Portal JE – Jornal Eletrônico

Conheça a relação entre o Tratado de Schengen e o Seguro Viagem OBRIGATÓRIO para Europa

O Tratado de Schengen é um acordo realizado entre países europeus com uma política de livre circulação e abertura das fronteiras dos países participantes do tratado. Ao todo, são mais de 30 Países participantes (veja a lista mais abaixo), incluindo os países da União Europeia (menos Irlanda e Reino Unido), Islândia, Noruega, Litenstaine e Suíça.

O Espaço de Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países participantes do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Mesmo que não haja controle nas fronteiras, os cidadãos dos países participantes do tratado devem portar um documento de identidade. 

Já para os turistas residentes de países não participantes do tratado, a prova de identidade é o passaporte ou, em casos de longa permanência, o documento legal emitido pelas autoridades de imigração de um dos países participantes.

Vantagem para turistas brasileiros

Os brasileiros possuem uma incrível vantagem ao viajar para países pertencentes ao Tratado de Schengen, pois não precisam de um Visto para se deslocarem pelo Espaço de Schengen por no máximo 90 dias. Contudo, entre outras obrigações previstas, devem portar um seguro de viagem no valor de 30.000 euros ou o equivalente em dólares, que ofereça coberturas para acidentes, enfermidades e repatriação. É comum que esse seguro seja chamado de Seguro de Schengen.

Seguro de Viagem para Europa x Carta de Schengen x Certificado de Schengen

Para que um Seguro de Viagem seja válido em toda a Europa, especialmente nos países do Tratado de Schengen, basta que ele tenha uma cobertura igual ou superior a 30.000 euros ou o equivalente em dólares para acidentes, enfermidades e repatriação. 

O certificado (apólice) desse seguro é o documento que o viajante brasileiro deve apresentar na imigração do país para o qual está ingressando, caso solicitado. Não existe uma Carta de Schengen ou Certificado de Schengen como ouvimos falar por aí.

Quais países fazem parte do Acordo?

Confira a lista dos países que fazem parte do Acordo de Schengen em vigor:

Alemanha;
Áustria;
Bélgica;
Dinamarca;
Eslováquia;
Eslovênia;
Espanha;
Estônia;
Finlândia;
França;
Grécia;
Holanda;
Hungria;

Islândia;
Itália;
Letônia;
Lituânia;
Listenstaine;
Luxemburgo;
Malta;
Noruega;
Polônia;
Portugal;
República Checa;
Suécia;
Suíça.

Outras normas para brasileiros na Europa

Mesmo livres da necessidade de visto para transitar nos países pertencentes ao Tratado de Schengen, os brasileiros precisam cumprir uma série de normas. Confira:

1)      passaporte com validade superior a 6 meses;

2)      passagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias;

3)      comprovante de hospedagem;

4)      plano de assistência médica internacional (Seguro Viagem) com cobertura mínima equivalente a EUR 30.000;

5)      comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada.

É importante observar que este formato será válido apenas até 2021, uma vez que o parlamento europeu aprovou no dia 05/07/2018 um novo sistema onde será exigido de turistas uma autorização prévia de viagem chamada ETIAS. A autorização será válida por 3 anos e terá um custo de 7 euros, a não ser para visitantes menores de 18 anos ou maiores de 70 para quem será gratuita.

Onde contratar o melhor Seguro de Viagem para visitar países da Europa

Contratar um Seguro de Viagem é muito mais do que simplesmente cumprir com uma norma ou exigência, mas sim, garantir a proteção contra eventualidades adversas que possam acontecer em terras estrangeiras.

Hoje, mais do que nunca, é de extrema importância possuir um seguro de viagem e muito embora diversas operadoras de cartão de crédito ofereçam seguros para seus clientes, é importante que seja feita uma minuciosa análise das coberturas da apólice, pois na maioria das vezes, suas coberturas são rasas quando comparadas às coberturas oferecidos por uma seguradora.

O Grupo Real vem oferecendo soluções diversas para seus clientes através de cada uma das empresas integrantes do grupo. Desde compra/venda de moeda estrangeira através da Real Câmbio, passando pela assistência completa na solicitação de vistos com a Real Vistos e fechando com chave de ouro oferecendo segurança e proteção através da Real Seguros. 

Os planos são adaptados às suas necessidades. Realize sua cotação agora mesmo através do E-mail, telefone ou WhatsApp.

Contato com a Real Vistos

Saiba como solicitar o passaporte brasileiro e poder viajar pelo mundo