A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo publica neste sábado, dia 29 de maio, duas decisões sobre medidas de restrição e funcionamento em razão da pandemia causada pela Covid-19.

As sessões extraordinárias continuarão sendo realizadas em ambiente virtual pelo menos até o dia 13 de junho, assim como as reuniões das comissões permanentes e do Conselho de Ética, e os atos solenes organizados pelos parlamentares.

Já as sessões ordinárias, sessões solenes, eventos e visitações permanecerão suspensas até 30 de junho. No período, a Assembleia continua com a Tribuna Virtual, espaço diário destinado aos parlamentares para discursos e debates. A atividade virtual é transmitida pela Rede Alesp na TV, Youtube e redes sociais a partir das 13h.

As medidas atendem ao Ato da Mesa 18/2021 e à decisão da Mesa (Ato Administrativo) publicadas no Diário Oficial.

Reportagem da Rede Alesp publicada nesta quinta-feira (27/5) apontou que 34 parlamentares acima dos 60 anos ou com comorbidades acima dos 55 anos tomaram ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Assembleia Legislativa paulista tem 94 parlamentares.

Pandemia

O Estado de São Paulo está na fase de transição da bandeira vermelha para laranja, mas ainda com altos índices de ocupação de leitos de UTI nos hospitais e altas taxas de contaminação.

O período de transição, caracterizado pela reabertura de algumas atividades e controle rigoroso de aglomeração e higiene, permanecerá até o dia 14 de junho, quando o governo estadual fará uma nova avaliação.

Até as 19h desta sexta-feira, o Estado de São Paulo registrava 3.241.240 casos confirmados da Covid-19, com 110.553 mortos. Em todo o Brasil, os casos da doença somam 16.342.162, totalizando 456.674 vítimas fatais.

Fonte:https://www.al.sp.gov.br/noticia