Qual a importância e como escolher a bomba d’água ideal para projetos hidráulicos e residenciais

As bombas d’água são equipamentos muito importantes tanto para a vida cotidiana quanto para projetos mais específicos da indústria e agricultura. Podem trabalhar na irrigação de plantações e também no abastecimento de água de residências.

A escolha certa pode resolver problemas de inundações e fazer com que a caixa de água funcione corretamente. Diante de tantos modelos e variações, é fundamental entender as características principais de cada uma para fazer uma boa escolha.

Antes de decidir pelo melhor produto para você, é necessário detectar um ponto de instalação elétrica, já que para funcionar a bomba depende de energia. Nessa etapa, certifique-se de que as instalações estão em boas condições e de que a voltagem é a indicada para o equipamento. Só a partir dessa etapa decida qual o melhor tipo de bomba a ser utilizada.

Se você precisa abastecer residências, indústrias e pequenas irrigações, a melhor opção é a bomba periférica. Ela não pode ser utilizada em profundidade superior a 8 metros, mas para essas situações pode ser mais do que o necessário.

É um dos modelos mais baratos e, diga-se, também com menor capacidade de vazão, mas isso não deve atrapalhar o projeto no caso de ser uma instalação de pequeno porte.

Outra bomba que também pode ser utilizada para bombear líquidos no saneamento básico, na irrigação de plantações, em edifícios residenciais e na indústria em geral é a bomba centrífuga. Diferentemente da bomba periférica, essa possui maior vazão, mas menor pressão.

Ela também fica restrita a apenas oito metros de profundidade. Portanto, não deve ser utilizada para projetos de grandes proporções, como na agricultura de grande porte.

A bomba submersa, por sua vez, é a mais indicada para projetos maiores, sobretudo poços artesianos. Neste caso, há uma subdivisão: submersível e submersa. A submersível trabalha apenas pelo tempo estabelecido previamente pelo fabricante. Depois desse período, ela precisa ser retirada e seca após o uso.

É a mais indicada para os casos de inundações. Já as submersas foram feitas exclusivamente para ficar dentro d’água. Neste caso, a profundidade atingida pode chegar a até 20 metros.


Para ambientes mais controlados, o ideal é adquirir uma bomba d’água autoaspirante. Ela é a única que retém a água, impedindo que volte para o ponto de captação.

A tecnologia embutida no equipamento também elimina as bolhas de ar que podem se formar na tubulação. Por fim, para projetos mais avançados, há a bomba injetora, mais robusta e capaz de funcionar em profundidades maiores do que 20 metros.

Detran.SP lacra quatro desmanches em Osasco

Operações foram realizadas entre terça-feira (27) e quarta-feira (28) e também detectaram irregularidades em outros seis estabelecimentos

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) lacrou entre terça-feira (27) e quarta-feira (28) quatros desmanches em Osasco. A operação também autuou outros seis estabelecimentos no município. Ao todo, foram fiscalizadas 21 empresas.

Os quatro desmontes lacrados, localizados nos bairros da Vila dos Remédios, Vila São José, Vila Ayrosa e Bairro Aliança, mantinham peças em estoque sem a devida comprovação de origem.

Entre as irregularidades encontradas nos estabelecimentos autuados estavam a falta de etiqueta com QR-Code para rastreabilidade das peças, a destinação irregular das peças inutilizadas e ainda a falta de emissão de nota fiscal de entrada dos produtos.

As empresas responderão a processo administrativo, conduzido pelo  Detran.SP, e os proprietários dos desmanches poderão responder criminalmente e por danos ao meio ambiente pela atividade ilegal.

As operações foram realizadas em parceria com a Polícia Civil e contaram com a participação de seis funcionários do Detran.SP.

Fiscalização preventiva

O principal objetivo da lei do desmonte é evitar o roubo e o furto de veículos e a venda ilegal de peças. O cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria do Detran.SP pelo portalwww.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”.

Nos estabelecimentos credenciados e regulares, as principais peças automotivas recebem uma etiqueta com número único de série e código QR-Code e são cadastradas no sistema online do Detran.SP pelas empresas. O consumidor pode consultar a procedência da peça e ter a garantia de comprar apenas itens de origem legal.

A pesquisa pode ser feita por meio do aplicativo de serviços do Detran.SP para tablets e smartphones ou qualquer outro aplicativo com leitor de QR-Code. A consulta também pode ser feita pelo portal www.detran.sp.gov.br na área “Parceiros”, opção “Desmontes”.

A pesquisa exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo ao qual a peça pertencia, além de identificar qual a empresa desmontadora e comercializadora do produto. Quando há registros fotográficos do veículo, as imagens ficam disponíveis para visualização.

Lei do desmonte

Sancionada em janeiro de 2014 e em vigor desde 1º de julho do mesmo ano, a lei estadual n° 15.276 é pioneira na regulamentação dos desmontes e serviu de referência para a criação da lei federal nº 12.977/2015, em vigor desde maio de 2015.

Para atuar no ramo e participar de leilões para adquirir veículos destinados a desmonte para comércio ou reciclagem das peças usadas, a legislação exige o credenciamento das empresas no Detran.SP, entre outros requisitos. Os principais objetivos são inibir o furto e o roubo de veículos, assegurar que empresas idôneas continuem atuando no mercado e garantir a legalidade do produto que chegará ao consumidor final.

Shopping Interlagos agita o horário de almoço e Happy Hour com shows para todos os gostos

As apresentações ocorrem na Praça de Alimentação com estilos musicais que vão do MPB ao POP

O Shopping Interlagos inicia o mês de setembro com entretenimento de qualidade, a partir de sua programação musical gratuita. Ao longo do mês, de segunda a sexta-feira, os visitantes poderão acompanhar diversas apresentações, embaladas por grandes artistas. No horário do almoço, no Piano ao Ponto, os pocket shows são realizados das 12h30 às 15h, enquanto o Happy Hour acontece das 19h às 21h30.

As apresentações ocorrem em formato solo, duo ou trio, contemplando o melhor repertório para todos os gostos e públicos nos dois períodos. Será possível acompanhar músicas atuais e clássicos que marcaram época, nos estilos MPB, POP, R&B, Soul, Bossa Nova, Blues, nacional e internacional. Há ainda os shows com músicas temáticas, sucessos em novelas e filmes.

Confira a programação completa:

Piano ao Ponto – das 12h30 às 15h

DatasArtistasEstilos
2/9Marisa GorgelMPB e Bossa
3/9Jazz AntonyPOP/Rock
4/9Gabriel DelfinoBlues, R&B e Soul
5/9Luiz Alfredo e Marcos GomesMúsicas Temáticas
6/9Luiz Alfredo e Marcos GomesMúsicas Temáticas
9/9Marisa GorgelMPB e Bossa
10/9Gabriel DelfinoBlues, R&B e Soul
´11/9Alexandre BrittoMPB/Pop Nacional e Internacional
12/9Jazz AntonyPOP e Rock
13/9Luiz Alfredo e Marcos GomesMúsicas Temáticas
16/9Marisa GorgelMPB e Bossa
17/9Jazz AntonyPop e Rock
18/9Luiz Alfredo e Marcos GomesMúsicas Temáticas
19/9Gabriel DelfinoBlues, R&B e Soul
20/9Luiz Alfredo e Marcos GomesMúsicas Temáticas
23/9Livio MacedoMPB
24/9Luiz Alfredo e Marcos GomesMúsicas Temáticas
25/9Marisa GorgelMPB e Bossa
26/9Luiz AlfredoMúsicas Temáticas
27/9Luiz Alfredo e Marcos GomesMúsicas Temáticas
30/9Livio MacedoMPB

Happy Hour – das 19h às 21h30

DatasArtistasEstilos
2/9Rominho CruzSamba e MPB
 3/9Keity AcousticClássicos da Música Nacional e Internacional
 4/9Jack MullerClássicos da Música Internacional
 5/9Keity AcousticClássicos da Música Nacional e Internacional
 6/9 Flavio CoimbraClássicos da Música Nacional e Internacional
9/9Jazz AntonyPOP e Rock
 10/9Keity AcousticClássicos da Música Nacional e Internacional
 11/9Jack MullerClássicos da Música Internacional
12/9Livio MacedoMPB
13/9Projeto V’sMPB e POP Nacional
16/9Livio MacedoMPB
 17/9Keity AcousticClássicos da Música Nacional e Internacional
 18/9Jack muellerClássicos da Música Internacional
19/9MademoisellePOP e Rock
20/9Livio MacedoMPB
23/9Jazz AntonyPOP e Rock
 24/9Keity AcousticClássicos da Música Nacional e Internacional
25/9Gabriel DelfinoBlues, R&B e Soul
 26/9Keity AcousticClássicos da Música Nacional e Internacional
27/9Nanda QueirozMPB
30/9Gabriel DelfinoBlues, R&B e Soul

Serviço:
Programação Musical – Shopping Interlagos
 
Endereço: Avenida Interlagos, 2.255
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 15h, e das 19h às 21h30.
Estacionamento gratuito.

Banheiro Moderno – Tendência de Decoração

Para se ter um banheiro moderno e com estilo, não é preciso gastar muito. Existem várias formas de deixa-lo aconchegante. O banheiro precisa de atenção, para se tornar um ambiente atraente.

Espelho, Espelho meu!

Sempre presente! Mas porque não transforma-lo em uma peça de decoração mais atual ? Existe hoje no mercado de vidros uma grande variedade, podendo ser espelhos iluminados, soltos. Além de decorar, dá um charme todo especial.

Box com design moderno

Um dos protagonistas na decoração do banheiro é o box, e merece uma atenção especial. Vários modelos estão no mercado de vidros. ‘ Hoje o box para banheiro é uma peça indispensável, tanto para banheiros pequenos ou para banheiros grandes, muitas opções estão disponíveis , podemos contar com box com ferragens coloridas e roldanas aparentes, que possibilitam dar um toque de personalidade a este cômodo, além de proporcionar beleza. Podemos dizer que um box bem elaborado e espelhos modernos, fazem desse espaço um local muito harmonioso, bonito e de extremo bom gosto.” comenta Amanda da Vidraçaria Top Glass em SP.

A Top Glass Vidraçaria é especialista no assunto e traz cada vez mais novidades no mundo dos vidros. A empresa ainda oferece portas em vidros, janelas, guarda corpo, fechamento de sacadas.
vidracariatopglass.com.br/

Advogado explica cuidados ao adquirir um imóvel

Há várias considerações na compra tanto para usados ou novos empreendimentos
Conquistar um imóvel é o sonho de muitos brasileiros, mas é necessário ter muito cuidado com os detalhes de todo o processo para que não haja nenhum problema no futuro.

Algumas vezes ao procurar e até mesmo depois de comprar uma propriedade, as pessoas se deparam com dúvidas que podem atrasar e atrapalhar a negociação.Por essa razão o advogado e economista, Dr. Paulo Akiyama, oferece uma série de dicas para quem está à procura de umimóvel, sejam imóveis usados ou novos empreendimentos. “Um dos erros mais comuns por parte de um comprador é não contratar um advogado que tenha experiência com transação imobiliária.

Outro erro é não obter certidões com a Junta Comercial do estado para saber se o vendedor é sócio de alguma empresa, mesmo que inativa, pois sempre há o risco de execuções fiscais em nome da empresa que podem prejudicar o negócio”, explica.Para adquirir um imóvel, além de uma série de documentos, é importante saber como será feito o pagamento. Sendo à vista, financiado por um banco ou com parte obtida no FGTS, a única diferença nesses métodos é referente a quando o vendedor recebe a totalidade do valor.

É importante lembrar que atualmente os bancos não se encarregam de checagens e medidas de segurança do negócio, todas ficando a cargo do comprador.Ao adquirir projetos ainda na planta, o comprador deve se atentar para itens do contrato que vão desde a data da entrega até os insumos utilizados na construção. Dr. Paulo recomenda que o comprador procure por processos judiciais das construtoras. “A nossa orientação é que o comprador guarde consigo exemplares das propagandas de vendas, memorial descritivo, cadernos promocionais e demais documentos que comprovem a proposta de venda para poder confrontar no futuro se for necessário”, o advogado aconselha.Também vale lembrar que o cancelamento da compra de um imóvel na planta não é nem um pouco vantajoso.

Após assinar o financiamento, a única opção é realizar a quitação integral com desconto nos juros.O corretor de imóveis é um ótimo profissional para encontrar propriedades com todas as necessidades dos compradores. No entanto, o melhor profissional para analisar detalhes que podem atrapalhar um negócio é o advogado especializado.

Comprar diretamente com proprietários também pode ser uma péssima ideia, salvo se o comprador possuir advogado da sua confiança para acompanhar a negociação.Akiyama indica que a compra sempre seja realizada com o auxílio de um advogado especializado, seja do lado do comprador ou do vendedor. “Tivemos algumas experiências no escritório em que negócios deixaram de ser realizados por conta de tópicos encontrados em contratos, e que, no caso, o Comprador não possuía seu próprio advogado, criando assim o impasse no negócio.

Em outros casos, mesmo com certidões positivas, porém, devido a ajuda de advogados com muita bagagem em transações imobiliárias, as partes conseguiram realizar as negociações”, finaliza.

Governo de SP quer ampliar a segurança com novo programa de bonificações a policiais

O Governo do Estado de São Paulo anunciou em julho o pagamento de bonificações por resultado, referente ao quarto trimestre de 2018. No total, o valor chega a R$ 72 milhões, que foram pagos a 67,4 mil policiais civis, militares e técnico-científicos. O anúncio foi feito em evento pelo governador João Doria, ao lado do secretário de Segurança Pública, o general João Camilo Pires de Campos.

O secretário destacou que o programa de bonificação estimula e faz com que o profissional vá ao encontro desses resultados. “Com isso, nós fechamos 2018 e iniciamos o planejamento para o pagamento do primeiro trimestre e do segundo trimestre de 2019”, afirmou o secretário.

Foram bonificados policiais que atuam em áreas em que houve redução dos índices de vítimas de letalidade violenta (homicídio doloso e latrocínio), roubo e furto de veículo, além de roubo em geral no trimestre. Ao todo, foram favorecidos com a bonificação 48.974 policiais militares, 16.164 civis e 2.285 técnico-científicos.

De acordo com o Estado, desde 2014, quando o programa foi criado com o objetivo de premiar o esforço dos policiais na redução de crimes, já foram pagos 963.728 bônus (mais de R$ 1 bilhão).

Estatísticas 
O governador e o secretário também destacaram que, de janeiro a junho de 2019, foi registrado o menor número de casos e vítimas de homicídios dolosos e latrocínios para o período na série histórica, iniciada em 2001. “Foi um conjunto de ações que refletiu nos melhores índices da história da segurança pública no estado de São Paulo. A ação que permitiu a melhora em praticamente todos os setores foi resultado de uma ação integrada, de bom comando e bom planejamento. E ações preventivas também, porque a inteligência da Polícia hoje é praticada diariamente”, disse Doria.

Concurso
O governador do estado, João Doria, publicou no Diário Oficial um despacho autorizando a abertura de novo edital para Polícia Civil de SP. Serão abertos concursos públicos para os cargos de Delegado (250 vagas), Investigador (900 vagas), Escrivão (1.600 vagas) e Médico Legista (189 vagas).

Criptomoeda do Facebook será a porta de entrada para pessoas ingressarem no mundo do dinheiro digital

O porta-voz Fernando Barrueco afirma que o anúncio da Libra é um avanço gigantesco; segundo ele, as empresas vão começar a olhar com mais interesse para as vantagens de se relacionar com seus públicos sem intermediários

Para o diretor da Bomesp (Bolsa de Moedas Virtuais Empresariais de São Paulo) Fernando Barrueco a criação da Libra, criptomoeda do Facebook anunciada oficialmente nesta terça-feira, 18, vai acelerar a disrupção da economia, fortalecendo o elo de confiança entre empresas e seus consumidores. “É um avanço gigantesco para uma economia distributiva no cenário atual.

Afinal, em um curto espaço de tempo este novo criptoativo será a porta de entrada para 2,6 bilhões de pessoas no mundo — e cerca de 130 milhões de brasileiros — ingressarem imediatamente no mundo do dinheiro digital”, diz Barrueco.

Segundo ele, ao oferecer um meio de pagamento inclusivo, que incorpora os desbancarizados e elimina intermediários para operações financeiras, sem oscilações bruscas em seu sistema, a iniciativa do Facebook vai encorajar outras empresas a investirem também em suas próprias criptomoedas. “Teremos aí um mainstream, um movimento que vai ecoar em todas as demais companhias, que, mais dia ou menos dia, irão se abrir para projetos semelhantes”, afirma Barrueco. “A partir de agora, as empresas como um todo tendem a descobrir as vantagens de se relacionar com seus públicos sem intermediários.”

 “A entrada de uma stablecoin, baseada na cadeia econômica de produtos e serviços, é o que defendemos desde o início das operações da Bomesp”, diz ele, referindo-se ao lançamento da Bolsa de Moedas Virtuais Empresariais do Estado de São Paulo no mercado global, em 2017, com o lançamento da Niobiun Coin (NBC). “Nós sempre dissemos que o desenvolvimento de uma economia distributiva não viria com a ascensão do bitcoin, mas com as stablecoins, atrelada a uma moeda estável, portanto não sujeita a volatilidade, agilizando assim pagamentos e trocas”, reforça ele.

“Como consequência, vamos ver mesmo empresas bastante conservadoras passando a entender o blockchain como uma tecnologia segura”, comemora o especialista, que participou do Marco Civil da Internet no Brasil.

 O especialista acrescenta que um dos impactos mais importantes, a seu ver, é o empoderamento das pessoas. “Isso ocorre porque, com a entrada das empresas no Blockchain, ocorre a retirada de intermediários, que encarecem todo o sistema financeiro global.

Ao passo que, quando as pessoas assumem o protagonismo frente a seus próprios recursos, com a democratização das formas de pagamento e de troca, elas passam a ter acesso a esse mundo financeiro de forma mais facilitada. Enfim, todos ganham”, avalia ele.

Ele ressalta ainda que, com a Libra, a empresa de Mark Zuckerberg inaugura um novo modelo de negócios, voltado agora prioritariamente para o mercado financeiro. “Para garantir a estabilidade da Libra, ela terá lastro em moedas fiduciárias, como dólar, evitando, com isso, oscilações bruscas”, explica.

“É a segurança que faltava para os empresários, que se afastaram das criptomoedas, pelo receio da volatilidade puxada pelo bitcoin no ano passado, como adoção como forma de pagamento de seus produtos e serviços”, diz ele. “Mas todos vão fazê-lo de forma mais madura e consciente, agora com mais conhecimento”, explica.

A proposta do Facebook foi apresentada como “uma moeda global simples” numa “estrutura financeira que empodera bilhões de pessoas”. Para isso, contará com wallet própria, a Calibra, levando tecnologia blockchain para dentro do Whatsapp, do Messenger e de um aplicativo exclusivo em parceria com um grupo de gigantes como Paypal, MasterdCard, Visa, Uber entre outras, em uma rede organizada através da Libra Association, sem fins lucrativos, com lastro de 1 bilhão de dólares.  

De acordo com Barrueco, a Libra se baseia em filosofia e objetivos semelhantes aos da Bomesp e sua moeda de referência, o Niobium Coin (NBC). “A Libra tem tudo para ser um divisor de águas e seus efeitos já se fazem sentir”, completa.

Criptoativos saiba mais clique aqui

Combinação de espelhos e porcelanato : visual Clean e Sofisticado ao banheiro

Outros elementos, como iluminação estratégica, itens decorativos que imitam cristal e box de banho com roldana aparente garantem uma sala de banho digna de princesa

Clássico é tendência! Foi com este pensamento que a arquiteta Carolina de Nani, parceira da Ideia Glass, empresa especializada em kits e ferragens para boxes e portas divisórias de ambientes, decorou o banheiro minimalista. Para obter um visual mais clean em todo o cômodo, a profissional apostou em um revestimento que imita o mármore no chão e nas paredes que, aliado com a iluminação estratégica do local, proporcionou maior luminosidade ao ambiente.

Para despertar a sensação de amplitude e garantir um visual clássico ao cômodo, a arquiteta utilizou espelhos em toda a bancada da pia. E para oferecer um “ar” de sofisticação ao local, Carolina fez uso de itens de decoração que imitam cristal, como o lustre, espelho de bancada e porta sabonete.

:: ELEGÊNCIA NO BOX DE BANHO

Para complementar a decoração do banheiro, a arquiteta apostou no Kit Box Elegance, da Ideia Glass. Com roldanas aparentes, fabricadas em latão cromado, o item trouxe mais charme, sofisticação e elegância ao banheiro. Além disso, o design do box também contribuiu para garantir a sensação de amplitude no cômodo, devido ao seu visual mais clean e neutro.

Saiba como escolher um ar-condicionado

As estações mais quentes vão chegar, em breve, e informações essenciais sugerem os cuidados que devem ser tomados desde a compra até a manutenção do aparelho

É cada vez mais comum a presença de ar-condicionado em residências, que ajuda  a proporcionar conforto nos dias quentes. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher o produto e fazer sua manutenção. Pensando nisso, a Panasonic, líder mundial no desenvolvimento e criação de tecnologias e soluções eletrônicas, preparou dez dicas para ajudar os consumidores.

A compra de um condicionador de ar, popularmente conhecido por “ar-condicionado”, requer alguns critérios e principalmente a consulta a um técnico especializado, que irá identificar as variáveis que podem influenciar na escolha e indicar o melhor local para a instalação, interno ou externo, além do melhor modelo para cada necessidade, considerando tamanho do espaço, quantidade de pessoas, entre outros fatores.

Confira algumas dicas que podem auxiliar o processo:

1 –  Regras do condomínio para ar-condicinado

O primeiro passo é verificar aspectos técnicos necessários, como as regras do condomínio para a instalação do equipamento. Há prédios que não permitem a instalação na sacada ou em áreas que sejam necessárias alterações externas. Por isso, recomenda-se consultar um técnico especializado para não perder tempo e dinheiro.

2 – Ponto elétrico e saída de água

Para a instalação, é preciso um ponto elétrico independente que permita que o aparelho seja conectado a um circuito elétrico com disjuntor específico, assim como ocorre com os chuveiros. Além disso, é necessária uma saída de água (dreno).

3 – Identificação da carga elétrica do ambiente

A unidade de medida do ar-condicionado é o BTU (British Thermal Unit ou, em português, Unidade de Calor Britânica). Quanto maior o tamanho do ambiente em que o equipamento será instalado, maior será a quantidade de BTUs.

Para cada m² são necessários aproximadamente 600 BTUs, e nas regiões mais quentes do país, cerca de 750 BTUs. Mas alguns fatores podem interferir no ambiente: quantidade e modelo de janelas e portas, exposição ao sol, equipamentos ligados à rede elétrica, quantidade de pessoas no local etc. Para um cálculo mais preciso, é importante a visita de um técnico especializado.

4 – Escolha do produto

O produto precisa atender às medidas da área a ser climatizada, considerando o conforto e o baixo consumo de energia, representado pela tecnologia Inverter, presente nos produtos da Panasonic, que regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor.

Sensor de presença: alguns equipamentos que contam com recursos mais avançados, como o ECONAVI, também presente nos ar-condicionados da Panasonic. Esse equipamento possui sensor inteligente, que detecta a presença de pessoas no ambiente e ajusta automaticamente a temperatura, garantindo maior economia e conforto.

5 – Diferenciação entre os modelos

Os modelos mais comuns são do tipo Split, com duas unidades separadas: a interna evaporadora e a externa condensadora. Há, também, o modelo Multi-split, com uma unidade externa e diversas internas, que podem atender a vários ambientes. Esse sistema é indicado para imóveis sem espaço suficiente para condensadoras na sacada.

Os portáveis são aparelhos de corpo único, com rodinhas que permitem a utilização em diferentes ambientes, porém é um modelo com limitações que devem ser avaliadas caso esta seja a única escolha possível para o imóvel. Também com corpo único, os do tipo “janela” são os mais antigos e ficam fixos na parede do ambiente.

6 – Instalação cautelosa

No momento de instalação do produto, deve-se observar as distâncias mínimas de cada unidade, contidas no manual do produto. Isso vai garantir maior eficiência na troca de calor e menor consumo de energia. Evite instalar diretamente sobre a cama, por exemplo, pois o fluxo de ar deve ser indireto, para que a temperatura ambiente seja uniforme e confortável.

É importante contratar uma empresa especializada para que a instalação siga as normas corretas de segurança.

7 – Cuidados básicos com a preservação do produto

Utilizado para proporcionar conforto térmico ao ambiente, o ar-condicionado exige cuidados básicos, como limpeza periódica dos filtros, temperatura mantida a 23°C (suficiente para deixar o ambiente climatizado) e acompanhamento das instruções descritas no manual. Em casos específicos com muita incidência de poeira e outros fatores prejudiciais, é importante a avaliação de um técnico ou empresa especializada.

8 – Limpeza 

Em ambientes residenciais, o próprio consumidor, seguindo as instruções do manual, pode fazer a limpeza do filtro de tela, responsável por manter o ar livre de impurezas e a eficiência de funcionamento do equipamento. Em regiões de praia, a manutenção deve ser periódica e realizada por um técnico especializado, já que a parte externa fica mais exposta a fatores climáticos.

9 – Economia de energia

Além da tecnologia Inverter, que se ajusta automaticamente à necessidade do ambiente, trabalhando de forma mais precisa para manter o conforto e o menor consumo de energia, o consumidor deve utilizar o produto de forma consciente.

É essencial manter o ambiente climatizado sempre fechado, selecionar a temperatura de conforto acima de 23 ºC, utilizar o timer para ligar e desligar o aparelho e seguir as manutenções preventivas, que desobstruem as passagens de ar e garantem o funcionamento eficiente.

10 – Certificado de Garantia

É importante se atentar aos termos descritos no Certificado de Garantia. Seguir essas regras vai assegurar toda a assistência em casos de defeito de fabricação do aparelho.

Manutenção de ar condicionado clique aqui

Arquiteto Pietro Terlizzi explica como usar drywall em diferentes espaços

O profissional ensina sobre a instalação do sistema econômico e versátil para aplicação em obras dos mais diversos perfis

Dividir ambientes economizando espaço, evitar quebra-quebra ou criar um espaço com isolamento acústico são algumas possibilidades que o drywall oferece.

Não por acaso, o sistema, que é composto por perfis metálicos com fechamento de chapas de gesso, se torna cada vez mais difundido no Brasil como uma alternativa à alvenaria tradicional. “Por ser um método que não utiliza água e que gera poucos resíduos, tanto na produção quanto na obra, o drywall torna a construção mais limpa, rápida, barata e leve. É um sistema usado em larga escala no exterior e que tem conquistado o seu espaço nas edificações realizadas em nosso país”, conta o arquiteto Pietro Terlizzi, à frente do escritório Pietro Terlizzi Arquitetura.

Além de ser uma tecnologia limpa, o drywall também é indicado em alguns casos específicos. Quando a estrutura existente não permite a construção de uma nova parede de alvenaria, a especificação de paredes com chapa de gesso torna-se a resposta para a situação.

O sistema ainda colabora para o aproveitamento de espaço, sendo um grande aliado para plantas com pequena área útil. Com espessura de cerca de 10 cm – que pode variar em função da estrutura metálica, especificada conforme a altura do pé-direito –, a parede de drywall é mais fina que a tradicional de alvenaria, que chega a ocupar de 15 a 25 cm.

As paredes de drywall geralmente são instaladas para dividir ambientes secos, como salas e quartos. Com a chapa na cor verde, indicada pelo fabricante, é possível estender o seu uso para áreas úmidas como banheiro, cozinha e área de serviço. “O drywall é um sistema de vedação que assegura performances até superiores ao sistema tradicional. No entanto, sempre ressalto sua impossibilidade de usá-lo como sistema estrutural”, alerta o profissional.

A indústria classifica as chapas por cores. As brancas (Standard – ST) são empregadas em ambientes secos. As verdes (Resistente à Umidade – RU) possuem adição de elementos que as tornam mais resistentes à umidade para instalação em áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e lavanderias. Já as chapas rosas (Resistente ao Fogo – RF) são empregadas em situações em que a norma requisita proteção ao fogo, como escadas de emergência.

Com a instalação correta, o drywall é livre de patologias. Mas é necessário conferir as especificações das paredes para cada tipo de ambiente, levando em conta a situação e a altura, além de acompanhamento de profissional e mão de obra especializada”, explica o arquiteto.

Um ponto para ficar atento na hora da instalação é que o drywall exige a presença de juntas de dilatação próximas às lajes, pois sua variação causada pela dilatação térmica é diferente do concreto. Também é necessário um cuidado maior para fixar objetos como prateleiras e painéis de TV diretamente no drywall. “Previsto em projeto, chapas de aço galvanizadas são fixadas entre os montantes, antes do aparafusamento da chapa de gesso. As fabricantes oferecem todas as informações normativas para uma obra sem erros”, acrescenta Pietro.

É essencial seguir a indicação do fabricante e usar a peça correta, que varia de acordo com o tipo e o peso dos objetos. Pietro ainda pontua outra ressalva: drywall deve ser usado apenas em ambientes internos.

Projeto: Pietro Terlizzi Arquitetura | Foto: Guilherme Pucci