O crescimento de suspeitas e casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem movimentado os departamentos de RH. Entre as empresas que já adotaram medidas preventivas está a Aspen Pharma. “Após os avanços do vírus, foi decidido que novas medidas deveriam ser tomadas: o cancelamento de viagens internacionais, e a partir da semana que vem o rodízio em sistema de home office para o escritório e a fábrica localizada em Serra (ES)”, diz a diretora de RH Patrícia Franco. Confira mais na entrevista a seguir.

Quais as medidas a empresa está tomando contra o coronavírus?

Desde que começaram a circular as notícias relativas ao novo coronavírus, formamos um comitê para acompanhar e planejar as atividades mais seguras para nossos colaboradores. Temos mantido a equipe atualizada e amparada com todas as informações disponíveis sobre o vírus. Diversas iniciativas já foram implementadas desde então: liberação de funcionários com sintomas de gripe, home office, viagens canceladas, política de atendimento de fornecedores, entre outros. De toda forma, continuamos acompanhado e avaliando iniciativas de prevenção e cuidado para minimizar os riscos de contaminação.

O que mudou na rotina de vocês?

No escritório do Rio adotamos medidas preventivas, como disponibilizar álcool em gel em diversos pontos da companhia e incentivar a higienização correta das mãos. Também orientamos todos os colaboradores com sintomas de gripe a trabalharam de casa. Reuniões externas ou recebimento de fornecedores também foram substituídas por call ou vídeo conferência. Até as entrevistas agendadas serão feitas virtualmente. A partir da semana que vem, todo o time do escritório do Rio será dividido em dois grandes grupos, que trabalharão em sistema de escala de 15 x 15 dias. Essa medida visa preservar nossos funcionários e familiares, além de garantir que a companhia seguirá com suas atividades e entregas. Continuaremos acompanhando as notícias em tempo real para mitigar os riscos de todo o time.

Há funcionários em home office, conferências por vídeo ou telefone?

Sim, funcionários com sintomas de gripe estão trabalhando de casa. Também não estamos realizando reuniões externas ou recebendo fornecedores em nosso escritório. A orientação agora é circular o mínimo possível, e evitar contato ou aglomerações. A partir da semana que vem, teremos metade do time do escritório trabalhando presencialmente e a outra metade em sistema de home office.

As viagens foram adiadas?

Sim. Por orientação de nossa matriz todas as viagens – nacionais ou internacionais – foram canceladas. Os colaboradores deverão comunicar ao RH qualquer viagem particular e também se tiverem contato com alguém que tenha chegado de viagem. Estamos monitorando todos os casos que envolvem viagens.