Dos acordes pueris de uma das canções da animação Mundo Bita que diz: “Cada mundo cabe em cada casa, cada casa tem seu jeito de ser, eu queria ser um caramujo ir com minha casa pra onde eu bem entender”, até a consagrada melodia “Era uma casa muito engraçada…”, do poeta Vinícius de Moraes, a casa, o lar, a residência é símbolo de abrigo, de acolhimento de abraço.

Imagine o quão complicada pode ser a decisão de comprar, vender ou alugar um imóvel. Isso porque trata-se de uma determinação complexa que envolve diversas variáveis como: consenso entre familiares, tamanho da casa ou apartamento, localidade, infraestrutura do bairro, enfim, são vários os fatores que precisam ser considerados. Sem dúvida, um dos mais importantes é o preço do metro quadrado do local procurado.

Para facilitar esta tomada de decisão a Proprietário Direto, plataforma pioneira de compra e venda de imóveis pela Web sem intermediários, criou o IPD – Índice Proprietário Direto. Trata-se de um serviço que calcula com exatidão a média do metro quadrado dos principais bairros de São Paulo.

O IPD foi desenvolvido para facilitar a vida de pessoas que precisam comprar, vender ou alugar um apartamento, uma casa, uma chácara, a contabilizarem com precisão o valor real do imóvel sem a tradicional comissão de terceiros, seja de corretores, de imobiliárias físicas ou online, seja de outros serviços de consultorias, que embutem um percentual de comissionamento neste tipo de transação.

No total, o IPD consolida a média do metro quadrado de quase 50 bairros da cidade de São Paulo e sua base de dados é calculada de acordo com os valores fornecidos pelos clientes da Proprietário Direto, ao longo dos quase 10 anos de atuação da empresa.

O índice permite várias combinações. Por exemplo, você pode saber qual a diferença em termos percentuais do metro quadrado, de bairros apenas na zonal sul, relativamente próximos, como Morumbi, Vila Andrade, Santo Amaro e Interlagos. Percentualmente a diferença é de precisamente 19,6%, considerando que o bairro com o valor do metro quadrado mais alto é Santo Amaro com R$ 7.390,00 e na ponta oposta Interlagos com R$ 5.950,00.

O IPD pode ser um aliado estratégico antes de você comprar, vender ou alugar um imóvel. Resumindo: não feche nenhum negócio sem consultar antes o IPD.

É rápido, é simples e gratuito: www.proprietariodireto.com.br.