Os síndicos profissionais vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Mas, justamente pelo boom desses prestadores de serviço, o cuidado na hora da contratação deve ser redobrado.

O alerta é de Daphnis Citti de Lauro, sócio da Citti Assessoria Imobiliária, que atua como síndica profissional. Ele lista abaixo 5 alertas para os condomínios que desejam terceirizar a gestão:

1) Não é necessário que o síndico tenha feito curso profissionalizante, mas é importante que tenha conhecimentos específicos sobre condomínio, podendo ser advogado, contador ou administrador de empresas;

2) Solicitar currículo e checar. Há muita gente que perde o emprego ou que foi síndico do prédio onde mora e resolve “virar” síndico profissional;

3) Fazer entrevista pessoal. Isso é fundamental, inclusive para verificar se o profissional possui boa oratória, pois terá que participar ativamente das assembleias;

4) É importante ter ótima e impecável redação;

5) Contratar valor a ser pago e horário disponível. O valor será também em função de quantas horas o condomínio deseja que o síndico compareça. O síndico que cobrar menos não será necessariamente a melhor opção. Tudo tem seu preço.

Os cuidados na hora da escolha do síndico profissional se justificam pela importância da função. Entre as tarefas estão:

– Representar ativa e passivamente o condomínio;
– Ordenar a realização de obras e serviços;
– Convocar a assembleia geral;
– Mediar os problemas entre condôminos;
– Fiscalizar e supervisionar o trabalho do zelador e as funções administrativas delegadas à administradora;
– Fazer com que a convenção condominial, o regulamento interno e as decisões de assembleias sejam cumpridas.

Sobre Daphnis Citti de Lauro

É advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e especialista em Direito Imobiliário, principalmente na área de condomínios e locações. É autor do livro “Condomínios: Conheça seus problemas”, sócio da Advocacia Daphnis Citti de Lauro (desde 1976) e da CITTI Assessoria Imobiliária, com mais de 20 anos de atividades, que atua como síndica terceirizada.