Carnaval Vegano? Já tem no Brasil. Festival Frugívoro e Vegano é realizado durante o Carnaval, em Piedade, interior de São Paulo

Entre os dias 22 de fevereiro e 01 de março de 2020 ocorrerá mais uma edição do Vitalize, um festival frugívoro, vegano e autogestionado com muita saúde, arte, consciência e colaboração no sítio agroecológico Vila das Borboletas, localizado em

Piedade – SP. Ideal para quem quer aproveitar os dias de feriado para mudar sua concepção em torno da alimentação que promove uma limpeza no corpo, o Vitalize está na sua terceira edição e cada vez arregimenta mais e mais crianças, jovens e adultos. Nas edições anteriores contou com profissionais disruptivos da área da saúde, como médicos e nutricionistas, ativistas, artistas, terapeutas e pessoas que estão contribuindo para a regeneração planetária. Inscrições e programação no link: https://tiny.cc/vitalizeinscricao.

A proposta do Vitalize é ser um espaço autogestionado onde as pessoas possam conhecer novas alternativas para viver uma vida mais alegre e saudável a partir de vivências artísticas e terapias, sem o uso de substâncias intoxicantes, acompanhado de uma alimentação 100% frugívora [1] (crua e vegana 80/10/10), ou seja, composta basicamente de frutas, folhas e castanhas frescas e cruas. Não é permitido uso de substâncias tóxicas de qualquer espécie. O formato será em um Camping cada um leva a sua barraca.

Os quatro pilares que compõem o conceito do evento são:

  • Saúde – Limpeza do corpo através da alimentação natural;
  • Arte – A arte também alimenta e terá espaço no evento;
  • Consciência – Colaborar é cuidar, das pessoas e do meio ambiente e compartilhar responsabilidades;
  • Colaboração -Uma das formas mais práticas de empoderamento das pessoas, contribuir e gerar aprendizado mútuo.

O idealizador do Vitalize, Shaba Piffer, que também é um dos organizadores e propagador do Dragon Dreaming no Brasil, explica que esse era um sonho antigo de reunir pessoas em torno de um viver melhor a partir da alimentação com uma relação mais saudável com o meio ambiente e as outras pessoas. “Vamos tratar de todas as questões fundamentais para tornamos a nossa sociedade um lugar melhor e mais saudável para viver. O evento reúne pessoas interessadas nesse novo movimento frugívoro e vegano, mas trata de questões abrangentes e de interesse comum. Se todos e todas queremos um mundo melhor, vamos começar a construí-lo agora”, explica.

                                            Participantes numa das edições do ano de 2019

 

Como o Vitalize também é um projeto que busca incluir o máximo possível de pessoas, a organização está realizando uma campanha de financiamento coletivo para financiar a participação de pessoas que estejam com dificuldades financeiras. A campanha, assim como as ferramentas e as informações para apoio, está disponível no endereço https://apoia.se/vitalizeparatodes.

O Vitalize é um Evento Colaborativo criado, planejado, gestionado e avaliado com ferramentas e princípios do Dragon Dreaming [2] e da Permacultura [3].

Há vários vídeos de divulgação disponíveis no canal do Vitalize no seu respectivo canal no Youtube: http://tiny.cc/vitalizevideos.

[1] A Dieta Crudívora 80/10/10 é composta de alimentos provenientes das plantas em sua forma inteira, frescos, maduros, crus e orgânicos, que não tenham sido sujeitos a nenhum cozimento ou processamento de qualquer forma, com a predominância de frutas (doces, ácidas, semi-ácidas e monofágicas), vegetais tenros (vegetais “que sejam moles, que se podem cortar, partir ou mastigar facilmente” [Wikcionário] como: folhas verdes, algumas verduras e frutas não-doces) e mais uma pequena quantidade de oleaginosas (sementes e frutas gordurosas).” – A Dieta 80/10/10: Um Pequeno Resumo, Shaba Piffer, 2010.

[2] O Dragon Dreaming é uma metodologia e um sistema de princípios e técnicas que integra autoconhecimento, design regenerativo, gestão ágil, gamificação e inovação organizacional para o design e gestão de projetos colaborativos, criativos, sustentáveis e humanizados. Tem como princípios o desenvolvimento pessoal, a formação de comunidades e o serviço à Terra (corresponsabilidade socioambiental). Mais informações em http://dragondreamingbr.org

[3] “A Permacultura é uma cultura que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.” Mais informações em https://permacultureprinciples.com/pt/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura.

Serviço + Redes Sociais
VITALIZE: Festival Colaborativo com Saúde, Arte e Consciência
Edição Carnaval 2020: 22/02 a 01/03
Sítio Agroecológico Vila das Borboletas, Piedade – SP
Será em um Camping
EVENTO FACEBOOK: https://tiny.cc/vitalizefestival
GRUPO WHATSAPP: http://tiny.cc/vitalizeinfo
INSCRIÇÕES: https://tiny.cc/vitalizeinscricao
Telefone: (11)95804-6088 (Shaba)
@vitalizefestival #vitalizefestival