Seleção de atletas de elite que recebem apoio do Governo de São Paulo somou 30 medalhas nas modalidades Atletismo, Judô, Tiro Esportivo, Natação, Tênis de Mesa, Halterofilismo, Tiro Esportivo, Bocha, Triatlo, Paracanoagem, Ciclismo e Taekwondo
Os 49 atletas do Time São Paulo Paralímpico, que participaram das Paralimpíadas Tóquio 2020, foram responsáveis por 42% das medalhas do Brasil e levaram 30 das 72 medalhas conquistadas pelo país, sendo 7 de ouro, 7 de prata e 16 de bronze.
Na 7ª colocação no quadro geral de medalhas, o Brasil somou 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. Foi a maior conquista de medalhas de ouro da delegação brasileira em uma Paralímpiada.
A modalidade de atletismo do Time São Paulo se destacou nessa edição com 14 medalhas no total, com os ouros de Alessandro Rodrigo, Claudiney Batista, com o recorde paralímpico de lançamento de disco com 45.59m, e Elizabeth Gomes, que levou o recorde mundial da classe F52.
As competições aconteceram até o dia 05 de setembro. A Delegação Brasileira teve a participação de 259 atletas convocados, sendo que o Time São Paulo Paralímpico representa 19% desse total com 49 atletas.
Time São Paulo Paralímpico
O Time São Paulo é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro criada em 2011, sendo este ano o 10° ano da parceria, que tem como objetivo principal apoiar atletas paralímpicos de modalidades individuais de alto rendimento a participarem do programa dos Jogos Paralímpicos de Verão.
A equipe atual do Time São Paulo conta com 57 atletas sendo eles das modalidades paralímpicas: Atletismo, Judô, Tiro Esportivo, Natação, Tênis de Mesa, Halterofilismo, Tiro Esportivo, Bocha, Triatlo, Paracanoagem, Ciclismo e Taekwondo.