porque o Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir nos próximos dias se o segurado do INSS pode seguir com o trabalho em atividades laborais nocivas à saúde após receber a aposentadoria especial.

Atualmente, a autarquia defende que a legislação previdenciária não dá tal permissão. O STF já permite aos servidores públicos, desde o ano de 2006, a opção de permanecer no ambiente de trabalho insalubre.

“A essência da aposentadoria especial seria de uma aposentadoria que impedisse que esse trabalhador permanecesse em atividade, dentro de critérios que observem a sua saúde e segurança. Há uma certa compulsoriedade na aposentadoria especial em garantir a proteção à saúde desse trabalhador que impediria que ele permanecesse em atividade depois de se aposentar nessa modalidade”, analisa Leandro Madureira, advogado especialista em Direito Previdenciário e sócio do escritório Mauro Menezes & Advogados.

O caso chegou ao Supremo em 2014, começou a ser julgado no último dia 29 de maio e já tem um voto a favor da proibição, proferido pelo ministro relator do caso, Dias Toffoli. Entretanto, na opinião do advogado previdenciário Ruslan Stuchi, o correto seria que segurados do INSS recebessem a mesma permissão já dada a servidores públicos. “Deve haver uma paridade, tendo em vista que não há nenhuma justificativa para regra ser diferente para servidores e celetistas”, defende.

Para Erick Magalhães, o trabalhador que recebeu a aposentadoria especial também não deve ser alvo de proibição. “O trabalho é um direito constitucional e social. Não se pode proibir um cidadão de exercer seu ofício, sob pena de violar a dignidade da pessoa e a sua livre iniciativa”, finaliza.

Fundação Salvador Arena destina mais de R$ 2,6 milhões – na capital paulista, região do ABC e em São Luís (MA)

Comprometida em apoiar as comunidades no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a Fundação Salvador Arena (FSA), instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, está destinando R﹩2.662.012,00 a várias frentes sociais, como o amparo a famílias, cidadãos em situação de rua e hospitais, alcançando inicialmente 79.454 pessoas diretamente.

Entre as instituições de saúde atendidas, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo recebeu cerca de R﹩ 360 mil para a compra de novos sistemas de vácuo, aspiradores de secreção, monitores multiparâmetros, macas, fios para entubação, entre outros produtos para equipar as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

De acordo com Sérgio Loyola, Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da FSA, a Santa Casa estava pré-selecionada no Programa de Apoio a Projetos Sociais (PAPS), edital anual de promoção e desenvolvimento social em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco socioeconômico. “Em razão da pandemia, levamos o projeto desta instituição para aprovação do Conselho de forma extraordinária, com o intuito de ajudá-la a se preparar para o desafio iminente imposto pelo novo coronavírus com a aquisição imediata dos equipamentos”, explica Loyola.

Já o Hospital Santa Marcelina, maior da zona leste de São Paulo, recebeu tubos de cobre, conexões e peças para ampliação do pronto socorro, além de mil litros de álcool em gel, totalizando R﹩ 19.107,00 em investimentos.

A Fundação também ampliou o Programa de Auxílio Emergencial para Famílias (PAEF), que fornece cartão supermercado a lares em situação de vulnerabilidade social. A indicação é feita pelos colaboradores e, devido ao surto de covid-19, foi ampliado de 400 para 2.100 famílias, beneficiando aproximadamente 6.930 pessoas. O Programa de Alimentação Complementar para Entidades Sociais (PACES), que subsidia entidades beneficentes que oferecem alimentação também foi expandido. Além do aumento de 49 para 60 instituições contempladas, passou a fornecer cestas de alimentos e produtos de higiene e limpeza para os assistidos consumirem em suas casas. Estas ampliações demandaram R﹩ 1.460.167‬ em investimentos.

Ainda na linha alimentar, a FSA garante mil refeições diárias, por três meses, para cidadãos em situação de rua atendidos pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), que atua no entorno do Largo São Francisco, região central de São Paulo. Para os alunos do seu Centro Educacional em situação de vulnerabilidade e moradores de bairros carentes da região do ABC Paulista, a Fundação vem fornecendo cestas básicas que, juntas, somaram investimentos de R﹩ 235.750,00.

Outra ação de destaque é a destinação de 300 litros de álcool em gel e cerca de 1.000 cobertores ao Fundo Social de São Bernardo do Campo, que fará a distribuição em diversas comunidades atendidas pelas ONGs da cidade, um investimento de mais R﹩ 24.800,00.

Um projeto em comum com o Centro Educacional e Profissional do Coroadinho (CEPC), situado em região de extrema vulnerabilidade social em São Luís do Maranhão, iniciado em 2019, permitiu estender as ações da FSA na comunidade e garantir a chegada de alimentos e produtos de limpeza, direcionando R﹩ 105.780,00 a 2.356 famílias.

“Estas ações extraordinárias foram iniciadas em março, logo que entramos em isolamento social e seguirão em desenvolvimento até o mês de agosto, em paralelo aos demais projetos sociais estabelecidos em nosso calendário. Dependendo da evolução da pandemia, elas podem ser ampliadas ou até mesmo reestruturadas. Tudo o que fizemos está alinhado com o propósito da Fundação Salvador Arena, que é contribuir com o processo de transformação da ‘sociedade em que vivemos’ rumo à ‘sociedade que queremos’, mais justa, digna, equânime, igualitária e fraterna”, finaliza Loyola.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo empreendedor social Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Nos últimos 10 anos, destinou cerca de R﹩ 590 milhões para ações que visam o fortalecimento do terceiro setor brasileiro e em projetos sociais ligados à educação, saúde e habitação, das regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e semiárido nordestino. É mantenedora de um Centro Educacional, seu principal projeto social na área de educação, na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que atende 3.193 alunos gratuitamente, do nível básico à pós-graduação. Saiba mais em http://www.fundacaosalvadorarena.org.br.

SICOOB GRANDE ABC INAUGURA NOVA SEDE

Como parte de seu plano de expansão, o Sicoob Grande ABC inaugurou nesta segunda-feira (1º de junho), sua nova sede e agência de atendimento, localizada na Avenida D. Pedro II, 394 –

Bairro Jardim – Santo André.Segundo o diretor-presidente Luciano Sangoi Kolas, a nova agência é mais um passo rumo ao crescimento e posicionamento na região do Grande ABC. “Trata-se de uma sede moderna, com 400 metros quadrados que permite receber nossos associados de forma personalizada e aconchegante.

Além disso, queremos reforçar cada vez mais o cooperativismo junto à sociedade empresarial do Grande ABC, pois assim, nosso crescimento e fortalecimento será natural, além de contribuir com o desenvolvimento econômico da sociedade”. E como a inauguração aconteceu durante o período de isolamento social, o atendimento presencial na nova sede segue todos os protocolos de segurança a fim de garantir a saúde de seus colaboradores e associados. “Entre os cuidados está a disponibilização de álcool em gel na entrada e nos locais de atendimento; tapete com cloro para limpeza dos calçados; fornecimento de máscaras para colaboradores e cooperados.

Estamos num período que cada um precisa fazer a sua parte e cuidar do próximo para superarmos juntos a pandemia”, acrescenta o executivo. O Sicoob Grande ABC também tem planos para abrir novas unidades, seguindo o mesmo padrão, nas cidades de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Ribeirão Pires.  

O associado do Sicoob Grande ABC tem acesso a vários canais digitais para suas transações, à conta corrente, cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, BNDES, investimentos, seguros, consórcios, planos de previdência e por pertencer ao sistema financeiro, é fiscalizado pelas  regras e controle do Bacen, possui o Fundo Garantidor e vários produtos como crédito imobiliário, empréstimo consignado, poupança e com o maior diferencial de todos: nesse sistema, o cooperado não é cliente, é “dono”, participando das decisões e do resultado. 

O Sicoob Grande ABC possui cerca de 2 mil cooperados e quatro pontos de atendimento, distribuídos nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Mauá. Mais informações em www.sicoobgrandeabc.com.br.

Governo estadual mente sobre testes rápidos para segurança pública em SP

Ao contrário do que a gestão de João Doria divulga, os testes em massa ainda não foram realizados nem nos servidores penitenciários nem na população carcerária, mesmo com orientação da OMS para testagem massiva contra contágios no ambiente prisional

O governo estadual paulista afirma ter realizado 70 mil testes rápidos do coronavírus (COVID-19) em trabalhadoras da segurança pública como policiais penais, militares e bombeiros, além de familiares dos servidores, como mostra reportagem do portal G1 publicada na última quinta-feira (4). Do total, 20% teriam tido resultado positivo, cerca de 14 mil pessoas.

A direção do SIFUSPESP ressalta que a afirmação do governo João Doria (PSDB) é falaciosa, pois até o momento não foram realizados testes rápidos em massa no sistema prisional, como o sindicato tem reivindicado desde março, antes mesmo do início da quarentena.

“Novamente o que estamos vendo é propaganda enganosa do governador Doria, na tentativa de mostrar serviço no combate à pandemia, mas a realidade é outra. O sistema prisional está esquecido, tivemos que brigar até para garantir o fornecimento de EPI e álcool, e não é diferente com os testes rápidos. Entramos com ação no MInistério Público do Trabalho porque os testes ainda não estão sendo feitos”, denuncia Fábio César Ferreira, o Jabá, presidente do SIFUSPESP.

Jabá recorda que, em 19 de maio, o Fórum Penitenciário Permanente, formado pelo SIFUSPESP, SINDASP e SINCOP, participou de reunião com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), quando o chefe de gabinete da SAP, Amador Valero, e o assessor técnico Marco Severo, afirmaram que os testes rápidos chegariam ao sistema prisional numa segunda fase de testagens massivas realizadas pelo governo estadual.

Na época os representantes da SAP também explicaram que os testes só seriam realizados na unidades prisionais onde já existem registros da COVID-19, e não de forma massiva nos servidores e na população carcerária como reivindicam os sindicatos e como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenção do vírus no ambiente prisional.

“É revoltante que os policiais penais, os demais servidores penitenciários e até nossas famílias sejamos usados para propaganda falaciosa do Doria. Até agora já morreram 15 trabalhadores do sistema prisional, outros 170 foram infectados e nada dos testes. Quem o governador quer enganar com esse faz de conta? São vidas em risco diante de uma doença fatal e a flexibilização da quarentena vai piorar o quadro”, alerta Jabá.

As unidades prisionais têm ainda 86 servidores penitenciários com suspeita de contágio, segundo apuração do sindicato (confira os dados por região). Na população carcerária são 104 confirmados com 12 mortes e 92 casos suspeitos de acordo com mapeamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Jornalistas: Giovanni Giocondo (11) 94079-3832 e Flaviana Serafim: (11) 98835-4285

Lojas com serviço Delivery do Shopping Interlagos

Com variadas lojas participantes, o Shopping Interlagos conta com a operação de vendas via Delivery, das 10h às 21h. Para fazer as compras de maneira confortável, basta que o cliente acione a loja, por meio do telefone indicado nos canais de comunicação do shopping ou pelos aplicativos de entrega, para a escolha do produto e forma de pagamento.

O lojista ficará responsável pela organização da entrega do produto, que ocorrerá seguindo as devidas medidas sanitárias. Os produtos são entregues após a higienização por um funcionário portador devidamente protegido com máscara e luva.

Confira abaixo a lista completa de lojas participantes:

  NOME DA LOJARAMOVIA 
 
KFC172AlimentaçãoAplicativo 
Pizza Hut075AAlimentaçãoAplicativo 
Spoleto169AlimentaçãoAplicativo 
Chocolates Brasil Cacau231Alimentação(11) 97642-7211 /                           (11) 3080-4977 
Outback Steakhouse127/132AlimentaçãoAplicativo 
Ri HappyA2Brinquedos(11) 99271-3441 
Anacapri264Calçados(11) 3080-4999                                (11) 98872-5353 
Clube Melissa151/2Calçados(11) 5677-4333 
Magicfeet249Moda Infanto Juvenil(11) 94703-1789 
Claro137Celular, Telefonia(11) 95410-2162 
iPlace5Celular, Telefonia(11) 95366-7740 
Lupo158Moda Íntima(11) 99161-4500 
Poderoso Timão232Artigos Esportivos(11) 95310-0232 
Mc DonaldsM1AlimentaçãoAplicativo 
Lojas AmericanasA1Magazines(11) 99228-2620

Serviço:

Shopping Interlagos – Serviço de DeliveryEndereço: Avenida Interlagos, 2.255 – Interlagos
Horário de funcionamento: todos os dias, entre 10h e 21h.

Lugar de lixo não é na rodovia – conscientização no dia do Meio Ambiente

SPMAR promove ação de conscientização no dia do Meio Ambiente. Em 2020, mais de 131 toneladas de materiais foram retirados da pista e encaminhados à reciclagem

A garrafa de água lançada pela janela do carro, o pneu estourado que é trocado e abandonado no local, latas de alumínio amassadas, esses são alguns dos exemplos retirados da pista dos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas. Objetos que além de causarem acidentes, podem representar um risco ao meio ambiente se levados pelas enxurradas até as várzeas dos rios e represas.

Reforçar o cuidado com o lixo que produzimos dentro do carro é o mote da campanha que a concessionária SPMAR, com apoio da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) promove nessa sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ação de conscientização ocorrerá por mensagem espalhadas nos Painéis Moveis Variáveis (PMVs), alertando sobre a importância de não se atirar lixo nas rodovias.

Para o diretor executivo da concessionária SPMAR, Marcos Fonseca, é preciso conscientizar as pessoas dos impactos de suas ações “Todo lixo lançado numa rodovia, representa um duplo risco, de imediato pode causar um grave acidente ou ser levado pelas enxurradas para as várzeas dos rios e se tornar um grande problema ambiental”.

No combate a esse problema, as equipes de limpeza da concessionária trabalham 24 horas por dia, retirando objetos da pista. Desde o início do ano, mais de 131 mil toneladas de lixo foram recolhidas e encaminhadas para a reciclagem, entre restos de pneus, plásticos, papel, papelão, sucata e madeira.

SPMAR – A Concessionária SPMAR atua na administração dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, sendo responsável pela gestão de 76% do Rodoanel Metropolitano de São Paulo em operação. Trecho Sul – do km 30 ao km 86 do Rodoanel Mario Covas, liga os Trechos Leste e Oeste do Rodoanel.

O Trecho Sul tem acesso pelas rodovias Régis Bittencourt (entroncamento com o Trecho Oeste) no km 30; Imigrantes no km 70 e Anchieta no km 75, além da Av. Papa João XXIII, em Mauá, no km 86. Trecho Leste – do km 86 ao km 130 do Rodoanel Mario Covas, liga os Trecho Sul à Rodovia Presidente Dutra.

Trecho Leste – do km 86 ao km 130 do Rodoanel Mario Covas tem acesso pela via de ligação com a Av. Papa João XXIII, em Mauá, no km 86; pela Rodovia Henrique Eróles – SP066 (km 115, em Suzano); pela Rodovia Ayrton Senna – SP070 (km 124 em Itaquaquecetuba) e pela Rodovia Presidente Dutra – BR116 (km 130 em Arujá).

Campanha do Sebrae ajuda microempreendedores a se reinventarem na crise

Mobilização “MEI. Reinvente. Repense. Recrie” oferece consultorias, conteúdos e materiais gratuitos

A recém-lançada campanha “MEI. Reinvente. Repense. Recrie” já traz frutos de sucesso, com casos de microempreendedores que transformaram a forma de gerar renda usando informações disponibilizadas pelo Sebrae. A página lançada com conteúdo específico para os MEI acumula 250 mil acessos em todo o país, desde seu lançamento, no dia 18 de maio.

Os microempreendedores individuais podem conferir diversos cursos on-line gratuitos, lives, palestras, oficinas, consultorias especializadas, divulgação de cases de sucesso na crise, textos, cartilhas e e-books com dicas de temas voltados para mercado, finanças e legislação, crédito, marketing e vendas e materiais para segmentos específicos. Por meio do portal é possível receber notificações sobre novidades por meio do WhatsApp e acessar os principais canais de contato do Sebrae em cada estado para tirar dúvidas, receber orientações e realizar consultorias especializadas. A página pode ser acessada no link.

Diversos paranaenses têm aproveitado a campanha do MEI para se capacitar e profissionalizar o negócio ou até mesmo para mudar completamente a sua área de atuação e atender a uma nova oportunidade no mercado.

Esse é o caso do microempreendedor individual Reginaldo Aparecido Leme, de Londrina. Ele teve que interromper, no dia 15 de março, suas corridas como motorista de aplicativo e em pequenas excursões para atrativos turísticos da região, como parques aquáticos e santuários. Com o novo cenário ele decidiu se lançar em um novo empreendimento e vender verduras.

Leme delimitou uma área para realizar as entregas, devolveu o carro locado que utilizava em suas viagens e decidiu financiar um veículo utilitário para trabalhar no novo negócio. “Antes de começar, eu liguei para o Sebrae para validar a ideia e fui incentivado a seguir em frente”, conta. Além da Ceasa, buscou bons fornecedores de hortaliças, frutas e legumes locais para oferecer uma maior variedade de produtos aos clientes. “Hoje, com a demanda crescente, distribuo os alimentos no período da manhã e da tarde e vendo para lanchonetes e restaurantes”, afirma.

O empresário divulgou o negócio no tradicional “boca a boca” e, contente com os resultados, já planeja criar uma linha fixa de produtos e um sistema de delivery para fidelizar a clientela. Para expandir seus negócios, ele diz que voltará ao Sebrae para buscar consultorias que o ajudem a analisar os custos e a precificação do serviço. “Quero fazer tudo com os pés no chão. Tenho a preocupação em fazer bem feito. Trato o alimento com muito amor e carinho”, pondera, ressaltando que pretende manter o novo negócio com as excursões após o fim da pandemia.

Já no litoral do estado, mais especificamente na Ilha do Mel, Maria Cristina Scheidt é a dona de uma pousada que paralisou os serviços há mais de 60 dias e que tem procurado transformar sua atuação para amenizar os efeitos da crise. Para manter a proximidade com os clientes, decidiu criar páginas nas redes sociais com informações sobre seu negócio. Ela avalia que a iniciativa pode ajudar a conseguir novos clientes.

“Trabalho nesse ramo há 30 anos, nunca vivi uma crise como essa. Nunca tivemos que fechar a pousada por tanto tempo. Mas há males que vem para o bem. Eu cresci com isso, iniciei nossa atuação nas redes sociais e espero que ajude na divulgação da nossa pousada”, afirma Maria Cristina.

A microempresária revela que é uma espectadora cativa das lives com convidados oferecidas pelo Sebrae, além de já ter feito cursos e consultorias. Ela afirma que pretende utilizar o conhecimento adquirido para impulsionar seus negócios ao final da pandemia.

“O Sebrae sempre foi nosso parceiro. Agora que estamos sem funcionar, isso ficou ainda mais claro. Sempre que posso assisto as transmissões ao vivo. Fiz um curso de gestão financeira, já realizei consultorias e agora quero pegar dicas de como atuar nas redes sociais para chamar atenção dos clientes para a nossa ilha. Espero que a situação seja normalizada logo e possamos voltar a receber as pessoas”, declara.

Para a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, os empresários devem entender que o mercado e a forma de consumir produtos e serviços mudou. Segundo ela, é importante que o empreendedor conheça as novas oportunidades que estão surgindo e atenda a essas demandas.

“É muito importante que eu olhe para o que eu faço, entenda o que o cliente precisa e utilize a criatividade para pensar em novas possibilidades. Além disso, esse é o momento de pensar na adaptação dos serviços para oferecer mais segurança para o cliente e comunicar isso de forma clara. E dentro desse cenário, para que o empresário possa inovar, é preciso que ele se capacite e consuma conteúdos de qualidade para seus negócios”, destaca ela.

SEST SENAT vai realizar testes rápidos de covid-19 em 30 mil trabalhadores do transporte

Iniciativa tem abrangência nacional; profissionais também receberão orientações de prevenção e kit de máscaras de tecido reutilizáveis

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) realiza, de 8 a 12 de junho, uma ação de abrangência nacional para oferecer testes gratuitos de covid-19 aos caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros.

Serão disponibilizados 30 mil testes em terminais de cargas e de passageiros, postos de combustíveis, pontos de parada em rodovias e em unidades operacionais do SEST SENAT. Durante as abordagens, os profissionais também receberão orientações de prevenção da doença e de higienização das mãos e dos veículos, além de máscaras de tecido reutilizáveis.

“Nosso objetivo é contribuir com dados importantes e estratégicos para empresas, transportadores autônomos, trabalhadores do setor, governo e sociedade sobre a disseminação do vírus no setor de transporte. Desde o início da crise, o Sistema CNT tem trabalhado para reduzir os impactos na produtividade das empresas e na saúde dos trabalhadores do setor. Além disso, a iniciativa do SEST SENAT é também uma forma de contribuir com as políticas públicas que estão sendo adotadas pelo governo federal e governos estaduais no controle da pandemia no país”, afirma o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa.

Os testes rápidos que serão realizados levam em consideração a quantidade de anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-COV-2, que provoca a covid-19. No caso de resultado positivo, eles serão orientados a buscar atendimento em centros de saúde e sobre o correto isolamento social durante o período de recuperação.

Confira aqui os locais da ação.