Todo mundo que pensa em escrever para a internet logo pensa se é possível ganhar dinheiro com um blog. E a própria web apresenta vários casos de sucessos, inclusive de pessoas que conseguem viver apenas do que elas publicam online. Porém, para se chegar a este resultado, é preciso muito trabalho, esforço e dedicação.
Rodrigo Darzi, especialista em marketing digital e CEO da Agência Digital IMMA explica que existem dois fatores principais que afetam o crescimento de um blog e sua consequente monetização: assuntos e periodicidade das publicações.
“Se um blog é sobre um assunto relevante, ele provavelmente terá um número bem grande de acessos, o que pode gerar algum dinheiro para seu dono. Blogs sobre assuntos complexos também costumam ser fáceis de monetizar, pois as pessoas acabam se interessando em consumir mais o conteúdo, inclusive pagando por ele”, comenta Rodrigo.
Quanto à frequência de postagens, Rodrigo explica que páginas que costumam publicar de maneira mais frequente ao longo do tempo tendem a aparecer com mais facilidade nos rankings dos mecanismos de busca, o que faz com que as pessoas os acessem mais. “Mas é preciso saber que nem sempre é possível ganhar dinheiro só com postagens”.
Ele explica que a variedade de conteúdos também influencia no quanto é possível ganhar com um blog. Afinal, as pessoas querem ter acesso a materiais variados e dificilmente pagarão por algo que consideram repetitivo, por melhor que seja sua qualidade. “Com o passar do tempo é possível perceber que a simples publicação de artigos deixa as opções de receita um pouco limitadas”.
Para começar a ganhar dinheiro com um blog, o ideal é ter expectativas bastante realistas e saber que os primeiros meses serão de trabalho árduo e muito esforço. Além disso, tentar combinar formas de monetização também pode ser uma boa ideia, mesmo que no início seja um pouco mais difícil ganhar uma quantidade significativa de dinheiro.
“Combinar um pouco de publicidade online com venda de produtos e serviços é a melhor saída para quem está começando. Isso ajuda a gerar uma receita a partir dos acessos, além de firmar o nome do blogueiro como uma autoridade da área”, explica Rodrigo. Ele finaliza comentando que, geralmente, quando um blog se popularizar, outras formas de monetização surgem, como as parcerias com empresas.