Espaço foi idealizado e é mantido pelo empresário Delfino Golfeto, franqueador da rede Água Doce – que conta com mais de cem restaurantes espalhados pelo Brasil

Coleção de Cachaças Artesanais e painéis explicativos dão o tom em uma das salas do Museu da Cachaça

São Paulo, 24 de junho de 2015 – Nestas férias, quem estiver viajando pelo interior de São Paulo – e puder dar uma passadinha pela cidade de Tupã, na região de Marília – poderá conhecer uma atração bastante especial: o Museu da Cachaça.

 

São quase 1000m² que permitem ao visitante conhecer a história do destilado tipicamente brasileiro. “Ela se confunde com a história do Brasil”, destaca o fundador e mantenedor do espaço, o empresário Delfino Golfeto – franqueador da rede Água Doce, que já conta com mais de cem restaurantes espalhados pelo Brasil. “A bebida foi criada pelos escravos, que não tinham acesso a outros destilados, por puro acidente: eles estavam manipulando a cana no preparo do açúcar. Era costume que os escravos separassem, sem que seus senhores soubessem, uma parte da produção para consumo nas senzalas. Porém, por um descuido, a ‘massa da cana’ fermentou e virou cachaça”, comenta.

No Museu da Cachaça, além de mostrar a história da bebida, os visitantes terão acesso a dados curiosos, peças de engenho, garrafas e a coleção particular de Delfino Golfeto, com algumas raridades. Guiada e gratuita, a visita pode ser realizada em qualquer dia da semana.

O espaço é dividido em quatro ambientes principais:

Sala 1: ‘A história da cachaça’ – Nesta sala, o visitante poderá ler réplicas de cartas do período no qual o Brasil viveu a escravatura. Painéis cronológicos contam a história da cachaça. Fotos, reportagens, curiosas, garrafas de cachaça e parte da coleção de Golfeto estão dispostos para que os visitantes mergulhem na história. No Cantinho Colonial, há peças utilizadas nos engenhos na época do Brasil Colônia.

Sala 2: “Coleção de Cachaças” – À vista do visitante, estão dispostas mais de duas mil garrafas de cachaças, boa parte delas são raras.

Sala 3: “História da Água Doce – Sabores do Brasil” – Esta sala conta toda a história da Água Doce desde sua fundação, passando por suas convenções e mostrando suas lojas. A sala conta, paralelamente, a história do fundador da Água, Delfino Golfeto, e de sua família.

Sala 4: “Paixões Nacionais” – Futebol e samba são alguns dos temas mostrados nesta sala. Neste espaço, também estão contidos painéis fotográficos, coleção de camisetas, mini-garrafas e acervo de peças antigas. É aqui também que Delfino Golfeto presta homenagem a uma das pessoas que o ajudaram e o incentivaram, ‘Dona Francisca’, sua sogra, responsável pela introdução dos deliciosos petiscos servidos por toda a rede.

Serviço 

Museu da Cachaça

Endereço: Rua Nhambiquaras, 385 – Vila Aviação – Tupã – SP

Telefones para informações e agendamento de visitas: (14) 3491-5691/3441-2321 / 3441-4337

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h30

Entrada franca

É preciso agendar a visita com antecedência