Modais movidos a energia limpa são eficientes, mais silenciosos e reduzem impactos ambientais, melhorando a qualidade de vida da população

Neste Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, 16 de março, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo destaca algumas das tecnologias oferecidas para o transporte público que contribuem para a mobilidade sustentável.
 

São modais que oferecem aos passageiros conforto e agilidade durante as viagens, enquanto utilizam a energia limpa, sem emissão de poluentes. “Avançamos a cada dia para um futuro consciente em relação às mudanças ambientais e o nosso compromisso, como gestores do transporte metropolitano, é oferecer soluções tecnológicas que respeitem o meio ambiente”, destaca o diretor-presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve.
 

O primeiro VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) elétrico do Brasil começou a circular em 2015 na Baixada Santista, gerenciado pela EMTU e operado pelo Consórcio BR Mobilidade. Com emissão zero de poluentes, o modal é silencioso e reduz o tempo gasto nas viagens entre os nove municípios da região. O VLT interage com o meio urbano, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa.
 

Com 11,1km de extensão, o primeiro trecho do VLT liga o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. O segundo trecho, já em obras e previsto para começar a operar até 2023, ligará em mais 8km a Linha 1 Barreiros — Porto ao Terminal Valongo, passando pela região central de Santos. A implantação do VLT também beneficiou o sistema de ciclovias da Baixada Santista, que foi ampliado e revitalizado ao longo do trecho entre São Vicente e Santos.
 

Outro importante projeto da EMTU que alia fluidez ao trânsito e sustentabilidade é o BRT-ABC. Em fevereiro deste ano, foram iniciadas as obras do sistema rápido de ônibus elétricos operado pela Next Mobilidade que conectará a região do Grande ABC à capital em 40 minutos na modalidade expressa. Com 20 estações de parada e três terminais, o BRT prevê uma frota de 82 ônibus elétricos e articulados, com 23 metros, ar-condicionado, silenciosos e não poluentes.
 

O novo modal vai se conectar ao sistema de trens metropolitanos, metrô e ao Corredor Metropolitano ABD, que liga municípios da região do ABC à capital, facilitando ainda mais o deslocamento da população. A previsão é de que o trecho inicial entre em funcionamento ainda em 2022 e a operação completa aconteça em 2023.
 

Atualmente, o Corredor Metropolitano ABD conecta os terminais Jabaquara e São Mateus, atendendo Diadema, São Bernardo, Santo André e Mauá, e transporta mensalmente cerca de 4,9 milhões de passageiros. Este sistema de média capacidade é hoje referência nacional e internacional para o setor, contando com uma frota de 96 trólebus (elétricos) e 17 veículos com tecnologias diferenciadas (elétricos híbridos). De 2020 a 2021, foram incluídos na frota 303 veículos com motor Euro V, a mais moderna tecnologia a diesel do ponto de vista ambiental, com menor emissão de poluentes.