Land Rover comunica recall de veículos Range Rover Vogue por problema nos tubos flexíveis do sistema de freios dianteiros

A Land Rover Brasil convocou, nesta terça-feira (31/3), os proprietários dos veículos modelos Range Rover Vogue, ano/modelo 2006 e 2012, fabricados de março de 2005 a julho de 2012, chassis de SALLMAM546A198146 a SALLMAMJ3CA393639, a entrarem em contato com uma concessionária da marca para substituição dos tubos flexíveis do sistema de freios dianteiros.

No comunicado, a empresa informa ter constatado a possibilidade de vazamento de fluídos pelos tubos flexíveis do sistema de freios dianteiros. Nestas condições, uma luz vermelha irá se acender no painel de instrumentos com a mensagem verificar fluído de freio, o que poderá aumentar o curso do pedal de freio, aumentar a distância de frenagem e causar a perda da eficiência do sistema de freio dianteiro, sobrecarregando o sistema de freio traseiro. Em consequência deste defeito, o risco de acidente e/ou colisão aumentará significativamente, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e/ou terceiros, inclusive com risco de morte.

Para verificar se o veículo está envolvido e mais informações, a Land Rover disponibiliza o telefone 0800 012 2733, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, o email cliente@landrover.com.br e o site www.landrover.com.br.

O Procon estadual de São Paulo orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “ O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/ .

Contran adia por mais três meses o uso de extintor veicular ABC

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atendeu ao pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentado no início do mês de março ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para prorrogar por mais 90 dias a exigência dos novos extintores veiculares ABC.
Essa decisão foi tomada durante a reunião do Conselho nesta quarta-feira (25/03). Com a publicação no Diário Oficial da resolução 521/2015, a nova data será 1° de julho de 2015.
O motivo para essa prorrogação é a falta do equipamento de segurança para venda no mercado. O Ministro Kassab e o Denatran querem garantir que os motoristas não sejam prejudicados diante da dificuldade de adquirir o equipamento de segurança.

Movimento voltado ao aprendizado proporciona vivência empresarial aos jovens no estado de São Paulo

Segundo pesquisa, o Movimento gira quatro milhões de reais por ano e envolve mais de mil estudantes do ensino superior
Com o objetivo de trazer a experiência profissional para o âmbito universitário, o Movimento Empresa Júnior Paulista completa 27 anos em 2015. As chamadas “empresas juniores” são organizações sem fins lucrativos geridas por universitários de diversas formações acadêmicas e oferecem serviços que vão desde a área administrativa até as áreas de engenharia, comunicação e farmacêutica.
Distribuídas em instituições de ensino superior e presentes em todas as universidades paulistas que estão no ranking de vinte melhores do país, essas empresas desenvolvem projetos para clientes com um custo abaixo do mercado, o que dinamiza o aprendizado dos jovens e proporciona serviços de qualidade por valores equivalentes à realidade financeira de micro e pequenas empresas.
Além das próprias empresas, os estudantes se organizam por meio da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), que fomenta a participação em rede, o desenvolvimento e a integração dos membros do Movimento e que conta com mais de 30 empresas vinculadas. No mês de junho, dos dias 4 a 7, esses jovens empreendedores estarão juntos no Encontro Paulista de Empresas Juniores, promovido anualmente pela FEJESP, que acontecerá na cidade de Atibaia.
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) nasceu em 1967, na França, a partir da carência que os universitários sentiam em uma formação empreendedora, bem como da necessidade de aplicação da teoria apreendida em sala de aula. Atualmente, o MEJ Paulista tem representação em mais de vinte cidades paulistas e informações sobre suas empresas podem ser obtidas no site www.fejesp.org.br.

Projeto Pet Brasil visa atrair interesse de empresas no processo de exportação

No dia 25 de março, empresários discutirão a dinâmica internacional e a influência da cultura brasileira no processo de entrada e desenvolvimento das empresas no exterior

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) convida empresários do setor para participar do Programa de Desenvolvimento e Inovação das Empresas do Setor Pet (PDI Pet), que auxilia companhias do país a conquistar mercados estrangeiros e tornar seus produtos mais competitivos no Brasil e no mundo. Para cada estágio, o programa oferece suporte diferenciado, que abrange as áreas de Inteligência de Mercado, Marketing, Promoção de Negócios e Imagem, e Estratégia para Internacionalização. O PDI Pet é mais uma ação do Projeto Pet Brasil, programa setorial de exportação desenvolvido pela Abinpet em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No intuito de apresentar dados, esclarecer dúvidas e motivar os empreendedores, no dia 25 de março acontece o encontro “Por Que Exportar?”. O evento é gratuito para os participantes do Projeto Pet Brasil. Entre os temas, estão a dinâmica do mercado internacional, a forma de abordagem de cada mercado e a influência da cultura no processo de entrada e desenvolvimento do mercado internacional. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Para aqueles interessados em participar do programa de exportação estão benefícios como workshops, capacitação para adequação à exportação, cursos de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, prospecção de mercado e missões comerciais, entre outros. O programa PDI Pet classifica as empresas para melhor entender suas necessidades.

Entenda as características das empresas em cada estágio de classificação do PDI Pet:
Empresa potencial (Estágio 1): nunca exportou e tem pouca ou nenhuma compreensão deste processo. Pode ter determinado o mercado nacional como seu foco de interesse.

Empresa iniciante (Estágio 2): começa a buscar uma capacitação maior e até mesmo contatos no exterior de forma indireta e por oportunidade, com vistas à exportação de produtos e serviços. No entanto, atua de forma indireta ou teve uma exportação no último ano.

Empresa intermediária (Estágio 3): teve entre uma e três experiências com exportação no último ano, está se estruturando para atender o mercado internacional e busca capacitar-se ainda mais. Equipe e comunicação já são bilíngues.

Empresa experiente (Estágio 4): já está se estabelecendo como exportadora de produtos e/ou serviços, tem uma cultura corporativa de exportação em desenvolvimento e a exportação é uma prática comum.

Empresa internacionalizada (Estágio 5): a empresa tem infraestrutura própria no exterior e altos índices de exportação, bem como cases internacionais para divulgação. Desenvolve inteligência de mercado e possui vasta experiência no trabalho com fornecedores estrangeiros.

Por que exportar?
Data: 25 de março de 2015 (quarta-feira)
Horário: 9h às 18h
Local: Av. Paulista, 1159, 16º andar – São Paulo/SP

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet. A entidade congrega os segmentos Pet Food (alimento), Pet Vet (medicamentos veterinários) e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza).

Especialista explica o que mudou nas regras para pagamento do auxílio-doença

As perícias médicas deixam de ser exclusivas dos profissionais do INSS
Começaram a valer desde o dia 1º de março, as mudanças nas normas para concessão do benefício do auxílio-doença. A regra antiga determinava que os segurados do INSS que precisassem se afastar das suas atividades laborais, recebessem o pagamento dos primeiros 15 dias através do empregador. A partir do 16º dia ficaria a cargo do INSS. Entretanto, essa norma valeria somente nos casos em que os médicos peritos considerassem o segurado incapacitado temporariamente de exercer suas atividades.
No entanto, a avaliação destes profissionais demandava uma espera, que em média, levava de dois a três meses para emitir um parecer. Nesse período, o trabalhador não recebia salário e nem o auxílio através da Previdência Social.
A advogada Tabatha Barbosa do CENAAT – Centro Nacional de Apoio ao Aposentado e Trabalhador destaca que o maior avanço nas mudanças do auxílio-doença foi a perícia médica. “As novas mudanças foram incluídas na Medida Provisória nº664/2014. Elas deixaram de ser exclusivas dos médicos do INSS e podem agora ser feitas também por meio de convênios supervisionados pelo Instituto,” enfatizou.
Com a descentralização das perícias médicas haverá um interesse maior dos segurados em realizar os agendamentos através dos postos conveniados. “A confiança nos médicos peritos é desacreditada em decorrência da grande demora dos resultados. Essa mudança vai proporcionar uma procura abrangente pelos profissionais que não sejam do quadro administrativo”, finalizou a advogada.
Para saber mais informações sobre o que mudou na hora de solicitar o auxílio-doença entre em contato com o CENAAT através do site www.cenaat.org.br.

Operador de Call Center corre risco de perda de audição

O setor de telemarketing cresceu de maneira muito rápida no Brasil, absorvendo nos últimos anos centenas de milhares de pessoas e transformando-se no maior empregador na área de serviços. A grande maioria dos trabalhadores é composta por jovens estudantes secundaristas, ou formados no ensino médio, ou universitários que custeiam seus estudos exercendo a função.
Mas se o teleatendimento gera oportunidades e serve como porta de entrada de milhares de jovens no mundo do trabalho, também pode trazer riscos. Estudos mostram que o trabalhador de call center está sujeito a vários problemas de saúde, entre eles a perda de audição.
A PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) é um mal que pode atingir todos os trabalhadores expostos a sons acima de 80 decibéis. Pode ser considerada uma doença ocupacional e vem chamando a atenção principalmente dos otorrinos e fonoaudiólogos.
O que mais preocupa os especialistas, em relação ao ambiente de trabalho, é a rotina dos operadores de telemarketing, que precisam usar fone de ouvido unilateral, com o volume variando de 60 a 90dB.
Esse equipamento pode causar danos irreversíveis para a audição se não for usado corretamente. Os estudos comprovam que muitos desses trabalhadores desenvolvem primeiro perdas auditivas unilaterais progressivas, tornando-se depois bilaterais.
A fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas, dá algumas orientações para evitar o problema. “O operador de telemarketing precisa estar atento para fazer sempre o revezamento do fone, do ouvido direito para o esquerdo; dar pausas de pelo menos 10 minutos para cada hora de trabalho; e manter o volume baixo, em torno de 60 decibéis, nível normal de uma conversa. Além disso, deve realizar exames audiométricos anualmente para checar seu nível de audição”, aconselha.
Com relação ao uso correto do headset (tipo de fone utilizado na função), muitos operadores revelam que não realizam a troca de ouvido por hábito, por sentirem maior conforto em determinada orelha ou ainda por terem a sensação de ouvir melhor de um lado do que de outro.
Outro grave problema constatado é que a maioria dos funcionários de call center prefere aumentar o volume do headset para ouvir melhor o cliente, visto que normalmente o ambiente de trabalho é bastante ruidoso. Tais descuidos podem prejudicar a audição do profissional, comprometendo a qualidade de seu trabalho e seus anseios de melhoria profissional.
“É de fundamental importância que haja um controle rígido quanto às medidas preventivas em relação à saúde auditiva do operador de call center. No entanto, quando já existe perda de audição, uma das soluções é o uso de um aparelho auditivo. Quanto mais rápido o problema for detectado e se optar pelo aparelho, melhor será para estancar a progressão dessa perda auditiva”, alerta Isabela Carvalho.
Depois de procurar o médico otorrinolaringologista e em caso de constatação de perda auditiva, cabe aos fonoaudiólogos indicar qual tipo e modelo de aparelho atende às necessidades do paciente.
Atualmente, há uma diversidade de aparelhos auditivos, pequenos e discretos, que não ofendem a vaidade de quem usa. Os aparelhos da Telex, por exemplo, têm várias cores e modelos, design moderno, tecnologia digital e são quase invisíveis no ouvido – alguns são até mesmo invisíveis pois ficam dentro do canal auditivo. Além disso, são adequados para os diferentes graus de perda de audição.

Melhorias nos direitos do consumidor

O dia mundial do consumidor (15 de março) foi criado exatamente para alertar a sociedade dos cuidados necessários para desenvolver um mercado de consumo saudável. Ainda que as leis brasileiras de proteção ao mercado de consumo tenham como interesse direto a proteção do consumidor, cada vez mais a ideia de mercado de consumo deve ser defendida por quem atua no segmento e pelos próprios consumidores.

A evolução legal e social do Código de Defesa do Consumidor no Brasil é inegável, mas pouco mais de duas décadas de sua vigência, alguns conceitos constantemente são adaptados à realidade social. Desse modo, ainda que o consumidor seja vulnerável para a legislação, existem situações que o fornecedor é protegido pelo Código de Defesa do Consumidor, seja para repelir consumidores de má-fé ou para harmonizar as relações de consumo que não sobreviveriam sem ambos. A harmonização das relações de consumo busca extrair o melhor do comportamento dos atores dessa relação, seja consumidor ou fornecedor.

Esse comportamento de busca pela harmonização é o escopo da lei. Não se pode falar que sempre o consumidor tem razão bem como que o fornecedor sempre é culpado. Cada caso concreto deve ser analisado como tal e a tendência dos instrumentos de pacificação social é a composição entre as partes.

O Judiciário vem fazendo sua parte, concedendo indenizações por dano moral apenas a casos que claramente extrapolem meros transtornos do dia a dia. Até porque se a cada imprevisto no mercado de consumido houvesse direito à indenização, pura e simplesmente, chegaríamos a situações absurdas. A vida em sociedade não é mar de rosas, mas transformar qualquer melindre em dano moral é abuso do direito e dentro de suas limitações o Judiciário vem cumprindo seu papel.

Mas a data é uma lembrança para que os direitos não sofram retrocesso e que para os novos métodos de consumo estejam adaptados à norma protetiva do Código de Defesa do Consumidor.

Desidratação é um risco em qualquer estação do ano

A melhor opção é consumir muito líquido; a água de coco, sem açúcar ou conservantes, possui baixa quantidade de calorias e atende o consumidor que busca uma alternativa saudável e saborosa

Quando se fala em hidratação, boa parte das pessoas logo pensa em verão, sol e calor. E é aí que mora o perigo. Em estações como inverno e outono, épocas mais frias do ano, é mais fácil esquecer de ingerir líquidos. “O nosso organismo é composto por cerca de 70% de água e a perdemos, naturalmente, por meio da transpiração, da urina, das fezes e até da respiração”, explica Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Por isso, a hidratação vai além da estação do ano. “A falta de ingestão de água e isotônicos naturais pode levar à desidratação grave, causando tontura, desmaios, confusão mental e até o comprometimento no transporte de vitaminas e minerais no organismo”, alerta a especialista.

A boa notícia para aqueles que não têm o costume de ingerir líquidos é que a água de coco é uma ótima fonte de hidratação, já que é uma bebida leve, refrescante e de baixa caloria. Ela é composta, basicamente de 93% de água, 5% de açúcares, além de proteínas, vitamina C e minerais, como: potássio, fósforo e sódio.

A nutricionista explica ainda que os principais benefícios da água de coco para o organismo, são: a reposição de minerais, principalmente após atividade físicas e também em dias quentes e no auxílio da hidratação da pele. “Outra função muito importante da bebida é que ela funciona como um soro natural e pode ser utilizado em situações de diarreia, por exemplo, para evitar a desidratação”, completa.

Preocupada com o bem estar de seus consumidores, a água de coco Obrigado!, única 100% integral e natural, acaba de lançar a linha Obrigado MIX®. São quatro versões que combinam água de coco com cranberry, com chá verde, com abacaxi e pera, e capim santo com gengibre. As embalagens de 1 litro já podem ser encontradas na principais lojas de alimentos. Já as embalagens de 200ml devem chegar até o mês de maio. A água de coco Obrigado! é fabricada pela Frysk Industrial, empresa baseada na Bahia.

Assim como a versão original, a água de coco Obrigado! com sabores é uma bebida de baixa caloria e baixíssimo teor de sódio. Durante o processo de fabricação, não são utilizados corantes e também não há adição de açúcares.

Fundação Volkswagen abre inscrições para oficina 100% on-line de seu projeto educativo inédito “Aprendendo com Arte”

 

 
·         Novo projeto forma educadores para disseminar conhecimentos sobre arte de forma prática e interativa

·         Inscrições para oficina on-line estarão abertas gratuitamente para educadores, de hoje (11) a 18/3, na “Plataforma do Letramento”, da Fundação Volkswagen

·         Projeto também terá versão semipresencial para 120 educadores de Cariacica (ES) e Aracaju (SE), marcando a chegada da Fundação Volkswagen a Sergipe

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, lança o projeto educativo inédito “Aprendendo com Arte”, que forma educadores para disseminar conhecimentos sobre arte de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais. O programa terá duas versões: a oficina 100% on-line, cujas inscrições estarão abertas gratuitamente de hoje (11) a 18 de março por meio da “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen; e uma versão semipresencial para 120 professores de Cariacica (ES) e Aracaju (SE), marcando a chegada da Fundação ao Estado de Sergipe.

O “Aprendendo com Arte” nasce com diversos objetivos, entre os quais usar a arte e a cultura como recurso educativo, de desenvolvimento social e inclusão, despertando a consciência crítica e a cidadania. “O ‘Aprendendo com Arte’ oferece formação continuada a educadores das redes públicas de ensino que acreditam na educação como chave para transformar o mundo. A Fundação Volkswagen está sempre inovando e buscando novas formas de educar. Por isso, investe em projetos de educação e desenvolvimento social, promovendo e realizando ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública em nosso País e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

A oficina on-line do projeto “Aprendendo com Arte” oferecerá 200 vagas gratuitamente, para as quais podem se inscrever professores de arte de todos os níveis de ensino que estejam atuando em 2015; professores licenciados em linguagens artísticas (visuais, dança, teatro ou música); coordenadores pedagógicos e gestores de escola. Para se inscrever, basta acessar a “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), onde a oficina também será ministrada.

A seleção será feita pela análise curricular e os escolhidos serão divulgados no dia 28 de março na “Plataforma do Letramento”. O curso será ministrado de 31 de março a outubro, sendo 29 horas de aprendizagem a distância, com apoio de tutores que auxiliam os participantes em ambiente virtual. Os módulos incluem temas como metodologias contemporâneas no ensino de arte, narrativas da fantasia, contação de histórias, games na educação em artes visuais; arte e mídias, como cinema, vídeo, rádio, TV e propaganda; museus virtuais, entre outros. Serão oferecidas atividades práticas e teóricas, além de videoconferências com profissionais de destaque nas temáticas.

“Um dos objetivos da Fundação Volkswagen é levar educação e cultura ao maior número possível de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento social e a qualidade de vida. A versão 100% on-line do ‘Aprendendo com Arte’ permitirá que a formação atravesse fronteiras”, afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

“Aprendendo com Arte” também terá versão semipresencial

O projeto “Aprendendo com Arte” também terá uma versão semipresencial que será oferecida, a partir de março, a 120 educadores do ensino fundamental, gestores de escola, professores de artes e coordenadores pedagógicos nas cidades de Aracaju (40 vagas), marcando a chegada da Fundação Volkswagen ao Estado de Sergipe; e Cariacica, no Espírito Santo (80 vagas). A previsão é que os conhecimentos sejam multiplicados para, pelo menos, 3.600 alunos de escolas públicas, somando as duas cidades.

A formação dos educadores terá duração de um ano, com encontros presenciais e a distância, que totalizam 85 horas de conhecimento sobre artes visuais. Durante a formação, os participantes aprenderão a utilizar elementos e espaços culturais da região, ressaltando a importância do patrimônio cultural local. Também participam de oficinas teóricas e práticas, debates, seminários e palestras. Ao final dos encontros de formação, os educadores vão promover exposição em local público.

Entre os materiais didáticos estão livros e itens multimídia. O kit incluiu o “Caderno Arte + Educação”, produzido por especialistas em arte e educação, com temáticas a serem trabalhadas em sala de aula. O caderno também será disponibilizado para as Secretarias Municipais de Educação do Brasil e estará na “Plataforma do Letramento” para leitura e download. Para oferecer o projeto, a Fundação Volkswagen conta com o parceiro técnico especializado em artes Instituto Arte na Escola.

“Aprendendo com Arte” é desdobramento do “Aprender com a Pinacoteca”

O “Aprendendo com Arte” é um desdobramento de outro projeto da Fundação Volkswagen, o “Aprender com a Pinacoteca”, que foi oferecido de 2008 a 2013, tendo beneficiado 6.147 alunos e 258 educadores das cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Taubaté, onde a Volkswagen do Brasil tem fábricas, além de São Paulo. O “Aprender com a Pinacoteca” ofereceu formação a professores de arte da rede pública para trabalharem a educação e a inserção social por meio das artes; aulas presenciais em museus para estudantes, detalhando a história da arte e estilos artísticos, além de elaborar projetos nas escolas. O “Aprender com a Pinacoteca” foi uma iniciativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Volkswagen.

Fundação Volkswagen já beneficiou mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais (entre os quais o “Aprendendo com Arte” e a “Plataforma do Letramento”) e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas; na melhoria do desempenho escolar, de leitura e produção de textos. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliará para 19 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Em fevereiro, chegou ao Mato Grosso. Em março, chega a Sergipe. Em 2015, os trabalhos da Fundação Volkswagen também serão estendidos para os Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Até 2014, os Estados atendidos no histórico da Fundação Volkswagen eram: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br

Alexandre Rossi ensina como cuidar do seu gatinho de estimação

O expert em animais mais famoso do País dá uma aula no quesito gatos.
Rossi também desvenda curiosidades dos bichanos
e fala sobre mitos e verdades na domesticação do animal.
Nos dias 18, 19 e 20 de março, o expert Alexandre Rossi, um dos maiores nomes em adestramento animal do mundo, está de volta à eduK, instituição de ensino on-line, para apresentar o curso Como cuidar de gatos.“Muita gente enfrenta dificuldades para compreender, educar e lidar com esses animais, que são bem diferentes dos cães”, explica Rossi.

Nas aulas, o aluno vai aprender como interpretar os sinais e sentimentos de gatos, a maneira correta de apresentar bichanos a outros animais, adaptar a casa, escolher os melhores brinquedos e acessórios, além de corrigir problemas comportamentais, como necessidades fora da caixa de areia, arranhadura de móveis e agressividade.

Imagens: http://bit.ly/1Dz9sO5

Sobre o expert:
Alexandre Rossi, conhecido também como Dr. Pet, é um dos melhores profissionais de adestramento de animais no Brasil e no mundo. Hoje está presente em diversos programas de televisão, como o Missão Pet, transmitido pelo canal National Geographic, Desafio Pet, Programa da Eliana, no SBT, é colunista do programa É o bicho, na Band News FM, e possui também uma empresa, Cão Cidadão, especializada em adestramento e comportamento animal, que visa melhorar a relação com o dono e seu bicho de estimação, utilizando o método Adestramento inteligente.

Mais informações sobre o curso “Como cuidar do seu Gato”.
Expert eduK
: Alexandre Rossi.
Quando 18, 19 e 20 de março, das 14 às 17h. Reprise: 18, 19 e 20 de março das 19 às 22h.
Acesso: http://www.eduk.com.br/ao-vivo/8-outros/2286-como-cuidar-de-gatos-com-alexandre-rossi