GuruPrev apresenta pesquisa sobre performance dos PGBL/VGBL no ano passado.

O GuruPrev divulgou os principais resultados da sua análise do mercado de PGBL/VGBL. A base de dados dos planos PGBL/VGBL tem mais de 10.500 planos de previdência no mercado e mais de 1.485 fundos de investimentos vinculados a estes produtos.

Em 2019, o retorno médio dos fundos foi de 11,1%, o que significa 186,1% do CDI. Cerca de 82% desses fundos conseguiram retornos acima do CDI no ano. Em 2018, a média de rentabilidade foi de 7,5% o que representou 117% do CDI, na ocasião, apenas 57% dos fundos haviam rendido acima do CDI.

Os fundos de investimentos terminaram o ano de 2019 com um patrimônio total de R$ 901,6 bilhões, distribuídos em diversas modalidades, inseridas basicamente em fundos de renda fixa, multimercados, balanceados e data-alvo. A captação líquida dos fundos analisados foi de R$ 45,4 bilhões.

Outras informações interessantes obtidas pelo GuruPrev

Curiosidades: Melhores vs. Piores fundos do mercado

Os principais responsáveis pela boa rentabilidade foram:

Volatilidade

Apesar das melhores rentabilidades, é necessário cautela antes de investir nos fundos que registraram os melhores resultados em 2019, pois eles também são os que estiveram expostos aos maiores riscos:

Taxas de Administração dos Fundos

A taxa de administração média do mercado PGBL/VGBL

Patrimônio Líquido e Captação Líquida em 2019

Dos fundos de investimentos disponíveis para contratação

Atualmente existem 1.131 produtos distribuídos em 317 fundos de investimentos que podem ser contratados por pessoas físicas no mercado. Os demais produtos/fundos estão fechados a novas inscrições ou se destinam a planos empresariais.

O GuruPrev também faz um alerta: estar na melhor Seguradora não é necessariamente sinônimo de ter o melhor Fundo, pois a rentabilidade pode variar dentro da própria Seguradora. Muitas delas têm fundos com perfil para todos os gostos e condições financeiras, como aportes/portabilidade e contribuições mensais. Como em qualquer mercado, há excelentes produtos para contratação e também outros ruins.

Os PGBL/VGBL são excelentes instrumentos para a aposentadoria e para se investir, mas é necessário que cada pessoa esteja sempre atenta ao mercado, analisando sistematicamente as opções disponíveis e comparando-as com o seu plano atual. Se encontrar algo melhor e mais adequado aos seus objetivos, ela deveria realizar a portabilidade dos seus recursos.