Fatores que melhoram o índice de Vitamina D no organismo

De acordo com o estudo BRAZOS, 99% dos brasileiros apresentam ingestão de vitamina D abaixo da recomendada. Além disso, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência dessa vitamina. Diante deste cenário, como manter o nível adequado de vitamina D?

É importante deixar claro que diferentes fatores, como idade, estilo de vida, pigmentação da pele e sazonalidade influenciam a produção de vitamina D no organismo. “Essa vitamina é importante para a saúde óssea. Isso porque, ela é fundamental para a absorção do cálcio presente na dieta. O cálcio é um mineral necessário para a formação e a manutenção de ossos mais resistentes”, descreve a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason.

Vitamina D

Para manter o nível adequado de vitamina D, é preciso seguir algumas recomendações no cotidiano. Confira abaixo as orientações da Dra. Talita:

  1. Luz solar: é uma das principais formas de obtenção de vitamina D pelo organismo. Visando a síntese de vitamina D, é indicada a exposição diária ao sol pelo período de 10 a 15 minutos. No entanto, para minimizar o risco que o sol pode trazer a saúde como, por exemplo, câncer de pele e manchas, o melhor horário para essa exposição é antes das 10h ou depois das 16h.
  1. Peixes ricos em gordura: são boas fontes da vitamina. As opções mais comuns: salmão, truta, cavala, atum e enguia. Cada 100g de salmão fornece de 100 a 250 UI (unidades internacionais) de vitamina D.
  1. Cogumelos: também são fontes de vitamina D. Os frescos, em uma quantidade de 100 gramas, contém100 UI da vitamina.
  2. Suplementos: o estilo de vida dos indivíduos, imersos em lugares cada vez mais fechados, como escritórios ou até mesmo dentro do carro, impedem a exposição adequada ao sol. Por isso, os suplementos surgem como aliados para o alcance das quantidades necessárias da vitamina D, de forma prática.

“Os suplementos de vitamina D podem ser aliados úteis em pessoas de risco para o baixo nível dessa vitamina. É necessário consultar um médico para verificar se você se enquadra nesse grupo de pessoas e qual a dose ideal para seu caso”, conclui a gerente médica da unidade MIP do Aché Laboratórios.

Centro de Distúrbios da Micção completa 7 anos com mais de 5.000 consultas e 700 cirurgias

Criado em 2009 com o objetivo de prestar atendimento de alta qualidade a homens e mulheres, o Centro de Distúrbios da Micção do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos chega a seu sétimo ano de existência como um caso de sucesso na saúde especializada. Foram mais de 5.000 consultas realizadas no período, além de 4.000 exames e 700 cirurgias, de diversos tipos.

A importância de um centro especializado é ter mais rapidez na determinação do diagnóstico e oferecer o tratamento adequado à situação de cada paciente, explica o coordenador do Centro de Distúrbios da Micção, Prof. Dr. Fernando Almeida. Doenças como a bexiga hiperativa afetam cerca de 20% da população idosa, e a incontinência urinária pode acometer 10% das mulheres, de todas as idades. “Muitas pessoas têm dificuldade em encontrar tratamento adequado, e o Centro é o local ideal para os pacientes com distúrbios de micção”, afirma o urologista.

O Centro de Distúrbios da Micção conta hoje com algumas das técnicas mais modernas em urologia, como o implante de marca-passo para bexiga, o InterStim; o uso de botox na bexiga; o tratamento de hiperplasia da próstata com laser e bisturi bipolar, além de cirurgias minimamente invasivas para o tratamento da incontinência urinária e do prolapso vaginal (a “queda” da bexiga/útero). “Nesses sete anos, nos firmamos como um centro de referência no tratamento de urologia”, afirma o Prof. Dr. Fernando Almeida.

Informações pelo Tel. (11) 5080-4000 ou site www.hpev.com.br.

Você sabe o que é Luts?

Sabe o que é LUTS? Mitos e verdades sobre o problema que afeta cerca de 45% dos homens entre 70 e 79 anos e pode se manifestar em homens de meia-idade, já a partir dos 40 anos 1,2
Muitos homens procuram o urologista preocupados com a próstata. No entanto, os LUTS (do inglês Lower Urinary Tract Symptoms) ainda são um problema pouco conhecido no Brasil.

LUTS são o conjunto de sintomas relacionados ao controle da urina, como a necessidade de urinar frequentemente, acordar à noite para urinar, urinar com jato fraco e ficar com a sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga.

Infelizmente, muitos homens ainda se sentem constrangidos ao falar de tais problemas de saúde e procuram o urologista apenas sob pressão familiar. Por isso, é importante divulgar e conscientizar a população e a comunidade médica sobre a existência e importância desse problema, seja através da mídia ou de eventos como o LUTS FÓRUM, promovido pela Astellas Farma Brasil no último dia 22 de agosto, no Rio de Janeiro, que contou com a presença de especialistas internacionais de grande prestígio científico.

Felizmente, a dúvida tem cura! Confira, portanto, alguns mitos e verdades sobre os LUTS:

MITOS VERDADES
Sintomas urinários como urinar muito durante a noite e ter um jato de urina mais fraco são naturais e fazem parte do processo de envelhecimento. As doenças que causam LUTS podem afetar diretamente a qualidade de vida do paciente. Doenças de maior gravidade, tais como infecções ou tumores, podem ocasionalmente ser causa de LUTS.3 Por isso, é necessária a avaliação médica.
Problemas urinários no homem são causados sempre pela próstata. No homem, as doenças da próstata (como a hiperplasia prostática benigna) podem causar LUTS, porém há outras causas que podem levar a sintomas urinários, como a Bexiga Hiperativa.
Hiperplasia prostática benigna está associada ao câncer de próstata. A Hiperplasia de Próstata é uma doença benigna e não está associada ao câncer de próstata.
Os LUTS não podem ser evitados e não estão relacionados ao estilo de vida. Em alguns casos, mudanças de estilo de vida, como evitar o consumo excessivo de líquidos, melhorar o funcionamento do intestino ou perder peso podem ajudar. O adequado controle do diabetes e de outros problemas endocrinológicos podem ser importantes.
LUTS não têm cura definitiva. Existem tratamentos medicamentosos que podem promover a atenuação dos sintomas.
LUTS afetam apenas homens mais velhos. LUTS podem afetar homens e mulheres de todas as idades. No entanto, a porcentagem de prevalência de sintomas aumenta com a idade. Estudos de prevalência revelam que LUTS moderados a graves atingem 45% dos homens na sétima década de vida. O impacto dos sintomas urinários na qualidade de vida é tanto maior quanto mais intensos forem os sintomas.2

Ref.
1 Irwin DE, Milsom I, Hunskaar S, Reilly K, Kopp Z, Herschorn S, Coyne K, Kelleher C, Hampel C, Artibani W, Abrams P. Population-based survey of urinary incontinence, overactive bladder, and other lower urinary tract symptoms in five countries: results of the EPIC study. Eur Urol. 2006 Dec;50(6):1306-14

2. Garraway WM, Collins GN, Lee RJ. High prevalence of benign prostatic hypertrophy in the community. Lancet 1991;338(8765):469-71

3. Chapple CR, Roehrborn CG. A shifted paradigm for the further understanding, evaluation, and treatment of lower urinary tract symptoms in men: focus on the bladder. Eur Urol. 2006 Apr;49(4):651-8. Epub 2006 Feb 17. Review.
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Astellas Farma Brasil

Astellas Farma Brasil Importação e Distribuição de Medicamentos Ltda., filial brasileira da Astellas Pharma Inc., cuja sede está localizada em Tóquio, no Japão, é uma empresa farmacêutica dedicada a melhorar a saúde das pessoas em todo o mundo, por meio de fornecimento de produtos farmacêuticos inovadores e confiáveis. A organização está empenhada em se tornar líder da categoria global em áreas focadas pela combinação de pesquisa e desenvolvimento e áreas terapêuticas de especialização no Brasil, que incluem urologia, oncologia, imunologia, doenças infecciosas e dermatologia.

A Astellas tem o compromisso de fazer a diferença na área de urologia, desde a pesquisa básica sobre o sistema geniturinário humano e vários processos patológicos urológicos até o entendimento mais profundo sobre como diferentes condições urológicas afetam a qualidade de vida de uma pessoa. Nossa ampla compreensão modela nosso compromisso com os pacientes que sofrem de distúrbios urológicos e com os profissionais da saúde que os tratam.

A Astellas se orgulha de sua pesquisa em LUTS (sintomas do trato urinário inferior, em sua sigla em inglês), associado à hiperplasia prostática benigna (HPB) e bexiga hiperativa (BH) e por ter lançado produtos que proporcionam tratamento a pessoas que sofrem dessas condições. Um estudo epidemiológico realizado nos Estados Unidos e Europa mostrou que a prevalência de LUTS em homens acima de 40 anos de idade é de 71%1, enquanto que BH afeta, aproximadamente, 17% das pessoas2, impactando a qualidade de vida.2
Ref.

  1. Sexton CC et al The overlap of storage, voiding and postmicturition symptoms and implications for treatment seeking in the USA, UK and Sweden: EpiLUTS. BJU Int. 2009 Apr; 103 Suppl 3:12-23.
  2. Milsom I, et al. How widespread are the symptoms of an overactive bladder and how are they managed? A population-based prevalence study. BJU Int 2001; 87(9)760-6.

“Pessoas em situação de rua precisam de serviço de melhor qualidade”, diz Ricardo Nunes

O vereador Ricardo Nunes defendeu que os investimentos voltados à população em situação de rua sejam melhor aplicados. “Os gastos são altos e não se percebe a eficácia das ações desenvolvidas”, disse o parlamentar durante reunião desta quarta-feira (9/9) da subcomissão instalada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo para analisar os impactos dos programas de assistência social no município para pessoas nessa situação.

O investimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para população em situação de rua é de R$189 milhões para todos os serviços oferecidos, como o acolhimento. “O trabalho da assistência é basicamente de recursos humanos, onde gastamos 75% para pagar profissionais, como psicólogos, assistentes sociais e orientadores socioeducativos”, explicou a coordenadora de proteção social especial, Isabel Bueno.

O vereador Ricardo Nunes acredita que o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento social tem sido fundamental e os serviços melhoraram, no entanto, ele defende que seja feito um trabalho em conjunto com as secretarias. “É necessário avaliar todas as informações que conseguiremos durante o trabalho dessa subcomissão para saber quanto custa um morador de rua para a cidade para assim conseguir entender quais tipos de serviços ele precisa e qual é a melhor maneira de oferecer um atendimento de qualidade”, declarou o vice-presidente da subcomissão.

Ricardo Nunes

Durante a reunião do colegiado, os vereadores ainda discutiram a efetividade do Censo da População em Situação de Rua, elaborado a cada nova gestão. De acordo com a pesquisa, São Paulo tem 15.905 pessoas em situação de rua e a taxa de crescimento anual caiu pela metade na comparação com os períodos de 2000-2009 e 2009-2015, de 5,14% para 2,56%.

“O censo é realizado em todas as regiões da cidade e envolve 180 pessoas. O objetivo é fornecer um número universal para subsidiar a ação do poder público”, explicou a integrante da equipe de coordenação do censo da População de Rua da Fipe, Maria Antonieta da Costa Vieira.

Para o coordenador da Pastoral da População de Rua, padre Júlio Lancelotti, os dados dessa pesquisa tem influência direta nas ações desenvolvidas pelo poder público. “O censo é apenas uma aproximação do que de fato acontece, os números não são absolutos e de certa forma nos da uma visão distorcida da realidade”, sinalizou. “Isso faz com que alguns moradores de rua não tenham atendimento, por exemplo, se temos um número menor de pessoas nessa situação vamos ter menos consultórios de saúde nas ruas”, acrescentou.

O vice-presidente da subcomissão concorda com Lancelotti e defende que o censo seja feito de uma maneira mais abrangente. “A pesquisa nos mostra apenas números e não mostra ações que poderiam ser realizadas para resolver o problema. Poderíamos pensar em um censo que faça essa contagem, mas com um objetivo. Os gastos são altos e não se percebe a eficácia das ações desenvolvidas”, disse.

Hemocentro e hemonúcleos paulistas realizam mutirão para conscientização sobre sobrecarga de ferro

Durante todo o mês de setembro, acontece em 10 hemocentros e hemonúcleos do Estado de São Paulo um mutirão para conscientização e detecção da sobrecarga de ferro em adultos e crianças. O objetivo é identificar entre os pacientes do hemocentro que recebem transfusão regularmente aqueles que são acometidos por esta doença. A ação será promovida pelo hemocentro com o apoio da Divisão de Oncologia da farmacêutica Novartis. Todos os pacientes do Centro de Transfusão poderão fazer o exame de ferritina gratuitamente, além de tirar dúvidas sobre a importância do monitoramento e cuidado contínuo em relação à sobrecarga de ferro.

Bastante comum em pacientes com anemia falciforme e talassemia, essa sobrecarga é ocasionada pelo acúmulo de ferro no sangue e tecidos devido a frequentes transfusões sanguíneas ao longo da vida. Os pacientes com essas doenças necessitam de constantes transfusões de sangue, pois o organismo não consegue produzir quantidades suficientes de hemácias. Como o ferro se liga à hemoglobina, em cada transfusão de sangue o paciente acumula ferro.

Cada unidade de sangue transfundida carrega consigo de 200 a 250 mg de ferro. Um indivíduo em terapia transfusional chega a absorver de 8 a 16 mg de ferro/dia, enquanto um indivíduo que não se submete à terapia transfusional absorve de 1 a 2 mg/dia. O alto nível de ferro pode se tornar tóxico. Esse quadro oferece risco à vida do paciente, com danos ao fígado, coração e glândulas endócrinas, podendo inclusive levar o paciente à morte.

DOENÇAS COM SOBRECARGA DE FERRO

Anemia Falciforme: caracteriza-se por sintomas como dor nas articulações, palidez, pele e olhos amarelados, problemas de crescimento, feridas nas pernas, cansaço intenso, problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais. Isso acontece porque os glóbulos vermelhos do sangue perdem sua forma arredondada e adquirem um aspecto de foice; daí o nome falciforme. Além disso, eles se tornam mais rígidos, dificultando a passagem do sangue pelos vasos e a oxigenação dos tecidos. O tratamento é focado na prevenção das crises, no alívio das dores e na prevenção de complicações. Porém, quando o paciente entra em crise e apresenta piora da anemia ou é acometido por infecções mais graves, as transfusões de sangue podem ser necessárias para que o paciente se recupere. A terapia transfusional, além de atenuar os sintomas de anemia, também diminui a proporção de glóbulos vermelhos defeituosos, levando à melhora do transporte de oxigênio aos tecidos.

Talassemia: é uma desordem hereditária que pode causar anemia. Causada por uma falha genética, que leva a uma má formação da hemoglobina.  As talassemias são conhecidas como “anemias do mediterrâneo”, pois a maioria dos casos inicialmente identificados foi em famílias residentes em locais próximos ao Mar Mediterrâneo, como Itália, Grécia, Turquia e Líbano. O nome se origina do grego “thalassa” (mar). Com a globalização, migração e miscigenação entre os povos, casos passaram a ser relatados em todo o mundo.

 


 

SERVIÇO:

Evento: Mutirão para conscientização sobre a sobrecarga de ferro
Período: 31 de agosto a 30 de setembro

Locais:

São Paulo (SP)

Hospital das Clínicas – FMUSP – Hematologia Adulto

Santa Casa de São Paulo – Hematologia Pediátrica e Adulto

Hospital Infantil Darcy Vargas

Hospital Santa Marcelina

IAMSPE

Presidente Prudente (SP)

Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente

Franca (SP)

Núcleo de Hemoterapia de Franca

Sorocaba (SP)

Hemonúcleo de Sorocaba

Taubaté (SP)

Hemonúcleo de Taubaté

Santos (SP)

Hospital Guilherme Álvaro

Empresas brasileiras apostam no Coaching para desenvolver pessoas e alavancar resultados

A disputa por um emprego torna-se cada vez mais acirrada, principalmente em um período de crise como o que estamos vivendo. Mas, se de um lado a procura é grande, do outro, as empresas encontram certa dificuldade em encontrar profissionais qualificados e que sejam comprometidos com o que fazem. Por causa disso, cada dia mais as organizações apostam em formas de gestão que abordem o desenvolvimento de seus colaboradores em relação ao perfil técnico e comportamental, pois compreendem a necessidade de valorizar as pessoas para alavancar seus resultados.

Coaching

Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas no desenvolvimento de pessoas é o Coaching, que funciona como um treinamento para que o indivíduo consiga extrair de si mesmo suas melhores qualidades e usá-las em prol de um determinado objetivo, seja ele em uma empresa ou no âmbito pessoal.

De acordo com a especialista com quatro certificações internacionais em Coaching, Mara Suassuna, o maior capital das organizações é o ser humano e é nele que a empresa deve investir. O método trabalha com o autoconhecimento e, diferente de um mentor, o Coach – pessoa responsável por aplicar o Coaching – oferece suporte para o indivíduo mudar o que almeja e o auxilia no direcionamento de suas atitudes.

No Brasil, a técnica vem sendo cada vez mais utilizada pelas organizações para alcançar melhores índices de desempenho entre seus colaboradores. De acordo com uma pesquisa feita com seis mil profissionais de 12 países pela empresa global de recrutamento Robert Half, 77% dos profissionais brasileiros entrevistados apontam a aplicação do Coaching pelo gestor direto como uma estratégia que melhora os resultados no trabalho. Nos outros países que participaram do estudo, o dado foi menor: 55% dos profissionais acreditam na eficácia do método.

 

Especialização

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de pessoas e com a formação de profissionais qualificados, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) inaugura em Goiânia, no dia 11 de setembro de 2015, a primeira turma do MBA Master Coach. O curso vai abordar desde a fundamentação teórica até as disciplinas que constituem as bases comportamentais como Psicologia Positiva, Programação Neurolinguística, Neurocoaching, entre outros.

“Os alunos terão uma formação diferenciada com 480 horas dividida em módulos e com bagagem para atuar nas diversas áreas do Coaching. Além da qualidade do corpo docente e da matriz de disciplinas”, avalia a coordenadora do curso, Mara Suassuna. A pós-graduação é voltada a profissionais de diversas áreas que atuam como executivos, líderes e gestores de empresas que queiram desenvolver suas equipes e coaches (treinadores).

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (62)3945-5050 e pelo e-mail cursos@ipog.edu.br.

Estatuto de Defesa do Consumidor completa 25 anos: o que ainda precisa mudar?

Por Lélio Braga Calhau

Essa semana, o Brasil comemora os 25 anos de aprovação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). No embalo da Constituição Federal de 1988, que elevou a proteção do consumidor a um direito constitucional, veio essa lei com uma proposta avançada para novos tempos.

Muita coisa mudou para melhor nesse período, e a lei (com apoio na doutrina e na nova jurisprudência) implantou uma nova cultura entre as relações de fornecedores e consumidores. Em muitos pontos foi positiva, acesso à justiça, responsabilidade civil, inversão do ônus de prova. Mas, em outros, como os “litigantes profissionais”, entre eles alguns grandes bancos, companhia telefônicas e planos de saúde, os objetivos do CDC ainda passam longe de sua efetivação.

Mesmo com a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, a resposta efetiva e justa para o consumidor, em muitos casos, não consegue ser rápida. De forma assustadora, algumas grandes empresas possuem SAC – Serviço de Atendimento do Consumidor com qualidade sofrível, terceirizados, onde pagam salários baixos aos trabalhadores e as próprias empresas empurram os consumidores a demandar o Judiciário, onde mantém estruturas de defesa com bons escritórios contratados.

Um ponto que ainda não conseguimos avançar é o da popularização dos direitos do consumidor. Muita gente ainda desconhece os seus direitos por práticas comerciais ilegais, como a venda casada, no seu dia a dia. O CDC para muitos é uma lei difícil de entender, mas que é salvaguarda de direitos importantes para o consumidor e sua família.

A meu ver, os pontos que mais demandam uma atualização do CDC no momento, e que não podem esperar mais, são o comércio eletrônico e a proteção do consumidor super endividado. Encontram-se no Senado Federal iniciativas legislativas sobre isso. A sociedade tem urgência na aprovação dessa nova legislação.

Por fim, é preciso levar, de forma mais ampla, esses direitos e a boa educação financeira para as escolas em todo território nacional, de forma que dentro de suas disciplinas originárias os alunos passem a entender e dominar, numa visão integrada, esses conteúdos. Assim, podemos construir um Brasil com consumidores mais conscientes e assertivos sobre os seus direitos.

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ e Coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos”.

Sobre a Educação Financeira para Todos:

www.educacaofinanceiraparatodos.com

Criado e mantido por Lélio Braga Calhau, Promotor de Justiça do Consumidor no Ministério Público de Minas Gerais, o Portal Educação Financeira Para Todos promove conteúdo gratuito sobre planejamento financeiro. Sua missão é conscientizar os consumidores brasileiros através de artigos, cases, vídeos e reflexões sobre gastos sem planejamento.

Caixa adota sistema de cartórios eletrônicos que dificulta calote em financiamentos

A Caixa Econômica Federal é o primeiro banco a adotar a utilização do SEIC – Serviço Eletrônico de Intimações e Consolidação da Propriedade Fiduciária, sistema que facilita a cobrança de parcelas de financiamentos imobiliários e diminui os custos entre o banco e o próprio mutuário.

Com a utilização do SEIC, integrado na Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Registradores de Imóveis (www.registradores.org.br), os clientes da Caixa não mais receberão suas notificações de atraso de parcelas em prazos longos e burocráticos, o que permite a quitação de débitos em aberto sem morosidade ou juros altos.

A Caixa é o primeiro banco a integrar o sistema eletrônico que permite comunicação direta com os Registros de Imóveis do Estado de São Paulo, e elimina a necessidade da intermediação do despachante nas rotinas de intimação e consolidação de propriedade fiduciária.

Caixa Econômica Federal

O sistema foi elaborado pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, que segundo o presidente, Flauzilino Araújo dos Santos, “o serviço já foi devidamente testado pela Caixa e por vários Cartórios de Registros de Imóveis, estando apto para expansão para todas as serventias do Estado, bem como às de outras unidades da Federação, que estão integradas à Central dos Registradores de Imóveis. Além do mais, a parceria com os registradores de imóveis tem o foco na segurança da informação e celeridade do processo de execução extrajudicial dos contratos garantidos por alienação fiduciária”, relatou.

Para a Caixa, o convênio firmado com a ARISP contempla o plano Iniciativa Estratégica de Implementação de Maior Eficiência na Recuperação de Crédito do banco, que visa reestruturar o processo de crédito com a modernização do atual modelo de gestão e operacionalização da recuperação de ativos, adequação de políticas e implementação de novas soluções tecnológicas adquiridas no mercado.

O gerente de recuperação de crédito da Caixa, José Edson Barros, disse que “nós saímos de uma atividade extremamente burocrática, morosa, e cara, para um patamar de uma atividade ágil, eletrônica e com menor custo. Eu acesso o sistema, envio o documento e ele vai chegar no mesmo momento no cartório”.

A iniciativa, que antes tinha apenas 26 cartórios de registro de imóveis em São Paulo integrados no sistema da Caixa, contava com 1.500 processos por mês. Após o convênio e a junção dos mais de 300 cartórios de registro de imóveis em todo o Estado, só no mês de agosto, já foram mais de 6.940 intimações realizadas em real time, reduzindo o prazo de cumprimento e execução.

Os benefícios do SEIC elevam ainda uma economia sustentável ao eliminar a impressão, o consumo de papel, e o trânsito pelo fato dos processos serem feitos eletronicamente.

Santo André sedia desafio de Food Trucks

No fim de semana, dias 12 e 13 de setembro, Santo André será palco do primeiro Desafio de Food Trucks. Esta iniciativa faz parte da estratégia de Marketing da Coop – Cooperativa de Consumo para lançamento da nova linha de comunicação de produtos marca própria. O evento acontecerá no estacionamento da sua unidade localizada na Avenida Queirós dos Santos, 456 – Centro – Santo André, a partir das 11 horas.

De acordo com a gerente de Marketing Cláudia Montini, cada food truck apresentará em seu cardápio uma receita desenvolvida com um produto de marca própria Coop e será vendida com desconto de até 50%. “Cada truck participante também terá outros pratos que já fazem parte de seu cardápio convencional, porém comercializados com preços sem descontos. Nossa estratégia é gerar experimentação e divulgar a versatilidade dos produtos Coop. Haverá urna e filipetas para votação”, explica Cláudia.

No Desafio Coop Food Truck está confirmada a participação de sete food trucks, sendo cinco de pratos salgados e dois doces, que utilizarão em suas receitas, de acordo com sua especialidade, achocolatado, sorvete, carne seca, batata ondulada, espaguete e carne moída Coop.

O food truck surgiu nos Estados Unidos e ganhou grande destaque em 2008, quando a crise derrubou a economia americana e levou junto muitos restaurantes tradicionais. Quando os EUA começaram a se recuperar, alguns empreendedores tiveram a ideia de levar comida de qualidade pra rua investindo pouco. Outra vantagem dos carrinhos e trailers era a possibilidade de mudar de lugar de acordo com a demanda da população. A moda chegou ao Brasil em 2012, quando os primeiros food trucks gourmet surgiram em São Paulo.

São Paulo é a cidade que mais compra utensílios domésticos pelo e-commerce

A compra de produtos pela internet facilita a vida de muitos brasileiros, pois proporciona comodidade, conforto e facilidade. Segundo pesquisa realizada pela Loja das Porcelanas, que está entre as maiores do setor no sul do Brasil, o comércio online de utensílios domésticos cresceu 15% desde janeiro.

“A loja nasceu em uma época em que nem sonhávamos com e-commerce ou loja virtual, hoje qualquer coisa que vamos comprar antes mesmo de definir cor e detalhes, buscamos referência na internet ”, afirma o CEO da empresa, Valdir Gustmann.

Dentre os produtos mais vendidos estão os jogos de porcelanas, que apresentou crescimento de 17% no ano e lidera a lista dos mais comprados pela internet. De acordo com levantamento, outro item muito vendido são os conjuntos de panelas.  O preço dos produtos variam, em média, de R$ 399,00 até R$ 4.200,00. “A tendência é que a cada dia aumente a procura por produtos aleatórios na internet, por exemplo, o consumidor busca por softwares e ao mesmo tempo cria sua lista de casamento, ambas são extremamente distintas”, exemplifica Gustmann.

A pesquisa também levou em consideração as regiões que mais compram utensílios domésticos via internet: São Paulo (1ª), Paraná (2ª) e o Rio Grande do Sul (3ª).