Cinco dicas para comer mais grãos inteiros (e proteger seu coração). É um fato confirmado pela ciência: Cada ano se publica um, dois, três estudos ou investigações que confirmam que o aumento do consumo de grãos inteiros previne doenças cardíacas.
Um exemplo: a Wake Forest University School of Medicine realizou uma investigação com 285 mil pessoas por mais de 10 anos. O resultado, segundo o Dr. Philip Mellen é que “consumir 2.5 porções de grãos inteiros diariamente está associado a diminuição em 21% do risco cardiovascular. Esse resultado sugere que devemos redobrar nossos esforços para que nossos pacientes incluam mais grãos inteiros em suas dietas”.
“Por anos nós científicos buscamos uma pista que confirmava que os alimentos processados eram a origem do mal do Ocidente, assim chegamos aos grãos inteiros e percebemos que seu consumo se associava a menos colesterol, obesidade ou hipertensão; os fatores principais para um infarto”.
Com estas cinco dicas conservará melhor a saúde, consumirá mais grãos inteiros e claro, viverá mais e melhor. Cientificamente comprovado!
- Assegure que o produto esteja etiquetado como “grão inteiro” e não apenas como “multigrão” porque esta etiqueta costuma ser enganosa.
- Prove outros grãos ou legumes com muita fibra como a quinoa, a chia, os feijões ou o amaranto.
- Consuma macarrão de farinha integral; pode parecer um pouco estranho a princípio, mas não deixe de consumi-lo, com o tempo já não distinguirá. O mesmo com os hot cakes.
- Cozinhe seu grão favorito para toda semana, por exemplo, o milho. Guarde na geladeira e terá a mão a qualquer hora para esquentar e comer com um pouco de maionese e queijo.
- Comece uma nova relação: agregue quinoa a suas saladas; prepare sushi com arroz integral ou acrescente grãos de milho em qualquer sopa.