Cursos de preparação para o mercado de trabalho gratuitamente para adolescentes de Osasco

 

Cursos de Rotinas Administrativas e Informática estão com inscrições abertas e vagas disponíveis na entidade da Zona Norte da cidade

O GAAPIS – Associação Grupo Ação de Assistência, Promoção e Integração Social, que completa 14 anos de atuação em Osasco, abre 60 vagas para o curso de Rotinas Administrativas e Informática, com duração de 2 meses e certificado no final. As vagas são destinadas exclusivamente para adolescentes moradores da cidade, com idade entre 14 e 17 anos e 11 meses.

Com início em 30 de maio, as vagas serão divididas em duas turmas – 30 alunos cada, sendo uma no período da manhã e outra à tarde. O curso tem por objetivo a familiarização e treinamento dos jovens para o uso do computador no ambiente corporativo, além de prepará-los para as questões administrativas de um escritório ou empresa.

Esses cursos oferecidos pelo GAAPIS – Associação Grupo Ação de Assistência, Promoção e Integração Social são viabilizados por uma parceria com o FUNCAD e o CMDCA do município.

Rotinas Administrativas e Informática – GAAPIS

Dias e horários das aulas:

Segundas e Quartas:

Período da manhã: 8h30 às 12h

Período da tarde: 13h às 17h

Inscrição

As inscrições estão abertas até o limite de vagas e para cada horário.

O jovem interessado deve comparecer a Associação GAAPIS portando cópia dos seguintes documentos:

– RG do Adolescente e do Responsável

– CPF

– CTPS (Página de foto e identificação)

– Comprovante de endereço

– Título de Eleitor

– Declaração escolar

– Duas fotos 3×4

– Cartão do Bolsa Família (Caso tenha)

Informações pelo telefone: (11) 3599-4636/ 3686-8568

Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 545 – Jardim Helena Maria- Osasco

Assessoria de Imprensa:

Banco de Notícias

Elaine Pereira/Débora Carvalho

elaine@bancodenoticias.net

(11) 998.117.972

Big Data : O governo está de olho em você

Por Adão Lopes

A Receita Federal está analisando suas redes sociais! Não, não é nenhum esquema de espionagem, invasão da privacidade ou quebra de sigilo. Ela só está vendo o que você permite que todos vejam. O caso é que quem “ostenta” na web, e não declara isso no Imposto de Renda, por exemplo, alegando que não tem patrimônio, pode entrar sim na malha fina e ser acionado em diversos outros casos.

O porquê disso? Simples: Big Data. Essa tecnologia representa uma nova realidade digital, e isso também se expande ao controle que o governo tem sobre os “espertinhos” que declaram seu patrimônio para todos nas redes sociais e, na hora de acertar as contas com o governo, dão uma de desentendidos.

O Big Data nada mais é do que um processo de união de um volume altíssimo de dados, processados por um algoritmo que tenta encontrar um padrão e definir melhores resultados para o que é buscado. Por hora, o governo ainda não utiliza todo o potencial dessa ferramenta, mas em diversos estados isso já uma realidade.

O estado de Pernambuco, por exemplo, já há algum tempo começou a usar uma ferramenta de previsão de arrecadação de impostos, baseados em dados coletados na rede dos moradores do estado. Isso os permitiu calcular metas de arrecadação do ano seguinte, prever crescimento e queda do PIB. Informações com diversas utilidades práticas para a gestão governamental.

O próximo passo dado pelo governo é aproveitar os dados que a internet pode oferecer, focando principalmente nas redes sociais e preparando analistas e auditores para trabalhar com uma boa quantidade de dados de uma seleção de pessoas passíveis de investigação fiscal, por sonegação de impostos.

Os auditores, após receberem os dados preliminares, analisam se a renda que a pessoa declarou consegue de fato pagar aquela vida luxuosa, viagens, carros de luxo, imóveis que a pessoa ostenta nas redes sociais. Se isso não bate, eles começam a investigar de onde vem esse dinheiro.

A Receita está se aproveitando de um dos instintos mais básicos do ser humano, o de se exibir. A tecnologia está colaborando para isso, analisando quantidades de informação que um grupo de pessoas não poderia analisar sozinho, e somente aí entra a análise humana. A quantidade de informação com que eles trabalham sempre foi alta, mas a tecnologia está, enfim, servindo para um melhor controle dessa informação. O Big Data faz parte de uma revolução.

Assim, saiba que é importante considerar manter sua organização dentro e fora do ambiente online. Os riscos são altos. Mantenha sua contabilidade em dia e jamais pense em recorrer ao caminho da sonegação. E se possível, evite a ostentação. Ela tem mais contras do que prós, pois incorre em um risco à sua segurança e de seus familiares, e pode pegar mal em momentos diversos da empresa. A imagem conta – e muito.

Adão Lopes é mestre em tecnologia e negócios eletrônicos e CEO da VARITUS BRASIL.

Sobre a VARITUS Brasil: www.varitus.com.br / (19) 9544 2329

ZF investe em capacitação profissional em conjunto com SENAI de Rio Verde, GO

  • Ação é realizada em parceria com o SENAI de Rio Verde, GO.  
  • Empresa doou produtos que equipam máquinas agrícolas para aprimorar o aprendizado prático dos alunos.
  • Espaço ZF possui sala de aula e oficina personalizada e visa colaborar com o desenvolvimento do agronegócio do Sudoeste do Estado, por meio da capacitação dos profissionais da cidade e região.
A Unidade Integrada SESI SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), inaugurou em parceria com a ZF, no último dia 25 de maio, Dia da Indústria, novos espaços de treinamento que integram o projeto de ampliação da unidade de Rio Verde, em Goiás. Com a ação, a ZF passa a cooperar diretamente com o desenvolvimento e qualificação dos profissionais que atuam no segmento fora de estrada. O novo espaço atende a cidade de Rio Verde e arredores.

A ampliação do SENAI de Rio Verde incluiu a inauguração de salas de aula, entre elas a sala ZF, e também uma oficina equipada com produtos dos segmentos automotivo e agrícola para a capacitação dos profissionais. O espaço conta com componentes para aplicação em tratores e colheitadeiras, tais como as transmissões T 600 e 3MD 35, eixos direcionais tracionados AS 3065 e TSA 09, e Redutor S 1250, doados à Unidade pela empresa para dar suporte às aulas práticas.

“O objetivo é de fomentar o desenvolvimento da cadeia do agrobusiness e de elevar a qualidade técnica dos profissionais do segmento na região. A ação em conjunto reforça a importância do apoio ao ensino profissionalizante, além de colaborar com o desenvolvimento da região Sudoeste do Estado, atendendo às demandas das indústrias e o crescimento do agronegócio na região de Rio Verde”, enfatiza Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul.

A sala personalizada ZF possui cerca de 60 m² e está equipada com ar condicionado, projetor, sistema de áudio e vídeo, quadro branco e ponto pneumático, equipamentos considerados fundamentais para que os cursos sejam ministrados com excelência e o máximo de aproveitamento por parte dos alunos. Já a oficina, com aproximadamente 200 m², possui capacidade para abrigar máquinas agrícolas e veículos comerciais. Além dos produtos ZF, também está equipada com todo o ferramental básico, ferramentas manuais, guincho tipo grua, prensas, entre outros equipamentos que irão fornecer total suporte durante as aulas práticas.

Silvio reforça a importância de investimentos na base. “Nosso segmento carece de atenção na formação dos profissionais que virão a compor a cadeia futuramente. Não é de hoje que notamos isso e, também em razão dessa carência, procuramos investir em formas de colaborar para a qualificação e capacitação de pessoas que serão responsáveis pelos desenvolvimentos de amanhã”.

“Essa parceria resultará em frutos satisfatórios para a região de Goiás, com mão de obra qualificada em manutenção de eixos e transmissões, dentro do curso de mecanização agrícola oferecido pelo SENAI. Além da causa educacional e social, esta parceria formará mecânicos especializados nos produtos ZF que, possivelmente, após formados, trabalharão com máquinas agrícolas equipadas com nossos produtos, sejam veículos ou peças individuais”. De acordo com o executivo, futuramente, a ZF, juntamente com o SENAI, pretende transformar a unidade em um centro técnico, onde serão ofertadas oportunidades de desenvolvimento para pessoas de qualquer localidade do País.

Os interessados já podem se inscrever para os cursos, tanto pelo próprio SENAI, como pela ZF, no caso de eventos sob sua responsabilidade. As aulas terão carga horária variada, ou seja, menos horas para profissionais que já atuam na área e mais horas para os profissionais com menos tempo de atuação. Os cursos são ministrados por instrutores do próprio SENAI. Porém, a ZF também usufruirá do espaço para ministrar cursos próprios, tanto com profissionais da ZF como do SENAI.

Destinados a todo e qualquer profissional, os cursos são voltados para formação e capacitação, desde operadores de máquinas até mantenedores. Toda a programação está no site do SENAI, bem como em atendimentos pontuais em outras unidades do País.

Estão previstas turmas de no máximo, 16 alunos por período. A expectativa é que, ainda no segundo semestre deste ano, sejam formados 50 profissionais, número que certamente crescerá. Ao final do curso, os alunos passarão por avaliações para garantir que o conteúdo e a prática foram devidamente assimilados. Silvio reforça que “a qualidade e a seriedade dada ao treinamento assegurarão que ao se formarem, os profissionais estarão 100% aptos a atuar no mercado de trabalho”. Os alunos serão avaliados em todos os treinamentos, mas receberão seus certificados após passarem por uma avaliação final.

A parceria com o SENAI confirma os esforços da ZF em auxiliar a cadeia automotiva a se manter durante esse momento conturbado. No último ano, a empresa lançou o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores ZF, em que capacita e estimula o desenvolvimento de aproximadamente 25 parceiros estratégicos das categorias Tier 2 e Tier 3, com foco em elevar a qualidade dos processos industriais e alavancar a competitividade no setor.

SESI – Rio Verde

Vice-líder no ranking dos municípios mais competitivos de Goiás, Rio Verde é a quarta maior economia do Estado e cidade polo de crescimento regional com influência em outros 85 municípios, que abrigam mais de 13 mil empresas. Diante do desafio de acompanhar a evolução desse grande e diversificado parque agroindustrial, a Unidade Integrada Sesi Senai Rio Verde passou por ampla expansão de sua estrutura física, que permitirá dobrar a capacidade de atendimento, elevando o número de matrículas de 6 mil para 12 mil por ano.

Com investimento em torno de R$ 9 milhões, a unidade ganhou máquinas e implementos agrícolas, ampliou oficinas, laboratórios e salas de aula. “A modernização visa reforçar os serviços que já prestamos e investir pesadamente no setor de agroindústria, além de incrementar as atividades voltadas para as áreas de metalmecânica e eletrotécnica”, explica o diretor do Sesi Senai Rio Verde, Hélio Santana.

Para mais informações  acesse: www.zf.com

Novidade no país, aplicativo transforma smartphone em computador de bordo

Chega ao mercado um aplicativo inovador no Brasil que oferece ao usuário a possibilidade de ter um carro conectado com um computador de bordo, o Carrorama by Multilaser. As informações serão obtidas através do OBD (On-Board Diagnostic). Diferentemente de outros aplicativos que fazem apenas a leitura das informações brutas disponibilizadas pelo OBD, o diferencial apresentado pelo Carrorama by Multilaser é a interpretação desses dados de forma amigável, oferecendo uma nova experiência ao usuário.

A principal funcionalidade do aplicativo é detectar e reportar ao usuário, em tempo real, sempre que há um erro registrado no sistema de diagnóstico do automóvel. São mais de 2 mil códigos de erro catalogados. Em caso de problema, ele apresenta ao motorista um código de erro universal, um breve diagnóstico e uma sugestão de como resolvê-lo. “Desta forma, o condutor saberá se pode continuar dirigindo com segurança até o mecânico mais próximo ou se precisa parar o veículo e chamar um guincho, por exemplo, evitando danos maiores”, explica André Machado, CEO da Going2 Mobile, desenvolvedora do Carrorama by Multilaser.

O Carrorama by Multilaser possui um Dashboard com as principais informações do veículo e mais de 40 dados que podem estar disponíveis para o usuário, tais como: temperatura e rotação do motor, tensão da bateria, nível de combustível, quilometragem, número do chassi, posição do acelerador, entre outros. Por meio do aplicativo, o condutor pode monitorar até mesmo o percentual de mistura de etanol no tanque, garantindo a utilização de um combustível de qualidade no carro. As informações mostradas pelo aplicativo podem variar de acordo com as informações disponibilizadas pela montadora na porta OBD.

“O Carrorama by Multilaser é resultado de uma parceria entre a Going2 e a Multilaser, visando propiciar experiências únicas ao nosso cliente. É a tecnologia trabalhando a favor do usuário, transformando o que antes seria complexo em algo simples, útil e objetivo”, afirma Caio Auricchio, Gerente de Produto Automotivo da Multilaser.

Para utilizar o app, o usuário deve baixar gratuitamente o Carrorama by Multilaser na Google Play e adquirir o OBD Carrorama by Multilaser, disponível em pré-venda no e-commerce da Multilaser e que também poderá ser encontrado nos principais varejos do país a partir de junho.

O produto traz um manual de instalação e orienta o usuário a baixar o aplicativo gratuitamente no Google Play. “Após a instalação do Carrorama, basta o usuário entrar no carro, ligar o aplicativo e as informações já começam a ser transmitidas pelo smartphone”, afirma Machado. O aplicativo é compatível para versões Android 4.0 ou superior e pode ser usado em veículos nacionais fabricados a partir de 2010. Além disso, diferentes versões de um mesmo veículo podem apresentar configurações variadas.

 

Multilaser

Com uma trajetória de 29 anos no mercado brasileiro, a Multilaser é um dos maiores players do segmento de eletrônicos automotivos, destacando-se no mercado de som automotivo. A proposta da companhia é acompanhar o consumidor em todas as fases da vida, com produtos de qualidade e a melhor relação custo/benefício, fáceis de usar e com uma plataforma de atendimento completa e eficaz, sempre disponível para interagir com os usuários. A empresa, que iniciou suas atividades em 1987, conta hoje com um dos maiores portfólios do segmento no país, com mais de dois mil itens, divididos em quatro linhas: Automotivo, Tablet & Celular, Informática e Áudio & Vídeo.

Serviço:

Onde adquirir o OBD Carrorama by Multilaser: www.multilaser.com.br

Informações: www.carrorama.net

Junho Vermelho ilumina monumentos para estimular doação de sangue

 

Evento acontece pela sexta vez em todo o Brasil

No dia 1º de junho, tem início a campanha Junho Vermelho, organizada pelo Movimento Eu Dou Sangue pelo Brasil. Objetivo é incentivar os brasileiros a doar sangue e tornar essa prática um hábito na vida do brasileiro. Para lembrar a importância desse ato, a iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo em todo o País, iluminará de vermelho monumentos e fachadas de edifícios públicos e privados em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará  entre outros estados.

Embora o vermelho tenha adquirido, especialmente nos últimos tempos, uma conotação de ordem política e partidária, o Junho Vermelho não carrega nenhuma mensagem nesse sentido. Trata-se exclusivamente de uma ação de incentivo à cidadania e à solidariedade.

No Brasil, os doadores correspondem a apenas 1,9% da população, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% dos habitantes de um país sejam doadores. A situação se agrava no inverno, quando é esperada uma redução no número de doações em cerca de 30%. Em 2015, o Junho Vermelho conseguiu evitar essa queda no período dos meses de junho, julho e agosto e ainda gerou um aumento no volume de doações em torno 30%, segundo dados da Hemorrede da Secretaria de Saúde do Estado de SP. Hoje, no Brasil, são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsas de sangue, correspondendo a 3,1 milhões de transfusões em ambulatórios e hospitais.

O Movimento Eu Dou Sangue pelo Brasil não está ligado a nenhum banco de sangue ou instituição de saúde em particular. Trata-se de um grupo organizado, não institucionalizado, com o propósito de difundir uma causa social de extrema importância para o bem estar da população.

“Nós entendemos a doação de sangue, muito mais do que um ato capaz de salvar vidas um ato que sintetiza a cultura de Paz. Sangue não tem cor, nem gênero, nem religião, nem partido político, nem time de Futebol. Sangue é o que nos iguala e nivela” diz Debi.

A escolha do mês de junho para concentrar suas ações e estimular esse hábito se baseia na data fixada pela OMS para homenagear o doador de sangue – o dia 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue.

As idealizadoras da campanha Junho Vermelho, Debi Aronis e Diana Berezin, se envolveram com a causa em 2011, depois de vivenciar um problema de saúde na família. “Somente quem vive a dificuldade de conseguir sangue sabe a importância das doações. Depois de sentir na pele o que é isso, decidimos disseminar e promover a conscientização para que esse se torne um hábito na vida do brasileiro”, explica Diana.

As bolsas de sangue coletadas são compostas por importantes hemocomponentes, como as hemácias, plasma e plaquetas, que também têm prazos de validade. Muitas vezes, o paciente necessita apenas de um tipo de hemoderivado.

No período de férias, cresce o número de acidentes nas estradas,  pressionando ainda mais os estoques dos hemocentros. “Nada substitui o sangue e, portanto, só a solidariedade pode ajudar aqueles que precisam”, enfatiza Diana.

 

Veja as cidades e as edificações que devem ser iluminadas:

Bahia

  • Elevador Lacerda

Rio de Janeiro

  • Cristo Redentor

Curitiba

  • Teatro do Paiol
  • Teatro Novelas Curitibanas
  • Casa Hoffman
  • Capela Santa Maria
  • Memorial de Curitiba
  • Ópera de Arame

São Paulo

  • Viaduto do Chá
  • Biblioteca Mario de Andrade
  • Ponte das Bandeiras
  • Monumento às Bandeiras
  • Estátua do Borba Gato
  • Câmara dos Vereadores
  • Sala São Paulo
  • Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social
  • Sede da Secretaria de Saúde
  • Fonte do Parque do Ibirapuera
  • Instituto do Câncer – ICESP
  • Memorial da América Latina
  • Assembleia Legislativa do Estado de SP

Como manter ratos longe de sua residência

 

Dados do Centro de Controle de Zoonozes indicam que existem 15 ratos para cada habitante em São Paulo. Para prevenir sua incidência, o especialista em desratização, Francisco Theodoro, da Osaka Controle de Pragas ensina como conter as infestações de ratos no ambiente doméstico.

Ratos como eliminar

Há poucos dias, fez sucesso nas redes sociais a imagem de um homem segurando um rato, capturado na Inglaterra, medindo 1 m e pesando 12 kg. O caso é raro, mas se existe um bichinho que dá trabalho o ano todo, faça frio ou calor, é o roedor. No Brasil, nos grandes centros urbanos como São Paulo existem 15 ratos para cada habitante.

Dependendo da espécie do rato, podem viver nos esgotos, nos telhados e até mesmo nos eletrodomésticos, como: fogões, geladeiras e máquinas de lavar. Os mais comuns são os ratos de telhado, as ratazanas ou ratos de esgoto e os camundongos. Esses últimos, por mais bonitinhos que pareçam, assim como os grandes, são transmissores de inúmeras doenças, dentre elas: salmoneloseleptospirosetoxoplasmose e hantavirose.

Segundo Francisco Antonio Theodoro Neto, supervisor técnico da Osaka Controle de Pragas, é um erro achar que se pode eliminar completamente os roedores. “O que é possível fazer é entender a espécie, controlar infestações e afastar a colônia do ambiente doméstico”, ensina.

Theodoro explica que ratos são animais de hábitos noturnos e têm baixa tolerância à fome, por isso e por segurança, saem à noite à procura de alimentos. Suas habilidades físicas foram desenvolvidas para garantir sua sobrevivência: sua estrutura óssea é flexível, são ótimos nadadores, equilibram-se em fios elétricos e galhos, escalam superfícies verticais, saltam e têm olfato e paladar apurados. Além disso, memorizam e demarcam caminhos que facilitam o acesso à comida.

O especialista conta que os ratos podem subir pelas tubulações e emergir pelos vasos sanitários. “Eles proliferam principalmente nos esgotos, bueiros, córregos, terrenos baldios e lixões, invadem as residências pelos acessos comuns, muros, fendas e frestas, ralos e esgotos. Estão sempre em busca de comida e abrigo para os ninhos. Assim, se retirarmos os principais itens de sua subsistência, que são farta alimentação (e eles preferem comida boa à estragada), água e abrigo, eles vão procurá-los em outros locais”, esclarece.

Os roedores são causadores de incontável número de prejuízo na manutenção de imóveis e até em plantações. “Como seus dentes incisivos não param de crescer, eles precisam roer o tempo todo para gastá-los e mantê-los afiados, assim acabam roendo embalagens e materiais como madeira e cabos de fiação elétrica”, comenta Francisco Theodoro.

Para evitá-los, Theodoro recomenda esquecer as soluções caseiras. “Venenos de supermercado não evitam a proliferação desses animais. Eles desconfiam de qualquer coisa nova introduzida no ambiente doméstico. Além disso, esses produtos são perigosos à saúde das pessoas. Um rato morto na residência pode infestar o local com as pulgas que abandonam o seu corpo”, adverte. Para ele, o melhor são as iscas utilizadas pelos serviços profissionais, que eliminam as pragas com segurança e as barreiras que os impedem de entrar na casa.

A desratização pode ser realizada com placas adesivas, ratoeiras, armadilhas, aparelhos de ultrassom, pó químico e substâncias anticoagulantes colocadas nas iscas, que os ratos levam para o ninho. No entanto, Theodoro salienta que a aplicação dessas iscas deve ser feita por pessoas capacitadas no processo de manipulação. O uso indevido pode trazer malefícios para os integrantes da família e para os animais domésticos.

Dicas de prevenção contra a infestação de ratos:

·         Evite o acúmulo de entulho;

·         Faça o acondicionamento correto do lixo, mantendo-o em sacos apropriados e em recipientes fechados, longe do solo, até a coleta;

·         Nunca jogue lixo a céu aberto ou em terrenos baldios;

·         Mantenha os alimentos vedados;

·         Não deixe exposta a alimentação de pets;

·         Feche frestas, vãos e coloque telas em ralos, encanamentos ou outros orifícios;

·         Higienize as instalações de animais domésticos;

·         Desde que existam rotas de fuga, o cheiro da caixa de areia de gatos é repelente de ratos;

·         Hortelã-pimenta pode ser utilizado como repelente natural aos roedores.

ATENÇÃO:         É proibido o uso de veneno de ratos onde há circulação de outros animais (como cães, gatos e pássaros) e pessoas.

·         Usar chumbinho é crime! É proibido vender, comprar e usar.

www.osaka.com.br

 

     

 

 

 

 

 

Comgás terá redução de tarifas para indústria, comércio e para a maioria das faixas de consumo no segmento residencial

  • Ajuste anunciado pela Arsesp entra em vigor a partir de 31 de maio, com redução de tarifas para indústria, comércio, cogeração e para residências que consomem mais de 10 metros cúbicos/mês;
  • Tarifas têm leve alta para as residências que consomem abaixo de 10 metros cúbicos/mês e para o GNV vendido aos postos – todos em percentuais abaixo da inflação no período

 

São Paulo, 26 de maio de 2016 – A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) terá novas tarifas a partir de 31 de maio, segundo anúncio da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), em deliberação publicada nesta quinta-feira (26/05) no Diário Oficial do Estado.

As tarifas de gás natural canalizado sofrerão redução para os segmentos comercial, industrial e cogeração e, também, para residências que consomem mais de 10 metros cúbicos/mês. Os percentuais aplicados são distintos, conforme o segmento de mercado e o volume de consumo. As tarifas têm uma leve alta para os clientes residenciais que consomem abaixo de 10 metros cúbicos/mês e para o GNV, sempre em percentuais abaixo da inflação no período.

As novas tarifas entram em vigor a partir de 31 de maio e são válidas para os consumidores de gás natural em toda a área de concessão da Comgás, que compreende 177 municípios na Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista. 

O reajuste realizado pela Arsesp é resultado do alinhamento do custo de gás e repasse de valores acumulados na conta-gráfica, que tiveram significativa redução em função da queda do preço do petróleo, que é a base para os preços do gás natural.  Além disto, há a correção das margens de distribuição pelo IGP-M e a aplicação do Fator de Eficiência X. Até então, o último ajuste de tarifas havia sido definido pela Arsesp em maio de 2015.

“As novas tarifas anunciadas pela Arsesp reforçam a competitividade do gás natural, uma alternativa energética segura, eficiente e versátil”, afirma o diretor-presidente e de Relações com Investidores da Comgás, Nelson Gomes.

“A redução de preços para os segmentos industriais e comerciais é uma excelente notícia para o setor produtivo. E as tarifas também caíram para a maioria das faixas de consumo no segmento residencial. Em todos os segmentos a variação foi muito abaixo da inflação. Tudo isso faz do gás natural uma opção ainda mais interessante para os consumidores”, completa o presidente da Comgás. 

A Comgás conta com 1.605.838 clientes residenciais, 15.096 comerciais, 1.105 industriais e 26 de cogeração, além de 264 postos de combustíveis – a estimativa é de cerca de 100 mil motoristas com carro convertido para o uso de GNV.

As novas tarifas por segmento

Residencial – Os clientes da Comgás do segmento residencial terão variações entre -3% e +4,8%, conforme o nível de consumo. Por exemplo, para clientes com consumo médio de três metros cúbicos/mês, o reajuste é de +4,8%, índice abaixo da inflação no período. Para o consumo de 15 metros cúbicos/mês, a tarifa tem redução (-0,7%), assim como para quem tem consumo de 20 metros cúbicos/mês (-0,6%).

Comercial – No comércio, as tarifas serão reduzidas (-0,8%) para o consumo de 100 metros cúbicos /mês. As tarifas também caem para o consumo de 1.000 metros cúbicos/mês (-3,2%) e de 10.000 metros cúbicos/mês (-8,0%).

Industrial – Para a indústria, as quedas serão mais significativas. As tarifas terão diminuição , por exemplo, para empresas com consumo de 50.000 metros cúbicos/mês (-11,3%) e para as que utilizam 3 milhões de metros cúbicos/mês (-21%)

Automotivo – O GNV (Gás Natural Veicular) terá reajuste de +2,2% nas tarifas da Comgás para o posto que comercializa o produto. O preço para o consumidor final, na hora de abastecer, é definido por cada posto.

Cogeração – Para o segmento da cogeração, também haverá redução, que pode variar entre -15% e -21%, conforme faixa de consumo.

As tabelas completas com as novas tarifas ficarão disponíveis para consulta a partir do dia 31 de maio de 2016 nos sites da Arsesp (www.arsesp.sp.gov.br) e da Comgás (www.comgas.com.br/tarifas).

 

Limpeza a seco ajuda a conservar a lataria do carro

Quando optamos pela higienização ecológica, além de contribuirmos para o meio ambiente também estamos zelando pelo automóvel. É o que explica o diretor da rede KoalaCar, Marco Lisboa, que oferece o serviço de limpeza sem desperdiçar água. “Ainda não estamos livres da crise hídrica no país. É preciso buscarmos ferramentas para que o problema não venha à tona novamente”, pontua Lisboa.

O executivo ainda explica que além do benefício para o planeta, já que em apenas uma lavagem de carro são gastos aproximadamente 300 litros de água, a limpeza a seco ajuda a conservar melhor a lataria do veículo e preservar a tinta.

De acordo com ele, isso acontece porque o produto utilizado na higienização possui uma particularidade, é à base de minerais que promovem a decomposição de óleos e graxas, removem as impregnações e amenizam a ação de fatores externos como a chuva ou dejetos de pássaros na lataria, revitalizando de maneira progressiva.

SOBRE A KOALACAR

A microfranquia KoalaCar chegou ao mercado em 2015 e oferece higienização a seco de veículos a um preço justo. Para o interessado em abrir a franquia, também há um preço reduzido de investimento de R$ 2.990 mil e ele pode ser Microempreendedor Individual (MEI) com a modalidade Home Based – onde tem a oportunidade de iniciar a empresa na própria residência. Assim, há redução dos custos e garantia de maior lucratividade. Para iniciar, o franqueado terá um dia de treinamento na sede da empresa. Site: www.koalacar.com.br

 

Reaproveitamento de pneus aumenta as chances de acidente com automóvel

Saiba algumas dicas de como comprar pneus novos sem ser enganado

Muitos motoristas, com o intuito de tentar maior economia, optam por trocar seus pneus carecas por usados e que estejam menos desgastados. Entretanto, isso pode acarretar uma série de problemas em relação à dirigibilidade, ao funcionamento do veículo e, principalmente, para a segurança do motorista e passageiros.

Apesar de desembolsar uma quantia menor para adquirir esse item, o custo-benefício dos pneus usados não vale a pena. Para este caso, o diretor de E-Commerce da KD Pneus, Carlos Molina, afirma que “o ditado ‘barato sai caro’ é bem aplicado”. Muitos deles podem ter um passado desconhecido ou duvidoso e mesmo aqueles que foram utilizados por pessoas conhecidas e cuidadosas geram riscos altos.

Ao reaproveitar os pneus, você pode estar adquirindo um produto já danificado. Muitas vezes, o item foi submetido à manutenções, armazenamentos e situações impróprias para o seu modelo. Esses tipos de avaria podem torná-lo, inclusive, impróprio para ser utilizado, afetando a resposta de frenagem do automóvel e aumentando as chances de aquaplanagem.

Os maiores riscos, entretanto, estão nos detalhes que não ficam aparentes, como o desgaste irregular, deformações, furos, pequenos rasgos, dentre outros. Eles só podem ser detectados, na maioria das vezes, por meio de uma avaliação realizada por um profissional e, muitas vezes, depois que um acidente for desencadeado.

O mais indicado, portanto, é optar por investir em segurança a partir da aquisição de um jogo novo de pneus, mas, para isso, é preciso saber avaliar adequadamente na hora da compra para não ser enganado. Confira algumas dicas:

Sulcos

Eles são responsáveis por afastar a água acumulada no asfalto antes que o pneu passe por ela, diminuindo os riscos de acidentes e proporcionando maior estabilidade nas estradas.

Em vista disso, Molina explica que a tecnologia aplicada por cada marca em seus pneus é o que os diferencia de responder bem em dia de chuva ou em terreno seco em suas variações. “Vale lembrar que, mesmo com essas questões de segurança, é importante sempre manter os limites de velocidade”, alerta.

Jogo completo

Muitas vezes, procurando economia, os motoristas não trocam todos os pneus ao mesmo tempo ou, então, optam por adquirir modelos diferentes em prol da economia. Adquirir itens diferentes um do outro pode gerar uma redução na segurança, além de comprometer o desempenho do automóvel.

“Os pneus devem ter o mesmo perfil e tamanho, pois quando você instala quatro pneus diferentes entre si, a durabilidade fica comprometida, ficam desgastados de maneira irregular e principalmente, o carro fica descompensado tornando mais provável um acidente. Quando se trata de segurança, vale tomar todas as providências possíveis”, afirma Molina.

Mantendo as medidas e indicies, pode apenas trocar de marca apenas entre eixos. Ou seja, o eixo da frente pode ter pneus da marca Michelin e os de traseira da marca Goodyear.

Nunca pode-se ter na dianteira esquerda uma marca e na dianteira direita outra marca, por mais que sejam da mesma medida. Isso descompensa o veículo.

Características
Ao comprar um pneu, você precisa saber do que está em busca e para qual finalidade. Só assim a segurança estará garantida para você e sua família durante as viagens e aventuras sobre quatro rodas.

Carlos Molina dá um exemplo: “se o seu propósito é realizar trilhas, o pneu deve ser específico para off road. Caso você queira circular no asfalto, existem modelos com características diferentes”. A KD Pneus conta com atendimento especializado para lhe auxiliar nestas decisões.

Velocidade

Existem pneus que atendem a questão da velocidade que o veículo pode atingir, apesar de poucos motoristas saberem e considerarem esta informação no momento de comprar um jogo de pneus. “Esses itens são voltados especificamente para o desempenho do automóvel e são mais indicados para os esportivos. De uma maneira ou outra, vale ficar atento”, aconselha.

T = Até 190 km/h

H = Até 210 km/h

V = Até 240 km/h

W = Até 270 km/h

Y = Até 300 km/h

ZR dentro da designação do tamanho = acima de 240 km/h

Pesquise

A última dica é pesquisar. Comprar o pneu na primeira loja que visitar pode não ser benéfico para o seu bolso e segurança. O diretor de E-Commerce da KD Pneus afirma que, antes de tomar qualquer decisão, é possível acessar o site de sua loja, conferir os modelos disponíveis e tirar dúvidas com os vendedores online, que sempre ficam à disposição dos clientes. Lembre-se, nem sempre o menor preço é o melhor preço.

Municípios paulistas recebem R$ 348 milhões em repasses de ICMS da Secretaria da Fazenda

 
Em três depósitos no mês, repasses a municípios paulistas superam R$ 1,18 bilhão
 
O governo do Estado de São Paulo deposita nesta terça-feira, 24/5, R$ 348,76 milhões em repasses de ICMS para os 645 municípios paulistas. O depósito feito pela Secretaria da Fazenda é referente ao montante arrecadado no período de 16 a 20 de maio de 2016. Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.

Os municípios paulistas já haviam recebido R$ 834,25 milhões em dois repasses anteriores, efetuados em 10/5 e 17/5, relativos à arrecadação dos períodos de 2/5 a 6/5 e 9/5 a 13/5, respectivamente. Com os depósitos realizados em 24/5, o total distribuído aos municípios paulistas no mês de maio se eleva a R$ 1,18 bilhão.

Os depósitos semanais são realizados por meio da Secretaria da Fazenda sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br), no link Municípios e Parcerias > Repasse de Tributos.

Nos primeiros quatro meses do ano, a Secretaria da Fazenda transferiu para o caixa dos municípios paulistas R$ 8,15 bilhões em repasses de ICMS.

Mês Nº de Repasses Valor Depositado
Janeiro 4 R$ 2,07 bilhões
Fevereiro 4 R$ 1,96 bilhão
Março 5 R$ 2,27 bilhão
Abril 4 R$ 1,84 bilhão
Total: R$ 8,15 bilhões

 

Agenda Tributária

Os valores semanais transferidos aos municípios paulistas variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados.  A agenda de pagamentos está concentrada em até 5 períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, como por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações.


Índice de Participação dos Municípios

Os repasses aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabelecido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertencem aos municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º).

Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente (artigo 3°, da LC 63/1990), para aplicação no exercício seguinte, observando os critérios estabelecidos pela Lei Estadual nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 8.510, de 29/12/93.