Combinação de texturas traz conforto ao escritório

Arquitetas da Urban Haus utilizam pisos vinílicos da Episo e carpete para delimitar espaços em ambiente corporativo

Projetos corporativos sempre devem atender às necessidades dos clientes, entretanto também devem respeitar alguns princípios básicos, como a funcionalidade, facilidade de manutenção e harmonia.

Para demarcar as áreas de circulação e descompressão na empresa Private Investimentos, de Nova Lima — MG, o escritório de arquitetura Urban Haus utilizou os pisos vinílicos EcoCorp da ePiso no padrão Áustria. O contraste entre a estética da madeira e o carpete cinza foi fundamental para criar esta separação dos ambientes.

Segundo a arquitetas Bárbara Perrella, a combinação das duas texturas foi essencial compor a paleta de cores escolhida para esta empresa. “O toque da madeira foi essencial para trazer conforto e equilibrar os tons frios utilizados nas paredes, teto e mobiliários” comenta.

Os pisos vinílicos da ePiso imitam a estética da madeira e são compostos com material 100% reciclável, que não acumula sujeira, e são práticos de higienizar. A linha EcoCorp foi especialmente desenvolvida para ambientes corporativos e está disponível em dez padrões amadeirados diferentes.

É ecologicamente correta, manufaturada com matéria prima reciclada (além de ser reciclável). As réguas têm medidas de 20,32 cm X 121,92 cm com espessura total de 2,5mm e capa de uso de 0,3 mm. Sua instalação é prática e rápida: basta um contrapiso nivelado e a utilização de cola acrílica (PVA). Conheça mais sobre a linha EcoCorp!

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Especialista aponta economia de 8,3 mil por ano com energia solar.

Você já deve ter ouvido falar em energia solar, que transforma a irradiação da luz do sol em energia elétrica. Esse sistema é chamado de fotovoltaico, uma forma simples, econômica e limpa de gerar energia.

Cada vez mais consumidores brasileiros estão conscientes desse sistema. Os benefícios vão de economia de até 95% na conta de luz e valorização do imóvel em até 20%

Como funciona… 
Durante o dia, os painéis solares geram a energia que pode ser usada para abastecer qualquer aparelho elétrico. Se o sistema fotovoltaico produzir mais energia, o excedente será enviado para a rede elétrica da concessionária, gerando créditos solares. 

Já em momentos em que o sistema não está gerando energia, como à noite, o consumidor estará usando eletricidade da rede. Nesses momentos, os créditos são usados para abater o gasto. No final do mês, a conta de luz será o resultado da diferença entre a energia produzida e a energia consumida.

O sistema de captação de energia solar é o que mais cresce no mundo. A instalação de painéis solares reduz  a dependência dos combustíveis fósseis como o petróleo.

Um sistema padrão de 6kWp vai evitar a emissão de gases poluentes durante toda a sua vida útil de 25 anos.É o equivalente a plantar árvores em 10 campos de futebol! Isso é ganho em qualidade de vida para toda a sociedade, é uma energia totalmente limpa e inesgotável”, afirmou Sandro Cubas, especialista em sistema fotovoltáico.

“Um sistema padrão de 6kWp vai evitar a emissão de gases poluentes durante toda a sua vida útil de 25 anos.É o equivalente a plantar árvores em 10 campos de futebol! Isso é ganho em qualidade de vida para toda a sociedade, é uma energia totalmente limpa e inesgotável”, afirmou Sandro Cubas, especialista em sistema fotovoltáico.
Cubas lembrou também do aspecto econômico do sistema já que o investimento de instalação dos painéis acaba se pagando em pouco tempo.

“Um sistema fotovoltaico de 6kWp gera uma economia por volta de R$ 8,3 mil reais por ano”. finalizou.

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Procon-SP fiscaliza abusividade na venda de álcool gel e máscara de proteção

O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, inicia nesta segunda-feira (16/3), a Operação Corona em farmácias e supermercados da capital. O objetivo é fiscalizar a abusividade na venda de álcool gel 70% e máscara de proteção.

Equipes de fiscalização vão comparar os valores praticados nos últimos três meses por meio de conferência de notas fiscais para verificar os aumentos de preços praticados nestes últimos dias. O fabricante também será fiscalizado caso o revendedor alegue que está apenas repassando o reajuste.

A Operação, que será por tempo indeterminado, fiscalizará 60 estabelecimentos nesta segunda e terça-feira (16 e 17/3).

De acordo com o CDC é caracterizado como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços e obter vantagem desproporcional. Se constatada a infração, o estabelecimento responderá a processo administrativo e poderá ser multado em valores de até R﹩ 10.118.679,45.

O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo poderá registrar denúncia junto ao @proconsp: aplicativo, site e telefone 151 (para cidades atendidas pelo código de acesso 11).

O aplicativo do @proconsp pode ser baixado nas plataformas Android ou iOS (Play Store ou App Store). Já no site, o internauta deve acessar o endereço www.procon.sp.gov.br e clicar no botão “faça sua reclamação” para acessar a área de login e se cadastrar. O consumidor receberá um e-mail de confirmação de cadastro e acessando novamente ele poderá fazer sua reclamação no botão específico para o coronavírus.

AACD anuncia orientações quanto aos atendimentos durante a pandemia da Covid-19

Tendo em vista a pandemia do coronavírus e a diretriz de isolamento social, a AACD anuncia aos pacientes que irá adotar, a partir do dia 23/03, as medidas abaixo:

Suspensão dos atendimentos terapêuticos aos pacientes com mais de 60 anos independente de apresentarem ou não comorbidades (diabetes, hipertensão, problemas renais, etc);

Suspensão dos atendimentos terapêuticos aos pacientes com alterações respiratórias. Isto é válido para todos os que fazem fisioterapia respiratória e também para os pacientes com diagnóstico que levem a maior instabilidade respiratória;

Suspensão dos atendimentos terapêuticos aos pacientes imunodeprimidos;

– Para os demais pacientes, o tratamento permanece inalterado até segunda ordem;

– Também estão suspensos os atendimentos médicos ambulatoriais dos pacientes citados acima. Os demais pacientes a AACD recomenda avaliar a necessidade de manutenção de sua consulta;

– O tratamento de Reabilitação interrompido será retomado sem comprometer o tempo total de terapias;

– Os terapeutas terão autonomia para liberar pacientes que não estejam nos grupos acima relatados, mas que percebam fragilidades clínicas que possam levar risco aos pacientes;

– O período de afastamento valerá por 30 dias, a serem contados a partir do dia 23 de março. É importante frisar que esse período poderá ser alterado de acordo com novas atualizações e orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de cada Estado e Município;

– Cada uma das Unidades da AACD deverá adotar as medidas conforme as orientações da Secretaria de Saúde de seus Estados. Estas orientações serão revistas periodicamente e estão sujeitas a mudanças embasadas nas orientações dadas pelo Ministério da Saúde e do departamento de Infectologia da AACD.

– Todas as atualizações podem ser acompanhadas por meio do site www.aacd.org.br e nos canais oficiais da Instituição nas redes sociais.

OMS: todos casos suspeitos do novo coronavírus devem ser testados

Empresa brasileira disponibiliza tecnologia certificada pela União Europeia para a identificação de casos em apenas 10 minutos; teste rápido está em processo de validação pela Anvisa

Nós temos uma mensagem simples para todos os países: testem, testem, testem. Testem todos os casos suspeitos de covid-19.

Se o teste der positivo, isole [a pessoa] e descubra quem esteve em contato com ela em até dois dias antes dos primeiros sintomas e os testem também”. Foi com estas palavras que o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, abriu a coletiva de imprensa da entidade nesta segunda-feira, 16 de março.

A mensagem é um claro alerta sobre a necessidade de se mapear a circulação do vírus e se isolar as pessoas que o tenha contraído. “A forma mais efetiva de se combater o novo coronavírus e salvar vidas é quebrando a cadeia de transmissão. E, para fazer isso, é necessário testar e isolar os pacientes.”

A declaração acontece no mesmo dia em que Medlevensohn, empresa distribuidora de produtos e equipamentos médico-hospitalares, protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido de validação de testes rápidos que permitem o diagnóstico preciso, e em cerca de dez minutos, do novo coronavírus. A tecnologia possui confiabilidade de 99,3%, ou seja, de cada 100 casos testados, 99,3 apontarão um resultado correto.

O uso de testes rápidos está entre as recomendações da OMS relativas às políticas que devem ser adotadas pelos países para o combate à pandemia.

“É importante que os governos saibam onde o vírus está circulando, quem está infectado e quem não está”, reforçou, também durante a coletiva de imprensa da OMS, a Dra. Maria Van Kerkhove, diretora técnica da organização. “Testes rápidos, isolamento imediato de indivíduos, de modo que eles possam ser tirados do contato com outros indivíduos, evitando-se infecções; estas são as maneiras mais efetivas que temos para evitar a contaminação entre seres humanos”, acrescentou.

Com a disponibilidade do novo teste rápido, o Brasil poderá adotar uma política agressiva para o diagnóstico da Covid-19, fortalecendo a resposta do país ao avanço das próximas fases do surto da doença, que deve infectar milhares de pessoas nas próximas semanas.

O exame disponibilizado pela MedLevensohn é fabricado pela farmacêutica chinesa Biotest, e já está em utilização em 12 países, incluindo membros da União Europeia, como Alemanha, França, Itália e Polônia, além do Reino Unido.

“O teste rápido para coronavírus é realizado de forma muito simples. Colhemos uma gota de sangue, via pequena punção na ponta do dedo, espalhada depois em uma tira. A visualização do resultado é clara, informando em cerca de dez minutos se o diagnóstico é negativo ou positivo”, explica Anna Luiza Szuster Seara, diretora de Relações Internacionais da Medlevensohn.

Diferentemente do teste laboratorial, a tecnologia instantânea pode ser operacionalizada por qualquer profissional de saúde e utilizada em unidades básicas de saúde, pois não requer uma grande estrutura laboratorial e tampouco colaboradores com alto grau técnico.

Exercício físico melhora a função renal

Uma nova onda de pesquisas garante: praticar exercícios regularmente ajuda a evitar doença renal crônica aos dolorosos cálculos.

Ao buscar pelos termos “rim” e “atividade física” no Pubmed, site do governo americano que reúne estudos realizados no mundo todo, você encontrará 168 artigos publicados em 2013. Mas se substituir a palavra “Rim” Por coração ou pulmão o número das pesquisas sobem, ou seja, os rins vêm sendo menos avaliados pelos experts que buscam entender os efeitos dos exercícios no organismo, se você comparar aos outros órgãos.

Em um hospital da Turquia após 139 pessoas serem examinadas, os especialistas descobriram que as ativas contavam com uma função renal mais preservada do que as sedentárias.

Desempenhar atividade física ainda é um tabu para aqueles que tem a doença renal. O que a maioria das pessoas pensa é que o repouso constante é necessário, mas não é bem assim.

Para o personal trainer Giulliano Esperança, levando em consideração a enfermidade do indivíduo e a periodização da atividade em termos de volume e intensidade, os exercícios são pensados com o objetivo de atingir integralmente o indivíduo.

A pessoa precisa estar estabilizada para iniciar o programa de exercícios. Isso requer procedimentos médicos, recursos e motivação.

O treinamento regular melhora o controle da pressão arterial, perfil lipídico e saúde mental dos indivíduos, além de aumentar a flexibilidade, força e função muscular que são prejudicadas devido à inatividade.

Dessa forma, atividades como caminhada, bicicleta, levantamento de peso com cargas leve, contribuem com a melhora do quadro clínico. Lembrando que sempre deve-se conversar com o médico antes e verificar a possibilidade de ter um acompanhante.

Mesmo com pessoas que não apresentam nenhuma doença pode ocorrer mal-estar durante os treinos, por isso, devemos prestar atenção aos sintomas e não realizar atividade física intensa ou moderada sem antes consultar um médico e fazer um check-up.

Para finalizar, Giulliano Esperança aconselha que para um tratamento eficaz é necessária a ação de uma equipe multidisciplinar: composta por vários especialistas como fisioterapeutas e educadores físicos, sendo estes os responsáveis por tentar romper o ciclo, patologia — sedentarismo — piora da patologia, comum a todos os doentes renais e fator de comprometimento da qualidade de vida destas pessoas.


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Síndrome de Burnout: como evitar o esgotamento profissional?

A Síndrome de Burnout tem sido uma preocupação cada vez mais frequente em termos de saúde mental relacionada ao trabalho. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a Síndrome de Burnout na lista da 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que passará a vigorar em janeiro de 2022, como um “fenômeno ocupacional”.

Apesar de ainda não ser considerada uma doença tal qual a depressão, ao inserir o Burnout na lista da CID-11 caracterizando como “problema associado ao emprego ou desemprego”, a OMS dá maior visibilidade a esse mal, reconhecendo o trabalho como um fator que influencia o estado de saúde do indivíduo.

Veja abaixo o texto que descreve a Síndrome de Burnout na nova Classificação Internacional de Doenças:

O esgotamento é uma síndrome conceituada como resultado do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. É caracterizada por três dimensões: 1) sentimentos de esgotamento ou exaustão de energia ; 2) aumento da distância mental do trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho; e 3) eficácia profissional reduzida. O esgotamento refere-se especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida. (QD85 Burn-out )

Ou seja, a Síndrome de Burnout é uma condição de estafa mental estritamente ligada ao estresse , seja ele provocado pelo ambiente laboral ou em razão dele. Porém, as dimensões apontadas na descrição dão margem para diversos sintomas que apontam para o problema.

Veja, neste artigo, como a busca por equilíbrio e autoconhecimento é fundamental para evitar que o esgotamento profissional atrapalhe seu desempenho na carreira. Entenda de que forma as empresas podem contribuir para formar uma barreira contra o estresse no trabalho e cuidar com carinho do seu ativo mais precioso: o colaborador.

Burnout: prevenir é melhor que remediar!

Ficar cansado depois de uma semana intensa de trabalho é completamente normal. Assim também é com o estresse causado pela rotina atribulada e problemas rotineiros com os quais todos temos de lidar. No entanto, ignorar por completo essas sensações pode ser perigoso.

Dar atenção aos sinais da mente e do corpo, principalmente quando todo o cansaço e estresse parecem piorar no ambiente de trabalho, é fundamental para evitar que um problema ainda maior – como é o caso do Burnout – se instale.

Atenção aos sinais de alerta!

Repare como seu corpo reage ao chegar e ao sair do seu local de trabalho. Dores de cabeça , taquicardia, respiração mais ofegante… esses são alguns sinais físicos que podem apontar um nível de estafa que precisa ser controlado.

Perceba que esses sentimentos e sensações não significam que sua saúde mental já esteja totalmente comprometida. Muitas vezes, isso pode pode estar relacionado com outras questões, e esse é mais um motivo para observar suas reações em diferentes momentos e lugares.

desânimo para cumprir as tarefas, a falta de concentração e foco ou aquela vontade de desligar o despertador pela manhã e “matar o serviço” são fortes indícios de que algo não vai bem.

Por isso, não ignore as reações do seu corpo e ouça sua “voz interior”. Ela irá apontar o caminho e dar os primeiros sinais de que é preciso desacelerar .

Cuidados com a saúde mental dentro e fora da empresa

Há um fator comum entre pessoas que já conviveram com a Síndrome de Burnout: a maioria delas, por muito tempo, se esqueceu que existe vida além do trabalho.

Para profissionais das mais diferentes áreas, com destaque para os empreendedores, ser workaholic é uma condição vital. Existem pessoas que respiram trabalho 24/7 e são extremamente felizes assim.

Contudo, fundir todos os aspectos da vida – pessoal, social e laboral – pode ser altamente nocivo. Há, inclusive, o risco da perda de identidade que, para algumas pessoas, pode causar uma crise existencial e consequente baixa autoestima .

A partir daí, ao invés de o trabalho ser benéfico e edificante, como se espera que seja, acaba causando um forte sentimento de insatisfação. Não é à toa que, dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros, cerca de 32% são atingidos pela Síndrome de Burnout, conforme aponta a International Stress Management Association . Ainda mais assustador, 70% da população economicamente ativa já apresenta os primeiros sinais da doença.

É possível dizer que separar cada área da vida tende a ser mais saudável, desde que se busque equilibrar as funções de cada uma. Porém, para evitar o esgotamento profissional, não necessariamente é preciso trabalhar menos ou deixar de trabalhar.

A necessidade é de que o trabalho seja realizado com qualidade e respeito aos próprios limites. Para isso, é importante canalizar a energia empregada nas funções laborais para diversos pontos, formando, assim, uma barreira contra o estresse dentro e fora do local de trabalho.

A importância de uma agenda pessoal

Os empreendedores fazem parte do grupo mais afetado pelo estresse crônico, resultando no Burnout. Mesmo os founders mais brilhantes, inteligentes, dedicados e engajados não passam de seres humanos.

É humanamente impossível dar 120-130% de si durante um extenuante período de tempo. O filósofo belga Pascal Chabot chegou a definir o Burnout como a “doença da civilização”.

Como empreendedora, por muitas vezes, ultrapassei o limite de horas trabalhadas. Nos primeiros anos da Vittude , trabalhei 24/7, sem finais de semana e feriados. Em diversas ocasiões deixei de lado os amigos família , momentos de lazer e até mesmo os relacionamentos amorosos.

Nem sempre percebemos que estamos exagerando ou passando dos limites. Quando estava no mundo corporativo cansei de observar colegas indo muito além do esperado em busca de promoções, expatriações e bônus agressivos. Porém, no final do dia, quem paga essa conta é o nosso corpo, nossa saúde física e mental .

Uma das coisas que aprendi nessa jornada foi a importância e atenção que devemos dar para uma agenda pessoal. É fato que no papel de empreendedora e CEO não conseguirei evitar o estresse, a pressão, a complexidade das decisões e o prazo curto para resolução de problemas.

No entanto, também é certo que cabe a mim a responsabilidade pelo autocuidado . Sou a única responsável por organizar as minhas 24 horas diárias de forma a assegurar que as tarefas mais importantes sejam priorizadas.

Nesse sentido, tenho em mente que algumas atividades são fundamentais para o meu equilíbrio emocional e saúde. Entre elas listo algumas:

1. Praticar atividade física com regularidade

Se nos primeiros anos abri mão de tudo para me dedicar à construção da empresa, nos últimos meses observei que viver sem a corrida, meu esporte favorito, custava um preço alto. Não ter o esporte em minha rotina comprometia minha sensação de felicidade .

Para conseguir encaixar de volta a atividade física no meu dia a dia optei por readequar os horários. Passei a treinar pela manhã. Atualmente criei uma rotina onde durmo mais cedo e acordo às 5:30 da manhã todos os dias.

Costumo ir ao parque Ibirapuera pelo menos três vezes por semana e nos demais dias cumprir uma rotina matinal suave, onde levanto com calma, tomo um banho demorado, levo meu cachorro para passear e preparo meu café da manhã com alimentos saudáveis.

2. Manter uma higiene do sono

Não posso deixar de citar o caso da famosa empresária Arianna Huffington, fundadora do site de notícias The Huffington Post. Em 2007, Arianna teve um desmaio, em casa, que ocasionou a quebra do seu maxilar. Após ser submetida a uma bateria de exames clínicos, descobriu que estava diante de um quadro de Burnout, após um longo período de privação do sono .

Das minhas 24 horas diárias, pelo menos 7 são destinadas ao sono, sim ou sim. Essa é uma regra entre meus hábitos. Com as horas de sono eu não brinco, ou o resultado será muito pior para minha saúde e também para a empresa.

Quando falo em higiene do sono, refiro-me a uma quantidade de pequenas práticas que permitem que o sono seja restaurador e eficiente para que o organismo se recupere. Entre elas cito alguns:

• evitar o consumo de cafeína após determinado horário do dia;

• controlar o consumo de bebidas alcoólicas;

• evitar alimentos muito pesados, ricos em gorduras ou muito processados após as 20h (eles podem causar má digestão e comprometer o sono);

• ter uma rotina relaxante e regular para dormir (eu costumo levar um livro para cama);

• evitar a exposição às luzes brilhantes de aparelhos eletrônicos meia hora antes de deitar.

3. Meditar

meditação é uma atividade que auxilia na redução do hormônio do estresse em nosso organismo. Essa é uma das práticas mais recentes no meu cotidiano, veio depois de conhecer alguns psicólogos da Vittude que trabalham com a prática.

Meditar ajuda não somente a evitar o Burnout, como a ampliar o foco e atenção no momento presente, contribuindo para diminuir a ansiedade . É uma atividade que consome pouquíssimo tempo, mas que traz benefícios gigantescos. Normalmente utilizo o app Simple Habit, de meditação guiada e recentemente recebi a indicação do Insight Timer.

4. Não desmarcar compromissos com amigos e família

Entenda que ter momentos de lazer e convívio social é importante para manter a sanidade mental. Somos seres sociais, precisamos desfrutar da companhia de pessoas queridas para manter a vida equilibrada.

Quando estamos atribulados é comum desmarcarmos aquele barzinho com os amigos, o aniversário em família ou até mesmo deixar o date para outro momento. No entanto, sempre que deixamos essas atividades de lado comprometemos nossa capacidade de ter contato com o novo e sermos mais criativos também.

Além disso, quando o tempo passa, pode bater aquele arrependimento e a auto cobrança pode ser mais um ofensor para o estresse diário.

5. Cuidar com o uso excessivo do smartphone

Uma das estratégias que passei a adotar esse ano foi monitorar o tempo gasto no celular. Mensuro o uso pelo screen time e tento diariamente me policiar para não utilizar em demasia redes sociais , whatsapp e outros apps.

Junto com o hábito de dormir mais cedo, passei a seguir a dica de uma amiga e colocar um despertador às 21:30. Esse é o horário em que devo desligar qualquer dispositivo eletrônico, seja ele notebook, televisão ou smartphone.

Para finalizar, procuro não deixar o aparelho próximo da cama ou ao alcance das mãos ao deitar. O objetivo é justamente evitar que a primeira ação do dia seja justamente checar as redes sociais. Esse check das redes, que aparentemente parece inofensivo, por si só, é capaz de gerar ansiedade e até mesmo causar depressão .

Muitas pessoas hiperconectadas sofrem a idealização de um mundo que, na maioria das vezes, não é real. Vivem desejando a viagem que o colega posta no instagram ou os objetos comprados por algum amigo próximo.

Essa comparação diária pode levar também ao Burnout, uma vez que acaba desencadeando um “desejo” pela vida do outro, fazendo com que o indivíduo trabalhe ainda mais para cumprir metas , receber bônus ou ser promovido mais rapidamente.

Ambiente de trabalho mais saudável

Se há uma série de recursos para promover a saúde mental fora do ambiente de trabalho, nele também precisamos estabelecer algumas rotinas para preservar nosso equilíbrio emocional .

Afinal, o Burnout é produto desse ambiente quando deixamos de estabelecer limites, para nós e para as pessoas à nossa volta. A seguir, uma lista de ações para tornar o local de trabalho menos estressante:

• procure estabelecer limites nas relações dentro da empresa, para que a amizade não seja usada como desculpa para que lhe transfiram mais trabalho e responsabilidade do que você pode assumir;

• sempre que possível, evite ler emails e mensagens do trabalho fora do expediente, incluindo seu horário de almoço e intervalos;

• crie relacionamentos baseados em confiança e honestidade, inclusive com a chefia;

• se você é um gestor ou CEO, aprenda a delegar funções para as pessoas certas, assim é possível descentralizar o trabalho e diminuir a carga de tarefas;

• não abra mão das férias: esse é um período fundamental para “recarregar as baterias”.

Lidando com o Burnout: como tratar o problema?

Há algo quase catártico na legitimação do esgotamento, já que o mundo da medicina alcança uma condição onipresente que moldou nossas vidas por muito tempo – especialmente para os jovens.

Como Anne Helen Petersen escreveu em um artigo viral do BuzzFeed no início deste ano, “Burnout, seus comportamentos e o peso que o acompanham não são, de fato, algo que possamos curar saindo de férias”.

De fato, folgas semanais e férias anuais, embora sejam importantes e bem-vindas, são insuficientes para quem já lida com o Burnout.

Todavia, mesmo parecendo algo extremamente difícil de transpor – uma vez que o trabalho é inerente ao ser humano e não se pode simplesmente abandonar o emprego ou cargo – esse esgotamento pode ser tratado, devolvendo à pessoa sua produtividade .

Inclusive, ao buscar ajuda e tratamento para os males causados pelo Burnout, pode-se desenvolver e potencializar habilidades profissionais e também pessoais.

Praticar o autoconhecimento através da psicoterapia ajuda a lidar com as emoções e contornar os problemas. No entanto, muitas vezes é preciso ir além e buscar ajuda médica de um psiquiatra para tratar os sintomas físicos. Desse modo, o uso de antidepressivos não está descartado para tratar um quadro de Síndrome de Burnout.

Porém, além da medicação e da psicoterapia, outras terapias alternativas como a acupuntura , por exemplo, podem contribuir bastante para diminuir a tensão e a estafa mental causados pelo problema.

Mas como identificar o problema? Vejamos os principais sinais da presença do Burnout:

• exaustão mental e física

• irritabilidade e impaciência

• falta de concentração

• dificuldade para dormir

• queda no desempenho das atividades

• pouca interação nos relacionamentos

• sentimento permanente de insatisfação

• falta de motivação e interesse em atividades do dia a dia

• ausência no trabalho sem necessidade aparente

Se você se identifica nessas condições e sintomas, é importante buscar ajuda médica e psicológica o quanto antes, para evitar ainda mais prejuízos – físicos, mentais e profissionais. Conversar com seu chefe ou responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa também é indispensável.

Ou ainda, se conhece alguém que está passando pelo problema, procure conversar e alertar para a importância de buscar ajuda profissional, oferecendo apoio e compreensão.

Contribuição das empresas no cuidado com a saúde mental

Cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho deve ser uma via de mão dupla, até porque, tanto funcionários quanto chefes estão sujeitos ao esgotamento profissional.

Num país onde 38% das licenças de trabalho são ocasionadas por distúrbios psíquicos e onde cerca de 200 mil pessoas foram afastadas de suas atividades laborais por problemas de saúde mental no ano de 2017, fechar os olhos para essa questão significa estar disposto a perder muitos talentos e, principalmente, muito dinheiro.

Cientes disso, cada vez mais as empresas têm desenvolvido atividades para o bem-estar dos colaboradores, incluindo o investimento nos cuidados com a saúde mental da equipe. Esse, aliás, é um investimento importante e com retorno certo: o da produtividade.

Ao criar uma cultura de feedback também é possível dar o primeiro grande passo no desenvolvimento de um ambiente mais cooperativo e saudável para a equipe.

A Vittude tem formado grandes parcerias na implementação da psicoterapia como benefício aos colaboradores de várias empresas com o programa Vittude Corporate .

Através do subsídio de sessões de atendimento psicológico online , entre outras atividades realizadas dentro da própria empresa, como programas de Mindfulness e mapeamento da saúde mental do time, é possível melhorar o clima organizacional, tornando os colaboradores mais motivados.

O resultado pode ser rapidamente percebido com a redução do absenteísmo e o aumento da produtividade, ampliando a vantagem competitiva da empresa.

Mulheres no comando na indústria farmacêutica

Aspen Pharma Brasil possui quadro de funcionários com 59% de mulheres, que compõe também a diretoria

Sim, a participação feminina no mercado de trabalho aumentou nas últimas três décadas, mas as mulheres ainda não têm as mesmas oportunidades que os homens. O relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em fevereiro de 2020, revela que a participação delas no mercado é 20% menor que a dos homens. Além disso, a diferença salarial e o acesso à educação ainda persistem.

Contrariando as estatísticas, a filial brasileira da farmacêutica sul-africana, Aspen Pharma, vem aumentando o número de mulheres em cargos e em posições de chefia nos últimos anos. A empresa, que emprega mais de 370 pessoas no Brasil, dessas, 59% são mulheres, dentre elas, a Diretora de Recursos Humanos, Patrícia Franco, e a Diretora de Operações, Vanessa Gomes.  “O alto número de mulheres foi algo orgânico para nós, diz Patrícia.

A diretora de recursos humanos, Patrícia Franco, iniciou o trabalho na Aspen Pharma em 2009 como coordenadora de RH. Ao longo desses dez anos conquistou resultados exponenciais e premiações, uma delas foi o prêmio de Envolvimento com a Comunidade em 2015, na matriz na África do Sul. Em 2018 conquistou a posição de diretora, liderando diretamente oito pessoas no escritório da farmacêutica no Rio de Janeiro. 

“Quando comecei a minha história aqui na Aspen em 2009, não imaginava que teria tantas conquistas e aprendizados. Olho para trás e sinto gratidão. Consegui cuidar da minha família, criar a minha filha, e ainda obter sucesso em minha trajetória profissional. Credito isso a força que nós mulheres temos, mesmo quando achamos que não vamos conseguir. Tenho muito orgulho de ser mulher e me dedico para termos um lugar onde sejamos sempre respeitadas, valorizadas e vitoriosas. Na Aspen é assim que funciona.”, diz Patrícia Franco, diretora de RH.

Já Vanessa começou sua trajetória na Aspen em 2015 como diretora de operações, liderando diretamente mais de 150 pessoas entre o escritório do Rio e a fábrica em Serra (ES). Ela reconhece seu protagonismo em uma posição ocupada majoritariamente por homens. “Na Aspen Pharma, todos, sem exceção, disfrutamos das mesmas oportunidades, benefícios, direitos e obrigações, em todas as áreas. Questões como assédio sexual, moral e preconceito não são toleradas.  Isso é refletido na prática, onde mulheres como eu ocupam posições de liderança e competem de igual para igual com homens”, afirma Vanessa.

Em 2016, Vanessa foi premiada pela matriz da farmacêutica na África do Sul como executiva do ano. “O prêmio recebido em 2017 na África do Sul é prova desse reconhecimento. Sou muito feliz e orgulhosa por representar e ser representada por mulheres nesta empresa”, celebra.

Embora a chegada de mulheres ao topo da hierarquia de empresas ainda seja desigual, Vanessa afirma: “Se eu pudesse dizer algo para as mulheres, eu diria para resistirem e persistirem. O caminho da igualdade e do reconhecimento é difícil e ainda bastante longo, mas muito gratificante”.

Sobre a Aspen no Brasil

Com dez anos de atuação no Brasil, sede no Rio de Janeiro e fábrica em Serra/ES, a Aspen Pharma oferece ao mercado brasileiro medicamentos anestésicos, fitoterápicos, de prescrição, SNC e OTC, cardiometabólicos e biotecnológicos.  Integram o portfólio da companhia diversos produtos de referência no mercado, como: Diprivan, Calman, Leite de Magnésia de Phillips, Magnésia Bisurada, Omcilon-A Orabase, Kwell, Zyloric, Digoxina, Insunorm, Alcachofra, Imuran, Enablex, Aldomet, Suplan, entre outros.

A Aspen Pharma Brasil é reconhecida há cinco anos (2014 a 2019) pelo Great Place To Work como uma das melhores empresas para se trabalhar, já tendo conquistado os selos nas categorias Rio de Janeiro, Farmacêutica, Mulher e Brasil.

Sobre a Aspen no mundo

A Aspen Pharmacare é a principal companhia farmacêutica do continente africano, a maior indústria farmacêutica do Hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de medicamentos no mundo. Com 24 plantas produtivas, em 18 indústrias nos seis continentes, a companhia desenvolve seus produtos sob o comando de cientistas altamente qualificados e em parceria com outras farmacêuticas globais e centros de pesquisa de renome. Atualmente, o Grupo conta com mais de 10 mil funcionários em todo o mundo e fornece produtos para 144 países ao redor do globo. 

Costa Cruzeiros se antecipa e anuncia alteração em seus itinerários na Itália

Após as novas medidas anunciadas na noite passada pelo governo italiano em um esforço para conter a emergência de saúde em território nacional, a Costa Cruzeiros revisou os itinerários de seus navios que realizam escalas nos portos italianos até o próximo dia 3 de abril.

“Como empresa italiana e a única armadora navegando sob a bandeira italiana, estamos comprometidos em garantir a conformidade com os regulamentos e o apoio às autoridades italianas e a comunidade nesse empenho extraordinário para enfrentar a atual situação de emergência”, disse Neil Palomba, presidente Global da Costa Cruzeiros. 

Os cruzeiros atualmente em atividade farão escalas nos portos italianos apenas para permitir que os hóspedes desembarquem e retornem aos seus locais de origem, sem excursões ou novos embarques.

A empresa está informando todos os hóspedes afetados por essas alterações, oferecendo um crédito para que eles possam aproveitar a experiência de um cruzeiro Costa posteriormente.

Nos últimos dias, a Costa Cruzeiros já havia impedido a presença de hóspedes italianos em cruzeiros que partiam fora do Mediterrâneo em um esforço para conter riscos, preservar o ambiente e aplicar as medidas específicas emitidas pelo governo italiano.

A proteção da saúde e a segurança dos hóspedes e da tripulação são prioridade para a Costa Cruzeiros. A bordo dos navios da Costa, o nível de higienização foi elevado para garantir a máxima higiene e a segurança para hóspedes e tripulantes. A companhia vem adotando rígidos procedimentos de saúde para o embarque de passageiros desde o início do surto do Covid-19.


Nova condição especial para viagens nacionais e internacionais. Alteração em política de cancelamento

A Costa Cruzeiros anuncia também a alteração em sua política de cancelamento. Para auxiliar o hóspede a organizar suas férias a bordo com tranquilidade, a companhia marítima oferece o cancelamento gratuito e sem penalidade para as reservas novas e individuais efetuadas no período de 9 de março a 30 de abril de 2020. 

Essa facilidade na política de cancelamento é válida para os cruzeiros internacionais da Costa ao longo de 2020, com embarques a partir de 1º de maio; e para todos os roteiros previstos na temporada 2021 no mundo, incluindo as viagens pela América do Sul e as travessias transatlânticas Brasil-Itália a bordo dos navios Costa Fascinosa, Costa Luminosa e Costa Pacifica. 

Para garantir a gratuidade, o cancelamento do cruzeiro deve ser realizado até o dia 30 de abril de 2020. O benefício não será aplicado nas viagens que já tenham sido alteradas antes de 9 de março.

Para mais informações, entre em contato com a Costa Cruzeiros por seus canais de atendimento. O novo benefício na política de cancelamento também está disponível para as agências de viagens parceiras da companhia marítima no portal Costa Extra (www.costaextra.com.br). 

Os cruzeiros da Costa são em Reais e podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. 

Maior feira de capacitação e negócios do setor de artesanato no Rio de Janeiro será pautada no mundo digital

A 14ª edição da Rio Artes Manuais ocorrerá de 18 a 22 de março no Centro de Convenções SulAmérica 

Feira conta com parceria inédita do Elo7, maior site de produtos criativos e autorais do Brasil

Evento pretende movimentar mais de 1 milhão de reais em negócios além de ofertar 20 mil vagas em oficinas gratuitas

A Rio Artes Manuais, principal feira de capacitação e negócios do setor de artesanato do Rio de Janeiro, chega a sua 14ª edição. O evento acontece de 18 a 22 de março no Centro de Convenções SulAmérica e, neste ano, traz o mote “Conexões”, com objetivo de promover a conexão do artesanato ao digital como meio de negócios.

Na 14ª edição haverá rodadas de negócios entre artesãos e empresários de varejo. O evento, que tem como conceito “2020: O Ano do Artesanato no Digital”, reunirá profissionalismo, conectividade, capacitação e comunidade em um só lugar a fim de fomentar a economia do setor, com expectativa de movimentar mais de 1 milhão de reais durante a feira.

De acordo com o organizador do evento, Roberto Santos, este ano a aposta é difundir o aprendizado pelo lado comercial para expansão dos negócios da economia criativa. “Queremos disponibilizar ao público ferramentas que possam contribuir para o artesão levar seu produto em larga escala para outros mercados, com novos canais de comercialização, rodadas de negócios, plataformas digitais, e redes sociais, além de promover o networking”, revela.

A Rio Artes Manuais, promovida pelas lojas Caçula, reúne as maiores indústrias do setor de artesanato, são mais de 50 expositores. O evento espera receber mais de 30 mil visitantes e oferece gratuitamente mais de 20 mil vagas para quem deseja aprender ou se aprimorar em mais de 250 técnicas de artesanato. A entrada custa a partir de R$ 10,00 (meia entrada) e R$ 20,00 (inteira). 

Parceria Elo7

O Elo7, maior e mais completo site de produtos criativos e autorais do Brasil, participa pela primeira vez da Rio Artes Manuais e levará duas palestras por dia com diversos temas. Todas serão ministradas pela Gestora de Comunidade, Nathália Raggi. Além disso, antes do início da feira, ela dará dicas sobre venda online para os que estiverem na fila.

Confira a programação completa.

Dia 18/03: 14h – Como Vender Artesanato na Internet e 16h – Tendências Atuais no Artesanato

Dia 19/03: 14h – Como Divulgar seu Artesanato na Internet e 16h – Economia Criativa: Desafios e Oportunidades

Dia 20/03: 14h – Como Vender Artesanato na Internet e 16h – Tendências Atuais no Artesanato

Dia 21/03: 14h – Como Divulgar seu Artesanato na Internet e 16h e Economia Criativa: Desafios e Oportunidades

Dia 22/03: 14h – Como Vender Artesanato na Internet e 16h – Tendências Atuais no Artesanato 

O Elo7 nasceu em 2008 com a missão de transformar a vida das pessoas através de um ambiente humanizado de compra e venda que conecta e inspira, conferindo significado a cada transação realizada. “É muito importante valorizarmos e capacitarmos pequenos empreendedores que fazem trabalhos manuais para que tenham mais visibilidade e sustentabilidade em seu negócio”, disse Carlos Curioni, CEO do Elo7.

Parceria Bradesco

O Bradesco, um dos patrocinadores da Feira, levará diversos serviços bancários e vantagens para o Microempreendedor Individual, por meio de soluções financeiras, e não financeiras, para atender as necessidades desse público. Haverá formalização do CNPJ, Produtos e Serviços Bancário diferenciados além de dicas de gestão fornecidas por consultores financeiros atendimento durante o evento.

Além disso, no estande do Bradesco, haverá uma palestra sobre Educação Financeira com a Universidade Corporativa do Bradesco – UNIBRAD.

Para quem abrir conta por meio do aplicativo do Bradesco, haverá benefícios especiais como: Cesta Mei Bradesco grátis por 12 meses, 1º anuidade do cartão de crédito empresarial grátis, emissão de 10 boletos por mês sem custo por 6 meses, 5 dias sem juros no limite da conta-corrente, maquininha do cartão a partir de 12x de R$4,90 e transações pelo App sem gastar sua internet. A abertura desta conta está disponível somente para Microempreendedor Individual (MEI) que ainda não tem conta jurídica aberta e com faturamento anual de até R$ 81 mil.

Atrações da 14ª edição

A feira é uma grande oportunidade para artesãos divulgarem e venderem seus trabalhos, além de terem acesso a informações sobre gestão de negócios. As principais empresas do setor, como Tintas Acrilex, Linhas Circulo, Pinceis Condor, Feltros Santa Fé, Tekbond Coats Corrente, entre outros, terão stands com oficinas gratuitas e consultoria sobre orientação profissional. Para receber todas as novidades e um Kit na feira os visitantes podem fazer o cadastro no ‘Sou da Rede’ pelo site http://www.rioartesmanuais.com.br/

Exposição Artes do Rio

Também haverá uma exposição de movimentos tradicionais do Rio de Janeiro para que o público possa conhecer melhor e mais a fundo a cultura carioca. Haverá fantasias de festas tradicionais da cidade do Rio de Janeiro como: Carnaval (representada pela Salgueiro), Bate-Bola, Quadrilha de Festas Juninas e Folia de Reis.

No espaço haverá peças e roupas tradicionais dos desfiles de carnaval na Marquês da Sapucaí. Será possível conhecer mais sobre uma tradição de mais de um século que ainda se mantém viva no subúrbio do Rio de Janeiro, a brincadeira dos Bate-Bola, que começou com a vinda de imigrantes para o país com a ideia de se fantasiar de palhaços durante o carnaval. Já as festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares, principalmente, em Portugal.

Expositores Confirmados: Litoarte, Scrapbrasil, Tintas Acrilex, Linhas Circulo, Euroroma, Feltros Santa Fé, Coats Corrente, Estencil Opa, Toke E Crie, Papeis Filiperson, Pinceis Condor, Renk, Tekbond, Polycol, Balões São Roque, Tecidos Estilotex, Tintas Spray Colorgin, Henkel, Tecidos Para Pacthwork Eva&Eva, Evamax, Atelie Deize Costa, Tecidos Supper Papeis Contact, Canetas Sertic, De Juta Castanhal, entre outros.

Rio CVB – A Rio Artes Manuais fechou parceria com a Convention & Visitors Bureau que tem como missão promover a cidade do Rio de Janeiro com sua ampla infraestrutura turística, como um destino ideal para eventos, segmento MICE e lazer. Atua como um escritório de consultoria e marketing oferecendo assistência a agentes de viagens, operadores turísticos, organizadores de eventos, associações e corporações. http://www.riocvb.com.br

Serviço: Feira Rio Artes Manuais inicia venda de ingressos

Data: 18 a 22 de março de 2020

Horário: 10h às 19h

Local: Centro de Convenções SulAmérica (Avenida Paulo de Frontin, nº1- Cidade Nova – Centro)

Ingresso e mais informações:  R$ 10,00 (meia entrada) R$ 20,00 (inteira)http://rioartesmanuais.com.br

Pontos de venda: Lojas Caçula http://lojascacula.com.br (Unidades selecionadas: Buenos Aires, São Cristóvão, Barra da Tijuca, Copacabana, Tijuca, Madureira, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Cabo Frio, Bangu, Campo Grande, Vila dos Teles, Nova Iguaçu, Caxias, Friburgo, Petrópolis e Obelisco)