Atento às mudanças do mercado, um dos mais tradicionais shoppings de São Paulo, vive em constante transformação para atender demandas dos consumidores, investindo em uma realidade mais coletiva e consciente
Com a aproximação do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Shopping Eldorado, há 40 anos em São Paulo, celebra essa data por meio de constantes iniciativas ambientais com foco em sustentabilidade.
Segundo o superintendente do Shopping Eldorado, Sérgio Nagai, as ações de sustentabilidade significam um novo olhar para o negócio. “Nascemos com o objetivo de alimentar o consumo, sempre repensando nossas ações e mostrando para a sociedade que podemos fazer muito mais além de ser um espaço para compras e entretenimento. Somos um empreendimento gigante e é nosso dever nos preocupar com o nosso entorno, nossos clientes e o nosso planeta. É nosso papel ter consciência dos benefícios que uma atuação sustentável traz para sociedade como um todo”.
Seguindo os pilares sustentáveis, o Shopping Eldorado vem evoluindo com iniciativas para planejar e implementar um desenvolvimento sustentável.
Telhado Verde
Em 2012, o shopping criou um dos primeiros telhados verdes de São Paulo para dar um destino ecologicamente correto a cerca de 164 toneladas de lixo orgânico gerados mensalmente na praça de alimentação — aproximadamente 2 mil toneladas por ano. O shopping desenvolveu uma usina de compostagem que transforma as sobras de alimentos em composto orgânico. Com isso, 100% do resíduo orgânico gerado é transformado para servir de base para a produção de alimentos orgânicos.
A iniciativa reduzir significativamente a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário, além de reduzir a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material até os tradicionais aterros. A horta também ganhou uma importante função de amenizar a temperatura interna do empreendimento, reduzindo o consumo de energia e evitando o consumo de água utilizada nos equipamentos de refrigeração.
Durante o processo de compostagem, enzimas especiais aceleram a decomposição dos alimentos e transformam essa matéria orgânica em adubo, utilizado para cultivar 40 mil hortaliças, legumes e verduras livres de defensivos agrícolas em uma área de 6.800 m² no telhado do shopping. Toda a operação, da separação ao cultivo, é produzida e destinada aos próprios colaboradores do shopping.
Na horta, são produzidos legumes e verduras, como berinjela, jiló, pimentão, pimentas, salsinhas, alfaces, tomates, manjericão, pepino, abobrinha, rúcula, couve, limão, amora, beterraba; além de gengibre, capim-cidreira, hortelã, erva doce, alecrim e poejo. Desde a implantação do telhado, já foram colhidas mais de 212.500 hortaliças e verduras, de 30 tipos diferentes. Além das hortaliças plantadas em solo, o shopping desenvolveu também o plantio por meio de hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
Coleta seletiva
No empreendimento e ambientes internos do shopping há lixeiras em diversos pontos especificando em cada uma onde deve ser descartado corretamente o lixo. Além disso, existem ilhas de separação na praça de alimentação, com uma equipe que organiza a separação dos materiais recicláveis e orgânicos.
Em parceria com a ‘Cooper Viva Bem’, colaboradores trabalham no shopping, em turnos alternados, para fazer a separação minuciosa dos recicláveis (papelão, alumínio, plástico, sucata etc.) e vendê-los como forma de renda. Aproximadamente 150 toneladas de material reciclável são coletados por mês pela instituição — 1.800 toneladas por ano – ajudando mais de 80 famílias da cooperativa.
Para resíduos como eletrônicos, pilhas e baterias, o shopping possui um container sinalizado onde todos podem fazer o descarte. A empresa GREEN Eletron é responsável por realizar a coleta do e-lixo e dar o destino correto. Desde que foi implementado no shopping, em 2017, cerca de 1.000 kg de eletrônicos/mês e um total de 25 toneladas já foram corretamente descartadas.
O Shopping Eldorado recicla também bitucas de cigarro, cápsulas de café, tampas plásticas, lâmpadas, frascos de desodorante e outros. As bitucas de cigarro são recicladas e transformadas em massa celulósica, que é destinada a oficinas de artes, para produção de papel artesanal com finalidade educativa e pedagógica para crianças, jovens e adultos.
Desde 2015, o Eldorado reduziu quase 85% da destinação de lixo ao aterro sanitário. Sendo que o objetivo principal é se tornar um empreendimento zero lixo.
Água de reuso
O Eldorado possui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que capta o esgoto proveniente do shopping e trata por meio de um sistema biológico. Esse tipo de sistema é composto por bactérias que vão se alimentar de toda a matéria orgânica presente no efluente. Após essa etapa, o efluente já tratado passa por membranas de ultrafiltração onde já se tem a água de reuso. No processo são gerados em média 25 toneladas por mês de lodo, que é descartado pelo sistema, transformado em fertilizante pela empresa TERA ambiental.
Como etapa final são adicionados cloro, para desinfecção da água e corante para identificá-la e diferenciá-la da água potável. No Shopping Eldorado a água de reuso é utilizada nas descargas dos vasos sanitários, torres de resfriamento do sistema de ar condicionado, rega de jardins e limpeza de pisos.
Diariamente são produzidos cerca de 300 mil litros de água de reuso, totalizando até 9.000m³ de água de reuso por mês — 40% da água utilizada pelo shopping. Desde a implantação da ETE, o empreendimento deixou de utilizar 260.000m³ de recursos hídricos, equivalente a um total de 69 piscinas olímpicas, o que gerou uma economia de R$ 1,4 milhão desde sua implantação.
Óleo
O shopping coleta óleo de cozinha usado e produz um sabão caseiro, utilizado para limpeza de lixeiras, corrimãos e demais áreas que possuem inox. Além disso, o sabão também é doado aos funcionários do shopping que tiverem interesse. Desde 2019, já foram produzidas 850 barras de sabão.
Prêmios
Em 2014, a iniciativa ganhou o prêmio de sustentabilidade da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e 8º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo com 1º lugar em sustentabilidade — Mudanças Ambientais, categoria Especial Comunicação Corporativa do ‘Projeto de compostagem/Telhado Verde; em 2015, o prêmio de Grande Empresa da Federação de Comércio de São Paulo e ICSC Global Awards Latin America. Em 2016, conquistou mais uma vez um prêmio de sustentabilidade da Abrasce, com os impactos do projeto na vida dos colaboradores, além dos prêmios ADVB — Top de Sustentabilidade e Lide Varejo na categoria SUTENTABILIDADE, em 2017. “Ao todo, são sete prêmios no quesito sustentabilidade, que nos mostram que estamos no caminho certo”, completa Nagai.