Unidade visa aproximar a comunidade libanesa da região à sua segunda pátria, facilitar processos e fomentar atividades econômicas, sociais, culturais e o turismo

A comunidade libanesa em Campinas e região é beneficiada com a instalação do Consulado Honorário do Líbano na cidade, que acaba de ser inaugurado no Cambuí. A estimativa é a de que cerca de 300 mil imigrantes e descendentes libaneses que vivem na Região Metropolitana de Campinas (RMC) recebam assistência da unidade referente a trâmites entre os dois países.

De acordo com o cônsul honorário Sr. Miled El Khoury, nomeado pelo Governo do Líbano para estar à frente do escritório, a abertura do consulado em Campinas tem por objetivo promover a aproximação dos conterrâneos, facilitar processos entre os nativos e descendentes junto ao Consulado Geral em assuntos de âmbito de relações internacionais, fomentar atividades econômicas, sociais e culturais regionais e incentivar o turismo.

Vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, pref. de Campinas, Dário Saadi, embaixadora do Líbano, Carla Jazzar, cônsul honorário Sr. Miled El Khoury, presidente Michel Temer e Cônsul Geral do Líbano em SP, Rudy El Azzi



El Khoury afirma que a instalação do consulado honorário na RMC faz parte do plano do Ministério de Relações Exteriores do Líbano em aumentar a presença de representações do país no Brasil nas regiões de grande concentração de imigrantes e descendentes. “Além da Embaixada do Libano em Brasília, do Consulado Geral em São Paulo e no Rio de Janeiro, há dois anos tínhamos apenas o Consulado Honorário no Rio Grande do Sul. Agora, já estamos em mais cinco cidades além de Campinas, que são Belém (PA), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e, em breve, devem ser abertas unidades em Santos (SP) e em Florianópolis (SC)”, observa.

O cônsul honorário conta que a união da comunidade libanesa fora do país é uma ação necessária para a manutenção das raízes. “Há filhos e netos que nunca visitaram o Líbano e conhecem algumas histórias contadas pelos seus avós. Por meio de realização de eventos locais, o conhecimento da cultura e das tradições cresce. E através do estímulo ao turismo, parentes podem planejar a visita ao lugar de origem da família, ocasião que nutre os sentimentos de patriotismo e gera muitas emoções”.

Outro destaque de El Khoury é para a história do país: “Muitos por aqui conhecem o Líbano pelas guerras e problemas políticos e econômicos. Mas o Líbano tem um valor incalculável para a humanidade. São sete mil anos de história. Mais de 20 civilizações chegaram a habitar o país initerruptamente. A nação é o berço do mundo, inclusive onde nasceram as letras, o primeiro comércio, a primeira embarcação, entre outras iniciativas pioneiras. Visitar o país é se encantar e jamais se esquecer”, atesta.

Entre os serviços prestados pelo consulado honorário estão a elaboração de procurações especificas e gerais, manifesto de embarcações, faturas comerciais, certidões de origem, renovação de passaportes e emissão de Laissez passer, obtenção do formulário de aquisição de novo passaporte e registro de nascimento.

Serviço

Consulado Honorário do Líbano em Campinas

Endereço: Edifício Dahruj Tower – Avenida José de Souza Campos, 1321, Cambuí – Campinas (SP)

Horário de atendimento ao público: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30

Telefone: (19) 3500-5929

Site: www.chlibano.com.br