Após a fase de criança, todo pai e mãe em algum determinado momento resolve investir no novo design para o quarto de seu adolescente – rapaz. Aquele rebelde sem causa, que como um estopim te surpreende, seja com respostas e opiniões a caminho da maturidade ou em explosão de emoções, são jovens de opinião. O meu, particularmente me sugeriu que escrevesse sobre quarto de adolescente. Adorei!
Para a escolha dessa remodelagem, temos que ouvir esse jovem e saber o que ele gosta, o que ele precisa, descobrir seus hobbies, e pensar que todo investimento agora tem que servir para a fase adulta, preferencialmente. Então para o jovem quarto, alinhar se o mesmo, é um quarto somente de dormir, assistir tv, jogar vídeo games, estudos, amigos dormem nesse espaço? De posse dessas informações, a análise do espaço e a otimização do mesmo, com tantas solicitações, pode ser um “quebra cabeças”, onde às vezes, várias plantas de layout são necessárias, até entrar em conformidade, um quarto funcional com personalidade.
A idéia principal, é criar um quarto com cores de marcenaria básicas e paredes também. Para os móveis, branco com elementos amadeirados, ou cinza, preto e branco (uma combinação infalível, voltada totalmente ao público masculino), ou mesmo um tom camurça (que foge um pouco de opções mais tradicionais para jovens rapazes). Sugiro aqui, uma pesquisa e seleção de cores através de cartela de amadeirados em MDF.
Dentro desse perfil e para um investimento duradouro, personifique o espaço com plotagens de hobbies que seu filho tenha, seja futebol, jogos de vídeo games, opte por papéis de parede listrados em sintonia com as cores dos móveis. Trabalhe quadros com personagens ou temas que ele aprecie, se o hobbie dele for música, exponha seu instrumento musical nas paredes do quarto, se ele for esportista, exponha sua bola ou skate da mesma forma. Abuse em elementos que não vão se perder com o tempo, por exemplo, uma bancada de estudos com uma ar sofisticado, elaborada em vidro transparente, arrase numa bela luminária de mesa diferente. Dê destaque ao painel de TV, ora somente elaborado em madeira, aplique um vidro por trás da TV, pense mais em acessórios pois os mesmos podem ser variáveis e mutantes, e neutralize o resto.
A iluminação pode ser direta (como a luminária de mesa ou abajur, com design bacanérrimo!) ou indireta representada por uma luz que sai de trás do gesso no teto (uma sanca invertida), dá um efeito incrível!
Pense em efeitos isolados, para não pecarmos em excessos, almofadas diferentes e coloridas podem ser benvindas, portas de correr para armários, dão um efeito clean e prático. Nichos e prateleiras descoladas para abrigar livros e quem sabe, recordações de brinquedos e porta retratos de uma infância que passou. Questione seu rapaz e solicite sua opinião em todo trabalho. Com certeza será um bom divertimento!
Autor: Denise Fagundes, designer de interiores www.denisefagundes.com.br
email: Denise@denisefagundes.com.br tel: (11) 2373-9082