O que fazer quando os olhos lacrimejam sem parar?

Lacrimejar sem chorar. Essa é uma queixa relativamente comum nos consultórios de oftalmologia. Epífora é o nome que se dá quando os olhos espontaneamente vertem lágrimas que ficam escorrendo no canto dos olhos sem qualquer explicação aparente e não têm nada a ver com choro. Ao invés de todas as lágrimas serem drenadas para o sistema nasolacrimal, há algum bloqueio que induz a lágrima a escorrer pelo rosto. De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, todos precisamos de lágrimas para lubrificar a superfície ocular – o que contribui para manter a saúde dos olhos e a clareza da visão. “Esse lacrimejamento espontâneo pode ser tratado com sucesso na maioria dos casos. Mas é preciso identificar a causa, que tanto pode ser o bloqueio de um ducto lacrimal, quanto uma excessiva produção de lágrimas”.

De acordo com o especialista, como os recém-nascidos geralmente não têm ductos lacrimais plenamente desenvolvidos, o diagnóstico de epífora é muito comum antes de o bebê atingir um ano de idade. Neste caso, o problema costuma desaparecer nas primeiras semanas de vida. “Em adultos, é mais comum encontrarmos ductos bloqueados ou muito estreitos. Além do lacrimejamento espontâneo, e às vezes excessivo, o paciente fica mais suscetível a infecções oculares”.

Mas há também irritações que podem aumentar a produção de lágrima, como uma   tentativa de o corpo lavar e se livrar do que o está incomodando. “A conjuntivite alérgica ou infecciosa costuma aumentar a produção de filme lacrimal durante a fase crítica da doença. O mesmo ocorre quando a pessoa leva alguma bolada ou pancada no olho, e até mesmo quando entra em contato com químicos, fumaça ou cebolas – que são altamente irritantes por conta do gás liberado na hora em que se corta o alimento. Outra causa comum é a fotofobia (reação à claridade excessiva) e o crescimento de cílios no sentido oposto ao que deveria crescer, ou seja, eles nascem para dentro e acabam irritando os olhos, favorecendo o lacrimejamento”.

Neves afirma que há várias outras causas a serem investigadas, como ceratite (infecção da córnea), úlcera, terçol, e até mesmo o uso de certos medicamentos que favorecem a síndrome do olho seco. “A síndrome do olho seco provoca vários tipos de desconforto, desde uma leve irritação, até coceira em excesso, sensação de queimação e dor. Essas alterações também podem estimular a produção de lágrima, fazendo com que o paciente se queixe de lacrimejamento excessivo. Sendo assim, a primeira medida é avaliar cuidadosamente o olho do paciente, a fim de checar se o lacrimejamento ocorre em apenas um olho, se está associado a uma lesão, infecção, acidente, ou a qualquer outro fator. Com o diagnóstico em mãos, o oftalmologista pode dar sequência ao tratamento, que pode incluir a desobstrução do ducto lacrimal ou até mesmo a criação de um novo canal nasolacrimal”.

 

Fonte: Dr. Renato Neves, cirurgião-oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo – www.eyecare.com.br

As capitais e seu desenvolvimento no Brasil

São considerados cidades desenvolvidas, aquelas que apresentam bom desempenho na saúde pública, na educação, taxas de empregos e a renda dos trabalhadores. Hoje vamos falar um pouco sobre algumas Capitais Brasileiras, com informações apuradas pela FIRJAN de desenvolvimento Municipal (Federação de Indústrias do Rio de Janeiro), com relação a desenvolvimento e suas posições.

Pensamos sempre que, as capitais cujo são centros industriais, estão sempre nas primeiras posições. Mas, segundo o economista Jonathas Goulart, da divisão de Estudos da Firjan, o fato de serem industriais elas perdem muitos postos de trabalho e baixaram o desempenho na vertente emprego e renda. Diferente das cidades um pouco menores como Teresina e Cuiabá, que obtiveram grandes pontuações neste indicador.

As Mais desenvolvidas

Ocupando a liderança das pesquisas, Florianópolis tem registrado um alto índice de desenvolvimento, com um índice de 0,8584 pontos. Já Curitiba, também localizada na região Sul do país, vem ultrapassando São Paulo (com 0,8352), com a pontuação de 0,8378. Teresina e Cuiabá, entre as capitais, foram as que mais subiram nos últimos anos. Piauí, a única capital do nordeste entre as capitais mais desenvolvidas, também vem subindo. A cidade pulou de 12º lugar para 4º. Já Capital de Mato Grosso, foi de 9º para 5º posição.

As demais cinco capitais que constam na pesquisa são: Vitória, Belo Horizonte, Goiânia, Campo Grande e Palmas, a única da região Norte na lista das mais bem posicionadas.

A cidade de Brasília ficou de fora do ranking ao cair três posições – do 10º lugar em 2015, com pontuação em 0,8001, para o 13º com pontuação de 0,7799 em 2016.

Vejamos abaixo, o ranking das 10 capitais mais bem posicionadas e suas colocações:

  1. Florianópolis – 0,8584
  2. Curitiba – 0,8514
  3. São Paulo – 0, 8514
  4. Teresina – 0,8275
  5. Cuiabá – 0, 8266
  6. Vitória – 0,8244
  7. Belo Horizonte – 0,8219
  8. Goiânia – 0,8170
  9. Campo Grande – 0,8145
  10. Palmas – 0,8010

 

As menos desenvolvidas

Nas últimas posições da lista de desenvolvimento das capitais temos Macapá com 0,6446, Em seguida, com um índice considerado regular, temos Belém do Pará e Maceió, as duas com a mesma pontuação de 0,6918.

Também tiveram pontuações semelhantes as cidades de Manaus, Porto Velho e Aracaju, todas também com desempenho considerado regular.

Mesmo assim, nenhuma das capitais de estado apresentam um desenvolvimento considerado baixo, o que as consideram acima de pelo menos 2 mil municípios com os piores resultados da pesquisa.

Goulart explica que, de uma maneira geral, as capitais têm uma média de desenvolvimento acima das demais cidades. Isso ocorre devido ao melhor resultado no quesito emprego e renda. As capitais têm um mercado de trabalho mais dinâmico, o que acaba obtendo notas superiores nesse quesito.

Quando comparamos os dados de pesquisa atual com os dados do período pré-crise, em 2013, a capital que mais despencou no ranking foi o Rio de Janeiro, que caiu da 5ª para a 11ª posição em um período de três anos. Recife, no mesmo período, também sentiu uma forte queda, passando de 13ª colocado para a 18ª. Nestes dois casos, a queda no índice de emprego e renda foi o quesito mais determinante para estas quedas.

Senado aprova multa de 50% em caso de distrato de imóvel

O Senado aprovou ontem o texto-base do projeto que define as regras para a desistência da compra de imóvel na planta – chamado distrato imobiliário. O projeto de lei que propõe as novas regras para o rompimento de contratos possui um artigo que fixa a multa ao comprador do imóvel em 50% do valor já pago à construtora caso a pessoa desista do negócio.
Mas existem emendas a serem votadas, o que deve ocorrer ainda hoje, e esse ponto poderá ser alterado. E, sendo modificado, o texto ainda passará por outra análise na Câmara.
Para o advogado Jairo Corrêa, do escritório Corrêa, Ongaro, Sano Advogados Associados, com o mercado aquecido – como estava há alguns anos, o problema do distrato não era sentido pelas empresas do setor, pois os imóveis que voltavam ao estoque da construtora, até antes da crise se agravar, eram rapidamente comercializados, o que de certa forma se revelava num bom negócio para ambas as partes. “Agora o cenário é outro, o ritmo lento de recuperação da economia e a insegurança em relação à manutenção do emprego das pessoas fez muitos compradores repensarem o investimento que tinham feito”, diz.
 “A retenção de metade do valor já pago pelos consumidores às incorporadoras valeria nos casos de devolução de imóveis construídos no denominado regime de afetação – quando cada empreendimento tem CNPJ próprio”, explica Corrêa. Atualmente, não há um porcentual de multa fixo nesses casos, sendo que as decisões judiciais normalmente estabelecem multas entre 10% e 25%.
Dicas para uma compra segura – Corrêa lembra que é sempre bom pesquisar a saúde financeira do incorporador/construtor antes de assinar o contrato. Para isso, basta fazer uma pesquisa no site do Tribunal de Justiça do Estado para verificar se existem ações promovidas por consumidores, além de consultar se há reclamação contra as empresas em sites especializados.
Outro ponto importante é comparecer ao local do empreendimento e verificar o andamento da obra, comparando se o cronograma cumpre os prazos divulgados.
Por último, mas não menos importante, o comprador deve solicitar a documentação do empreendimento, como memorial descritivo e a matrícula atualizada com averbação da incorporação.

Carro 100% elétrico fabricado no Paraná é apresentado em Curitiba

O engenheiro Milton Francisco dos Santos Júnior, responsável pela startup eiON, apresenta carro 100% elétrico totalmente fabricado na capital paranaense .

O empreendedor e engenheiro eletricista Milton Francisco do Santos Júnior apresentou na quarta-feira (7), o eiON, o carro elétrico 100% brasileiro montado em Curitiba. Em palestra realizado no Worktiba – Espaço Coworking, no IMAP, dentro do Parque Barigui. Milton também falou sobre as principais tendências e novidades em projetos de carros elétricos. Além da conversa, os participantes puderam conhecer de perto Buggy Power, desenvolvido pela eiON, startup paranaense que busca investidores para colocar o veículo elétrico vias urbanas em breve.

Repercussão positiva

O Buggy Power da eiON tem obtido enorme sucesso por onde passa. Desde o seu lançamento, em meados de outubro, tem despertado a atenção e a simpatia de diferentes públicos. Recebeu, inclusive, um convite pessoal do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, para ser o trenó oficial do Papai Noel Curitibano. Segundo o prefeito da capital paranaense, este ano o bom velhinho circulará pelo centro da cidade a bordo do carro elétrico paranaense, trajando uma roupa verde para entrar totalmente no clima da sustentabilidade.

Sobre a eiON e o Buggy Power

O buggy elétrico e conectado da eiON é resultado de um projeto de dois anos do engenheiro eletricista Milton dos Santos Junior. Uma motivação pessoal o fez passar noites e noites estudando e desenvolvendo o projeto de um veículo elétrico, até topar com dificuldades na parte mecânica do projeto e buscar ajuda com amigos de uma empresa de Curitiba que fabrica buggys. Ali nasceu a parceria que deu origem ao Buggy Power, o MVP (produto mínimo viável) que validou a startup, segundo Junior.

O buggy à combustão recebeu adaptações para ter um power train totalmente elétrico, com motor produzido também pela WEG e baterias de íon-lítio de três empresas distintas que estão sendo testadas para análise de desempenho, com potência de 12 kWh a 51 kWh.

O Buggy Power chegou ao mercado com quatro versões – Básica, Padrão, Econômica e Luxo – e autonomia para rodar 120 km, 150 km, 250 km e 500 km, no caso da versão luxo em que as baterias são de 51 watts. Na versão econômica o tempo estimado de uma recarga lenta é de 5 horas, com custo de R$ 9.

O objetivo da eiON é ser uma fabricante de veículos elétricos nacionais. A eiON está mirando primeiro um mercado de nicho, para atender resorts, pousadas, locais voltados ao ecoturismo.


Dica de curso de Energia Solar Portal JE –  CLIQUE AQUI

Novo endereço do Poupatempo em Santo Amaro

Nova sede mais é integrada à estação Largo 13 do Metrô.

A terceira maior unidade do Poupatempo, em Santo Amaro, funciona até esta quarta-feira, dia 14, e reabre dia 21 em novo endereço, no segundo andar do Mais Shopping, na Rua Amador Bueno, 229, em frente ao dendereço atual onde foi inaugurado em 1998.

O Poupatempo vai aproveitar a folga decretada para o funcionalismo estadual para fazer a mudança da unidade que faz 140 mil atendimentos por mês – fica atrás apenas de Itaquera e da Sé. Com a mudança, o Poupatempo vai economizar R$ 3,6 milhões por ano em aluguel que deixará de ser pago para a proprietária do imóvel atual, uma antiga fábrica adaptada. O shopping construiu um novo andar para hospedar o Poupatempo sem cobrar aluguel.

O novo espaço tem área construída de 4,8 mil metros quadrados e tem estacionamentos e acesso direto pela estação Largo 13 do Metrô (linha Lilás) e Terminal de Ônibus de Santo Amaro da SPTrans.

A principal inovação é que os nove totens de autoatendimento ficarão em uma área na entrada do lado de fora, garantindo acesso dos usuários mesmo após o expediente do posto, durante todo o horário de funcionamento do shopping, inclusive aos sábados, domingos e feriados até as 22 horas.

Poupatempo no feriado

O expediente nos postos Poupatempo da Capital estará suspenso de 15 de novembro, quinta-feira, Feriado Nacional da Proclamação da República, até o dia 20, Dia da Consciência Negra, seguindo o decreto Nº 63.769, do governador Márcio França, de 29 de outubro de 2018. 

Nos municípios que não instituíram o Dia da Consciência Negra ou que decretaram ponto facultativo, os postos fecham de quinta-feira (15) a domingo (18) e reabrem normalmente na segunda-feira, dia 19.

Em São Bernardo do Campo, o Município antecipou o feriado para sexta-feira, dia 16, e o Poupatempo vai fechar na quinta-feira, dia 15, e reabrir na segunda-feira, dia 19. São José do Rio Preto cancelou o decreto do feriado da Consciência Negra e o posto local reabre normalmente na segunda-feira.

Os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas, cumprindo até uma hora diária além do expediente, a partir de 5 de novembro de 2018. 

Confira o esquema do feriado nos municípios:

Fecham de quinta, 15, a terça, 20: Além dos postos da Capital (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro, Sé e Poupatempo Móvel), Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Barretos, Bragança Paulista, Caieiras, Campinas (Centro e Shopping), Caraguatatuba, Carapicuíba, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Itu, Jahu, Jundiaí, Limeira, Mauá, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São Vicente, Sorocaba e Suzano. 

Municípios que anteciparam o feriado:
São Bernardo do Campo antecipou para o dia 16, e o Poupatempo reabre a partir de segunda, dia 19.
São Vicente antecipou para o dia 19, e o Poupatempo reabre dia 20.

Municípios que decretaram ponto facultativo:
Em Bauru, Cotia e Praia Grande o Poupatempo os postos fecham de quinta-feira, 15, a domingo, dia 18, e reabrem na segunda, dia 19.

Municípios que não instituíram do Feriado do Dia da Consciência Negra:
Fecham de quinta-dia 15, a domingo, dia 18, e reabrem a partir de segunda-feira os postos Poupatempo de Americana, Assis, Avaré, Bebedouro, Birigui, Botucatu, Catanduva, Dracena, Fernandópolis, Guaratinguetá, Indaiatuba, Itapetininga, Itapeva, Jacareí, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Penápolis, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sertãozinho, Taboão da Serra, Tatuí, Taubaté, Tupã e Votuporanga. 

Para informações sobre os serviços oferecidos, endereços e horários dos postos estão disponíveis no site  ou no aplicativo ‘SP Serviços’ (para telefones celulares e tablets). 

O Poupatempo atende com horários agendados previamente, para garantir conforto a todos os cidadãos e eficiência no atendimento. O agendamento gratuito pode ser feito gratuitamente  pelo portal ou pelo aplicativo ‘SP Serviços’. Os cidadãos também podem recorrer ao atendente virtual ‘Poupinha’, que está no Portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela).

Para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, o Poupatempo conta também com totens de autoatendimento instalados em shoppings, supermercados e estações do Metrô e CPTM (veja lista de endereços em www.poupatempo.sp.gov.br). Os totens permitem que o próprio cidadão solicite sem intermediários a 2ª via de RG ou da CNH, se já estiver na base de dados biométricos. Os totens também podem ser usados para fazer o agendamento de dia e hora para ser atendido em uma das 72 unidades fixas do Poupatempo.

Os totens de autoatendimento permanecem à disposição dos usuários mesmo fora dos horários de funcionamento do Poupatempo, inclusive nos feriados e finais de semana, obedecendo aos horários de abertura dos locais onde estão instalados. Eles permitem recolher as taxas necessárias para a solicitação de documentos com cartão de débito, o que agiliza o atendimento. Todos os cartões são aceitos. Para a solicitação de segunda via do RG ou da CNH, é possível optar pela entrega via Correios e receber o documento em casa. Outros documentos, como Atestado de Antecedentes Criminais e certidões de CNH ou restrições de veículos são impressas na hora e de graça.

Unicid abre vagas para tratamento gratuito de dor lombar

Sessões de fisioterapia são destinadas a homens e mulheres com idade entre 18 e 80 anos que sofrem de dor lombar

São Paulo, 08 de novembro de 2018 – A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, está com vagas abertas para tratamento de dor lombar, no Campus Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. O projeto faz parte do programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Instituição e será realizado por alunos e professores da Unicid.

 

Com direito a 12 sessões gratuitas de fisioterapia, o tratamento é destinado a homens e mulheres, com idade entre 18 e 80 anos, que sofram de dor lombar há pelo menos três meses.

 

Para agendar uma avaliação gratuita, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (11) 97709-5450.

 

Serviço:

Tratamento gratuito de dor lombar

Requisitos: homens e mulheres, com 18 a 80 anos de idade, que sintam dor lombar há pelo menos 3 meses.

Local: Clinica de Fisioterapia da UNICID, na Rua Melo Peixoto, 1407, Bloco C – Tatuapé – Metrô Carrão.

Inscrições: pelo telefone ou WhatsApp (11) 97709-5450 (Irlei dos Santos).

Sobre a Unicid – Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina, que é reconhecido com nota máxima pelo MEC. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 53 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, com mais de 250 mil alunos, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP), Universidade de Franca (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS), Centro Universitário FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul – RS) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa – PB), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unicid.edu.br

Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco

A partir do próximo sábado (10), boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos.

Isso será possível com a conclusão da implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com os bancos.

A partir de sábado, boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos    (Valter Campanato/AgênciaBrasil)

Na última fase do processo, passa a ser obrigatório o cadastramento de títulos referentes a faturas de cartão de crédito e doações no novo sistema.

Segundo a Febraban, além da praticidade, a implementação da NPC torna o processo de pagamento via boleto mais seguro, sem risco de fraudes.

Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.

O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há quatro anos.

Desde 2016 ele vem incorporando na sua base de dados os boletos de pagamentos já dentro das normas exigidas pelo Banco Central, ou seja, com informações do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor, data de vencimento e valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

A Febraban diz que essas informações são importantes para checar a veracidade dos documentos na hora de se fazer o pagamento.

Caso os dados do boleto a ser pago não coincidam com aqueles registrados na base da Nova Plataforma, ele é recusado, pois o boleto pode ser falso.

Para fazer a migração do modelo antigo de processamento para o atual, os bancos optaram por incluir os boletos no novo sistema por etapas, de acordo com o valor a ser pago.

Esse processo começou em meados do ano passado para boletos acima de R$ 50 mil (os de menor volume) e termina no dia 10 de novembro, com a incorporação dos boletos de cartão de crédito e doações.

A previsão inicial era que o processo fosse concluído em 22 de setembro. Entretanto, em junho deste ano, após dificuldades de clientes para pagar boletos, a Febraban alterou o cronograma.

Última fase

Com uma participação de cerca de 40% do total de títulos emitidos no país, os boletos de cartões de crédito e doações têm uma característica em comum: o valor a ser pago pelo consumidor pode não ser exatamente o que consta em cada boleto.

No caso dos cartões, porque há opções de pagamento, como valor mínimo, duas ou três parcelas. No caso das doações, ele também pode escolher um valor diferente do que está impresso no boleto.

Segundo a Febraban, da mesma forma que nas fases anteriores, se os boletos não estiverem cadastrados na base do novo sistema, os bancos irão recusá-los.

Se isso acontecer, o pagador deve procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito ou solicitar o cadastramento do título.

Temer assina decreto que regulamenta novo regime automotivo

Na abertura oficial do Salão do Automóvel, em São Paulo, o presidente Michel Temer assinou hoje (8) o decreto denominado Rota 2030, que regulamenta o novo regime automotivo. A assinatura ocorreu horas depois de o Senado aprovar a medida provisória criando o programa.

O programa estabelece um novo regime tributário para as montadoras de veículos no país, que em contrapartida terão de investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias. Temer afirmou que a medida representa um “grande avanço para o setor e para o Brasil”.

Bem-humorado, o presidente admitiu que estava “aflito” com a possibilidade de o Senado não aprovar a medida provisória e ele, ali no Salão do Automóvel, sair do local sob vaias. “[Mas]saio sob aplausos.”

Temer visitou os stands, destacou a tecnologia avançada presente nos automóveis e defendeu as parcerias entre o governo e a iniciativa privada para o desenvolvimento econômico para o país.

Segundo Temer, a partir do Rota 2030 haverá mais investimentos no país. “A próxima edição [do Salão do Automóvel] poderá exibir mais avanços”, disse o presidente, lembrando que o setor representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos pelo país).

Publicado em 08/11/2018 – 13:12 – Por Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil  São Paulo

O dólar acumula alta em novembro mesmo com a vitória de Bolsonaro

“Essa estabilização do dólar é temporária. A queda deve continuar nos próximos meses e acelerar assim que medidas econômicas concretas forem efetivadas”

Durante a eleição o mercado financeiro passou a aceitar Jair Bolsonaro como o único candidato com chances reais de vitória e que teria a possibilidade de realizar as reformas e reaquecer a economia. Os números comprovaram esta aceitação. Com o candidato de direta liderando as pesquisas, no mês outubro o dólar caiu mais de 8%.

Foi a maior queda em dois anos. O Ibovespa subiu mais de 10% no mesmo período. Segundo estudo da Nova Futura Investimentos, que analisou os 30 dias antes das últimas eleições desde 2002, este ano foi o melhor de todos para o mercado financeiro, do ponto de vista de queda da moeda americana e valorização das ações.

Entretanto, após a vitória de Bolsonaro o dólar começou a subir e já acumula alta de 1% em novembro. Se o novo governo indica que fará corte de gastos, priorizará as reformas e o Ministro da Economia está alinhado com o mercado financeiro, por que a moeda americana não caiu desde o fim das eleições?

Veja abaixo o comentário dos especialistas:

“O mercado sempre precifica antes de o fato acontecer e já era dada como certa a vitória de Bolsonaro. Por isso agora existe um ajuste de preços. Se o candidato do PT ganhasse teríamos a moeda americana próxima de R$ 4,80. Entretanto, essa estabilização do dólar é temporária. A queda deve continuar nos próximos meses e acelerar assim que medidas econômicas concretas forem efetivadas”, ressalta Pedro Paulo Silveira, Economista-Chefe da Nova Futura Investimentos.

“O dólar entre R$ 3,65 e R$ 3,70 é exatamente a cotação esperada para o momento pós-eleição. O mercado ainda está na expectativa em relação a reforma da previdência. Bolsonaro já declarou que a reforma da previdência não poderia ser feita com pressa e isso causou desconfiança dos investidores. Quando temos um fato muito concreto, como a prisão do Lula, por exemplo, a bolsa e a moeda americana se ajustam antes do acontecimento”, conta Fernando Bergallo, Diretor de Câmbio da FB Capital.

“Nossa economia está conectada ao mundo, principalmente os grandes mercados. Fatores externos, como as eleições legislativas americanas estão causando instabilidade. O dólar só terá uma queda mais expressiva quando as ações efetivas do presidente eleito realmente se concretizarem. A reforma da previdência será um divisor de águas”, diz Daniela Casabona, Assessora Financeira da FB Wealth.

“A discreta alta do Dólar frente o Real nos últimos dias, mesmo após o desfecho favorável das eleições brasileiras (com a vitória do candidato reformista), deve-se principalmente ao cenário internacional. A economia dos EUA, em especial, está em ritmo acelerado (PIB crescendo em 3,5% ao ano e taxa de desemprego no menor patamar dos últimos 50 anos), fazendo com que a taxa básica de juros (Fed funds) aumente. Isto fortalece também a moeda norte-americana frente as demais divisas globais. Além disso, o Real também sofre conforme a economia da China desaquece pois isto tende a reduzir as nossas exportações e depreciar nossos termos de troca. O PIB da China desacelerou para 6,5% ao ano no último trimestre, frustrando as expectativas (6,6%) e deve seguir nesta tendência nos próximos trimestres”, explica Daniel Xavier, Economista-Chefe da DMI Group.

Negócios e Empreendimentos entre Brasil e Estados Unidos serão facilitados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou para o presidente eleito Jair Bolsonaro para parabenizar e reafirmar a posição dos dois países trabalharem juntos em diversas iniciativas, incluindo na área comercial.

Entre as semelhanças dos dois líderes na economia está a questão tributária e a diminuição de impostos pagos por empresas, os dois presidentes são favoráveis. Estas iniciativas podem favorecer muito o intercâmbio comercial entre os dois países.

No entanto, há diferenças que podem atravancar este processo como, por exemplo, as sobretaxas às importações que Trump defende. Já Bolsonaro tem como meta facilitar o comércio internacional como mote de crescimento econômico.

Para Marcya Machado, CEO da Prospera USA, Inc., empresa com sede em Orlando, Flórida, EUA e consultora internacional e expert em International Business, o governo Trump é ainda mais favorável aos investimentos estrangeiros do que a era Obama. “Acredito que pela analogia dos perfis dos dois líderes, este intercâmbio de negócios e empreendimentos deverá ser facilitado, principalmente depois do problema de cotas para os empreendedores chineses que só poderão emitir seus vistos de imigração como o Green Card daqui a quinze anos”, comentou a especialista.