Quem aluga apartamento por temporada não pode usar as áreas comuns do condomínio?

O Tribunal de Justiça se posiciona sobre o caso

As plataformas digitais para alugar imóveis fazem cada vez mais sucesso nas férias. Quem vai viajar quer ganhar uma renda extra e quem procura um lugar pra ficar tem cada vez mais opções, porém, existem condomínios que querem dificultar a estadia.


Esse tipo de problema está se tornando cada vez mais comuns, existem reclamações tanto de proprietários quanto de condomínios que desejam impedir o uso dos imóveis. Alguns condomínios estritamente residenciais já estiveram vetando a possibilidade desse tipo de locação sob os argumentos mais variados possíveis, enquanto que outros têm feito alterações em sua legislação para se adequar ao caso.


Apesar de ser uma nova modalidade, esse tipo de locação assemelha-se muito às locações para temporada, mas com o detalhe tecnológico. “Esse é mais um ponto a favor do proprietário”, afirma a Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário.


Em outros casos, apesar de não vetarem o aluguel de apartamentos, alguns condomínios querem impedir os locatários de curta temporada de usarem as áreas comuns do local, como churrasqueira e piscina.
De acordo com a 27ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP, é vedado ao condomínio proibir o livre acesso dos locatários, pois o contrato de temporada, mesmo que feito por plataformas digitais, é válido e deve ser tratado como estadia residencial.


“Contanto que o locatário respeite as normas do condomínio, como zelar pelo sossego e saúde dos demais condôminos, não há empecilhos em sua estadia, podendo usar e gozar livremente tanto do imóvel como de suas áreas comuns”, finaliza a Dra.

Aspen Pharma anuncia nova embalagem do medicamento Calman®

Com layout mais moderno, embalagem agora possui indicações de uso em destaque

Fitoterápico está entre os principais produtos comercializados pela farmacêutica Aspen Pharma Brasil

O medicamento fitoterápico Calman®, um dos principais produtos comercializados pela farmacêutica sul-africana Aspen Pharma no Brasil, teve sua embalagem reformulada.

Desenvolvido pelo time de criação da Aspen Pharma, o novo layout traz modernidade ao produto, disponível nas apresentações comprimidos revestidos e solução oral. A embalagem passou a exibir as indicações de uso em destaque. A formulação e conteúdo do medicamento não foram alterados.

“Fizemos o investimento para o medicamento Calman® pensando em otimizar o espaço da embalagem com informações práticas, além de trazer um layout mais moderno e visualmente mais limpo, sem alterar a formulação e conteúdo do medicamento”, diz Jackson Figueiredo, diretor de marketing da Aspen Pharma Brasil.

Calman® é um medicamento fitoterápico à base de Passiflora incarnata L., Crataegus rhipidophylla Gand. e Salix alba L., indicado para tratar ansiedade leve a moderada, irritabilidade e insônia.

Calman®Passiflora incarnata L., Crataegus rhipidophylla Gand., Salix alba L. INDICAÇÃO: Ansiedade leve a moderada, insônia e irritabilidade. M.S. 1.3764.0173. Calman® é um produto registrado, promovido e comercializado por Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda. V.06. SAC: 0800 026 23 95 – sac@aspenpharma.com.br.

ATENÇÃO DIABÉTICOS: A APRESENTAÇÃO LÍQUIDA CONTÉM AÇÚCAR. CALMAN® É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS.   SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.


Sobre a Aspen no Brasil

Com mais de dez anos de atuação no Brasil, sede no Rio de Janeiro e fábrica em Serra/ES, a Aspen Pharma oferece ao mercado brasileiro medicamentos anestésicos, fitoterápicos, de prescrição, SNC e OTC, cardiometabólicos e biotecnológicos.  Integram o portfólio da companhia diversos produtos de grande importância no mercado, como: Diprivan, Calman, Leite de Magnésia de Phillips, Magnésia Bisurada, Omcilon-A Orabase, Kwell, Zyloric, Insunorm, Alcachofra, Imuran, Enablex, Aldomet, Suplan, entre outros.

A Aspen Pharma Brasil é reconhecida há cinco anos (2014 a 2019) pelo Great Place To Work como uma das melhores empresas para se trabalhar, já tendo conquistado os selos nas categorias Rio de Janeiro, Farmacêutica, Mulher e Brasil.

Sobre a Aspen no mundo

A Aspen Pharmacare é a principal companhia farmacêutica do continente africano, a maior indústria farmacêutica do Hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de medicamentos no mundo. Com 24 plantas produtivas, em 18 indústrias nos seis continentes, a companhia desenvolve seus produtos sob o comando de cientistas altamente qualificados e em parceria com outras farmacêuticas globais e centros de pesquisa de renome. Atualmente, o Grupo conta com mais de 10 mil funcionários em todo o mundo e fornece produtos para 144 países ao redor do globo. 

3 Pilares Sustentáveis para um Emagrecimento Verdadeiro

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. O número de pessoas obesas no mundo cresce diariamente e por isso, a obesidade é considerada pela OMS um problema de saúde pública.

Dentre muitos fatores, um que chama bastante atenção é o fato de que muitas pessoas descontam na comida as suas raivas, tristezas, alegrias etc. Isso não é nada mais do que auto sabotagem e tem a ver com o porquê da pessoa não conseguir emagrecer.

Com base em minhas próprias experiências e em meus estudos acadêmicos, acredito que para um emagrecimento real e duradouro, devemos galgar três pilares distintos: Mudança de comportamento; Plano alimentar com baixo déficit calórico com redução de carboidratos refinados e Aumento de gasto energético.

Hoje, quero dar ênfase ao primeiro Pilar: A Mudança de comportamento, pois acredito que é aí que está a chave para o emagrecimento duradouro e definitivo.

As pessoas estão comendo as emoções e a ansiedade é a responsável direta pelas desistências e desculpas na busca pelo emagrecimento. É necessário o equilíbrio da Mente e do Corpo.

É importante que a pessoa saiba por que ela quer emagrecer e estes motivos devem ser fatores fundamentais para que ela consiga dar o start em uma dieta. Deve ser a motivação para mudar sua posição frente à comida.

Uma vez que a pessoa tem esta motivação, é preciso definir metas reais e depois seguir à risca os planos colocados, a fim de obter os resultados desejados. Ela precisa saber que é a única responsável pelas suas escolhas e resultados.

Fome

Existe uma diferença entre a Fome Física e a Fome Emocional. Veja:  Na Fome Física o estômago ronca, a pessoa considera opções de comida, a fome é crescente e ao comer a pessoa fica satisfeita. Na fome emocional, existe ausência de sinais físicos, os desejos são específicos, não passa muito tempo entre uma refeição e outra e existe uma necessidade de grande volume de comida e com urgência

Agora que se sabe a diferença entre o que é ter uma fome real e uma fome emocional, vamos definir a Compulsão.

Compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome. Ela também não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita. Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo.

Como dito anteriormente, a ansiedade é um fator que conta muito para que a pessoa não consiga emagrecer. Explico. A ansiedade acontece quando algo que valorizamos é ameaçado. Um dos exemplos de ameaças mais comuns, foi descrito pela psicóloga americana Sarah Edelman, que  é a ameaça da autoestima: quando você se vê ameaçada por algo que vai mexer com sua autoestima, isso lhe traz medo, gerando ansiedade.

Reconhecer os padrões mentais que criam a ansiedade e aprender a modificá-los, nos ajuda a liberar ou reduzir o medo.

No mais, é preciso Foco (querer), Responsabilidade (você é responsável) e Persistência (o resultado não vem da noite pro dia)

A partir daí encontre um profissional comprometido em te ajudar a definir um plano alimentar e físico completo e eficaz para o seu organismo. Depois, siga.

Persistência, otimismo, motivação, tudo isso faz parte do perfil de quem tem uma mente progressiva, que aprendeu a usar os erros como degrau para o crescimento.

Em meu consultório e nos grupos de apoio que acompanho, existem muitas pacientes que mostram seu antes e depois.

Você pode ser esta pessoa e conseguir não somente perder todos os kilos em excesso, mas conseguir vitória em tudo! O segredo? Fazer uma viagem para dentro de você e tomar consciência de todos seus pontos fortes, todos seus pontos fracos e avaliar consigo como pode melhorar.

Manter um foco e manter-se motivado. Dedicação, Persistência, Autoconfiança, Otimismo, manter os pensamentos positivos.

E o principal: Ter um objetivo claro e não ter medo de fazer o que for preciso para chegar até ele.

Procon-SP orienta sobre os direitos do consumidor em caso de enchentes

O consumidor que contratou seguro para o veículo e foi atingido por enchentes e queda de árvores, deve ficar atento sobre seus direitos, conforme orientações do @proconsp, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania.

Para saber se danos provocados por enchentes ou outros fenômenos da natureza, como queda de árvore, por exemplo, estão inclusos na cobertura do seguro do veículo, o consumidor deve verificar o contrato ou procurar a seguradora. Havendo previsão contratual é direito do consumidor ser indenizado pelo prejuízo.

Os procedimentos e documentos exigidos para a cobertura do sinistro (danos) devem estar especificados no contrato e o prazo para indenizar o segurado é de, no máximo, 30 dias – que começa a ser contado a partir da data de entrega dos documentos, sendo interrompido toda vez que houver solicitação de documentação complementar.

O consumidor precisa relacionar e protocolar os documentos entregues à seguradora. Eles serão o comprovante em eventual descumprimento do prazo por parte do fornecedor.

É importante que o consumidor não avance sobre áreas alagadas, pois pode causar negativa da cobertura por parte da seguradora.

Seguro Residencial

No caso de seguro residencial, tanto a cobertura para fenômenos naturais, como o prazo para pagamento de indenização devem estar previstos em contrato.

Navio Costa Smeralda, da Costa Cruzeiros, inaugura a experiência gastronômica LAB Restaurante

A Costa Cruzeiros coloca a alimentação no centro de sua estratégia de desenvolvimento sustentável e consumo responsável. Seguindo esse caminho, a companhia marítima já realiza o programa 4GOODFOOD, que visa reduzir o desperdício de alimentos em 50% até o final deste ano – dez anos antes da data estabelecida na Agenda 2030 da ONU; e agora anuncia um projeto inovador pela valorização do alimento: o LAB Restaurante (Laboratório do Sabor) a bordo do flagship Costa Smeralda. 

Em conjunto com a Universidade de Ciências Gastronômicas, o novo restaurante é o resultado de uma experiência que combina educação e entretenimento. O LAB Restaurante é o primeiro ambiente em um navio de cruzeiro onde os hóspedes podem expressar sua criatividade na cozinha, interagir com os chefs de cozinha da Costa a bordo, e ainda aprender sobre os conceitos de sustentabilidade alimentar, valor da alimentação e consumo responsável. 

As atividades propostas no LAB Restaurante permitem aos hóspedes não apenas aprender truques e técnicas de culinária, mas também como escolher alimentos de boa qualidade; como minimizar o desperdício durante a preparação e entender a importância do aprendizado compartilhando a experiência com outras pessoas.

O LAB Restaurante também dá a oportunidade para a companhia fortalecer sua relação com os destinados visitados pelo Costa Smeralda, criando ações com as comunidades dos portos de escala. 

O LAB Restaurante possui 24 estações de cozinha e 48 lugares para as atividades de degustação dos alimentos. Além disso, o restaurante conta com um sistema de gravação de vídeo para filmar e transmitir as performances ao vivo.

Enquanto os chefs de bordo fornecem suporte técnico aos participantes; os especialistas em alimentos têm a tarefa de entreter os convidados e informar sobre sustentabilidade alimentar. Para desfrutar da experiência no LAB Restaurante é preciso fazer reserva. 

As atividades oferecidas no LAB Restaurante incluem:

Caixa misteriosa
Neste jogo, os participantes simulam uma compra e preparam uma refeição para testar seus conhecimentos sobre sustentabilidade dos alimentos e qualidade nutricional. Pequenas dificuldades tornam a atividade mais interessante.

A competição fornece ferramentas para o hóspede avaliar a compra que está fazendo e o modo de preparo dos alimentos, levando em consideração a saúde (perfil sensorial e nutricional) e o meio ambiente (reduzindo o desperdício e valorizando os produtos sazonais de origem local).

O compartilhamento de algumas técnicas fáceis de cozinha transforma a experiência em um desafio particular: melhorar o desempenho na cozinha e assim impactar positivamente o planeta.

Gourmet em 1-2-3
A atividade é dividida em duas seções: a primeira visa repassar os conhecimentos necessários para reconhecer e aprender sobre os atributos sensoriais do vinho, do queijo e de carnes curadas. Após treinar os sentidos, os participantes estão prontos para enfrentar um desafio que estimula a busca pela combinação perfeita.

Cozinha do chef
A proposta é fazer o hóspede tornar-se parte do time da cozinha de um navio e experimentar a alegria de compartilhar e trabalhar em equipe, sendo o criador de seu próprio prato.

A atividade envolve concordar com o cardápio e preparar o jantar gourmet para ser degustado mais tarde com o apoio de um chef Costa. Divididos em equipes, os participantes estão livres para alterar algum ingrediente e decidir criativamente como a comida será apresentada. 

Atividade familiar
O LAB Restaurante tem como objetivo proporcionar às famílias a oportunidade de passar mais tempo juntos, aprendendo e compartilhando experiências por meio da culinária. Crianças de todas as idades podem preparar seus próprios lanches da tarde junto aos pais.

Sob a orientação de um chef, as crianças irão descobrir os aromas e as matérias-primas de diversos alimentos como farinhas, aditivos e açúcar.

Cake Design
A experiência de design do bolo é composta por três etapas: mistura básica, recheio e decoração. O viajante aprende a selecionar os ingredientes e seguir procedimentos para garantir a ingestão nutricional correta. Informações técnicas sobre como criar a receita corretamente e o compartilhamento de pequenos truques de culinária irão permitir a substituição de preparações artificiais por ingredientes sustentáveis e nutritivos.

Em seguida, o hóspede enfrenta o desafio de criar o bolo decorado que será julgado com base em três critérios: estética, sabor e sustentabilidade.


Sobre a Costa Crociere

A Costa Crociere é a companhia marítima italiana integrante da Carnival  Corporation & plc, a maior empresa de cruzeiros do mundo. Há 71 anos a frota da Costa Crociere navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da hospitalidade a alta gastronomia, fazendo das férias uma experiência única a bordo. As embarcações incluem o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que desejam relaxar. Possui 15 navios em serviço, a maior frota da Europa.

Além disso, um primeiro navio de última geração foi entregue em 2019 e o outro será em 2021: eles apresentam um “projeto verde” revolucionário e é conduzido por gás natural liquefeito (GNL), combustível fóssil mais limpo do mundo, o que representa um grande avanço ambiental. A Costa reflete a excelência italiana surpreendendo seus clientes todos os dias com experiências de férias únicas e inesquecíveis graças aos 27.000 associados de Costa em todo o mundo que, por sua vez, trabalham todos os dias para oferecer o melhor da Itália em férias de cruzeiro por meio de 140 itinerários diferentes, 261 destinos e 60 portos de embarque.

Rede Walter’s Coiffeur abre 27 vagas de emprego no Rio para manicures, cabeleireiros, barbeiros e esteticistas

A rede de salões Walter’s Coiffeur e Barbearia anunciou está com 27 vagas de emprego abertas para manicures, cabeleireiros, barbeiros e esteticistas. O modelo de contratação é como Microempreendedor Individual (MEI), e os profissionais recebem um percentual do valor do serviço oferecido.

Para manicure, são ao todo 9 vagas nas unidades de salão de beleza da rede e no curso Walter’s Academy, que exigem experiência na função, flexibilidade de horário e ensino fundamental completo. Para manicure simples, o percentual recebido é de 44%. Já para porcelanista, é de 48%.

Para a função de cabeleireiro, a rede Walter’s Coiffeur conta com 16 vagas, que exigem certificado profissionalizante, experiência na função, ensino médio completo e flexibilidade de horário. A remuneração é de 38% para os serviços de coloração, corte, penteado e maquiagem. Já para escova e tratamento, é de 30%. Já para barbeiro, a Barbearia Walter’s conta com 1 vaga na unidade localizada no Jardim Sulacap, que exige experiência na função, flexibilidade de horário e ensino médio completo.

A função de esteticistas reúne 1 vaga de emprego, na unidade do Jardim Sulacap, que exigem experiência na função, ensino médio completo e certificado profissionalizante na área de Estética. A remuneração é de 48% para os serviços de estética.

As oportunidades são para unidades localizadas em diferentes bairros, como Bangu, Barra da Tijuca, Del Castilho, Jardim Sulacap e Vila Isabel, além da Walter’s Academy em na Freguesia. Os interessados podem enviar currículo para o e-mail rh@waltercoiffeur.com.br.

CIEE e CPTM promovem semana de orientação profissional

Ação gratuita é voltada para estudantes a partir dos 14 anos e percorrerá várias linhas 

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE irá levar a “Semana de Orientação Profissional” para os passageiros da CPTM. Entre os dias 6 e 12 de fevereiro, exceto o fim de semana, os estudantes que passarem pelas estações terão oportunidade de realizar teste vocacional, elaborar currículo, receber dicas de como se portar em uma entrevista, buscar vagas de estágio e se cadastrar no CIEE Saber Virtual – curso EAD gratuito. O projeto já atendeu quase 2 mil pessoas no Metrô de São Paulo em janeiro.

A ação itinerante passará pelas estações Palmeiras-Barra Funda, São Miguel Paulista, Brás, Santo André e Osasco. Serão oferecidos quatro tipos de atendimentos, realizados por uma equipe especializada do CIEE: “Teste Vocacional”, “Elaboração de Currículo”, “Postura e Imagem Profissional” e “Cadastro e Curso Online”.

Os jovens e adolescentes serão atendidos em grupos de cinco pessoas. Cada atendimento terá duração de 10 minutos para que seja possível esclarecer o maior número possível de dúvidas do público.

Confira a agenda:

Quinta-feira, 6/2: Palmeiras-Barra Funda (Linhas 8-Diamante e 7-Rubi)

Sexta-feira, 7/2: São Miguel Paulista (Linha 12-Safira)

Segunda-feira, 10/2: Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade)

Terça-feira, 11/2: Santo André (Linha 10-Turquesa)

Quarta-feira, 12/2: Osasco (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda)

Costa anuncia cruzeiros pelo Mediterrâneo, Norte da Europa e América do Sul com descontos de até 25%

Descontos são válidos para mais de 160 saídas internacionais com embarques programados entre março e novembro de 2020; Companhia marítima oferece ainda cabines com varanda ao preço de cabines externas para os cruzeiros na América do Sul com embarques em fevereiro, março e abril de 2020

Realizar o sonho de férias a bordo de um cruzeiro marítimo internacional está cada vez mais fácil com a Costa Cruzeiros. A companhia marítima anuncia descontos de até 25% para viagens este ano pelo Mediterrâneo e Norte da Europa. São mais de 160 roteiros com embarques programados entre março e novembro de 2020.

O benefício é válido para reservas feitas até o dia 19 de abril de 2020 em cabines na categoria Total Comfort, e para os hóspedes membros do Costa Club, programa de fidelidade da Costa Cruzeiros. 

No Norte da Europa, o brasileiro tem a chance de conhecer em uma única viagem as paisagens deslumbrantes da Noruega, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Reino Unido e Irlanda em roteiros de sete, nove, dez, 11 ou 14  noites a bordo dos navios Costa Fascinosa e Costa Fortuna. Se a ideia é explorar as belezas das Ilhas Gregas, os navios Costa Luminosa e Costa Deliziosa viajam pela região em cruzeiros de sete noites a partir de Veneza, na Itália.  

Os descontos também abrangem os cruzeiros tradicionais da Costa pelo Mediterrâneo com embarques nas cidades italianas de Savona, Gênova e Civitavecchia/Roma ou de Barcelona, na Espanha. Os navios Costa Pacifica, Costa Diadema e o novo flagship Costa Smeralda visitam os principais pontos turísticos europeus ao incluir paradas em destinos como La Spezia, Palermo, Marselha, Palma de Maiorca, Valeta, Catânia e Nápoles em viagens de sete noites. 

Descontos também na América do Sul 

Na América do Sul, as viagens da Costa estão mais acessíveis para o viajante que quer embarcar em um cruzeiro ainda neste verão. As cabines com varanda nos roteiros com saídas em 16, 22 (Carnaval) e 29 de fevereiro, e nos dias 23 de março e 6 de abril (Páscoa) a bordo do mega navio Costa Fascinosa podem ser reservadas pelo preço de uma cabine externa, na categoria Basic

Além dessa oportunidade, as cabines internas nas viagens que partem nos dias 8, 16 e 22 de fevereiro estão com descontos de 25%. Já as cabines internas nos cruzeiros com saídas em 29 de fevereiro, 23 de março e 6 de abril podem ser adquiridos com 20% de desconto. As duas promoções são válidas para reservas efetuadas até o próximo dia 16 de fevereiro em cabines na categoria Basic.

Enquanto os cruzeiros com embarque em 8 e 29 de fevereiro, 23 de março e 6 de abril percorrem as capitais uruguaia e argentina em oito noites; as viagens que partem em 16 e 22 de fevereiro têm no itinerário as cidades brasileiras de Búzios, Salvador, Ilhéus e Ilhabela. O embarque para esses seis cruzeiros é realizado no porto de Santos.

Os cruzeiros da Costa para o Mediterrâneo, Norte da Europa e América do Sul estão em Reais e podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. Mais informações no site www.costacruzeiros.com.br e também no portal Costa Extra (www.costaextra.com.br), exclusivo para as agências de viagens.


Serviço:

Navio Costa Fascinosa 

Embarque: 08/02/2020 – Santos
Nº de noites: 8
Cidades visitadas: Santos, Buenos Aires (com pernoite), Montevidéu e Santos
Preço: A partir de R$ 974,25 (10x de R$ 97,42) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Embarque: 16/02/2020 – Santos
Nº de noites: 6
Cidades visitadas: Santos, Búzios, Salvador, Ilhabela e Santos
Preços: A partir de R$ 1.274,25 (10x de R$ 127,42) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 
A partir de R$ 2.099,00 (10x R$ 209,90) por pessoa em cabine com varanda na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Carnaval
Embarque: 22/02/2020 – Santos
Nº de noites: 7
Cidades visitadas: Santos, Búzios, Salvador, Ilhéus, Ilhabela e Santos
Preços: A partir de R$ 1.649,25 (10x de R$ 164,92) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 
A partir de R$ 2.869,00 (10x R$ 286,90) por pessoa em cabine com varanda na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Embarque: 29/02/2020 – Santos
Nº de noites: 8
Cidades visitadas: Santos, Montevidéu, Buenos Aires (com pernoite) e Santos
Preços: A partir de R$ 1.063,20 (10x de R$ 106,32) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas)
A partir de R$ 1.649,00 (10x R$ 164,90) por pessoa em cabine com varanda  na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Embarque: 23/03/2020 – Santos
Nº de noites: 8
Cidades visitadas: Santos, Buenos Aires (com pernoite), Montevidéu e Santos
Preços: A partir de R$ 1.383,20 (10x de R$ 138,32) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 
A partir de R$ 2.279,00 (10x de R$ 227,90) por pessoa em cabine com varanda na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas) 


Páscoa

Embarque: 06/04/2020 – Santos
Nº de noites: 8
Cidades visitadas: Santos, Buenos Aires (com pernoite), Montevidéu e Santos
Preços: A partir de R$ 1.343,20 (10x de R$ 134,32) por pessoa em cabine interna na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas)
A partir de R$ 2.179,00 (10x de R$ 217,90) por pessoa em cabine com varanda na categoria Basic (Não estão incluídas as taxas)

MERCADO DOS PGBL/VGBL EM 2019

GuruPrev apresenta pesquisa sobre performance dos PGBL/VGBL no ano passado.

O GuruPrev divulgou os principais resultados da sua análise do mercado de PGBL/VGBL. A base de dados dos planos PGBL/VGBL tem mais de 10.500 planos de previdência no mercado e mais de 1.485 fundos de investimentos vinculados a estes produtos.

Em 2019, o retorno médio dos fundos foi de 11,1%, o que significa 186,1% do CDI. Cerca de 82% desses fundos conseguiram retornos acima do CDI no ano. Em 2018, a média de rentabilidade foi de 7,5% o que representou 117% do CDI, na ocasião, apenas 57% dos fundos haviam rendido acima do CDI.

Os fundos de investimentos terminaram o ano de 2019 com um patrimônio total de R$ 901,6 bilhões, distribuídos em diversas modalidades, inseridas basicamente em fundos de renda fixa, multimercados, balanceados e data-alvo. A captação líquida dos fundos analisados foi de R$ 45,4 bilhões.

Outras informações interessantes obtidas pelo GuruPrev

  • 73,6% dos fundos renderam acima do CDI em 24 meses, o retorno foi de 19,5%, ou 152,9% do CDI;
  • No acumulado de 2017 a 2019 (período de 3 anos), na média, o rendimento foi de 32,6%, o que representou 136% do CDI acumulado;
  • Observando um período mais longo, os fundos que ainda estão ativos renderam 54,5% nos últimos 48 meses e 66,6% nos últimos 60 meses, o que representou 131,8% e 110,9% do CDI, respectivamente.

Curiosidades: Melhores vs. Piores fundos do mercado

  • A rentabilidade média dos MELHORES PGBL/VGBL de 2019 foi de 24,4%, representando 409,6% do CDI;
  • Na contramão, a rentabilidade média dos PIORES PGBL/VGBL de 2019 foi de 4,4%, representando 73,6% do CDI;
  • Apesar da grande diferença de retorno entre os fundos de investimentos, a taxa de administração média não é tão gritante entre eles, 1,28% a.a. foi a taxa média melhores e 1,47% a.a. dos menos rentáveis. Isso quer dizer que, apesar da taxa de juros estar baixa, os custos do fundo não interferiram tanto na rentabilidade destes fundos.
  • Os piores fundos do ano de 2018 tinham um patrimônio líquido somado aproximadamente 9 vezes maior do que a dos melhores, porém, neste ano a proporção caiu para aproximadamente 2,4 vezes apenas. Os melhores fecharam o ano com R$ 38,1 bilhões e os piores com R$ 92,4 bilhões, a captação líquida ratifica essa melhora nas opções dos investidores, pois os melhores atingiram uma captação líquida R$ 21,6 bilhões, enquanto os piores tiveram uma captação líquida negativa de R$ 26,9 bilhões.
  • Distribuição dos melhores e piores pela classe:

Os principais responsáveis pela boa rentabilidade foram:

  • Fundos de investimento de renda fixa com papéis de longo prazo indexados à inflação na carteira;
  • Fundos com renda variável na carteira em proporções superiores a 30%;

Volatilidade

Apesar das melhores rentabilidades, é necessário cautela antes de investir nos fundos que registraram os melhores resultados em 2019, pois eles também são os que estiveram expostos aos maiores riscos:

Taxas de Administração dos Fundos

A taxa de administração média do mercado PGBL/VGBL

Patrimônio Líquido e Captação Líquida em 2019

Dos fundos de investimentos disponíveis para contratação

Atualmente existem 1.131 produtos distribuídos em 317 fundos de investimentos que podem ser contratados por pessoas físicas no mercado. Os demais produtos/fundos estão fechados a novas inscrições ou se destinam a planos empresariais.

O GuruPrev também faz um alerta: estar na melhor Seguradora não é necessariamente sinônimo de ter o melhor Fundo, pois a rentabilidade pode variar dentro da própria Seguradora. Muitas delas têm fundos com perfil para todos os gostos e condições financeiras, como aportes/portabilidade e contribuições mensais. Como em qualquer mercado, há excelentes produtos para contratação e também outros ruins.

Os PGBL/VGBL são excelentes instrumentos para a aposentadoria e para se investir, mas é necessário que cada pessoa esteja sempre atenta ao mercado, analisando sistematicamente as opções disponíveis e comparando-as com o seu plano atual. Se encontrar algo melhor e mais adequado aos seus objetivos, ela deveria realizar a portabilidade dos seus recursos.