Nos últimos anos a dieta detox alcançou um patamar de grande repercussão entre as dietas para emagrecer, mas essa não é a maneira correta de se referir à essa prática alimentar. Segundo nutricionistas, uma dieta detox sem acompanhamento pode causar efeitos colaterais e ao invés de emagrecer a pessoa acaba ficando debilitada e com a saúde fragilizada.
“Não existe comprovação científica que as dietas detox tenham um efeito de desintoxicação e emagrecimento. O nosso corpo, diariamente, tem mecanismos fisiológicos responsáveis pelo processo de desintoxicação automaticamente, desde que a pessoa tenha uma alimentação equilibrada, de acordo com as suas necessidades nutricionais, e que esteja saudável”, explica Jéssica Amorim, Nutricionista Clínica do Curso de Nutrição da UNG.
Segundo ela, a única colaboração da dieta detox é a ingestão de alimentos naturais ou minimamente processados, como os cereais integrais, as frutas, os legumes e verduras com maior frequência e que são alimentos reguladores do nosso corpo, que além da baixa densidade calórica contribui com minerais, vitaminas, fibras e água.
EMAGRECER ou DESINTOXICAR?
Um dos milagres prometidos pela dieta detox é o emagrecimento rápido e saudável. Na internet, diversas pessoas “vendem” a ideia de que existem chás detox emagrecedores, sendo que chás detox e chás emagrecedores são coisas distintas.
“Não existe só chá Detox, existe uma alimentação balanceada que auxilia o processo de destoxificação, incluindo o uso de chás. Também não existe chá que emagrece. Existem compostas que auxiliam o metabolismo na queima de gordura”, explica a nutricionista Nicolle Albanezi.
O chá Detox é assim chamado devido ao seu poder de desintoxicação, ou seja, elimina toxinas indesejáveis e mantém o bom funcionamento do organismo. Nesse sentido é que o detox colabora com o processo de emagrecimento, mas não que isso seja fator primordial ou único, na qual uma alimentação balanceada é abandonada para se fazer única e exclusivamente o uso de chás detox.
“Chás detox favorecem o metabolismo intensificando a capacidade de emagrecimento. São chamados de termogênicos, como por exemplo o chá verde, usado normalmente antes da atividade física ou antes da alimentação para aumentar a termogênese”, explica a Nutróloga Dra. Marcela Voris.
PIRÂMIDE ALIMENTAR
Qualquer dieta ou emagrecimento deve ter o acompanhamento de um profissional alimentar, que irá elaborar um roteiro alimentar baseado na pirâmide dos alimentos, um esquema gráfico que indica a proporção que cada tipo de alimento deve ser consumido, de acordo com os seus nutrientes e as suas funções – energética, reguladora e construtora. Ela funciona como um “roteiro” para quem deseja uma alimentação saudável e uma dieta eficaz no controle do peso.
Mariana Nacarato, nutricionista e consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), explica a diferença entre os grupos de alimentos que formam a pirâmide:
Energéticos – são os carboidratos, que fornecem energia e disposição para o dia a dia e podem ser encontrados no macarrão, arroz, biscoitos, pães, entre outros. Prefira as versões integrais, ricas em fibras, que promovem sensação de saciedade, fornecimento gradual de energia e melhora do funcionamento do intestino;
Reguladores – ricos em vitaminas e sais minerais, são responsáveis por regular as funções do organismo e manter o sistema imunológico forte, prevenindo doenças como gripes e resfriados. Encontram-se neste grupo as frutas, legumes e verduras;
Construtores – alimentos ricos em proteínas, que auxiliam na construção, crescimento e restabelecimento dos tecidos, ossos, pele e outras partes do corpo. Como exemplos, todos os tipos de carne, leite e derivados.
Apesar das variações em função de questões culturais, regionais e até religiosas, todos os modelos de pirâmide alimentar – brasileira, mediterrânea, latino-americana, asiática, africana e vegetariana – têm por objetivo mostrar que uma alimentação saudável deve ser variada e moderada para promover o bem estar nutricional da população.
IDEIAS DE CHÁS
Um dos cuidados que se deve ter ao buscar na internet receitas detox na internet é a assinatura de algum especialista. O Portal JE solicitou algumas ideias:
Nutricionista Nicolle Albanezi
- Chá termogênico: chá verde + canela + gengibre + cidreira + limão espremido.
- Chá relaxante: cidreira + camomila + Melissa
- Chá Detox: hibisco + cavalinha + cidreira e canela em pau
- Para doses e quantidades, consultar um nutricionista para orientar qual é a indicação para você.
Nutróloga Dra. Marcela Voris
- Chá Detox de amora e hibisco: Coloque para ferver 1 litro de água. Desligue o fogo assim que começar a fervura. Mergulhe então 3 folhas frescas de amora ou 1 colher de sopa de folhas secas de amora. Acrescente a flor do hibisco. Vai potencializar o efeito. Tampe e espere esfriar. Coe e beba.