Diarreias e vômitos não são uma doença em si, mas sim os sinais mais evidentes de que alguma coisa não vai bem no sistema gastro Intestinal. No caso de cães e gatos, representam o segundo motivo de consulta ao Médico-Veterinário, atrás somente das alterações de pele. Diversas causas podem incitar vômito e diarreia em cães e gatos, por isso os pacientes devem ser tratados de formas diferentes.
De forma geral, contaminação com vírus, bactérias, vermes ou protozoários são causas comuns, mas a ingestão de corpos estranhos como plásticos e brinquedos, ingestão de produtos tóxicos, alimentos estragados, mudança súbita de alimentação, sem a devida adaptação, podem levar a um quadro de problemas gastrintestinal. Além disso, os sinais podem ser indício de doenças como pancreatite (inflamação do Pâncreas), câncer, inflamação intestinal, insuficiência pancreática exócrina e alergia alimentar.
Outros sinais comuns de problemas Gastro Intestinais são perda de apetite, constipação intestinal (“prisão de ventre”), fezes com presença de muco, sangue ou outras alterações, náuseas, perda de peso e flatulências, sendo problemas mais susceptíveis aos filhotes, cães de grande porte, como pastor alemão, fila brasileiro, rottweiller e doberman, e animais que se alimenta de restos de comida ou com acesso à rua.
Para ajudar os proprietários a evitar os problemas gastro intestinais, a Dra Christiane Prosser, coordenadora de comunicação cientifica da Royal Canin do Brasil, empresa especialista na alimentação de gatos e cães e comprometida com a saúde animal há mais de 40 anos, dá algumas dicas sobre para evitar os problemas gastrintestinais em cães e gatos.
7 dicas para prevenir diarreias e vômitos em cães e gatos
Mantenha a vacinação em dia
- Ofereça alimentação balanceada e nutricionalmente completa
- Não ofereça petiscos de alimentos para humanos, como pedaços de carne, queijo, embutidos ou doces
- Deixe sempre água limpa e fresca à disposição
- Evite que o animal passeie desacompanhado fora de casa
- Evite o contato com animais doentes
- Ao substituir a alimentação, faça-a gradativamente
Sobre a Royal Canin do Brasil
A multinacional Royal Canin é uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos de alta qualidade nutricional para Gatos e Cães, com 13 fábricas no mundo e presente em 92 países. Desde sua fundação em 1968, considera sempre o Gato e o Cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais.
Em 2001, passou a fazer parte da Mars, Inc., líder mundial em alimentos para animais de estimação
A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990, e conta com o apoio logístico de 36 distribuidores exclusivos. Disponibiliza ao mercado mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças. Seus produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.