Especialista do Hospital Pasteur fala sobre depressão em idosos

 

Rio de Janeiro (RJ), junho de 2015 – Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem, hoje, 20,6 milhões de idosos. A expectativa é que, até o ano de 2060, o país venha a ter cerca de 58,4 milhões de pessoas na terceira idade. Esse número se deve não só a um aumento da expectativa de vida dos brasileiros, mas também à melhoria na qualidade das políticas públicas para essa importante camada da população. Por outro lado, um problema cada vez mais presente com o avançar da idade é a depressão, que é a quarta maior causa de afastamento de trabalho nessa fase da vida, de acordo com o Ministério da Saúde. Thiago Bicalho, geriatra do Hospital Pasteur e especialista em cuidados com a saúde do idoso, explica que é importante estar atento a ela.

Com a chegada de alguns problemas crônicos, a perda de pessoas próximas e a frustração por não poder mais realizar determinadas atividades, a depressão poderá se apresentar de forma ainda mais acentuada nos idosos e, se não for tratada, ocasionar diversos problemas. “Estudos recentes indicam forte associação dos sintomas depressivos à limitação funcional em pessoas que estão na terceira idade. Essa faixa etária, no Brasil, é a que concentra o maior número de casos relacionados a comportamentos extremos resultantes da depressão”, alerta o médico.

Outra consequência negativa do problema é o uso exagerado de medicamentos antidepressivos em uma idade que já exige a necessidade de utilização de outros remédios, o que pode representar risco à saúde. “Nos anos de 2013 e 2014, os remédios controlados – popularmente conhecidos como ´tarja preta’ –, estiveram entre os dez mais vendidos nas farmácias brasileiras. Sendo que nem sempre são a melhor indicação para o problema, principalmente em pacientes com mais idade” diz Bicalho.

O médico explica ainda que o tratamento da depressão é essencialmente medicamentoso e que existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. “Ao contrário do que alguns temem, essas medicações, quando ministradas de modo adequado, não são como drogas que deixam as pessoas exaltadas. A terapia não incapacita o paciente”, informa.

De acordo com o especialista, alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo. No caso dos idosos, em especial, a observação dos familiares é fundamental e, a qualquer sinal de mudança no comportamento dos mais velhos, como vontade de isolar-se, irritabilidade, ansiedade, baixa autoestima, desânimo, cansaço fácil, medos inesperados, desespero e falta de esperança, é importante procurar cuidados especializados imediatamente.

“Depressão é uma doença séria e deve ser tratada por uma equipe médica. No caso dos idosos, é rigorosamente necessário avaliar o estado clínico geral do paciente antes de iniciar uma conduta para o tratamento de modo isolado. A boa notícia é que o tratamento, se seguido à risca, traz ótimos resultados”, finaliza Bicalho.

 

 

No Parque do Carmo, luminárias LED são alimentadas pela luz solar

Parque do Carmo (Zona Leste), um dos destaques da nova iluminação do parque,  inaugurada em maio do ano passado, são as 44 luminárias LED alimentadas pela luz solar (tecnologia fotovotaica), que fazem a iluminação do lago, considerado o espaço central do parque.

“Trata-se de um projeto-piloto, que não gasta um centavo de energia elétrica”, enfatiza Alberto Serra, diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume).
Além das luminárias LED, a nova iluminação do parque do Carmo  era  composta por 464 lâmpadas multivapores metálicos (luz branca) que iluminam as vias internas, monumentos, áreas culturais e equipamentos esportivos e de lazer. Com a nova iluminação, o local funciona até às 20 horas.

As ruas e avenidas que ficam no entorno do Parque do Carmo  também foram contempladas –também no ano passado- com 235 novos pontos e 26 remodelações (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio, que iluminam mais e são mais econômicas).

Vale a pena conferir  e admirar a beleza do lago e mais ainda a economia que está sendo feita, pois a luminárias  de led no Parque do Carmo são um espetáculo a parte.

 

Tonho Prado exibe especial neste sábado (13), na TV Aparecida

Há quase uma década os telespectadores da TV Aparecida têm encontro marcado com Tonho Prado, o caipira mais amado do Brasil, na manhãs de domingo. O sertanejo apresenta, ao lado de Kleber Oliveira e Menino da Porteira, o tradicional “Terra da Padroeira”, líder de audiência da emissora.

Neste sábado (13), Tonho ganha um especial em comemoração aos 15 anos de carreira do personagem criado pelo ator Adriano Prado. A atração, recheada de surpresas do início ao fim, mostra as várias facetas de Tonho, que viaja com um espetáculo musical por todo o país.

Tonho Prado

Tonho Prado interpreta canções do seu repertório, como “Caipira Sei que Sou”, “Embaixo Desse Chapéu” e “Chego a Lenha”, além de clássicos do cancioneiro sertanejo. O público também poderá conferir um dos quadros mais aplaudidos da turnê do cantor, em que ele faz uma caracterização especial em homenagem a personalidades como Paula Fernandes e o saudoso Zé Rico. Tudo isso com a conhecida irreverência e talento ímpar do artista que conquistou o Brasil de norte a sul.

O programa vai ao ar, pela TV Aparecida, a partir das 22h, com reprise no dia seguinte, domingo, às 12h, e também no dia 3 de julho, às 23h.

Tatá com Tudo

Na manhã de quinta (11), o caipira participa, ao vivo, do programa “Tatá com Tudo”, transmitido pela Nativa FM, emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

É a terceira vez que o artista visita a atração, levando ao ar mais um show de bom humor e improviso para surpreender os ouvintes. O programa vai ao ar a partir das 11h da manhã para toda a rede. A programação da Nativa FM também pode ser ouvida pela internet no endereço www.nativa.com.br.

Tonho Prado

Completando 15 anos de trajetória em 2015, Tonho Prado leva ao país inteiro o novo show da turnê “Embaixo desse chapéu”, espetáculo musical que tem encantado plateias de todas as idades. No repertório, canções do seu mais recente álbum, “Caipira sei que sou”, trabalho gravado no Gravodisc _ estúdio referência no mercado _ e que traz participações especiais de Zé Henrique & Gabriel, Juliano Cezar, Padre Antônio Maria e Fábio Henrique.

Além das apresentações por todo o país, Tonho Prado tem encontro com os fãs todos os domingos, na TV Aparecida. Há nove anos, o caipira diverte o público do “Terra da Padroeira”, reconhecido como o maior programa sertanejo da atualidade e líder de audiência da emissora. No rádio, o encontro é diário. Ele participa do programa “Coração Sertanejo”, da Nativa FM, do Grupo Bandeirantes.

Tonho Prado é criação de Adriano Prado, artista nascido em Paraibuna (SP), em homenagem ao seu avô. Adriano é cantor, ator formado e professor de dança.

Circunferência da sua cintura, você conhece?

Você conhece a circunferência da sua cintura? Sabia que ela serve para indicar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e está relacionada ao seu tempo de vida? Muitas pessoas ainda associam esses fatores com a genética, mas a verdade é que ela representa cerca de 20% do risco, e os outros 80% se devem ao seu estilo de vida e alimentar.  A mais recente descoberta sobre a gordura abdominal é que ela causa depósitos de gordura visceral, ou seja, a gordura fica depositada também em seus órgãos e não somente sob a pele.

 

O excesso de gordura localizada na região da cintura conhecido como ‘corpo maçã’ está relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Já o excesso de gordura localizada na região dos quadris, acompanhado de uma cintura fina, é chamado de ‘corpo pêra’ e está menos relacionado aos prejuízos à saúde.

 

Novos estudos propõem uma forma mais eficaz de avaliar sua saúde, que consiste na relação entre sua altura e sua cintura. Desta forma, a sua cintura deve medir, no máximo, a metade da sua altura em centímetros. Se este número estiver acima do normal, é hora de rever seus hábitos de vida. A circunferência da cintura está relacionada à sua saúde, de uma forma geral. E esta é mais uma das tantas Campanhas que a LC Restaurantes tem promovido por meio do Programa Nutrição Integral (PNI).

 

Ela foi desenvolvida especialmente quando os clientes, durante as Campanhas, solicitaram o cálculo do IMC, que, se comparado à circunferência da cintura, é um fraco preditor dos riscos do desenvolvimento de doenças crônicas. A inovação e a atualização, baseadas em fontes científicas, são fortes características das nossas campanhas de educação nutricional.

A relação entre sua altura e a circunferência da cintura tem sido proposta por estudiosos como uma medida muito simples e mais correta para avaliar os riscos relacionados à saúde e o acúmulo de gordura corporal.

Nossa campanha foi feita baseada nessa nova proposta. E é realmente grande o número de pessoas que se acham magras, mas tem uma circunferência de cintura elevada em relação a sua altura, a chamada ‘barriga’. Confira o método abaixo:

Medindo sua altura:

1)    Retire seus sapatos;

2)    Encoste as costas e os calcanhares na parede;

3)    Olhe no horizonte;

4)    Coloque a mão sobre a cabeça até encostar na fita métrica para que

seja possível registrar a medida.

Para o procedimento, divida sua altura por dois e calcule (metade de sua altura).

Medindo sua cintura:

1)    Tire sua camisa. Caso esteja utilizando um cinto, deixe-o afrouxado;

2)    Posicione a fita métrica entre o final de suas costelas e o osso do

quadril;

3)    Relaxe o abdômen e expire no momento de medir;

4)    Registre a medida.

Caso a sua cintura esteja maior do que metade de sua altura, é um sinal de que você poderá necessitar de uma reeducação de seus hábitos. O ideal é consultar um nutricionista que te oriente a seguir uma dieta adequada às suas necessidades e que melhore sua qualidade de vida!

 

 

Reclamação: Cliente quer cancelar serviço da Vivo e não consegue

Durante algum tempo tive uma assinatura do Vivo Fibra em meu antigo escritório (rua Cotoxó, 303, cjs. 81 e 82). Era independente de qualquer linha telefônica, apenas assinatura da banda larga fibra.

Ocorre que, ao término de abril, o escritório mudou do endereço acima para a Avenida Pompeia, 634, conjunto 401. Creio que foi por volta de 20 de março.

Na oportunidade, solicitei a transferência do serviço, me disseram que não seria possível, pois a fibra ainda não chegara ao novo endereço. Isso porto, solicitei cancelamento da assinatura.

Desde então, foram quase duas dezenas de ligações solicitando o cancelamento do serviço. Em todas elas, disseram que estava cancelado. Entretanto, as contas continuaram chegando. Veio a primeira, liguei de novo, escrevi para a Vivo e acionei a Anatel por meio do endereço eletrônico (https://sistemas.anatel.gov.br/sis/cadastrosimplificado/pages/acesso/login.xhtml?i=0&codSistema=649)

Nada foi resolvido. Recebi mais uma conta e novamente abri ocorrência na Vivo e na Anatel. Nada mudou.

Na data de hoje, mandarem uma carta dizendo que vão suspender o serviço por falta de pagamento e que mandarão retirar o equipamento. O absurdo é que provavelmente meu nome e de minha empresa irão para algum órgão de devedores, causando problemas legais e constrangimento.

Junto a esse e-mail, mando as contas recebidas indevidamente, assim como a carta que recebi hoje e imagens de minhas tentativas inúteis de obter ajuda da Anatel.

Solicito, por gentileza, que me ajudem, pois trata-se de um absurdo o que as empresas de telefonia fazem com seus clientes, agora, tudo indica, sob o olhar passivo da agência reguladora, a Anatel.

 

Obrigado, Francisco Damaso Vasconcelos Neto

Francisco Damaso Vasconcelos Neto Publicidade

 

Revestimentos vintage para decorar ambientes com design retrô

O estilo retrô confere um toque de leveza e sofisticação aos ambientes contemporâneos

A Prime Revest apresenta os revestimentos vintage para decorar ambientes com design retrô  que voltaram com tudo para decorar os ambientes. Esse tipo de revestimento apresenta um toque antigo, sofisticado e rústico ao seu ambiente, tanto interno quanto externo. Pensando nisso a Prime Revest, loja conceituada de revestimentos, trouxe para sua loja vários produtos exclusivos que vão deixar a casa com esse estilo retrô.

São azulejos, cerâmicas, pastilhas e ladrilhos hidráulicos, em diversas cores e tamanhos e texturas, que realçam e ampliam os ambientes, conferindo leveza e modernidade ao projeto.

Para saber mais, acesse: www.primerevest.com.br

Sobre a Prime Revest:

Criada em 2012 na região do ABC, a empresa traz um novo conceito de pisos e revestimentos com soluções e tendências no segmento de revestimentos cerâmicos e decoração.

Com o conceito de ser uma empresa com produtos diferenciados e atendimento personalizado, a Prime Revest está preparada para atender profissionais e consumidores finais, oferecendo produtos e serviços especiais, com excelência e sofisticação.

 

Quadro Além do Peso da Record chega à reta final

O reality show Além do Peso, exibido no Programa Tarde, chega à reta final e os participantes já emagreceram, aproximadamente, 300 quilos. Desde o dia 09/02 em que a competição foi aberta, a luta contra a balança tem sido árdua e os integrantes cada vez mais focados não só na perda de peso, mas em uma melhor qualidade de vida.

Já se passaram mais de 120 dias de pressão em que foram submetidos a prática de exercícios físicos diários, dieta equilibrada e nervos a flor da pele. Tudo para não serem eliminados e chegarem na grande final que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 12/06. Como prêmio, o vencedor volta para casa com um carro zero Km.

Uma equipe de especialistas formada por psicólogo, preparador físico e nutricionista acompanha, diariamente, cada participante de acordo com suas necessidades para emagrecerem com qualidade de vida.

Participantes do Além do Peso, quadro do Programa da Tarde, da Rede Record

Participantes do Além do Peso, quadro do Programa da Tarde, da Rede Record

Participantes do Além do Peso, quadro do Programa da Tarde, da Rede Record

O Programa da Tarde, comandado por Britto Jr. e Ticiane Pinheiro, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 14h40.

Deputado propõe regularização de transporte de animais domésticos em trens e metrô

Medida beneficiaria população de baixa renda, que não tem como fazer o transporte de outra forma
A população de cães e gatos no Brasil é de um animal a cada dois habitantes, segundo dados de entidades especializadas. No estado de São Paulo, a proporção é similar, se não for superior. Tendo em vista atender tutores que não tenham condições de levar seu animal doméstico para atendimento veterinário com veículo próprio, o deputado Feliciano Filho (PEN) apresentou à Assembleia Legislativa de São Paulo um pedido ao governador para que sejam estabelecidas regras para o transporte de animal doméstico em trens e metrô.

Como levar seu animal doméstico no metrô

A indicação, que será encaminhada ao Palácio dos Bandeirantes após aprovação em Plenário, sugere o transporte de animais de pequeno porte, acondicionados em recipiente apropriado, no âmbito da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Segundo o deputado Feliciano Filho, que há mais de quinze anos atua pela causa da proteção animal, a iniciativa beneficia principalmente a população de baixa renda, que não tem como fazer o transporte de seus animais domésticos de outra forma.

“São inúmeros os tutores de animais que não têm condições de transportá-los por outros meios”, explica Feliciano. “As famílias, e especialmente as crianças, sofrem ao verem os animais de estimação com problemas de saúde, muitas vezes correndo risco de morte”.

Para entrevistar o deputado estadual Feliciano Filho, entre em contato com Ana Claudia Bellintane ou Gabriela Alencar pelo telefone (11) 3675-5444 ou pelos e-mails ana.claudia@viveiros.com.br e gabriela@viveiros.com.br.

Comportamento do Consumidor: o que dizer sobre a campanha de namorados de O Boticário?

 

Camila Craveiro

Professora da disciplina “Gestão de Comunicação Integrada de Marketing” no MBA em Marketing do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Além disso, é mestre em Comunicação Midiática, doutoranda em Sociologia e consultora na área de Marketing e Vendas.

Se você acompanha minimamente os posts que se sucedem nas redes sociais, perceberá a repercussão causada por um anúncio da marca O Boticário, cujo tema é o Dia dos Namorados. De maneira sutil – e eu arriscaria dizer, sensível – a empresa buscou representar os diferentes tipos de casais, independentemente da orientação sexual.

Ocorre que houve por parte de alguns segmentos da sociedade demonstrações de indignação, discriminação e preconceito com relação aos casais retratados. Algumas pessoas utilizaram, inclusive, o canal Reclame Aqui, que recebe diariamente reclamações contra empresas, no que tange à entrega do produto/serviço, defeitos, cobrança indevida etc. E muito se bradou acerca de um organizado boicote à marca.

Meu interesse aqui não é adentrar a discussão do viés moral do assunto, apesar de achar que esse seria um ponto importante para se pensar a sociedade brasileira, que guarda ainda traços de preconceito arraigados e disseminados, mas a proposta é discutir se a estratégia da marca foi acertada ou não, pensando a partir dos estudos nos campos do Marketing e do Comportamento do Consumidor.

E o que pode ser inferido a partir destes campos teóricos? Primeiro, que o Departamento de Marketing da empresa seguramente tem dados sofisticados e complexos de pesquisas de comportamento do seu consumidor. Ou seja, O Boticário sabe quem é, o que pensa e como consome o seu público. Variáveis demográficas (faixa etária, renda, estado civil…) e psicográficas (visões de mundo, estilos de vida…). Informações que se juntam para delinear com segurança e clareza aspectos do comportamento desse target, produzindo dados que muito se aproximam da realidade. Portanto, se a empresa sabe com quem fala, sua comunicação não pode ter sido um tiro no escuro.

Mas aí você pode estar se perguntando: e todos aqueles que insurgiram contra a campanha? A resposta é: eles simplesmente não são consumidores da marca. Pode até ser que ocasionalmente comprem um ou outro produto da empresa, mas não são heavy users ou menos ainda fãs da marca. E digo isso porque sendo O Boticário uma marca forte, de abrangência nacional, que apresenta crescimento constante de faturamento e abertura de novos PDVs, não haveria chances de arriscar essa posição alcançada dessagrando seu público-alvo.

Em resumo, com essa estratégia de comunicação, O Boticário ganha três vezes:

– Ganha a simpatia do seu público-alvo, que considera a ação de inclusão, respeito e tolerância à diversidade como sendo mais um aspecto ou uma causa da marca;

 

– Ganha mídia e gera buzz nas redes sociais, fazendo com que a marca tenha seu nome propagado espontaneamente;

 

– Ganha mais um nicho de mercado, que busca reverter boicote em apoio (basta ver como alguns militantes do Movimento LGBT começaram a conclamar seus adeptos a comprar produtos da empresa).

 

Não há espaço para ingenuidade no mercado. Inocente mesmo é quem acha que estratégia de Comunicação é operacionalizada sem planejamento.

 

 

Especialista: Bochechas rosadas pode ser uma doença

Após o enorme sucesso do best seller e filme “50 tons de cinza”, o teaser do 50 tons mais escuros já está dando o que falar. Porém fica no ar qual foi o grande segredo da inocente Anastasia Steele para “fisgar” um dos mais cobiçados solteiros da nossa fantasia, o ilustre Christian Grey.

A começar pelas suas BOCHECHAS ROSADAS, que se coram, a todo momento, fazendo com que claramente mostre sua fragilidade e timidez, Anastasia é o protótipo de menina inocente.

Acontece que, o que ninguém sabe é que, as bochechas rosadas em excesso se tratam de uma condição chamada ROSÁCEA explica Dra Daniela Ribeiro dermatologista especialista em medicina estética.

A rosácea é praticamente um tipo de pele, muito freqüente em pessoas de origem européia, sendo bastante encontrada no Sul do Brasil, nos Estados Unidos e Europa, o que parece ser o caso da musa do controlador Sr. Grey.

Entretanto, a dra nos conta que existe a rosácea como forma de DOENÇA a qual leva a lesões na pele semelhantes a espinhas, pele irritada, além de manter a face constantemente  vermelha e com muitos pequenos vasos sanguíneos que podem até ser vistos a olho nu. Muitas pessoas com rosácea passam por constrangimentos constantes, uma vez que não conseguem disfarçar sua vergonha, raiva ou até nervosismo em situações de trabalho ou sociais.

É claro que, inicialmente, essa bochecha rosada parece ser linda. Mas com o evoluir da doença, principalmente, a partir dos 30 anos, se torna um incômodo persistente e, cada dia mais, as pessoas buscam tratamento para a condição.

Um dos principais tratamentos  se baseia na prescrição de produtos especiais para esse tipo de pele que devem ser feitos por um DERMATOLOGISTA, levando em conta características individuais.

Outra opção é a LUZ PULSADA que é muito utilizada para remover os pequenos vasos e o vermelho da face. O tratamento de fototerapia com LED (light emitting diode) também ajuda no controle da doença. Uma das grandes novidades para o controle da Rosácea segundo Dra. Daniela é a aplicação de pequenas doses de toxina botulínica na região onde costumam aparecer as lesões inflamadas.

Mas até mais importante que o tratamento, é a PREVENÇÃO da doença, já que evitando os fatores desencadeantes, como o excesso de sol, ingestão de bebida alcoólica, comidas muito apimentadas ou até o uso de substâncias irritantes e ácidos na face, ou mesmo, iniciando o tratamento o mais precoce possível, pode-se evitar o desencadeamento dos casos mais graves.

Então, se você tem a bochecha avermelhada igual a musa do momento Anastasia Steele não  se esqueça de procurar um dermatologista e começar seu tratamento e prevenção precocemente.


Dica para ter renda extra: 

Curso de Decoração com Materiais Recicláveis