Tony Roma’s distribui prêmios no Halloween e cria sanduíche e drink assustadores (e deliciosos)

Tony Roma’s cria burger e drink especial para o Halloween. Foto: Divulgação.

O restaurante americano Tony Roma’s está com uma promoção para o Halloween.

Hoje, Dia das Bruxas, dia 31/10, a partir das 18hs, quem chegar com a fantasia mais assustadora, concorrerá a prêmios.

O primeiro lugar vai ganhar um Barril, de 5 litros, do chopp Heineken, o segundo colocado ganhará um jantar para duas pessoas no Tony Roma’s (cardápio especial) e o terceiro colocado um par de convites do Pico Comedy, em Moema!

A casa fez questão de tratar a data com um toque especial: Criou o sanduíche TR’S Argh e o Drink Blug Litlle Hell, ambos para corajosos comerem, que deixarão as pessoas curiosas.

TR’s Argh! – Um apetitoso Hamburguer, com carne especial 200 gramas, servido no pão preto, trazendo como diferencial uma maionese verde de ervas, molho carolina, alface, tomate, cebola roxa, queijo cheddar e bacon.

Blue Litlle Hell– Um frozen misterioso, com toques cítricos. 

Nessa noite de diversão e promoção traga seus amigos, familiares e vizinhos.

O restaurante americano Tony Roma’s é o melhor lugar para comemorar a data.

Território americano em Moema? Tony Roma’s.  

A Melhor Festa das Bruxas? Tony Roma’s Moema:  para assustadores, assustados e medrosos!

Sobre: O Tony Roma’s é um restaurante americano, que tem a costela mais amada do planeta: a Baby Back Ribs. A marca está presente em todos os cantos do mundo e, no Brasil, chegou há pouco mais de cinco anos. O restaurante de Moema é um dos mais frequentados do bairro e acolhe uma clientela de executivos, familiares, jovens e moradores, que buscam o glamour que só um verdadeiro restaurante americano tem para oferecer. Seu cardápio é impecável, suas bebidas e drinks surpreendentes e suas sobremesas irrepreensíveis.

Site: www.tonyromas.com.br
Endereço: Avenida Lavandisca, 717 – Moema, São Paulo
Reservas e Pedidos: 11 3807.0717
Horário de Funcionamento: Domingo a Quinta das 11h45 até 23hs; Sextas e Sábados das 11h45 às 23h59.
Facebook: Tony Roma’s Brasil
Instagram: @tonyromasbrasil

Informações para a Imprensa
Mara Ribeiro – jornalista Mtb 16.577
Tels: 11 3815.1994 / 11 99221.5201

Estações Santa Cruz, V. Mariana e Tatuapé são as mais procuradas por quem quer morar próximo ao metrô em SP

As estações Santa Cruz, das linhas 1- Azul e 5 – Lilás, Vila Mariana, da linha Azul, e Tatuapé, da linha 3 – Vermelha, são as mais procuradas por pessoas que desejam morar próximo do metrô na cidade de São Paulo.

É o que aponta levantamento da Lello, imobiliária e administradora paulistana com 11 filiais na capital paulista, feito com base nas pesquisas realizadas por interessados em comprar ou alugar imóveis por meio de seu buscador online de unidades situadas a até um quilômetro de estações de metrô (https://www.lelloimoveis.com.br/proximo-ao-metro).

Entre as 10 estações mais procuradas por quem quer morar e assegurar maior mobilidade também figuram Paraíso, Santana, Carrão, Pinheiros, Oscar Freire, Tucuruvi e Vila Prudente (veja percentuais abaixo).

O levantamento ainda apontou que a linha mais procurada por quem busca imóvel perto do metrô é a azul, com 29%  das buscas, seguida pela verde, com 24%, vermelha, com 22%, amarela, com 13%, Lilás, com 7%, e Prata, com 5%.O buscador da Lello, inédito no mercado, foi lançado no final de 2018, a partir de uma pesquisa realizada pela empresa, que apontou que metade das locações e compras  de imóveis realizadas se referia a unidades situadas próximas ao metrô.

A ferramenta possui filtros para cada uma das estações das linhas. Também é possível visualizar as linhas inteiras para escolher o imóvel desejado, seja para comprar ou alugar.

Os agendamentos de visitas são feitos online.Os mais de 10 mil imóveis disponíveis no buscador são identificados com o símbolo do metrô e da linha correspondente, informando a distância exata para a estação mais próxima.“A mobilidade urbana é uma das principais preocupações dos paulistanos, que buscam cada vez mais morar nas proximidades de estações de metrô ou outros modais sobre trilhos, o que diminui consideravelmente o tempo dos deslocamentos”, afirma Elaine Fouto, gerente de Marketing da Lello Imóveis.


As 10 estações mais buscadas por quem quer viver próximo ao metrô em SP (Fonte: Lello Imóveis)

Consumidores que optam por energia solar economizam até 190% na conta de luz

Com maior procura por fonte renovável, senadores discutem, em audiência pública nesta semana, incentivos à produção de energia fotovoltaica no Brasil

A energia fotovoltaica, que é gerada a partir da luz do sol, é uma boa alternativa para quem quer economizar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o consumidor que optar por esse modelo poderá ter redução de até 190% na conta de luz. Esse tipo de fonte, de acordo com a Absolar, é o futuro da matriz energética no Brasil, uma vez que deve superar a hidreletricidade até 2040.

Com a crescente demanda, o tema de fontes renováveis entra em pauta no Congresso Nacional. O senador Carlos Viana (PSD-MG) solicitou a realização de uma audiência pública para discutir incentivos à produção de energia solar fotovoltaica no Brasil. O debate será nesta quinta-feira (31) e é necessário, segundo o parlamentar, porque o modelo atual de barragens hidrelétricas está “esgotado”. 

“A energia fotovoltaica é rápida, efetiva e pode resolver o problema dos vazios de produção de energia elétrica em um prazo muito curto. Por isso, solicitei uma audiência pública, com a presença de todos os atores envolvidos nessa questão energética. O objetivo é buscar um equilíbrio na geração de energia no Brasil em breve. Temos que apostar em uma energia limpa, renovável e que vai gerar empregos”, defendeu Viana.

A audiência pública, que será realizada às 9h, na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, contará com a presença de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), de associações de energia solar fotovoltaica, geração distribuída, distribuidores de energia elétrica e do Ministério de Minas e Energia (MME). 

Redução de preços e poluição

Desde 2012, a procura por energia solar tem crescido com a possibilidade de o consumidor gerar a própria energia a partir de fontes renováveis. A vice-presidente de geração distribuída do Conselho de Administração da Absolar, Barbara Rubin, explica que o setor é promissor e precisa, cada vez mais, de investimentos.

“Quando a gente pensa na geração distribuída, a energia solar é uma das fontes mais baratas. Ela economiza água das hidrelétricas, que é a base da geração no Brasil. Ela é uma fonte mais limpa que a das termelétricas, que é uma fonte que o governo aciona toda vez que a gente enfrenta um período de estiagem”, lembrou Barbara.

Fonte:
agenciadoradio.com.br

Dica PortalJE : Curso de Energia Solar Fotovoltáica – clique aqui

Roubo de celulares representa 63% dos assaltos na cidade de São Paulo

Em comparação com o ano passado, roubos e furtos aumentaram  20% e 37%, respectivamente  comparação com o ano passado, roubos e furtos aumentaram  20% e 37%, respectivamente

De acordo com dados obtidos e publicados pelo Agora São Paulo, periódico popular paulistano publicado pelo Grupo Folha, os roubos de aparelhos celulares na cidade de São Paulo corresponderam por 63% do total de assaltos no município nos quatro primeiros meses de 2019, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), na gestão de João Doria (PSDB). Os furtos dos aparelhos representam 24,3% do total.

Por hora, foram 13 celulares na mão de bandidos, sendo  27.949 aparelhos roubados e 10.131 furtados, totalizando 38.080 casos. Em comparação com o ano passado, os roubos e furtos aumentaram, respectivamente, em 20% e 37%. A região da zona sul é a com mais registros de roubos (4.756 entre janeiro e abril deste ano), o que representa quase 40 crimes por dia. Não foram considerados no cálculo os registros por meio da delegacia eletrônica.

O Capão Redondo foi o bairro com maior índice do tipo de crime (531), seguido pelo Jardim Miriam (329) e pelo Parque Santo Antônio (300). Quando o assunto são furtos, a região mais afetada é a central, com 6.802 casos (média de 56 ocorrências por dia). Campos Elíseos, Consolação e Jardins estão no topo do ranking, com, respectivamente, 204, 147 e 116 registros.

Em nota, a SSP informou que a polícia civil realiza operações para combater roubos e furtos de celulares. Neste ano, por exemplo, segundo a pasta, foram apreendidos 4.080 aparelhos, presos 160 suspeitos, além de 746 comércios vistoriados.

Panorama nacional

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Roubo de celulares no Brasil, a região Norte é a que mais sofre com esse tipo de crime, com 65% dos entrevistados com celulares já roubados ou furtados, contra 34% da região Sul, por exemplo. Tanto homens e mulheres são visados, mas há diferença na faixa etária — jovens são mais assaltados, de acordo com 52% das respostas Pessoas com 50 anos ou mais representaram 34% das vítimas desses crimes.

O questionário foi  aplicado online junto a 2.532 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas em junho de 2019. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.

A pesquisa chama a atenção também para outro aspecto. Apenas 15% dos internautas brasileiros com smartphone usam o serviço de seguro para celular. O índice aumenta para aqueles que já tiveram celulares roubados ou furtados – neste caso, 19% faz uso da modalidade para não ter grandes prejuízos. Jovens de 16 a 29 anos são os que mais contratam o serviço, com 21%.

Como decorar cômodos com obras de arte

Quadros proporcionam mais requinte aos espaços 

A decoração de uma casa reflete a personalidade dos seus moradores. Para deixar os cômodos mais originais, é comum investir nos mais diversos artigos de decoração, como obras de arte, por exemplo. Porém, na hora de escolher quais quadros combinam ou qual obra seria ideal para aquele espaço, algumas pessoas encontram dificuldades. Pensando em ajudá-las na decisão, a Artluv, plataforma que conecta artistas a clientes e amantes da arte, compartilha dicas de ouro que estão no ebook “Como decorar com arte”. Confira:

  1. Invista em quartos:

Apesar da casa inteira ser um local de aconchego, os dormitórios são os cômodos que mais inspiram tranquilidade. Tendo isso em mente, no momento de escolher uma obra de arte para os quartos, é preciso se atentar às cores. É preferível escolher um quadro que tenha tons mais amenos e/ou frios, ou até mesmo optar por fotografias em preto e branco. A observação é justificada, pois cores vibrantes e fortes podem atrapalhar o relaxamento de algumas pessoas.  

  1. Banheiro e Lavabo:

Telas também podem ser adicionadas à decoração de banheiros para trazer mais requinte e cor ao ambiente. Além disso, as obras de arte podem, estrategicamente, cobrir marcas de tubulação e falhas na pintura. É interessante também investir em uma iluminação mais potente para ressaltar a gravura. 

  1.   Cozinha:

Costuma-se afirmar que a cozinha é a alma de uma casa e, por isso, nada mais justo que o espaço ganhe obras de arte. Por ser um cômodo despojado e alegre, os moradores podem soltar a imaginação para criar composições alegres. É possível usar “posters” com molduras pretas, quadros com formatos diferentes, obras apoiadas no balcão, quadros rústicos para decorar paredes vazias ou até mesmo telas discretas com elementos de cozinha, entre outros. 

  1. Escritório e home office:

Com a ascensão do home office, ter cômodos destinados ao trabalho tornou-se comum em muitas casas brasileiras. Para tais ambientes, que costumam ter um ar de seriedade e concentração, o ideal é optar por quadros mais coloridos. Obras de arte com cores mais vibrantes podem dar um toque de personalidade e criatividade ao espaço, mantendo o requinte do ambiente.   

Dica PortalJe – Quer aprender a fazer suas proprias obras de arte ? Curso de Pintura em tela clique aqui

IFood – Empresa deverá esclarecer sobre oferta feita durante o jogo Flamengo x Grêmio

@proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificou na quinta-feira (24/10) a empresa Ifood.com Agência de Restaurantes Online S/A para que esclareça sobre a oferta efetuada durante a transmissão do jogo de futebol entre Flamengo e Grêmio no dia 23/10.

A empresa prometia desconto no valor do pedido de refeições correspondente ao número da camisa do jogador que fizesse gols na partida.

Consumidores reclamaram que não conseguiram fazer uso da promoção em razão de queda do sistema do aplicativo.

O @proconsp solicita esclarecimentos sobre a abrangência geográfica, validade e regras específicas da promoção; em quais canais de comunicação a oferta foi veiculada e o respectivo vídeo; e quantos acessos foram efetuados durante o período em que vigorou a oferta.

A empresa deverá explicar ainda quantas pessoas foram contempladas com o desconto, com envio da relação de consumidores, informação sobre o valor total do pedido e do desconto.

Se a empresa teve registro de problemas de acesso, quais foram as providências adotadas e se foram verificados outros problemas.

A empresa tem 72 horas para responder.

Com 60 votos favoráveis, reforma da Previdência é aprovada em segundo turno no Senado

Texto agora precisa ser promulgado em sessão conjunta do Congresso Nacional para que mudanças nas regras de aposentadoria passem a valer

Por 60 votos a 19, o Plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (22), em segundo turno de votação, a PEC que altera as regras de aposentadoria dos brasileiros. Duas das quatro sugestões de alteração à redação principal foram rejeitadas pelos senadores. Os destaques restantes serão analisados na manhã desta quarta-feira (23), quando será retomada a sessão.

Ao anunciar o resultado da votação principal, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), em meio a aplausos, afirmou que a Casa “demonstra grandeza com a aprovação desta matéria” e que o sentimento é de dever cumprido. “A palavra que pode resumir todo o esforço é compromisso do Parlamento brasileiro, compromisso do Congresso Nacional, com a pauta do país”, ressaltou Alcolumbre.

Aprovada em primeiro turno no início de outubro, com 56 votos favoráveis e 19 contrários, a PEC 6/2019, na avaliação do senador Elmano Férrer (PODE-PI), ameniza o rombo nos cofres públicos. A estimativa de economia, segundo o governo, é de cerca de R$ 800 bilhões em 10 anos.

“Ela é importante, primeiro, porque vai estancar a sangria que ocorre. Só a União tem déficit de quase R$ 300 bilhões nas iniciativas privada e pública. Isso sem contar os mais de R$ 100 bilhões dos estados. Com a aprovação dessa reforma, a expectativa é que tenhamos um ajuste, nos próximos dez anos, entre despesa e receita”, indicou o parlamentar.

Segundo o senador Jader Barbalho (MDB-PA), a aprovação da PEC vai diminuir as desigualdades no país. “A nossa expectativa é que contribua para a estabilidade da economia do Brasil, para a geração de empregos. A sociedade brasileira tem cerca de 13 milhões de desempregados e permanece com uma distribuição de renda bastante sofrível. A minha expectativa é de que a reforma da Previdência resolva algumas questões, inclusive a situação fiscal, e possa beneficiar também os mais pobres no Brasil”, projetou.

Principais mudanças 

A principal medida da reforma da Previdência é a fixação de idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62, para mulheres. Essa regra é não se aplica a professores, membros da Polícia Federal, polícias legislativas, Polícia Civil do Distrito Federal e agentes penitenciários federais, categorias que terão regimes diferenciados. 

O texto prevê ainda tempo de contribuição mínima de 15 anos para as trabalhadoras e de 20 para os trabalhadores da iniciativa privada. Em relação ao setor público, esse período será de 25 anos para ambos os sexos. Vale lembrar que as regras para aposentadoria de trabalhadores rurais e de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio pago a idosos e pessoas com deficiência, não sofreram alteração. As regras aprovadas começam a valer somente depois que a PEC 6/2019 for promulgada, em sessão especial, pelo Congresso Nacional. Ainda não há data para que isso ocorra.

Como a promulgação da reforma da Previdência depende de convocação de sessão conjunta do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre deve esperar o retorno do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do presidente Jair Bolsonaro ao Brasil, já que ambos estão em viagem ao exterior.

A chamada PEC paralela (PEC 133/2019), texto alternativo que contém alterações e acréscimos ao texto principal, como a inclusão de estados e municípios nas novas regras previdenciárias, será votada em até 15 dias, segundo a presidente da CCJ do Senado, Simone Tebet (MDB- MS). A previsão da parlamentar é que a proposta seja analisada em Plenário até 19 de novembro.
 

DRESS CODE – O que pode acontecer com sua carreira, e com sua imagem profissional, se você não souber se vestir adequadamente no ambiente de trabalho

Além da postura profissional e ter um comportamento adequado fazerem parte do treinamento empresarial, as regras de vestimentas tornaram-se um instrumento muito comentado para valorizar a imagem profissional. Como?

Sabendo se vestir adequadamente – não impondo seu gosto pessoal, mas sim com o do ambiente profissional. Alguns profissionais sentem que essas regras são castradoras e que impedem as pessoas de sentirem-se livres para “bancarem” seus estilos. Mas, entre a cruz e a espada, a melhor forma de entender como lidar com estas fragilidades é ouvir o que dizem os especialistas da área.

Há 15 anos Renata Mello presta consultoria para as maiores empresas do país sobre etiqueta corporativa

Renata Mello, Consultora de Imagem Corporativa, atua no segmento há 15 anos e afirma: “Já soube de pessoas que perderam a chance de alcançarem um novo trabalho ou serem promovidas, por se apresentarem de forma “desleixada” e sem cuidados. Em meus treinamentos também soube de profissionais que foram chamados em particular para serem alertados de que o que estava vestindo não condizia com o ambiente de trabalho, entre inúmeras outas histórias”. A consultora, afirma que é possível evitar esses constrangimentos e trabalhar a imagem pessoal ao seu favor para ter sucesso no ambiente de trabalho dosando adequadamente a escolha pessoal com as normas corporativas. 

Renata Mello

Economista formada pela Puc-SP e com MBA em Marketing de Serviços pela ESPM e conhecimentos do Mercado do Luxo. Começou sua carreira no mercado financeiro e atuou por muitos anos em multinacionais. Faz parte da AICI – Association of Image Consultants International.

Fundou sua consultoria no ano de 2004 desde então presta serviços para empresas de todos os portes, de forma personalizada à necessidade de cada cliente. É especializada em Postura Profissional e Imagem Pessoal, atendendo diferentes níveis hierárquico e segmentos corporativos.

Fonte: Renata Mello (perfil completo)

Política de vestimenta, será que sairá de moda?

Apesar de muitas empresas liberarem o dress code – código/regras de vestimenta para o ambiente corporativo, permitindo, assim, maior liberdade para que cada um exponha seu estilo pessoal, no mundo profissional, é preciso ter alguns cuidados na hora de se arrumar, mesmo contando com alguma ou total flexibilidade da empresa em que se trabalha.

Mais do que representar a empresa que o profissional decidiu trabalhar, ele também é protagonista da sua imagem pessoal. Como ele é visto e percebido pelos colegas de trabalho ou mesmo por seus clientes e fornecedores, a partir dessa imagem que passa, pode, sim, contar muitos pontos na sua jornada profissional. Pode, inclusive, transmitir mais credibilidade, profissionalismo, seriedade e outras competências. Ou não.

É importante levar em consideração que a escolha da roupa não se limite apenas ao gosto pessoal, pura e simplesmente. Esse tipo de escolha é limitante pois sugere o uso impositivo de escolhas individualizadas, sem olhar para o entorno o contexto, como um instrumento favorável à sua imagem.

Vale bancar seu estilo pessoal para reforçar sua marca e imagem mas, antes de escolher qualquer roupa, é importante avaliar a agenda da semana e analisar se têm clientes ou algum contato importante; ou, pior, se deparar com os eventos surpresas do dia, como uma visita inesperada ou uma reunião externa.

A apresentação pessoal precisa estar de acordo com a sua agenda do dia, reforçando a sua imagem como profissional e, igualmente, os valores da empresa que você representa.

O que evitar usar como vestimenta na empresa, mesmo que seja comum no seu guarda roupa:

  • Blusas que deixam a barriga de fora;
  • Calças de cintura muito baixa;
  • Blusas muito sensuais – muito decotadas e transparentes;
  • Saias e vestidos muito justos e curtos;
  • Camiseta regata cavada ou com alças finas;
  • Chinelos bermudas de surf;
  • Camisetas de futebol ou com mensagens políticas;
  • Moletom;
  • Saltos muito finos e altos.

 Estas peças devem ser usadas nos finais de semana preferencialmente.

Mesmo que as empresas liberem roupas mais confortáveis no ambiente corporativo, a regra não é “usar o que quiser”, ao contrário, nesses casos deve-se levar em conta que em toda a oportunidade você pode e deve expressar seu estilo pessoal, mas em conformidade com a identidade da empresa. Essa atitude reflete que se tem bom senso e equilíbrio na hora de se vestir.

Visite o site: http://renatamelloconsultoria.com.br/

Assessoria de Imprensa
Mara Ribeiro – mtb. 16.577
Tels: 11 3815.1994 e 11 99221.5201

Pitaia Bank lança máquina que aceita Criptomoeda

A fintech brasileira Pitaia Bank, identificada como o primeiro banco digital brasileiro a usar o blockchain em suas transações, anuncia o lançamento de sua máquina de POS que aceita pagamentos em Criptomoeda, assim como em Reais.

O projeto começa com um lote de 1 mil máquinas, para uso do aparelho é cobrado um aluguel. Além da entrada para cartão, para quem quiser pagar no crédito ou débito, a máquina possibilita ao comerciante/varejista aceitar pagamentos em Criptomoeda, o aparelho foi fabricado por um parceiro da marca e conta com conexão Wi-Fi e 3G.

“O lojista vai gerar um QR code na tela da máquina e o código precisará ser lido pelo smartphone do consumidor, através do aplicativo da Pitaia Bank, utilizando o saldo que tiver em sua carteira digital.”, exemplifica a CEO da marca, Simone Abravanel. 

O público-alvo da fintech para as máquinas são estabelecimentos comerciais que tenham histórico de antecipação de recebíveis. A taxa por transação vai variar de acordo com o giro do lojista.

A fintech cresce a passos largos, fundada em setembro do ano passado como uma corretora de Criptomoedas. Já conta com aplicativo, conta digital, máquina de POS, entre outros produtos.

“Nosso objetivo é democratizar as criptomoedas no mercado financeiro como todo. Temos projetos ambiciosos de expansão em vários setores para os próximos meses.”, destaca Abravanel.

Todo o processo de abertura de uma conta digital na Pitaia é feito via aplicativo, em questão de minutos. Os usuários podem manter saldos separados em Reais e em Bitcoins. A qualquer momento pode comprar ou vender a criptomoeda, usando a Pitaia como corretora.

“A ideia era centralizar tudo em um único canal, oferecendo uma melhor experiência ao usuário. É desconfortável quando você precisa usar muitos aplicativos para realizar uma única tarefa, por isso, nosso cliente pode ter sua conta em Reais e Bitcoins, consegue comprar e vender, pagar boletos, recarregar celular, enfim, fazer todo o processo dentro de uma mesma plataforma.”, diz Abravanel.

A plataforma cobra a taxa pela intermediação a cada conversão de Reais em Bitcoins e vice-versa. Dentro do aplicativo também é possível realizar pagamentos de boleto e recarga de celular. Todas as transações internas do banco são registradas em blockchain.

Um dos grandes diferenciais da Pitaia é o atendimento, que acontece via conta verificada no WhatsApp, 24 horas por dia. A startup conta com uma equipe própria de atendentes. “Este é um diferencial para crescermos. Tudo se resume a experiência do seu usuário”, afirma Abravanel. 

Dica Portal JE – Curso de declaração de Criptoativos acesse aqui

Na dúvida, chame um eletricista!

Como está a instalação elétrica da sua casa?

Nos últimos anos, os equipamentos domésticos se multiplicaram, mas poucos consumidores modernizaram, da mesma forma, a infraestrutura de suas residências para suportá-los. 

A instalação geralmente é oculta nas paredes ou forros e acaba passando despercebida. Mas, a fiação envelhece, a camada isolante resseca e perde a propriedade isolante, o que pode provocar fuga de energia, com risco de curto-circuito e até incêndio. 

Por isso, no Dia do Eletricista (17 de outubro), a Tramontina ressalta a importância da visita deste profissional para uma completa revisão das instalações elétricas, principalmente em casas que não fazem a manutenção há mais de 10 anos. 

Quando a situação está crítica, a instalação elétrica pode apresentar sinais que, segundo a Tramontina, confirmam a urgente necessidade de chamar o eletricista para fazer a manutenção:

  • A tomada esquentou? Chame um eletricista, pois é sintoma de sobrecarga na rede. Os condutores elétricos podem estar antigos ou são finos para o equipamento em uso.
  • O eletrodoméstico está dando choque? Isto indica fuga de energia. Faça um teste: retire todos os aparelhos das tomadas e aguarde 15 minutos. Caso o relógio de medição continue girando, chame um eletricista para localizar a origem e resolver a fuga de energia.
  • As tomadas são antigas e não possuem sistema de aterramento? O terra liga o aparelho ao aterramento do imóvel e evita possíveis choques e descargas elétricas nos equipamentos.
  • Em casos de energia acumulada, o pino terra, desde que devidamente conectado, direciona a energia para a terra antes de atingir uma pessoa, por isso tornou-se obrigatório em instalações elétricas desde 2009.
  • Aproveite a presença do eletricista para trocar as tomadas antigas pelo modelo de três pinos – 2P+T, ou seja, dois pinos (fase e neutro) e o terra –, e revisar o sistema de aterramento do imóvel.