Segurança Contra Incêndios permite que Corpo de Bombeiros multe edificações e áreas de risco

Multa pode chegar até 265 mil reais; São Paulo registrou 6.641 incêndios, em 2018

As medidas de segurança contra incêndios mudaram no Estado de São Paulo. O Decreto nº. 63.911, em vigor desde abril, concede ao Corpo de Bombeiros (CBPMESP) poder para aplicar multas para prédios e condomínios que não cumprirem normas de segurança contra incêndios. O valor pode chegar até 265 mil reais. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o estado registrou 6.641 incêndios em edifícios, em 2018.

O Corpo de Bombeiros atua na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, e eram acionados em casos de sinistro ou vistoria com a emissão do atestado. Agora, o decreto torna esses profissionais agentes fiscalizadores e estabelece o aval para procedimentos administrativos e operacionais para a fiscalização nos condomínios.

De acordo com o engenheiro da SEG, empresa de Sáude e Segurança Ocupacional, Eduardo Belarmino, os edifícios se tornarão ambientes mais seguros e vidas serão salvas em caso de ocorrências. “É importante que as empresas sejam orientadas por profissionais habilitados e capacitados, que possuam registro no CREA/SP, bem como a emissão da ART [Atestado de Responsabilidade Técnica], quando a vistoria acontecer”, explica Belarmino.

O Decreto nº. 63.911 conta com uma alteração significativa do poder de fiscalização ao Corpo de Bombeiros, que agora poderá averiguar o cumprimento do AVCB – licença emitida pelo próprio CBPMESP, que valida as medidas de segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco. “Os prédios devem emitir essa licença, que passará por análise técnica, para garantir que o imóvel está em acordo com a legislação e que existe um técnico responsável pelo projeto da edificação”, explica o engenheiro da SEG Saúde Ocupacional.

São Paulo registrou 6.641 incêndios em 2018, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Em 2017, foram 6.635, incluindo ocorrências em prédios unifamiliares, como casas. “O CBPMESP poderá interditar temporariamente o local e comunicar o setor de fiscalização das prefeituras municipais, sem prejuízo da adoção das providências, mas aplicará penalidades cabíveis”, diz Belarmino.

A multa pode chegar a R$ 265 mil, dependendo da gravidade, para os empreendimentos que não estiverem em ordem com seus sistemas de prevenção e combate a incêndio.

Para saber mais sobre Alvarás clique aqui

Pessoas intranquilas e pessoas serenas!

Você se considera uma pessoa serena ou intranquila?

Quando pensamos no que é contrário de serenidade, nos vem à mente o que é turbulento, que produz confusão, irrequieto e intranquilo. Do latim, turbar significa desordem, rumor, perturbação, confusão.


Uma pessoa assim é aquela que vive perturbada por seus próprios pensamentos, intranquila, não tem paz,
vive confusa por seus próprios ruídos.

O coração e a mente podem permanecer em estado de intranquilidade, quando não sabemos lidar com a vida e fazer a gestão de nossos pensamentos e emoções. A perturbação não está
fora da pessoa, mas dentro. Há pessoas que parecem estar sempre procurando algo. Estão
aqui e longe ao mesmo tempo. Falam das coisas como se lhe faltasse sempre algo.
Nessa situação a pessoa não consegue pensar a vida com clareza. as emoções a arrastam sempre, para ruídos que impossibilitam a paz.

Pessoas assim não são senhoras da sua própria casa. Sua casa parece sempre habitada por estranhos que perturbam, porque quem habita a sua interioridade são suas emoções e pensamentos perturbadores. Nisso não consegue ser lúcido e exercer uma liderança positiva.
Vai deixar quem está perto intranquilo.

Se uma alguém assim for gestor em uma empresa, seus funcionários ficarão inquietos.
Ele pensa que espalhando intranquilidade vai fazer quem está ao seu redor trabalhar.
Ao invés de estimular o trabalho, provoca agitação.

Contra esse tumulto é preciso encontrar a paz interior. Encontra a paz no coração quem consegue estar consigo mesmo, perceber sua pertubações e acalmar seus pensamentos.

A sintonia com Deus também fará com que a pessoa desenvolva em torno de si uma atmosfera de serenidade e tranquilidade.
Os colaboradores e funcionários que estão em torno de uma pessoa que busca a paz interior, vão se sentir mais seguros e se dedicarão ao trabalho com mais emprenho e prazer.

A força não está na inquietação, mas sim na tranquilidade e na serenidade.

A paz interior na pessoa será sempre fruto da busca da própria verdade. Quando eu sou verdadeiro, sou aquilo que sou e me aceito como sou diante de Deus, então vou acalmando as minhas inquietações, pertubações
e vou encontrando a paz e a tranquilidade que inspira também quem está ao meu redor.

Padre Ezequiel Dal Pozzo


Michael Robson participa de Congresso do Santa Joana

O ginecologista e obstetra Michael Robson, responsável pela criação da Classificação de Robson, é o convidado internacional do 4º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana.

O evento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo, e é promovido pelo Hospital e Maternidade Santa Joana, reconhecido como um grande centro especializado nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato, além de oferecer serviços de alta complexidade para gestações de risco.

O protocolo criado por Robson é uma ferramenta desenvolvida para monitorar e avaliar a qualidade do serviço obstétrico em maternidades ao redor do mundo.

A classificação foi adotada como padrão pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015 e baseia-se no antecedente obstétrico, número de fetos, apresentação fetal, idade gestacional e início do trabalho de parto de cada gestante, o que permite caracterizar a população atendida em diferentes hospitais e diagnosticar as mudanças dos cuidados clínicos e os desfechos por grupo ao longo do tempo.

Michael Robson, que é consultor do The National Maternity Hospital, de Dublin (Irlanda), e membro do Royal College of Obstetricians and Gyneacologists, abordará os seguintes temas no evento:

  • Classificação de Robson: racional e aplicação
  • Como classificar as indicações de cesárea: um novo modelo
  • Manejo do trabalho de parto espontâneo e induzido (Grupo 1, 2,3 e 4) no National Maternity Hospital (Dublin, Irlanda)

O Congresso de atualização médica, que traz o que há de mais moderno em ginecologia e obstetrícia, gestação de alto risco e de alta complexidade, terá outros temas previstos na programação, como pré-natal gemelar e de gravidez fruto de reprodução assistida; prevenção da prematuridade; diagnóstico e conduta; doença trofoblástica gestacional; e aspectos éticos e legais na prevenção do erro médico; além de conferências e debates com o convidado internacional. Também, está marcado para 19 de setembro o pré-congresso, quando será realizado o curso em simulação realística de assistência ao parto com enfoque no parto vaginal.

O primeiro lote de inscrição está disponível para médicos, enfermeiros, residentes e estudantes até 5 de junho, e o cadastramento pode ser feito por meio do site: https://gruposantajoana.com.br/ensinoepesquisa/eventos-cientificos/cmo-2019/

SERVIÇO
4º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana
Data: 20 e 21 de setembro de 2019
Hora: sexta-feira, das 9h às 17h; e sábado, das 9h às 12h30
Local: Maksoud Plaza Hotel (Alameda Campinas, 150 – Jardim Paulista)
Inscrições e informações: https://gruposantajoana.com.br/ensinoepesquisa/eventos-cientificos/cmo-2019/

Imigrantes abrem restaurantes na região de São Paulo

Empreendedorismo passa a ser uma opção para quem não consegue um emprego formal no mercado de trabalho

A cidade de São Paulo foi formada, basicamente, por imigrantes. Italianos, japoneses, coreanos, bolivianos, peruanos e pessoas de diferentes outras nacionalidades mudam para a metrópole em busca de uma nova vida ou de oportunidades de trabalho desde o século 19.

Trazem, consigo, os hábitos e a cultura do país de origem, e, é claro, a gastronomia local. O empreendedorismo passa a ser uma opção – ou uma imposição, em alguns casos – para quem não consegue um emprego formal no mercado de trabalho. O centro de São Paulo é um desses lugares com o qual muitos imigrantes conseguem se identificar.

Hoje, a região é dominada por uma efervescência cultural vinda de imigrantes de todas as partes do mundo. Os clientes se beneficiam de novos aromas e sabores, enquanto os empreendedores movimentam a economia da cidade com os bares e restaurantes temáticos. Apesar de evidenciar uma realidade de esforço individual, o coletivo também se fortalece, com o aumento dos laços entre a comunidade imigrante.

O Biyou’Z é um exemplo de toda essa diversidade. O restaurante exalta a cultura africana pelas mãos da chef camaronesa Melanito Biyouha, com temperos e pratos típicos da região. Sabor, cor, saudabilidade e africanidade são as quatro premissas do estabelecimento. O local fica na Alameda Barão de Limeira, 19, e é todo decorado com o simbolismo africano. Peixe assado acompanhado por banana-da-terra frita e vinagrete, arroz, maionese e milho Ngansang é um dos pratos ofertados.

Na Avenida São João, 1248, o Syria, aberto em 2018, faz a alegria de quem gosta de comida síria. Comandado pelo libanês Ahmed Merhi, conhecido como Vovô Ali, possui vários pratos tradicionais da culinária do país, como esfihas abertas e fechadas, shawarmas, kibes e pastas árabes. A bebida típica pode ser o suco de romã, batido com melancia e água de laranjeira.


Na Rua Rui Barbosa, 269, palestinos, sírios e africanos se encontram para bater papo, assistir a shows ao vivo e aproveitar boas bebidas e comidas árabes no Al Janiah. O local é comandado por Hasan Zarif, brasileiro e filho de palestinos. Antes o restaurante ficava no lugar ocupado por um bordel nos anos 1990, mas desde 2016 está na Bela Vista e ganhou um upgrade nas instalações e estrutura.

A gastronomia peruana também marca forte presença na região central. Na Avenida São João, 610, está o Rio Mar Restaurante, gerenciado pelos  irmãos peruanos Hosler, Michael e Franco Castro Fernandes; na Rua Guaianases, 153, temos o Sabor Peruano, especializado em sopas e cozidos peruanos, e o Império Incaico, com uma comida caseira; e na Rua Aurora, 451, o Riconcito Peruano.

Esse último é controlado pelo chef Edgard Villar desde 2005. O negócio fez tanto sucesso que ele abriu outras unidades em Pinheiros, Itaim Bibi, Tatuapé, Jardins, Vila Leopoldina, Vila Olímpia e Moema, apostando na intimidade e construção de relacionamento com o cliente.

Assim como ele, a maioria dos restaurantes mais populares também está apostando em design e estrutura que aproxime os clientes, como deixar eletrodomésticos – como geladeira inox e refrigeradores de bebidas – visíveis no salão, ou uma decoração mais temática e acolhedora.

7 benefícios e mudanças que acontecem no corpo durante a caminhada

Todos sabem a importância de ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. No entanto, 100 milhões de brasileiros ainda são sedentários, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE.  A obesidade entre os brasileiros também vem aumentando e já pode ser considerada uma epidemia em adultos e crianças.

A obesidade altera totalmente o funcionamento do corpo, sendo a causa para inúmeros problemas como hipertensão, alteração no colesterol, diabetes tipo 2, depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico, enxaqueca e dores de cabeça, miopia transitória, problemas cardiovasculares e até desenvolvimento de câncer.

Para reverter esse quadro, uma atividade simples pode ser incluída na rotina diária: a caminhada. É uma maneira fácil de sair do sedentarismo, combater a obesidade e pode ser praticada por crianças, jovens e adultos sem restrição.  

“Abandonar o sedentarismo não é uma tarefa fácil. Para começar, é necessário ter uma dose extra de determinação, força de vontade, criar metas, ter foco e realizar, pelo menos, 150 minutos de atividade durante a semana, ou seja, 30 minutos. Inicie com uma caminhada leve, faça respirações longas, recupere o fôlego e continue a atividade. Vida saudável significa longevidade.

Os resultados são infinitos e valem para a vida toda. Nunca é tarde para começar”, alerta Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, é fundamental gastar em média 300 calorias por dia para sair do sedentarismo. Pequenas atitudes diárias também contribuem para mudar hábitos: deixar o elevador e a escada rolante e optar por subir e descer escadas físicas ou mesmo saltar do ônibus um ponto antes do habitual, aumentando assim o tempo de caminhada. Essas atitudes diminuem em aproximadamente 30% as chances de doenças cardiovasculares.


O fisiologista Jakson Couto, coordenador técnico da Bodytech Santana, lista sete benefícios e mudanças que acontecem no corpo durante a caminhada.

1) Melhora a circulação (o retorno venoso é aprimorado com a ajuda da bomba muscular – coração, ajustando a circulação arterial) e a função respiratória (ventilação nos pulmões);

2) Combate a osteoporose – vários estudos comprovam que os pequenos impactos no momento da caminhada são benéficos para os ossos;

3) Dose extra de ânimo: durante a atividade, o corpo libera endorfina – hormônio responsável pela sensação de prazer e bem estar;

4) Diminui a sonolência e melhora a insônia: o cansaço causado pela caminhada ajuda o corpo a relaxar e adormecer mais rápido;

5) Previne doenças cardíacas: ao controlar a pressão arterial é possível prevenir a grande maioria das doenças do coração. O corpo e o coração ficam com as funções vitais mais equilibradas;

6) Melhora a diabetes: o exercício aumenta a circulação e o fígado e o pâncreas recebem mais sangue. Em uma caminhada forte o corpo produz mais insulina. Este benefício vale também para pessoas que possuem alguma disfunção no fígado ou pâncreas;

7) Relaxamento muscular: ao praticar qualquer tipo de atividade física diversos hormônios são liberados pelo corpo. Um deles é a serotonina, responsável pela sensação de prazer pós-exercício e ajuda a relaxar a musculatura do corpo.

5 regras da mente – Cuide das palavras que você diz para si mesmo.

Passamos a vida ouvindo que só conhecemos 5% da capacidade de nossa mente, que ela é complicada, que só Freud explica, que precisamos de décadas de divã para resolvermos nossas questões complexas. No entanto, no mundo atual não queremos mais esperar a velhice para dominar os processos de nossa mente e, consequentemente, viver uma vida leve e feliz. Queremos soluções práticas, resultados rápidos.

Quando entendemos as regras da mente e aplicamos as reprogramações mentais simples e certas, provocamos uma mudança transformadora e duradoura em nossas vidas. O segredo é descomplicar.

Regra #1: A verdade se resume em um fato, a mente humana tem uma única função: te manter vivo o maior tempo possível.

Regra #2: Sua mente faz aquilo que ela acha que você deseja e age assim porque acredita que está realmente te ajudando. Por isso, cuide as palavras que você diz para si mesmo. Se você fala que seu trabalho está acabando com você, sua mente encontrará um meio de te parar – geralmente com alguma doença, gripe ou crises de estresse.

Regra #3: A mente está condicionada a te afastar da dor e te levar para o prazer. Por isso, enquanto você acreditar que uma pizza é mais gostosa do que uma salada, você continuará a quebrar sua dieta.

Regra #4: Sua mente é altamente influenciada pelas palavras e imagens que você cria. Quanto mais você repete que é doente, que não tem sorte, que a vida é dura, por exemplo, mais disso você recebe de volta.

Regra #5: A mente prefere situações familiares e te distancia de tudo que lhe é incomum, porque gasta energia criar novos caminhos cerebrais e ela precisa economizar energia para te manter vivo (regra #1) caso alguma emergência apareça – um incêndio em casa, um urso na floresta. Mesmo que isso soe impossível, nossa mente está condicionada ao perigo iminente da era primata.

Como fazer para transformar sua vida e controlar sua mente: comece a observar sua fala e seus pensamentos. A mente não sabe se o que você diz é certo ou errado, verdade ou mentira, bom ou ruim – ela apenas aceita o que você deixa entrar. A função da mente é agir conforme as palavras que você diz a ela. E o seu trabalho é dizer à sua mente palavras mais poderosas, descritivas e positivas.

Estas são as principais regras da mente identificadas pela Terapia de Transformação Rápida – RTT©, um tratamento focado na solução de problemas, que une os melhores princípios da neurociência, hipnoterapia, psicoterapia, PNL e Terapia Cognitiva Comportamental criada pela inglesa Marisa Peer. No Brasil, a única profissional licenciada para aplicar essa terapia é Adriana Lage.Para mais informações acesse: www.dalande.com.br

Verja outras noticias acessando
https://www.portalje.com.br/

Por que fazer ginástica para o cérebro?

Saiba como funciona e quais são os benefícios dos exercícios para o cérebro para garantir qualidade de vida em todas as etapas da vida

Todo mundo sabe que corpo ativo garante qualidade de vida. Quando falamos no assunto, a primeira coisa que nos vem à mente são os cuidados com o corpo, a partir da prática de atividades físicas, rotina de alimentação saudável… Mas você já parou para pensar que os cuidados com seu cérebro também podem contribuir para garantir bem estar e longevidade?

O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para nossa sobrevivência. Sem ele, não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar, ter sentimentos e desenvolver todas as ações necessárias ao longo do nosso dia (inclusive praticar atividades físicas!).

Além disso, o funcionamento do corpo também depende dele, e é por isso que ele precisa de toda atenção e cuidado. O nosso cérebro pode – e precisa! – ser exercitado. Com exercícios estimulantes, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.

Quando fazemos exercícios para o cérebro, conseguimos manter a saúde e a independência até o fim da vida.  A prática da ginástica cerebral tem como base os conceitos da neurociência; que comprovam que a estimulação dos nossos neurônios contribui para o desenvolvimento das nossas principais habilidades cognitivas e socioemocionais; como memória, concentração, raciocínio lógico e criatividade.

Desenvolvendo esses conceitos, melhoramos a performance na vida pessoal, profissional e acadêmica e ainda prevenimos o aparecimento dos primeiros sintomas de doenças degenerativas; como o Alzheimer, por exemplo. Isso tudo de maneira divertida e dinâmica.

Mas a pergunta que fica quando pensamos em exercícios para o cérebro é: todos podem fazer? A resposta é simples: a ginástica cerebral é indicada para todas as idades; desde crianças, adolescentes, adultos e idosos. Cada um dos públicos colhe os resultados de acordo com seus objetivos.

“A ginástica para o cérebro ativa as conexões entre os neurônios, que nós chamamos de sinapses. Assim, conquistamos uma rede de neurônios mais forte e robusta, fazendo com que as habilidades sejam desenvolvidas com base no conceito de neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos”, conta Solange Jacob, Diretora Acadêmica Nacional do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica para o cérebro, presente em 350 unidades no Brasil e que já treinou mais de 120 mil alunos de todas as idades.

Dentro das academias de ginástica para o cérebro, os alunos desenvolvem as habilidades cognitivas a partir de algumas ferramentas inovadoras; como o ábaco, por exemplo. Além disso, jogos educativos, apostilas de raciocínio lógico, dinâmicas e exercícios online também são responsáveis por desenvolver a concentração e promover um cérebro treinado.

Confira os benefícios que a ginástica cerebral traz na qualidade de vida, para os públicos de todas as idades:

Público infanto-juvenil: A prática contribui significativamente para o desempenho escolar, comportamento e formação ética do aluno. É um complemento do ensino, sobretudo para quem vai prestar Enem, Vestibulares e Concursos. “Com o curso SUPERA eu aprendo me divertindo. Fiquei mais organizado e motivado para estudar na minha escola” , diz Guilherme Marques, aluno do SUPERA em Recife Boa Viagem (PE).  

Adultos: O maior benefício da ginástica cerebral para este público é o desenvolvimento de memória operacional, necessária para o bom cumprimento dos afazeres do cotidiano. A prática também melhora raciocínio, criatividade e visão lateral, importantes para a resolução de problemas complexos e a manutenção do foco para atingir objetivos. “A ginástica para o cérebro me ajudou muito, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Tenho 32 anos, sou analista de sistemas e isso requer muita atenção, concentração e raciocínio rápido. Tudo isso estou conseguindo me desenvolver graças à prática”, comenta Denis Cassaroto, aluno do SUPERA em São Caetano (SP).

Idosos: A expectativa de vida no Brasil aumentou, mas de nada adianta chegar aos 90 sem independência e saúde mental. Com cérebro ativo, é possível manter-se jovem, trabalhando, viajando, empreendendo e comemorando novas conquistas. A ginástica cerebral promove bem-estar e longevidade. “Resolvi ingressar neste curso há um ano e noto que desenvolvi minha concentração, memória, raciocínio, atenção, coordenação motora e da autoestima. Além de obter melhoria nessas habilidades, as aulas são momentos de divertimento, prazer e socialização”, diz Ercília Sanches Fonseca, 71 anos, aluna do SUPERA em Diamantina (MG).

Crescimento é comemorado pelo setor fotovoltaico

Confirmando a premiação dada pela Revista Exame e Deloitte como a empresa de porte médio que mais cresce no Brasil, a Renovigi Energia Solar, finalizou o ano de 2018 atendendo a 35,9% das empresas que revendem equipamentos fotovoltaicos no país.

Os dados foram apresentados no último levantamento feito pela Greener, empresa de pesquisa e consultoria especializada no setor, e publicado no mês de janeiro deste ano.

“O segmento como um todo está crescendo, porém observamos que no último ano a nossa consolidação deve-se também ao fato de termos conquistado novos espaços de mercado.

Entregamos uma solução completa aos nossos credenciados, e estamos sempre muito próximos aos clientes, oferecendo toda a assistência de pós-venda necessária.

Até final de  2017 tínhamos cerca de 60 mil painéis solares instaladas em todo o território nacional, hoje já ultrapassamos 220 mil. Se considerarmos o consumo médio no Brasil, isso significa energia para mais de 50 mil residências”, comemora Alcione Belache.

Segundo dados divulgados nesta mesma pesquisa da Greener, o setor movimentou R$ 7,4 bilhões no ano passado, sendo que deste montante R$ 4 bilhões no segmento de geração distribuída, e R$ 3,4 bilhões na área de parques solares de grande porte.

Já as empresas que projetam, vendem e instalam módulos fotovoltaicos, cresceram  mais de 120%, de 2,7 mil para mais de 6 mil de janeiro de 2018 até o início deste ano.

As pessoas estão percebendo, dia após dia, as vantagens de produzir a sua própria energia a partir de uma fonte gratuita e disponível a todos, que é o sol. Estes números que demonstram o aumento da procura, tanto por parte das empresas instaladoras, quanto por parte do consumidor final. Mostra que o nosso trabalho de conscientização está dando certo. É preciso enxergar a geração de energia fotovoltaica como um investimento”, finaliza Alcione.

O Portal JE DA 2 DICAS> Veja abaixo:

Indicamos uma assessoria para explicações sobre a Energia Fotovoltaica

Curso de Instalador de Energia Solar clique aqui

Mercado se antecipa às mudanças nas regras da geração distribuída de energia

A perspectiva de mudança nas regras da geração distribuída, instituída pela Resolução Normativa 482 e em estudo pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e que devem entrar em vigor no próximo ano, já provocam a aceleração na instalação projetos de energia solar pelo País. Os números mostram que, somente no último ano, a expansão no número de projetos é de 140%, de acordo com a ANEEL.

Sócio do escritório Souza Berger Advogados e especialista em energia, o advogado Frederico Boschin explica que os consumidores que geram a sua própria energia serão impactados com a mudança na regra, pois a alteração prevê a cobrança pelo uso da rede de distribuição, já que não fazem uso imediato da energia gerada e, portanto, necessitam da rede da concessionária local para injetar esse excedente. Atualmente, não há cobrança pelo uso da rede.

A ideia em discussão é que o pagamento se dê com parte da energia excedente injetada na rede. É o caso de empreendimentos onde a geração ocorre em momento diverso do consumo, como produtores rurais e consumidores residenciais, onde a geração ocorre no dia e o consumo à noite.

A indústria e o comércio tendem a ser menos afetados, justamente porque fazem uso instantâneo da sua produção própria de energia. O advogado exemplifica que as alternativas em estudo variam entre uma taxa de cobrança que vai de 28% a 41% do que for injetado na rede, dependendo do caso.

Ou seja, por exemplo, de cada 100 kW injetados pelo consumidor na rede, com a nova regra de compensação, ele receberia de volta, apenas 72kW ou 59kW, conforme o caso.

Mais informações podem ser obtidas na Audiência Pública 001/2019 no site da ANEEL.

Para uma consultoria clique aqui

Shopping Interlagos promove cursos gratuitos de culinária e artesanato

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no balcão de informações  

Durante o mês de maio, o Shopping Interlagos promove cursos gratuitos de culinária e artesanato.  As aulas de culinária serão ministradas por chefs, com opções diversas de pratos: padaria artesanal, confeitaria, comidas típicas, massas, delícias FIT, entre outras possibilidades.

Em artesanato, será possível aprender a confeccionar portas-lingerie, portas-guardanapo, caixas de costura com craquelê e nécessaires em EVA.   

Para efetivar a participação, é necessário apresentar um documento com foto no balcão de informação do centro comercial. As vagas são garantidas por ordem de inscrição e possuem números limitados.

Veja abaixo a programação completa:

Cursos de Culinária

DataHorárioTema
15/514h30Almoço em família: farfalle mediterrâneo, peixe na palha de macaxeira e pudim de leite
16/513h30Penne à francesa e bolo de biscoitos
16/517h30Bolo de aniversário zero açúcar: massa, recheio e decoração
17/514h30Especial Dia dos namorados com receitas gourmets
20/514h30Rocamboles recheados e com dicas para faça e venda
21/514h30Salgadinhos de boteco: bolinhos de provolone crocantes e bolinho de arroz
22/514h30Deliciosos caldos para Festas Juninas
24/514h30Quibe de lentilha e salada de pepino com iogurte e hortelã
27/514h30Suspiros coloridos e recheados
29/514h30Torta de frango rústica, legumes com leite de coco, macrons (cocada síria), refresco com água de coco e chá de hibisco
31/514h30Bolo de 15 anos decorado com rosas em massa de flores e pasta americana como revestimento

Cursos de Artesanato

DataHorárioTema
23/514h30Nécessaire em E.V.A. É necessário levar zíper comum de 20cm.

Serviço:

Shopping InterlagosEndereço: Avenida Interlagos, 2.255
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 10h às 22h.  Domingos e feriados as lojas encontram-se abertas das 14h às 20h. Alimentação e lazer das 10h às 22h. Estacionamento gratuito.