A terça-feira (4) não foi boa para a seleção brasileira masculina de vôlei na Liga das Nações. Após vencerem o primeiro set contra a Itália, os brasileiros levaram a virada e perderam por 3 sets a 1 ((25/23, 20/25, 15/25 e 21/25) na partida de abertura da terceira e última rodada classificatória, em Passay City (Filipinas). A seleção folga nesta quarta (5) e volta a competir à meia-noite (horário de Brasília) de quinta (6) contra a Holanda.
Apesar do revés – o terceiro do país na competição – a equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto segue em terceiro lugar na classificação geral (6 pontos), atrás dos Estados Unidos (7) em segundo lugar, e do invicto Japão (9), líder do torneio. Os primeiro oito colocados ao final desta fase , que termina no próximo domingo (9), se classificam às oitavas de final. Além disso, os jogos da Liga também somam pontos para o o ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês), um dos parâmetros na corrida por vaga olímpica aos Jogos de Paris 2024.
Notícias relacionadas:
Seleção brasileira desembarca na Austrália para Copa do Mundo Feminina.Brasil bate Argentina por 56 a 55 e chega a 3ª vitória na AmeriCupW.Futebol de cegos: Brasil fatura Grand Prix da França, 3º título no ano.Na estreia na terceira etapa da Liga das Nações, a seleção masculina foi superada pela Itália por 3 a 1.
O ponteiro Honorato foi o maior pontuador do Brasil, com 15 pontos.
Nesta quinta, a equipe brasileira enfrenta a Holanda, à 0h (de Brasília).
📺: @sportv 2 pic.twitter.com/MX1m8UgKK7
— CBV (@volei) July 4, 2023
“A gente queria demais essa vitória, mas acho que hoje a gente não conseguiu jogar no nível que vinha jogando, sem tirar o mérito da seleção italiana que, a partir da metade do segundo set, começou a impor um saque bastante pesado e errando pouco. Todos se dedicaram ao máximo, mas a gente não conseguiu colocar nosso melhor em quadra. Agora temos que pensar no próximo jogo, porque nesse campeonato não dá para ficar remoendo. É focar na Holanda e ver o que vamos fazer de diferente”, analisou Dal Zotto, em depoimento à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Os dois melhores jogadores em quadra foram o oposto Romanò e o ponteio Michieletto, ambos da Itália, que acertaram respectivamente, 20 e 17 pontos. Já do lado brasileiros os destaques foram os ponteiros Honorato (15 pontos) e Lucarelli (11).
“Acho que o time italiano jogou muito bem, nos pressionou muito no saque e fez um jogo com pouquíssimos erros. E o nosso time também não estava em um dia tão bom. Mas faz parte do processo. É seguir trabalhando, acreditando no que a gente tem feito no dia a dia, que tenho certeza de que a gente vai colher os frutos.Temos que virar a página e concentrar na Holanda, que vai ser um jogo duríssimo”, projetou Honorato, de 26 anos.
Formato da competição
A Liga das Nações reúne as 16 seleções mais bem ranqueadas pela FIVB. A primeira fase classificatória – três semanas de jogos – teve início em 6 de junho e vai até domingo (9). Cada equipe disputa 12 partidas (quatro por semana em sedes diferentes). Ao final, as oito melhores avançam às quartas de final, sendo que a Polônia já tem a classificação garantida por sedia a fase final da Liga das Nações.
Programação
Terceira rodada (fase classificatória) – Passay City (Filipinas)
06/07 (quinta-feira) – 0h – Brasil x Holanda
07/07 (sexta-feira) – 0h – Brasil x Polônia
08/07 – (sábado) – 0h – Brasil x China
Fase eliminatória (quartas de final em diante) – Polônia
De 19 a 23 de julho
Fonte Agência Brasil – Read More